sexta-feira, janeiro 15, 2010

Shortbread de limão siciliano

English version

Lemon shortbread / Shortbread de limão siciliano

Se vocês derem uma olhada na minha finalmente organizada estante – estou tão orgulhosa de mim! – verão que todos os livros e revistas têm páginas marcadas; se olharem mais de perto perceberão que a maioria daquelas páginas consiste em receitas cítricas – o que posso fazer? Se há limões e laranjas envolvidos, me interesso na hora.

Minhas obsessões não se restringem a comida, apenas – perguntem ao meu marido o que ele acha de ver “Senhores do Crime”. De novo. :)

Lemon shortbread / Shortbread de limão siciliano

Shortbread de limão siciliano
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 55g - de açúcar de confeiteiro, peneirado
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
raspas da casca de 2 limões sicilianos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras + 1 colher (sopa) - 255g - de farinha de trigo, peneirada
2 colheres (sopa) de amido de milho, peneirado
2/3 xícara (94g) de açúcar de confeiteiro extra, peneirado

Coloque a manteiga e o açúcar de confeiteiro na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro. Adicione o suco, as raspas de limão e a baunilha e bata para incorporar. Junte a farinha e o amigo de milho e bata em velocidade baixa só até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e divida em duas partes iguais. Coloque cada metade sobre um pedaço grande de papel manteiga e forme um tronquinho de 20cm de comprimento. Embrulhe bem com o papel e leve à geladeira por 1 hora e meia ou até firmar bem. Repita o processo com a outra metade da massa.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Desembrulhe um dos tronquinho de massa (deixe o outro na geladeira) e corte em fatias de 1cm de diâmetro. Coloque as fatias nas assadeiras preparadas deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 15-18 minutos ou até que dourem levemente. Retire do forno e deixe esfriar nas formas por 5 minutos.
Com cuidado, passe os biscoitinhos ainda mornos no açúcar de confeiteiro extra e então transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 40 unidades – consegui 38

19 comentários:

Bibi disse...

Hum.... hum... Estou seriamente tentada a fazer essa versão com o nosso limãozinho mesmo :) O namorado não gosto do siciliano e eu adoro um docinho mais azedinho. Ah claro, e eu já sei que shortbread é um dos poucos biscoitos dos quais ele gosta. ;)

Mai uma vez muito obrigada pela receita Patrícia!

Bibi disse...

*mais

Ah, olhando a receita de novo, parece o Lime meltways da Martha Stewart, não? Já fiz aquela receita uma meia dúzia de vezes e sempre sai fantástica e deliciosa :)

argas disse...

Que lindos!! Vou fazer!! bjinhos

Meire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nervocalm disse...

Shortbread + limão siciliano? Ah, pronto, juntou duas das minhas coisas preferidas, então vou ter que fazer.

E repito: fico pasma com as receitas, as fotos, a delicadeza, tudo. A torta de cereja e amora lá embaixo chegou a me emocionar.

Quéroul disse...

ai, Patrícia, que vergonha, sabe. me desculpe essa situação.
eu acabei vendo os comentários bem depois, fui no blog da Meire pedir calma, mas optei por não apagar nada e nem dar continuidade com a discussão porque achei deveras deselegante a maneira como a Meire se referiu ao seu comentário. fiquei meio sem saber o que fazer, só pedi a ela que se acalmasse e torci pra ficar assim.
me desculpe. espero que isso não te espante do meu bloguinho. :)

nham nham biscoitinhos!
hoje eu tô com dor no braço, porque fiz milhares de cookies pra minha irmã... já que a batedeira não me ama, foi no muque. hahah, pelo menos ficou bom.
beijo pra você.

tatiane disse...

Realmente estamos em sitonia, querida! Marquei para fazer uns cookies assim, da Martha Stewart, só é com limão tahiti. Os dois devem ficar ótimos!
beijos e bom final de semana

Anônimo disse...

Bem parecidaa com a da Martha, essa receita - já fiz a dela com, limão siciliano, fica tão gostoso que é um dos meus cookies preferidos.
E aí, vc já usou o maçarico? Eu comprei um novo tb!
bj
Paula

Verena disse...

Pat, eu fiz muuuuuuuuito esses biscoitos ano passado e retrasado para vender...maior sucesso! A receita é parecida, da Martha Stewart...!
Normalmente fazia na biscoiteira por ser mais prático...mas assim fica uma graça também!
E como são maravilhosos? Derretem na boca...! Humm!
Beijos!

Juliana disse...

Hmmmm comer esse biscoitinho assistindo Vigo e Vincent...hmmmm. Vou tentar fazer.


bjs

Patricya disse...

Huuum Patricia estava louca por uma receita assim...vou fazer já, aproveitar que tenho os limões na minha geladeira!!
Obrigada
Bjos

ameixa seca disse...

Hoje publiquei um bolo de limão e cranberries que tenho certeza que vais adorar :) Nunca fiz shortbread mas tenho algumas receitinhas para testar. Estou mesmo a precisar de encher os meus frascos de biscoitos!

Camila disse...

A laranja ainda não me despertou, mas eu amo limão siciliano!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Patrícia, amei essa sua receita, tá lindo !!!, pena que não consigo achar limão siciliano com facilidade por aqui e com limão comum (haiti)deve alterar muito o sabor da receita, mas mesmo assim vou anotar querida (quem sabe dou sorte e dia desses aparece um limãozinho siciliano), bjokas e bom fim de semana ;)...

Renata disse...

Comprei limão siciliano, esses shortbreads são maravilhosos mesmo, parecem ótimos!

Bjs

Carolina Andrade disse...

Mas Patrícia, que belezura. A foto está tentadora. Me pegou! Beijos

moranguita disse...

que bons que devem ser com o sabor a limao:-)
adoro
boa semana
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Bibi, acho que vai ficar uma delícia com o outro limão, também!
Beijo, querida!
Vou lá xeretar esta receita da Martha!

Argas, obrigada!

Meire, toma uma agüinha com açúcar, tá?

Nervo, e tem coisa melhor no mundo do que limão siciliano? ;)
Você não acredita o quanto eu adorei te ver aqui.

Quéroul, querida, não se preoucupe. E não vou deixar de ter ler por causa disso, nunquinha! :)
Ah, fiquei curiosa com estes cookies - de que sabor eram?
Beijoca!

Tati, tá todo mundo citando esta receitinha da Martha, vou ter quer fazer também!
Beijo, querida!

Paula, vou atrás desta receita hoje mesmo. :)
Eu vou postar logo a minha peripécia com o brinquedo - e você? Quando vai estrear o teu? ;)
Beijão!

Verena, é mesmo? Que delícia!
Fizeram o maior sucesso por aqui também. ;)
Beijo!

Juliana, espero que goste!
Beijo!

Patricya, espero que dê certinho, depois me conta?
Beijo!

Ameixa, vou lá ver o teu bolo, me deu água na boca!

Camila, limão siciliano é a melhor coisa do mundo. ;)

Ana, faça com o comum, as meninas que comentaram antes de você já testaram!
Beijo!

Renata, e o que achou?
Beijo!

Carol, obrigada!
Beijoca!

Moranguita, e desmancham na boca!
Um beijo e obrigada!

DRICA RUBINGER disse...

Ola querida ! Sou de Brasilia e me encantei com seu blog , ja sou seguidora ! suas receitas sao minha fonte de inspiracao atualmente .... Por favor continue postando ...( qse implorando !!! ) rsrsr um grande beijo ....
PS: fiz os biscoitos e passaram um pouco do ponto , mas ficaram divinos !!! Da proxima vez vou ficar mais atenta !