sexta-feira, setembro 30, 2011

Sopa toscana de feijão branco e os croûtons mais gostosos que já preparei

English version

Tuscan bean soup / Sopa toscana de feijão branco

Quando falei pro João que iria preparar esta sopa ele fez a sua tradicional cara de nojinho e falou: “detesto feijão branco”. Imediatamente pensei “você detesta tudo” mas como estava de ótimo humor continuei cozinhando e cantando (naquele dia “Breakfast in America” estava grudada na minha cabeça).

O marido não comeu a sopa mas ficou doido pelos croûtons – e estavam mesmo deliciosos. Não tinha idéia de que croûtons preparados na frigideira pudessem ficar tão bons. Ele acabou comendo quase todos os pedacinhos dourados de pão – eu deveria ter dito a ele “sem sopa, nada de croûton”, mas não consegui. Sou uma banana, mesmo. :)

Sopa toscana de feijão branco
da sempre linda e deliciosa Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Sopa:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 alhos-porós, somente a parte branca, bem picadinhos
1 cebola bem picadinha
6 dentes de alho bem picadinhos
400g de feijão branco seco, colocado de molho em água fria na véspera, escorrido
5 xícaras (1,2l) de caldo de legumes ou de galinha
1 ¼ xícaras (300ml) de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
azeite de oliva extra-virgem, para regar

Croûtons:
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva
150g de ciabatta amanhecida – ou o seu pão preferido – em cubos rústicos

Aqueça o azeite em uma panela grande, em fogo médio. Junte o alho-poró, a cebola e o alho e refogue até que estejam macios (8-10 minutos). Junte os feijões e o caldo, deixe ferver e então cozinhe em fogo médio-baixo até que os feijões estejam bem macios (30-45 minutos; adicione mais caldo se os feijões começarem a secar).
Enquanto isso, prepare os croûtons: aqueça o azeite em uma frigideira grande, em fogo médio. Acrescente os cubos de pão e vá mexendo até que dourem e fiquem crocantes (2-4 minutos). Retire do fogo e coloque os croûtons sobre papel toalha.
Transfira a sopa para um processador de alimentos ou liquidificador e bata, aos poucos, com o creme de leite até obter uma mistura homogênea.
Tempere a gosto e sirva quente regada com azeite e acompanhada dos croûtons.

Rend.: 6 porções

16 comentários:

Tina Lopes disse...

TSC TSC No croutons for you!

tatiane disse...

Em casa a nojenta da sopa de feijão sou eu - até os gatos gostam! Mas de feijão branco nunca provei, talvez devesse rever isso...

.a que congemina disse...

Soa muito bem essa sopa!

Sabe que eu NUNCA fiz croûtons no forno? Sempre fiz na frigideira. :)

Dricka disse...

Rsrsrs. Me identifiquei muito com seus humores, realmente quem gosta de cozinhar odeia ouvir de alguem que destesta aquilo que estamos cozinhando.E quanto aos croutons sempre fiz na frigideira, por pura preguiça mesmo!
Bjs

Laís Ferrari disse...

Oiii Patricia!

Aonde vc compra essas colherzinhas de madeira? Muito fofas!

beijinhos :*

Lara disse...

Eu só sei fazer croûtons na frigideira... como se faz de outra forma? Mas eu coloco um pouco de manteiga junto com o azeite e às vezes tempero com tomilho ou cominho... bem magro, né? E será que eu posso fazer o feijão na panela de pressão? Acho que seria um pouco mais prático, não é?
Beijos...

Lua Limaverde disse...

Eu já ia brincar "no croutons for you", rs, mas já brincaram! Pat, eu adoro Supertramp! Este e o Crime of the Century são meus preferidos!
Eu toparia com muito gosto essa sopinha agora, nunca fiz com feijão branco, mas deve ser ótima! ;D

Carla disse...

Fiz uma careta também mais a foto está tão convidativa que eu até experimentaria hein.

Grande beijo
http://dulce-sugar.blogspot.com

Ana disse...

Pois acho que deve ser uma sopa deliciosa.

Beijinhos

moras y frambuesas disse...

¡Que aspecto tan tierno y apetitoso!

Anônimo disse...

Melhores croutons que eu já comi:
assados com coentro picado e um quase nada de óleo de dendê. Di-vi-no.

Ana Elisa Granziera disse...

Pecado! Adoro feijão branco! Allex também não gostava; fui fazendo de vários jeitos diferentes e hoje, apesar de não ser o favorito (ele gosta de feijão preto), come sem reclamar (muito). Engraçado você dizer isso dos croûtons, porque eu sempre os fiz na frigideira; nunca tive paciência pra ficar esquentando forno só pra eles.

bj

moranguita disse...

ao tempo que nao vinha ao teu cantinho e deparo-me logo com esta bela sopinha
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Meninas, então todo mundo já fazia croûton na frigideira menos eu? :D

Laís, eu as comprei em Londres.

Fernanda I. disse...

Patrícia,
fiz a sopa ontem, com algumas alterações (fritei bacon antes e usei o óleo para refogar a cebola, alho e alho poró; também não bati tudo, só dei umas processadas com o mixer, para dar mais textura, e também não usei o creme de leite porque, apesar de deixar tudo mais gostoso, me deixa mais gorda). Ficou ótimo!! Adorei a receita!! E meu marido também aprovou!

AMO seu blog e suas fotos lindas.

Um abraço

Patricia Scarpin disse...

Oi, Fernanda! Tudo bem?
A sua sopa deve ter ficado ótima - adorei as suas substituições! Obriagda por vir aqui me contar sobre a receita.
Beijo!