terça-feira, agosto 02, 2011

Cupcakes de chocolate branco com quincans em calda e o meu obrigada

English version

White chocolate cupcakes with candied kumquats / Cupcakes de chocolate branco com quincans em calda

Obrigada por todas as sugestões de livros – vocês são ótimas! Já, já decido qual será a minha próxima leitura e graças a vocês tenho idéias suficientes para escolher agora e nos próximos meses.

Já que estou querendo escolher um livro clássico, lhes trago um clássico do American baking: cupcakes. Mas quando eu digo clássico não quero dizer simples: as quincans em calda dão, além de um toque de cor, um sabor delicioso e inesperado.

Usem um bom chocolate branco porque o sabor é super evidente, especialmente nos bolinhos.

Cupcakes de chocolate branco com quincans em calda
um nadinha adaptados do sempre lindo e delicioso Bon Appetit Desserts

- xícara medidora de 240ml

Quincans em calda:
½ xícara (120ml) de água
½ xícara (100g) de açúcar refinado
12 quincans, em fatias e sem as sementes

Bolinhos:
225g de chocolate branco de boa qualidade picadinho
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (200g) de açúcar refinado
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
3 ovos
½ xícara (120ml) de leite de coco

Cobertura:
125g de chocolate branco de boa qualidade picadinho
170g de cream cheese, temperatura ambiente
6 colheres (sopa) - 84g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¼ xícara (35g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Comece preparando as quincans em calda: misture a água e o açúcar em uma panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e deixe ferver. Junte as quincans e deixe a mistura ferver novamente. Reduza o fogo para médio e cozinhe até as quincans ficarem macias e o líquido engrossar levemente e ficar com consistência de calda, cerca de 20 minutos. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente (as quincans podem ser preparadas com até 1 semana de antecedência – cubra e conserve na geladeira).

Agora, os bolinhos: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre dezoito cavidades em duas formas de muffin – 1/3 xícara (80ml) cada cavidade – com forminhas de papel.
Coloque o chocolate em uma tigela refratária e leve ao banho-maria, com a água fervendo em fogo mínimo, mexendo até o chocolate derreter. Remova do banho-maria e deixe esfriar ligeiramente.
Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal. Na tigela grande da batedeira, bata o açúcar, a manteiga e a baunilha até obter uma mistura bem cremosa. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Junte o chocolate branco à massa e misture para combinar. Acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite de coco, começando e terminando com os ingredientes secos.
Divida a massa igualmente entre as forminhas preparadas. Asse até que os cupcakes comecem a dourar e cresçam, 20-25 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha (os bolinhos podem ser feitos com 1 dia de antecedência – guarde-os em recipiente hermético em temperatura ambiente).

Agora, a cobertura: Coloque o chocolate em uma tigela refratária e leve ao banho-maria, com a água fervendo em fogo mínimo, mexendo até o chocolate derreter. Remova do banho-maria e deixe esfriar ligeiramente. Na tigela grande da batedeira, bata o cream cheese, a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal até obter um creme fofo. Junte o chocolate derretido aos poucos, batendo. Deixe a cobertura em temperatura ambiente até engrossar ligeiramente e ficar com uma consistência boa para espalhar (leve à geladeira por alguns minutos se necessário).

Montagem: espalhe a cobertura sobre os cupcakes. Remova as fatias de quincam da calda, escorra bem e decore o topo dos cupcakes com elas (os bolinhos podem ser montados com até 2 horas de antecedência – deixe em temperatura ambiente).

Rend.: 18 cupcakes – fiz 2/3 da receita acima porque só tenho 1 forma de muffins (com 12 cavidades) e consegui exatos 12 cupcakes

19 comentários:

saboracasa disse...

está com aspecto delicioso
parabéns por sugestões fantásticas e lindas :)
bjs
paula

Vivian Luiz Coco disse...

Nossa, adoooooro chocolate branco. Humm... água na boca!
Taí, quincans são novidade para mim, vou pesquisar!
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Paty
Estou na minha fase "cansada de chocolates", mas quando voltar a "ativa" vou tentar esse cupcake!
Me diz uma coisa: aonde você consegue essas forminhas maravilhosas de cupcake?! Uso as da Mago e da Wilton mas elas sempre ficam feias depois que asso os bolinhos :( ....
Boas noticias! No Chile existe sementes de papoula para vender! Agora posso fazer aquele bolo de maracujá!
Beijos
Paty Vieira

Dricka disse...

Você é ótima! Comprei uma bandejona de quincans só porque estavam perfeitas e estava me perguntando em que elas se transformariam.Agora sei.
Bjs

Graciela disse...

Não há bolinhos mais lindos do que esses cupcakes, muito bom!

Bjs GrA

Gourmet e Gourmand disse...

Olá Patrícia! Que bom que recebeu bastante sugestões para sua próxima leitura. Os Cupcakes devem ter ficado um deslumbre de gostoso :)
Passei aqui também para dizer que começou hoje lá no blog uma "série" interessante. Os próximos posts serão cítricos :) Passa lá quando puder! Você já sabe onde fica a cozinha :)
Um abraço

Fernanda Frias disse...

Pat, esse cupcake ta me deixando com água na boca. Essa idéia de usar quicans é magnifica! Deixa eu te perguntar.. to pensando em fazer essa receita para uma festa, quanto tempo aguenta sem perder a maciez?
Beijo grande

Andrea Vanzin disse...

Oi Patricia!
Primeira vez que venho aqui. Adorei o blog, as receitas e as fotos!!! Tudo lindo e com certeza delicioso.
Bjs

Sabrina Romano disse...

hum, amada deusa, não tenho chocolate branco, mas fiz um bolo de chocolate que você postou, que leva cacau e água quente...Não poderia ser diferente; estava divino! Bjs

Rhavenna disse...

Oi Patrícia!Amo o seu blog,ele é um tributo à gastronomia!Já fiz várias receitas e não teve uma que não tenha gostado!
Parabéns pelo blog!

Bruna Leite disse...

Patrícia, essa receita me caiu como uma luva! Estou com umas kinkans em calda, que fiz para acompanhar um cheesecake. Não sabia com o que usava as pequeninas... Estou levando a receita comigo!

Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey's! beijos

Rosana Xavier disse...

Nossa tirar coroço de kinkan, NIMGUEM MERECE, mas vale a pena.
Parabens, deve estar uma dilicia ehehehehe Bjs

Rosa Lucena disse...

Patrícia!
Puxa, não acabei passando no blog antes, senão também teria dado minha dica de leitura (já que é um dos meus hobbys preferidos...). Agora que tem uma lista enorme de sugestões, nem vou falar mais... hehe

Queria saber quais são seus livros preferidos! (não estou falando de livros de receitas, já que vi o link alí em cima para seus livros favoritos sobre o assunto!). Conte-nos sobre histórias que não saem de sua cabeça, personagens, enfim!

Ficaria feliz de ler sobre isso junto de suas receitas fabulosas =)

Abraços para você e tudo de bom!

Ps- ultimamente fiz bolos demais. Estou precisando de receitas sem muito açúcar (ou meus pais diabéticos não se aproveitarão de minhas aventuras culinárias...hehe). Acho que vou parar um pouco de fazer doces =p

tatiane disse...

Que lindinhos que ficaram os cupcakes na forma de bolinha! Sabe que fiquei igual uma besta tentando saber o que era quincan, até que descobri que era só a grafia diferente, dã!
beijos

linksdistodaquilo disse...

Olá!

Lindos e com aspecto delicioso, parabéns!

Beijinho, tenha um lindo dia e uma boa semana!

Patricia Scarpin disse...

Paty Vieira, as forminhas foram compradas on Etsy, numa lojinha chamada Cupcakesocial. E elas não ficaram bonitas depois de assar os bolinhos (diferentemente das verdinhas que usei uma outra vez, do mesmo modelo). Por isso coloquei cada cupcake dentro de uma forminha nova para fotografar (uma forminha dentro da outra).
Beijo!

Adoce a vida, não sei te responder, os meus cupcakes acabaram no dia seguinte...

Rosa Lucena, tenho alguns preferidos, o #1 é "O Apanhador no Campo de Centeio" e o #2 é "A Cor Púrpura" (li ambos tanto em inglês quanto em português e prefiro os originais). Qualquer hora faço um post sobre isso.
Beijo!

Sue disse...

Mas que cara boa!!!hummmm...

Sil disse...

Fiz esses cupcakes ontem!!! Divinos!!!

Patricia Scarpin disse...

Sil, que notícia boa! Adorei saber!