quinta-feira, agosto 18, 2011

Pudim de pão com coco e pecã e quando coisas desconhecidas são muito boas

English version

Pecan-coconut bread pudding / Pudim de pão com pecã e coco

Eu geralmente escolho os filmes que vejo pelo diretor: alguns eu amo, outros evito a todo custo. Quando não sei nada sobre o diretor tento encontrar outras boas razões para ver o filme (sim, sou neurótica com as minhas escolhas cinematográficas). :)
Exemplo: Marc Webb – nunca tinha ouvido falar dele até ver o trailer de “500 Dias com Ela”; pensei: o trailer é lindo, o elenco é ótimo e a trilha sonora idem – acabei amando o filme (um dos melhores que vi em 2009).

Pensando nisso, vejam esta sobremesa: nunca na vida tinha ouvido falar de pudim de pão com pecã e coco – nem mesmo me recordo de ver esta receita quando comprei o livro, há uns bons anos. Pensei: sou doida por pudim de pão (culpa da Nigella e da Donna Hay), adoro tanto pecã quanto coco e não me importo nem um pouco com um tiquinho de chocolate de lambuja. Então resolvi experimentar a receita. E acabei devorando os dois potinhos da foto vendo TV. ;)

Pudim de pão com coco e pecã
de um livro ótimo que eu deveria usar mais: The All-American Dessert Book

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras de cubinhos de pão francês, com a casca, levemente tostados no forno – usei brioche
½ xícara (50g) de coco em flocos adoçados
1/3 xícara (37g) de pecãs em pedaços graúdos
2 ovos grandes
1/3 xícara rasa (55g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2/3 xícara (160ml) de leite integral
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (45g) de gotas de chocolate amargo ou meio-amargo
creme de leite fresco, para servir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga 4 potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada. Divida os cubinhos de pão igualmente entre os potinhos.
Espalhe o coco e as pecãs em uma assadeira grande, de beiradas baixas, e toste-os no forno, mexendo a cada 3 minutos, até que o coco doure levemente e as pecãs estejam perfumadas, 5-6 minutos. Reserve. Abaixe a temperatura do forno para 160°C.
Em uma tigela média, usando um garfo, bata ligeiramente os ovos até que espumem e se tornem uma mistura homogênea. Junte o açúcar mascavo, mexendo até dissolvê-lo. Acrescente o leite, o creme de leite e a baunilha e misture.
Salpique metade das pecãs e do coco, juntamente com as gotinhas de chocolate, sobre os cubinhos de pão. Despeje a mistura de ovos por cima. Coloque um pedaço de papel manteiga sobre a superfície dos potinhos e pressione, fazendo com que o pão fique submerso na mistura líquida. Reserve por 10 minutos. Remova o papel e salpique as pecãs e o coco restantes sobre cada potinho.
Arrume os potinhos dentro de uma assadeira grande, de beiradas altas, e coloque no forno. Adicione água fervente o suficiente para que esta chegue até metade das laterais dos potinhos. Asse até que o pudim firme no centro e esteja bem dourado na superfície, cerca de 15 minutos – ao se bater de leve nos potinhos o centro do pudim não deve balançar demais.
Com cuidado, retire a assadeira do forno e transfira os potinhos para uma gradinha. Deixe esfriar por 5 minutos e então sirva (com creme de leite fresco, se desejar).

Rend.: 4 porções

9 comentários:

Samy disse...

Pat, depois do trailer do filme novo do Ryan G. que tu postou eu to louca pra ver aquele! ahahah e to esperando os 3 livros que comprei chegarem - não vejo a hora :)


beijoss

ameixa seca disse...

Também sou completamente fã de coco e de pecãs, deve ficar óptimo esse pudim :)

Rachel disse...

Eu adoro pudim de pão e também adoro o côco e a pecã. Só pode ficar um pudim maravilhoso com esses 3!!

Meu Canto Na Cozinha disse...

Owwwnn Eu adoro esse filme - Aqui com nome 500 days with summer - O nome dela eh Summer neh...coisa mais linda!!

O Pudin ta lindo tbm e parece saboroso... Otima receita!
Beijos
Paty

Meu Canto Na Cozinha disse...

*500 days Of summer

Samy disse...

http://www.ryanmatthewsmith.com/#a=0&at=0&mi=1&pt=0&pi=1&s=0&p=-1 Pat, tive que vir aqui te mostrar esse site, olha as fotos super-maneiras que o cara faz! beijo

Anônimo disse...

Ola Patricia adorei seu blog, como faço para entrar em contato com você?

Trabalho para uma empresa de alimentação e queremos sua opnião em um novo produto.

Atenciosamente,
Thais Silva
tsilva@tenbrazzis.com.br

Nutrição com Sabor disse...

Seu blog é uma delícia de se ver e ler... Adoro de paixão... Vc é uma das minhas blogger favoritas...Suas fotos me deixam sempre com água na boca. Eu gosto muito das suas receitas, mas morro de medo de testar as suas pq vejo as fotos e crio muito expectativa e quando faço e não saem como espero fico muito chateada... Mas vou criar coragem e testar essa, amo pudim de pão!! Obrigada por iluminar nossos dias com receitas e fotos tão maravilhosas... =)
Quando tiver um tempinho, visite tb meu blog. Será uma honra! ^_^

CLAUDIA disse...

Patricia bom dia! que grata surpresa seu blog, encontrei-o no imagens de provença no google.Além das fotos perfeitas elas me fizeram sentir menos deslocada no universo culinário, pois tudo que faço na cozinha tem esse aspecto rústico. Mais que nunca agora entendo as origens atávicas da minha culinária.Faço pães integrais orgãnicos , bolos magníficos, coockies e biscoitos caipiras, mas sempre com aspecto rústico, se quizer podemos trocar algumas receitas, tenho amor sincero pela arte culinária, e uso sempre ingredientes frescos e em breve voltarei a ter uma horta, daí poderei usar tudo bem fresquinho.Parabéns pelo blog!

Related Posts with Thumbnails