sexta-feira, janeiro 08, 2010

Sorvete de crumble de maçã

English version

Apple crumble ice cream / Sorvete de crumble de maçã

Em um dos meus dias de folga acordei decidida a organizar a minha estante – estava uma bagunça horrorosa, vocês não imaginam...

No meio dos livros, revistas e páginas de receitas encontrei um CD que pensei ter perdido pra sempre – em momentos assim entendo o porquê de a minha avó sempre me dizer para ser organizada... :)

A canção de que mais gosto no CD é “Up from under” e dela vem uma das minhas frases de música favoritas: “os dias antes de conhecê-la, garota, foram como sorvete caindo nos sapatos do meu mundo” – se isso não prova a importância do sorvete para a humanidade, desisto. :)

Apple crumble ice cream / Sorvete de crumble de maçã

Sorvete de crumble de maçã
da Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Creme:
2 ½ xícaras (600ml) de creme de leite fresco
1 ¼ xícaras (300ml) de leite integral
3 paus de canela
5 gemas
¼ xícara + 2 colheres (sopa) - 74g - de açúcar refinado
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir

Maçã caramelada:
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de vodca
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
1 ½ colheres (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 maçã, descascada, miolo, cabinho e sementes removidos, picada em cubinhos de 1cm

Crumble:
½ xícara + 1 colher (sopa) - 80g - de farinha de trigo com fermento
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 71g - de açúcar mascavo – aperte-o na xícara/colher na hora de medir
½ xícara (72g) de avelãs, grosseiramente picadas
¼ xícara (56g) de manteiga gelada, em pedaços graúdos
1 colher (chá) de canela em pó

Comece preparando o creme: junte o creme de leite, o leite e os paus de canela numa panela e leve ao fogo médio até começar a ferver. Retire do fogo, cubra e deixe em infusão por 30 minutos. Bata as gemas e os açúcares numa tigela usando um fuê até obter um creme espesso e claro. Reaqueça a mistura da panela e despeje aos poucos sobre a mistura de gemas, misturando sem parar. Volte tudo à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e cobrir as costas de uma colher de pau. Passe por uma peneira diretamente para uma outra tigela e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

Para as maçãs carameladas: junte o açúcar, 2 colheres (sopa) da vodca e ¼ xícara (60ml) de água numa frigideira e leve ao fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe por mais 4-5 minutos ou até dourar. Adicione o creme de leite e a manteiga – com cuidado, a mistura borbulha bastante – e misture por mais 1 minuto. Junte a maçã, misture, cozinhe por mais 5 minutos ou até a maçã amaciar. Acrescente a vodca restante, misture, retire do fogo e deixe esfriar completamente.*

Agora, o crumble: pré-aqueça o forno a 190°C. Junte todos os ingredientes numa tigela média e, usando as pontas dos dedos, esfregue-os até obter uma farofa grossa. Espalhe numa assadeira grande, forrada com papel manteiga, e asse por 15-20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar completamente e quebre com os dedos.

Prepare o sorvete seguindo as instruções do fabricante. Transfira-o para uma tigela/travessa retangular com capacidade para 2 litros e espalhe a maçã caramelada por cima. Misture levemente, marmorizando. Polvilhe o crumble sobre o sorvete e leve ao freezer por 3 horas.

* meu caramelo ficou duro demais depois de frio, por isso espalhei um pouquinho de creme de leite fresco sobre ele, levei ao microondas por 45 segundos, mexi bem e ficou cremoso novamente

Rend.: 6 porções – fiquei com receio de que a sorveteira não suportaria a receita toda, por isso fiz só metade

15 comentários:

Lua Limaverde disse...

Que ótima idéia, Pat! E a sua porcelana é linda (eu tenho uma igualzinha, hehehe). Beijos! :D

manjericota disse...

Menina do céuuuu.....só o crumble já é tentador, na versão sorvete.....ai ai ai....vc acaba comigo!!!!

Delicioso.. :)
Bjoca
Dani

Carol disse...

CARAMBAAAAAAAAa
Eu adoro crumble e eu AMO sorvete.. acho que vou delirar com essa receita.. rs..
Tks!!!
bjos

Renata disse...

Criatura, que coisa mais deliciosa! Eu amo crumble de mação, e com sorvete então.. Mais perfeito que isso só essa mistura!

Bjs

Annelise Rollwagen disse...

Eu simplesmente amei suas receitas, seu blog, tudo lindo!

Parabens!
Tudo de bom!

Beijos

Eduardo Luz disse...

Hora do almoço e passar por aqui? Não dá!
Feliz 2010 e muitas fotos bonitas pra todos ñós.

Anônimo disse...

Ainda quero uma sorveteria.... huuum

Flor, precisava tirar uma dúvida com vc, me manda um email? livia_wolfen@yahoo.com.br!

bjuuus

tatiane disse...

O título do post fez meus olhos brilharem de emoção! Como resistir? A dica da sorveteira é valiosa, acho que a minha também não agüenta.

E que coisa mais fofa essa colher!!
beijos

Mari disse...

Pat querida, que 2010 seja para você e toda familia um ano repleto de paz, amor, harmonia, felicidade, prosperidade e saúde!!
Menina... botar uma receita dessas para uma grávida em pleno 8.º mês de gestação olhar, é maldade!!
Fiquei perdidamente apaixonada por este sorvete... você, como sempre, mega, master blaster genial, e se superando a cada dia... amei!
Bjo enorme,

Mari

Samanta disse...

Ai que delicia! outro dia fiz maçãs carameladas e coloquei nas tortillas pra quebrar um pouco a acidez todo mundo gostou :)

Isso Patricia, o creme de leite pasteurizado (nata) é bem espeço! Um pouco menos que o nutella, e tem de conservar sempre na geladeira se nao dissora tudo!

beijos =]

Ana disse...

UAU! o sorvete simnplesmente looks amazingly delicious!!
Ana

Anônimo disse...

MY GOD - vc começou o ano abalando! Essas três primeiras receitas são de chorar lágrimas de açúcar cristal de deliciosas que são!
Esse sorvete tão criativo me deu mais vontade ainda de comprar uma sorveteira...
bjs
Paula

Patricia Scarpin disse...

Luna, obrigada, querida! ;)
Beijo!

Dani, imagina como eu fiquei doida quando vi a receita? :)
Beijo e obrigada!

Carol, vai delirar, sim! :)
Beijo!

Renata, espero que você goste!
Beijos!

Annelise, obrigada pela visita!
Um beijo!

Edu, obrigada!
Um abração!

Livia, vou te responder hoje!
xx

Tati, eu sabia que você iria gostar, querida!
Beijoca!

Mari, pra vocês todos aí também, querida!
Espero que este final de gravidez esteja sendo calmo para você.
Beijo grande!

Samanta, hum! Adorei essa sua idéia!
Beijo!

Ana, obrigada!

Paula, morri de rir com o teu comentário, querida!
Aposto que você fazia os mais maravilhosos sorvetes... ;)
Um super beijo!

Valentina disse...

Bom amiga, sinful..sinful..sinful...

Anônimo disse...

Que aspecto delicioso!! Vou adicionar esta receita às próximas que tenho para experimentar :) Já agora, da uma olhadela http://cafechiado.wordpress.com