quinta-feira, agosto 04, 2011

Tortinhas de mirtilo e encontrando soluções para pequenos problemas

English version

Mini blueberry pies with a lattice topping / Tortinhas de mirtilo

Eu e minha irmã vamos ao cinema quase toda semana e ela diz que a vez favorita dela foi quando assistimos a “O Lobisomem”: a atendente se recusou a vender um ingresso para a Pichu alegando que ela não tinha idade para ver o filme (o mesmo filme que em vários outros cinemas – da mesma rede – tinha censura para 16 anos); era uma terça-feira logo depois do almoço e não havia ninguém no cinema; demos uma voltinha pelo shopping, voltamos alguns minutos depois e compramos dois ingressos para “O Fada do Dente” – mas entramos na sala de “O Lobisomem” (só fiz isso porque éramos as únicas pessoas no cinema, além dos atendentes). :D

Pequenos problemas e soluções simples.

Marquei esta receita logo que o livro chegou, há alguns meses, mas a torta original, assada em uma forma grande, pedia por 5 xícaras de mirtilos frescos; Tais frutinhas são bem caras por aqui e eu não estava muito a fim de gastar uma pequena fortuna comprando 5 xícaras delas. Mas 2 xícaras eu poderia bancar – então reduzi a receita e a assei em forminhas pequeninas.

Pequenos problemas e soluções simples. :D

Tortinhas de mirtilo
um tiquinho adaptadas da maravilhosa bíblia culinária The Essential New York Times Cookbook

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2/3 xícara (94g) de açúcar de confeiteiro
¼ colher (chá) de sal
1/8 colher (chá) de fermento em pó
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, bem gelada e picada
1 ½ colheres (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
1 gema grande (+ 1 gema adicional, se necessária)
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco

Recheio:
5 xícaras de mirtilos frescos
3 colheres (sopa) de amido de milho
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1/8 colher (chá) de sal
creme de leite batido, para servir

Comece preparando a massa: misture a farinha, o açúcar de confeiteiro, o sal e o fermento na tigela do processador de alimentos e pulse algumas vezes. Junte a manteiga e pulse novamente até reduzir a mistura a flocos. Junte as raspas de limão, 1 gema, e o creme de leite e pulse 5 vezes – a massa estará pronta quando ficar compacta ao ser pressionada com as pontas dos dedos. Se necessário, adicione a segunda gema. Junte a massa e forme duas bolas com ela, uma ligeiramente maior do que a outra. Achate ambas em um disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 3 horas.

Prepare o recheio: em uma tigela grande, misture os mirtilos, o amido de milho, o açúcar, o suco de limão siciliano e o sal.
Abra o disco de massa maior entre dois pedaços grandes de papel manteiga levemente enfarinhados até obter a espessura de 3mm. Retire o papel de cima da massa e inverta-a em uma forma de torta levemente untada com manteiga. Retire o segundo pedaço de papel manteiga e, sem esticar a massa, pressione-a de modo a cobrir o fundo e as laterais da forma. Leve à geladeira.
Abra o segundo disco de massa até obter um círculo de 3mm de espessura. Corte em tirinhas de pouco mais de 1cm. Arrume as tirinhas em uma assadeira grande e leve à geladeira também.
Retire a forma de torta da geladeira e despeje o recheio sobre a massa. Arrume as tirinhas de massa sobre a torta, cruzando-os, formando uma espécie de treliça. Corte o excesso de massa (tanto da parte inferior quanto das tirinhas) deixando sobrar pouco menos do que 2cm de borda. Dobre-a com jeitinho, pressionando com as pontas dos dedos, fechando a torta. Leve a torta montada à geladeira enquanto pré-aquece o forno a 200°C.

Coloque a forma com a torta em uma assadeira e leve ao forno por 40-45 minutos ou até que a massa doure bem e o recheio esteja borbulhando – se a massa começar a dourar depressa demais cubra a torta de maneira bem frouxinha com um pedaço de papel alumínio.
Deixe a torta esfriar sobre uma gradinha. Sirva com creme de leite batido.

Rend.: 8 porções – fiz metade da receita da massa acima + 2/5 da receita do recheio, usei forminhas de torta de 9cm de diâmetro e consegui 5 tortinhas (assei por 30 minutos)

11 comentários:

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Que fofas essas tortinhas de mirtilo ! Adoro tortinhas e mirtilo também...rs
Imagine agora nesse friozinho com uma xícara de chá bem quente ? Que gostoso ! Beijocas

Cidália disse...

Ficaram magníficas.
Beijinhos

saboracasa disse...

estão lindissimas uau:)
bjs
paula

Vivian Luiz Coco - Temperaria disse...

Ahh se essa receita chegasse uma semana antes... comprei mirtilos semana passada, como eu não estava a fim de fazer os muffins (única receita que sei com eles), comi puros mesmo!
www.temperaria.com.br

Nicneven disse...

Me lembro uma vez onde comprei o ingresso com a sessão prestes a começar. Era pra ver I.A., tinha acabado de estrear, e a confusão de pessoas foi tanta que me colocaram em uma sala onde o filme já estava pela metade!! Quando percebi, tinha se passado 15 min. cruciais da história, quis morrer rs
Devolveram meu ingresso, mas foi terrível.

AMO mirtilos e tortinhas!

CRIKA disse...

Olá Patrícia!! Primeiro quero dizer que amei o seu blog, ele é lindo, maravilhoso e eu estou apaixonada pelas suas receitas!!! Encontrei ele procurando um bolo que levasse lavanda e fiz aquele com curd de limão é sensacional. Coloquei a sua receita na íntegra, pois não mudei nenhum procedimento, apenas o formato pois era para o meu aniver de casamento e eu fiz o corte de coração!!! Parabéns pelo blog!!! Beijinhos

Amenidades de Kelly disse...

rss... ótima sólução heim, menina? Adoro ir ao cinema tbm, é mto relaxante!
Se tiver um tempinho, passe lá no meu blog, postei uma receitinha de um doce crocante de amendoim e chocolate... Delícioso!
Um beijão pra vc!

www.amenidadesdekelly.blogspot.com

tatiane disse...

Pat, gostei da solução de fazer tortinhas, muitas vezes rejeito algumas receitas de tortonas pela quantidade de bluberries!
Eu ri imaginando você fazendo a egípcia no cinema e entrando em outra sala :)

Sabrina Romano disse...

Nossa, se já não era, depois dessa você virou a heroína da Pichu! Êta irmã boa... ;) bjs

Celine Jardim disse...

Fiz essas tortinhas (só troquei os mirtilos por framboesas, pois já tinha em casa) e fizeram o maior sucesso. A massa é maravilhosa!

Patricia Scarpin disse...

Celine, que delícia a sua substituição! Amo framboesas!
Adorei saber que a receita deu certo pra vc. Obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!