segunda-feira, outubro 03, 2011

Financiers de baunilha com quincans em calda + um filme que todo mundo deveria ver

English version

Vanilla bean and candied kumquat financiers / Financiers de baunilha com quincans em calda

Assisti a “Confiar” sábado passado e gostei bastante: bem dirigido e com ótimas performances, o que para mim é imprescindível ao se abordar um assunto tão delicado. Levei minha irmã comigo porque achei importante que ela visse o filme e acho que pais, adolescentes e até mesmo jovens adultos deveriam vê-lo, também.

Algo que me surpreendeu no filme foi o diretor, David Schwimmer: não conheço muito do seu trabalho – com exceção de “Friends” – e acho que ele lidou com “Confiar” perfeitamente. Ficarei atenta aos seus próximos projetos – versatilidade é uma qualidade que admiro em atores e diretores.

De alguém versátil para uma receita idem: estes financiers são uma delícia e funcionam com uma tela para a sua imaginação – já os fiz com cereja e também deram super certo com quincans em calda.

Financiers de baunilha com quincans em calda
adaptados de dois ótimos livros: Simply Bill e Baking for All Occasions

- xícara medidora de 240ml

Quincans em calda:
1 dúzia de quincans
¾ xícara (180ml) de água
½ colher (sopa) de glucose de milho
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 224g - de açúcar refinado

Financiers:
2/3 xícara (67g) de farinha de amêndoas (amêndoas finamente moídas)
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado + um pouquinho extra para polvilhar
1/3 xícara (46g) de farinha de trigo, peneirada
4 claras
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida e fria

Comece preparando as quincans em calda: com o auxílio de uma faca serrilhada, corte a ponta de cada quincam (onde havia o cabinho). Corte as quincans em fatias de aproximadamente 6mm. Em uma panela média, de fundo grosso, misture a água, a glucose de milho e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo apenas até o açúcar dissolver. Aumente para fogo médio-alto e deixe ferver sem mexer. Adicione as quincans, reduza para o fogo mínimo e cozinhe lentamente até que as quincans fiquem macias e a calda engrosse, 15-25 minutos. Retire do fogo e transfira a mistura para uma tigela refratária. Deixe esfriar completamente.
As quincans em calda podem ser guardadas em um recipiente hermético, na geladeira, por até 1 mês. Quando for assar os financiers, remova as fatias de quincam da calda e deixe escorrer em uma gradinha por 2-3 horas.

Agora, os financiers: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga dez forminhas de silicone com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada ou unte e enfarinha forminhas de muffin.
Em uma tigela grande, misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo e o sal. Junte as claras e misture apenas até combinar. Acrescente as sementinhas e o extrato de baunilha. Junte a manteiga e misture somente até incorporar.
Divida a massa entre as forminhas preparadas. Cubra com 2-3 fatias de quincam.
Asse por 25-30 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar nas forminhas, sobre uma gradinha, por 5 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente sobre a gradinha.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir; guarde em um recipiente hermético.

Rend.: 10 unidades

9 comentários:

Maci Nogueira disse...

bom dia Patricia
Conheci o seu blog recentemente e gosto muito da maneira deliciosa com que você mescla os prazeres (comida + vida). Parabéns e sucesso! Abraço

Quéroul disse...

ah, os financiers... :D

eu quis ver esse filme (Catherine Keener (y)), aí eu não quis mais (Clive Owen - afasta de mim esse cálice), agora quero de novo, e muito (David Schwimmer??? Não sabia!).

vi o trailer outro dia, me pareceu bacana mesmo.
=***

saboracasa disse...

estive a ver o trailer ... agora tenho de ver parece-me bem interessante
os financiers estão lindissimos
bjs
Paula

Anônimo disse...

Oi Patrícia, adorei! Parabéns, beijos.

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty,tudo bem ? Estão lindíssimos seus Financiers. Adorei ! Beijos

Renata disse...

Pat, financiers são bolinhos que nunca experimentei fazer. Essa textura 'nuvem' deles parece deliciosa! E as quincans em calda, outro charme!

Beijo!

tatiane disse...

Pat, eu contei: uma dúzia de claras eu tenho no freezer. Financiers são sempre uma boa pedida. Amei essas forminhas, decerto você não comprou por aqui, né?
beijos

Patricia Scarpin disse...

Maci, seja bem-vinda! Obrigada!

Quéroul, o filme é ótimo. Acho o Clive Owen um charme e ele ganhou o meu coração com isso aqui, ó:
http://www.youtube.com/watch?v=srrbvNNUKrA

Tati, as forminhas foram compradas na Etsy!

Marmita disse...

Que delicadeza de imagem, adorei! parabéns!