sexta-feira, janeiro 29, 2010

Mini cheesecakes de limão siciliano e coco

English version

Lemon coconut mini cheesecakes / Mini cheesecakes de limão siciliano e coco

Li que “Monk” vai acabar – a última temporada começa logo aqui no Brasil. Não posso dizer que fiquei triste – tentei assistir ao seriado diversas vezes, mas realmente não é meu estilo; não sei o porquê de tanto auê – ou de todos aqueles prêmios.

Minha opinião costumava ser a mesma sobre cheesecakes, até o dia em que preparei esta receita – agora quero provar todos os sabores possíveis e imagináveis de cheesecake. :)

Lemon coconut mini cheesecakes / Mini cheesecakes de limão siciliano e coco

Mini cheesecakes de limão siciliano e coco
adaptados da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Base:
75g de bolacha maisena/Maria
1/3 xícara (30g) de coco ralado, sem adição de açúcar
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal, derretida

Recheio:
175g de ricota
175g de cream cheese
¾ xícara + 1 colher (sopa) (162g) de açúcar refinado
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 2 limões sicilianos
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 160°C.
Comece preparando a base: processe as bolachas num processador de alimentos até obter uma farofa bem fininha. Junte o coco e a manteiga e processe novamente para incorporar.
Unte com manteiga 14 forminhas para pão de mel com capacidade para 1/3 xícara (80ml) – as forminhas devem ter fundos removíveis. Divida a mistura da base entre as forminhas e pressione bem. Leve à geladeira.
Processe a ricota e o cream cheese até homogeneizar. Junte o açúcar, os ovos, a baunilha, as raspas e o suco de limão e processe para misturar. Despeje a mistura sobre as bases e leve ao forno por 15-20 minutos ou só até firmar. Deixe esfriar e então leve à geladeira. Desenforme com cuidado e decore com fitas de coco para servir.

Rend.: 14 unidades

30 comentários:

Trainee de Cozinheira disse...

Olá,
Gosto muito do seu blog sempre acompanho a suas receitas, e devo dizer que são maravilhosas, pena eu não poder abocanhá-las para provar, mas me contento com o visual, tenho algumas anotadas que quando fizer te falo.
bjs

Maura

* Jo * disse...

linda receita!!!!!!
o namorido não gosta de coco e acho que nem consigo enganar, né?
a solução seria colocar 30g de bolacha a mais? que sabe amêndoas?

ai! eu adoro Monk... e vale ressaltar que as 4 primeiras temporadas são as melhores!
=)

beijinho!

Gina disse...

Patrícia,
Finalmente rendeu-se ao cheesecake?
Fiz uma de morango e limão recentemente, que ficou muito boa e publiquei:
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2010/01/retornando-de-viagem.html
Gostei da sua versão mini. Sempre me encanto pelas delicadezas e tenho uma coleção de forminhas.
Bjs.

p* disse...

Que lindos mini cheesecakes! E que ar delicioso! Mais uma receita que tenho que fazer...e provar! ;)
Já agora aproveito para contar que desde que fiz este bolo de chiffon triplo de limão siciliano com morangos voltei a fazer mais uma 4!! vezes porque ficou toda a gente viciada no bolo! :D
Próximas que vou fazer: bolo de banana e avelã e bolo de banana com cobertura de maracujá! :)
Bjinhos *

Clara Bello disse...

Olá, Patricia, conheci o seu blog através do blog do Eduardo Girão, e gostei muito. Eu também tenho um blog. Adorei essa receita de cheesecake. Tenho uma que peguei no cybercook há anos, que é um sucesso. Super fácil de fazer, não vai ao forno, somente à geladeira. Tá lá no meu blog, dá uma olhada: http://quitutesgourmet.blogspot.com/2010/01/cheesecake-do-chef-souza.html. Abs, Clara Bello

Ana Elisa Granziera disse...

Patrícia, isso está com uma carinha ótima! Eu sou maluca por cheesecake. Mas principalmente aqueles mais simplesinhos, puro queijo e baunilha. Quando fui ao Cheesecake Factory, em L.A., quase tive uma síncope! Queria levar um inteiro na mala para casa... ;)

bjs

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

"FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER..." está dando uma volta nessa culinária impecável. Parabéns pelas delícias aqui expostas. Só de olhar já engordei "cadinho".
Certamente voltarei mais vezes, eu adoro cozinha.
Beijo grande.
Ochê, perdição !
Saudações Florestais !

Sandreane disse...

Amei a receita, provavelmente, vai me ajudar a mudar minha opinião sobre cheescakes :)
Abraços!

Marina Mott disse...

Ficou delicado e chic! Delicioso eu tenho certeza!!

manjericota disse...

Pati, sabe q ando treinando pra fazer cheesecake, na forminha pequena, mas fiquei com receio, de quebrar...kkk

Que delicadas as suas! Adorei!

Bjokas, Dani :)

Lúcia disse...

Oi!
Que coisa mais linda e deliciosa...
Estou entrando numa onda séria de limão siciliano. Viciante, né?
Fiz outro dia os cookies com lemon curd que você postou um tempo atrás. Deliciosos!
Agora vou colocar mais esta na fila de espera...
Vou te dizer que eu não sou muito fá do cheesecake tradicional, carregadíssimo no cream cheese, mas as versões mais leves que levam ricota normalmente são bem boas!

Rosália disse...

Patrícia, lembra do "Frango em crosta de parmesão "? Então vou pedir pra minha mãe fazer mas queria tirar duas dúvidas antes: 1) faz diferença se mudar de azeitona preta para a verde? 2) e se ao invés de bater o molho no processador bater no liquidificador?

Simone Izumi disse...

Lemãooooo!!!Uebaaa...
Cheesecake!!!Nhamm...
Côco!!! Aiii...

Sim,continuo em dieta espartana e prestes a me alimentar de luz...(mas de fds não vale!!!:P)

bjocas,
si

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Patrícia, só posso te dizer, lindos, lindos e mais lindos!!!, querida vc arrebenta sempre, um ótimo fim de semana p/ vc, bjkas :)...

ameixa seca disse...

Um dia canela outro dia limão? Assim não dá! A minha gula está prestes a explodir he he
Ainda não fiz cheesecake em casa e até tenho receio de começar e não mais parar :)

Quéroul disse...

nunca comi um cheesecake nessa vidinha, eu nem faço idéia de como pode ser o gostinho dele. :/

os seus são tão lindos. se vc quiser ajudar uma pessoa que nunca comeu um cheesecake na vida, envie um desses para...

:D
beijo.

Carolina Andrade disse...

Pati, mais uma das suas!! Que maravilha. Mais um que vou testar. Olha só, não deixa de passar lá no Cerejinha, fiz os shortbreads. Beijão

Marcella Preta ;) disse...

aiiiii como eu adoro limão ... nhaaam... tanto em receitas doces como em receitas salgadas ^^
e essas chessecake, dá pra finda-las em uma bocada...rs
parabéns.

tatiane disse...

Sabe que eu tb nunca entendi o auê pelo Monk, atualmente minha série favorita é Lie to me, pena que vai demorar para a 2ª temporada.
Nunca comi cheesecake, pensava antes de pedir e acabava por escolher outra sobremesa. As lascas de coco ficaram parecidas com chocolate branco, super delicado.
Ah, gostou do Roots? Até macarrão integral lá é mais em conta!
beijos!

Lolla disse...

Ai ai, limão E coco - cheguei a salivar aqui, sério. Estão lindos, tão delicados, sequinhos (aposto que molhadinhos onde precisam sê-lo) e convidativos. Nham...

Ca em Casa disse...

Seu blog 'e pura tentacao! parabens! acabo de indicar p receber um selinho! passa la no meu para pegar! bjinhos e Sucesso!

moranguita disse...

este cheesse em versão mini esta bem bonito e nao fosse eu adorar limao:-)
tens uma pontaria hoje andava a apetecr algum com limão
bebi um chá:-)
beijinhos

Valentina disse...

Pat amiga, que bom que vc se converteu. sou louca por cheesecakes. é o charme das texturas. Agora claro que a tua conversão tinha que ser com um cítrico.risos. mil beijos querida.

Patricia Scarpin disse...

Maura, obrigada pela visita!
Um beijo!

Joana, acho que dá pra colocar mais bolacha, sim. Amêndoas devem ficam divinas.
Beijo!

Gina, obrigada pela visita!

Paula, que notícia gostosa - amei saber do sucesso do bolo, obrigada por dividir comigo!
Super beijo!

Clara, obrigada pela visita, fico feliz sabendo que está gostando do blog! Obrigada pela receita.
Beijo!

Ana, obrigada! Agora vou querer fazer aquele tradicionalzão, também. Com caldinha de framboesa, quem sabe?
Beijo!

Silvana, obrigada pela visita!

Sandreane, que bom que gostou, obrigada!
Um beijo!

Marina, ficou levinho! Obrigada!

Dani, tem que ter cuidado na hora de desenformar, isso é verdade. :)
Beijo!

Lúcia, seja bem-vinda! Adorei saber dos cookies - obrigada por vir me contar!
A textura destes aqui é bem leve, acho que ricota ajuda (como usei caseira, ela é bem leve mesmo).
Um beijo!

Rosália, lembro sim - a diferença entre as azeitonas é o sabor e dá pra usar o liqüidificador naquela receita, sim.
Boa sorte!

Si, nem me fale em dieta, querida, também ando de boca fechada. :)
Beijoca!

Ana, obrigada!
Beijo!

Ameixa, somos parecidas nessa história de sabores favoritos, né? :)

Quéroul, acho que você iria gostar, são bem delicados.
xx

Carol, indo lá agora!
Beijo!

Preta, limão é a minha perdição. :)
Beio e obrigada!

Tati, trouxe um sacão de pistache e outro de pecã de lá. :)
Vai lá no imdb.com, tem a segunda temporada quase completa de "Lie to me" (sou apaixonada pelo Tim Roth).
Beijo!

Lolla, que bom que gostou, querida!
xx

Cá em Casa, obrigada!

Moranguita, um chazinho é sempre bom. :)
Obrigada!

Tina, tinha que ser limão, né? :)
Beijo, querida!

Elaine disse...

Adorei a receita,reuniu duas coisas que gosto:limão e côco. A única coisa que mudei foi no lugar do açúcar substitui por adoçante pois minha mãe é diabética e ela adora cheesecake. Obrigado por dividi-la conosco!!

Patricia Scarpin disse...

Elaine, que bom saber que gostou da receita, obrigada a você por vir me contar!

cherrycake disse...

oi Patrícia, fiz essa receita e ficou ótima...acrecentei uma calda de maracujá no final....ficou perfeito...a cara do verão o refrescante do limão siciliano e o leve ácido do maracujá na cobertura!!!!
beijos sou tua fã!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Cherrycake! Tudo bem?
Adorei saber que a receita deu certo contigo, obrigada por vir me contar! Além do que esta caldinha de maracujá deve ter ficado divina!

Beijo!

Thays disse...

Patricia, eu fiz e ficou muuuuuuuuuuuuuito bom!!!
Suas receitas são demais.
beijos

Patricia Scarpin disse...

Thays, que notícia boa! Amei saber - obrigada por me contar!
Beijo!