quarta-feira, outubro 19, 2011

Almôndegas – do Jamie e minhas

English version

Meatballs - Jamie's and mine / Almôndegas - do Jamie e minhas

Faço essas almôndegas há tanto tempo que nem me lembro quando foi a primeira vez – são um dos pratos favoritos do meu marido (e ele não tem tantos pratos favoritos assim). São deliciosas tanto com macarrão quanto com arroz mas ultimamente o João tem preferido comê-las em forma de sanduíche – no estilo Joey Tribbiani. :)

Aproveito para pedir um favor a vocês: tenham paciência. Eu respondo a todos os emails na medida do possível. Não adianta ficar reenviando o mesmo email vinte vezes – daí eu fico com birra e a vontade de responder desaparece. Talvez isso seja uma grande surpresa para alguns de vocês, mas a minha vida não se resume ao blog. Eu não vivo de blog. Faço uma porção de outras coisas, como trabalhar. Por isso, se quiserem enviar email, fiquem à vontade. Alguns são deliciosos de ler. Adoro. Mas não esperem que eu responda rapidamente. Esse tipo de cobrança me dá um desânimo danado.

Almôndegas – do Jamie e minhas
adaptadas de uma receita do Jamie Oliver, encontrada nesse blog

- xícara medidora de 240ml

500g de carne bovina moída
2 colheres (chá) de orégano seco
algumas gotinhas de Tabasco
1 colher (chá) de sal
pimenta do reino moída na hora, a gosto (eu uso bastante)
½ colher (chá) de azeite aromatizado com alho (ou use azeite comum + 1 dente de alho bem amassado)
1 ovo grande
1/3 xícara de farelo de pão + cerca de 1/3 xícara extra para cobrir as almôndegas (não use farinha de rosca industrializada – toste o pão, deixe esfriar e processe)
½ cebola grande, processada*
punhado generoso de folhas de salsinha, picadinhas

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande com uma camada dupla de papel alumínio.Unte o papel com óleo.
Coloque a carne moída, o orégano, o Tabasco, o sal, a pimenta do reino, o azeite (e o alho, se for usar), o ovo, 1/3 xícara de farelo de pão, a cebola e a salsinha em uma tigela grande e misture bem (eu uso uma das mãos para isso). Tente moldar uma bola com um pouco da mistura – se estiver úmida demais, acrescente 1 colher (sopa) de farelo de pão e misture novamente. Separe porções de 1 ½ colheres (sopa) da mistura e forme uma bola compacta (palmas das mãos úmidas facilitam o trabalho). Passe as almôndegas pelo farelo de pão extra e coloque-as na assadeira preparada. Asse até que dourem e estejam assadas por dentro (cerca de 40 minutos).
Sirva com molho de tomate.

* já preparei esta receita com cebola picada, processada e ralada em um ralador grosso e obtive o melhor resultado com a cebola processada – picada os pedaços ficam grandes demais e é difícil incorporá-los à carne e ralada a cebola fica úmida demais

Rend.: cerca de 25 almôndegas

33 comentários:

Victoria disse...

que ricas, a mi marido tambien le encantan! Lindo blog, te sigo! Um beijo!

www.quecocinamos.blospot.com

Helena disse...

Olá Patricia
Acredito que sejam deliciosas, a receita que costumo fazer é muito parecida.
Beijo

Rachel disse...

A dica da cebola é boa, eu se pico maanualmente a minha filha reclama logo!

bjs

Cozinhar é preciso! disse...

Olá Patrícia!

Nós aqui em casa também adoramos almôndegas!
O meu jeito é bem parecido com o seu, porém uso a farinha de rosca industrializada =(
Nunca experimentei fazer a minha farinha em casa... Adorei essa ideia/dica!
Só de ler a sua descrição, fiquei com água na boca!

Beijocas,
Cintya Maria

Ana E.G. Granziera disse...

Pat,
que foto linda! A produção ficou tão bonita!
Assino embaixo no lance dos emails. :)

Bjs

Maria Dalva disse...

Eu adoro seu blog, acho lindo demais, e queria muito poder acompanhar pelo meu reader de feeds sem precisar clicar em todos os posts...
Se você prefere deixar assim (só aparece atualmente o título do post, e não aparece o texto nem as fotos) ok, caso contrário só vim avisar que está assim.
Eu acabo não lendo muitos posts por conta disso.
Parabéns pelo trabalho com o blog, já fiz várias receitas e adoro suas fotos!
Um abraço!

Juliana disse...

Adoro as receitas do Jamie. Essa postagem me deu idéias... Sanduíche de almôndega! Toda vez que o Joey falava neles eu tentava visualizar... Sou fã de Friends, acho que já assisti cada episótio umas 50 vezes! bjs

Rita disse...

Que. Almôndegas. Lindas.

Aff.
bj

Marmita disse...

Como eu adoro o jamie e as almondegas dele ou as tuas.. bem as nossas :) beijos

Laura disse...

Almôndegas são praticamente a única coisa que me impede de me tornar vegetariana. Eu não resisto, ainda mais se forem do Jamie Oliver, yum!
Beijinhos

silviaschemes@gmail.com disse...

Paty, tenho que confessar que sou uma mãe relapsa! Nunca tinha feito almôndegas aqui em casa e essa receita ficou demais. Minhas perninhas estão inchadas e doidas porque aproveitei o forno para fazer cookies. Mas esta receita é outra campeã que repetirei sempre. Obrigada, a família toda agradece! Bjs.

Anônimo disse...

Apesar de estar numa fase nada carnívora ultimamente, tenho que confessar que suas almondegas ficaram divinas.
Agora quanto aos emails, meu total apoio. As pessoas parecem achar que porque vc compartilha uma pequena parte da sua vida aqui, vc tem que estar as suas disposições sempre, e esquecem que uma das regras da civilidade é a boa educação.
Bjs

Dricka disse...

ops fui anonimo sem querer. Desculpe

Anônimo disse...

Patrícia, muito justo seu comentário sobre os e-mails.

Tenho o costume de ler os comentários no seu blog e fico abismada com alguns. Em especial com os daquelas pessoas que parecem que nunca vão fazer a receita... Na verdade o que querem é: saber onde você adquiriu a toalhinha cor de rosa, o ralador, as caixinhas, as forminhas os seus livros, a sua “gradinha” e por aí vai... Ainda bem que olho gordo não passa pelo monitor.

Enfim, fico tão pasma que copiei e colo aqui uma pergunta que uma leitora faz em outro blog de doces em que “estive” hoje: “vc poderia me dizer em media qnts colheres de choc em po callebaut dao 2,5kg só p eu ter uma idéia “ Que tal? Será que ela acha que a dona do blog vai passar a tarde em meio a chocolate e colheres para dar esta resposta? Ela deve acreditar que sim.

Bom, desculpa eu me incomodar com suas leitoras. Aproveito também para elogiar o blog, venho quase que diariamente aqui e apesar de nunca ter comentado já fiz muitas receitas suas e todas deliciosas.

Tudo de bom pra você.
Iana Rúbia

Stefania disse...

Una gustosa ricetta, ciao

Bárbara Coelho disse...

Gosto muito de receitas de almôndegas que vão farinha de pão. Faz a almôndega ficar muito mais suave e macia, e é só assim que consigo comê-las, pois tenho o estômago reduzido e pra mim é muito difícil comer certas carnes.

Crissss disse...

Oi Patrícia.
Adorei! Essas almondegas posso tentar fazer, parecem ser gostosas e simples de fazer. :-)
Adoro seu site, ele é lindo. Tem 1 ano que venho quase todos os dias aqui (ter ideias) e nunca comentei.
Não sou boa na cozinha, mas adoro suas receitas, já testei algumas e acho ficaram boas, bem meu marido disse que gostou.
Parabéns! Seu site é realmente encantador.
Beijos.
Cris.

Elaine Fujiwara disse...

Oiess Patricia!
Primeiramente queria dizer que acompanho seu blog a muuuito tempo e sou apaixonada pelas suas receitas e pelas suas fotos.
Acho incrível a composição dos ambientes, os detalhes e todos seguem a mesma linha, cores suaves, que inspiram uma delicadeza incrível.
Parabéns pelo blog, pelas receitas e pelas fotos lindas!!!
E essas almondegas, sem comentários! Maravilhosas, preciso testar!!! Pena que meu namorado não curte muito, mas eu adoro!!!
Sucesso pra vc!
Beijoss...

Samy disse...

Eu mataria *uma mosca?* - por essas almondegas agora.. tive que passar o dia com UM MIOJO ew! Furei o meu dedão, da mão direita, e mal consigo digitar.. dor imensa, cozinhar então, um sufoco. Quero alguém cozinhando pra mim!

:'(

Lara disse...

Eu sempre coloco umas duas colheres de sopa de maionese ou de iogurte para deixá-las mais molhadinhas... ficam deliciosas... amo seu blog... beijos...

Sam Wüppsch disse...

Hummmmm... parecem deliciosas! Meu maridão adora mas nunca fiz uma receita espetacular=( Domingão vou testar essa! Bjks

saboracasa disse...

é o prato favorito da minha filha mais velha. esta combinação de sabores está excelente
bom fim de semana
Paula

tatiane disse...

Humm, "lembrei" que almôndegas também é um dos pratos preferidos do Paulo, aí ele não pede e eu esqueço. Vou fazer a sua versão da próxima vez :)
beijos

Tina Lopes disse...

Vou fazer hoje mesmo, como jantar, pra receber o Mr Lopes de outra viagem a trabalho.

Anônimo disse...

Querida Patrícia
Primeiramente, quero prestar apoio incondicional à sua postura em relação a leitores sem noção. Você é uma moça muito fina, não se desgaste com esse tipo de coisa. Apenas ignore!
Belíssimas almôndegas, com certeza farei este fim de semana!!
Beijos
Patrícia

Anônimo disse...

Ah, em tempo: qual a carne que você usa?
Patrícia

simplease disse...

Olá!
Fiz o seu delicioso brownie de Ovomaltine e colocarei a receita no meu blog, ok? Ficou divino!
Parabéns!

Ps. me surpreendeu quando li que uma de suas bandas favoritas é o silverchair. É uma de minhas favoritas também e foi a favorita por um bom tempo! =)

Beijos.
Ju

Simples Assim disse...

Oi Patrícia,
Esse também é dos pratos preferidos do meu marido.
Vou variar minha receita fazendo a sua.
Bj e um ótimo fim de semana,
Lylia

ameixa seca disse...

É por isso mesmo que só me resta agradecer o fato de tirares tempo para deixar comentários no meu blog ;) Ando fugidia dos blogs mas sempre acabo por vir aqui para ficar a par das maravilhosas novidades!

Patricia Scarpin disse...

Silvia, que bom que a receita deu certo e você gostou - adorei saber! Eu é que agradeço você ter vindo aqui me contar, beijo!

Dricka, obrigada pelo apoio, querida.
xx

Iana Rúbia, eu fiquei boba com o comentário também. Mas é bem por aí. Tem gente que me escreve dizendo que precisa de 100 cupcakes prum evento tal e pra eu enviar quantas vezes tal receita tem que de ser repetida para render os 100 cupcakes... Sofrível. Obrigada pelo apoio! E prazer em conhecê-la!
Beijo!

Lara, obrigada pela dica, nunca experimentei assim!

Patrícia, a carne é o marido quem compra - ele gosta de patinho. :)
Obrigada pelo apoio, xará! Beijo!

Cacau disse...

Pat, fiquei sem forno (desespero totalll) e arrisquei fazer as almondegas direto no molho. Com um medinho que elas esfarelassem .. mas deu super certo! Detesto fritura e tbem nao queria desistir das almondegas ... Fiz um molhinho de tomate que cobrisse as porpetas, e deixei o molho reduzir em fogo baixinho. Elas ficaram meio palidas rsrsrs Mas garanto, ficaram deliciosas!!! Obrigada por compartilhar :)

Patricia Scarpin disse...

Cacau, que notícia ÓTIMA, menina! Adorei saber que elas dão certo ao serem cozidas no molho de tomate - delícia! Obrigada a você por vir até aqui dividir comigo a sua experiência com a receita, amei saber!
Beijo!

Neusa Hollnagel disse...

Hoje (26-12-13) fiz as almôndegas do "JAMIE E MINHAS". Ficaram deliciosas.Você é mesmo um primor. Feliz 2014!!

Related Posts with Thumbnails