quarta-feira, janeiro 20, 2010

Friands de cereja

English version

Cherry friands / Friands de cereja

Estou super desapontada: adorava assistir aos vídeos do Bill Granger no You Tube mas agora todos sumiram – não tem mais nenhum episódio pra ver. :(
Pelo menos isso serviu para eu me tocar do quão pouco andava usando os livros dele – esta receita vem do Simply Bill


Lembrei da Tati enquanto preparava os friands: como eu, ela é uma ávida “sorveteira” e está sempre em busca de novas formas de usar o seu estoque de claras – Tati, querida, espero que goste destes bolinhos!

Cherry friands / Friands de cereja

Friands de cereja
do Simply Bill

- xícara medidora de 240ml

1 1/3 xícaras (134g) de farinha de amêndoa (amêndoas moídas)
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) - 218g - de açúcar de confeiteiro, peneirado, e um pouquinho extra para polvilhar
½ xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 85g - de farinha de trigo, peneirada
8 claras
2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, derretida e fria
210g de cerejas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma antiaderente com capacidade para 12 friands*.
Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e a farinha. Junte as claras e misture só até incorporar. Misture a manteiga derretida.
Despeje a massa nas forminhas preparadas. Retire os caroços das cerejas e corte-as ao meio. Coloque algumas metades de cereja sobre cada friand.
Asse por 25-30 minutos ou até dourar – os friands devem “voltar” ao serem levemente pressionados com as pontas dos dedos. Retire de forno e deixe nas forminhas por 5 minutos; desenforme e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e guarde num recipiente hermético.

* fiz meia receita, usei forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e consegui 8 friands

Rend.: 12 unidades

11 comentários:

Leandro Gonçalves disse...

Pat, eu tava com um montão de claras essa semana, e não sabia o que fazer... fiz um suflê gelado de morangos (logo logo entra no ar).

Mas se eu tivesse visto esse friands antes, acho que não teria rolado suflê nenhum! Tô numa fase de comer bolinhos assim quase que todo domingo...

(De cerejas então... nham!)

Beijo!

manjericota disse...

Pat, adorei. Que charme esse descanso para os bolinhos hein!

Bjocas,
Dani

tatiane disse...

Pati, querida! Quanta honra ser mencionada! Fiquei encabulada :)
Veja a sintonia, no final de semana fiz friands para meus sogros, e ontem preparei sorvete de cereja!
beijo grande

Gina disse...

Também estou na fase das cerejas. Elas anda lindas e temos que aproveitar.
Ontem fiz bolo, quero fazer sorvete, clafoutis...
Os friands devem ter ficado deliciosos.
Bjs.

ameixa seca disse...

Quase nunca tenho claras de sobra mas, às vezes acontece. E cerejas são sempre aquela linda maravilha :)

Anônimo disse...

Paty amei a receita, amei o descanso dos bolinhos, amei as fotos!

Fiz o Brownie de Ovomaltine e ficou sen-sa-cio-nal!!!

Usei um pouco mais de fermento, mas ficou perfeito! Não tenho a 1/4 teaspoon, só a 1/2 e a inteira...

Beijocas!!

Alessandra Foletto disse...

Oi paty
Adoro seu blog acho que é o mais bonito blog de recitas, pq suas fotos são incríveis!!! Vc me inspirou a criar o meu próprio blog!!! Vou fazer estes friands e o brownie de ovomaltine tbm e postar no meu blog pra vc ver, é http://thecakeland.blogspot.com/ ta no começo ainda mas suas receitas e dicas ajudam mto!!
Parabens pelo blog maravilhoso!
Ale

Marina Mott disse...

Friands lindos e deliciosos, com certeza!
Bjs

Quéroul disse...

eu nunca tinha ouvido falar em friands até começar a passear pelos blogs-mais-gostosos-do-brasil.
é tão bonitinho esse 'bolinho', né? deve ser pouco gostoso também...

:)

moranguita disse...

hum que bonitos que ficaram. eu comia ja dois desses seguidinhos com o meu cha quentinho
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Leandro, o teu suflê ficou lindo - eu não recuso nada com morangos! :)
Cereja é bom demais, não?
Beijo!

Dani, obrigada!
Beijo!

Tati, você é muito querida, saiba disso!
xx

Gina, vou fazer clafoutis no final de semana. :)
Beijo e obrigada!

Ameixa, cereja é uma das coisas mais lindas do mundo. ;)
Beijo e obrigada!

Livia, que bom saber do brownie, obrigada por me contar!

Alessandra, muito obrigada pelo comentário! Espero que goste das receitas!

Marina, obrigada!
Beijoca!

Quéroul, eu também conheci friands/financiers lendo os blogs - daí acabei viciando. ;)
Beijo grande!

Moranguita, pode se servir! ;)