terça-feira, agosto 09, 2011

Barrinhas de amêndoas e geléia (Bakewell slice) e CDs e livros quase esquecidos

English version

Bakewell slice / Barrinhas Bakewell (barrinhas de geléia e amêndoa)

Tentando organizar – pelo menos um pouquinho – os meus CDs encontrei esse aqui: eu o comprei em 1996 por causa de 3-4 canções, mas alguns dias depois todas as faixas haviam se tornado favoritas – e ainda são. Eu amo, amo, amo Erasure e apesar de não ter ouvido esse CD por muitos meses comecei a cantarolar cada uma das músicas logo que o coloquei para tocar.

Sentir falta de certas coisas que possuo é o que me fez querer preparar alguma receita do "Feast" – apesar de ter comprado o livro em 2007, não o uso com freqüência, mas toda vez que o faço consigo algo gostoso; Estas barrinhas não são exceção.

Barrinhas de amêndoas e geléia (Bakewell slice)
do Feast: Food to Celebrate Life

- xícara medidora de 240ml

Base:
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) - 220g - de farinha de trigo
1/3 xícara (47g) de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, gelada e picada

Recheio de frangipane:
2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal
4 ovos
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
1 ½ xícaras (150g) de farinha de amêndoas (amêndoas moídas)
2/3 xícara (80g) de amêndoas em lâminas
1 xícara cheia de geléia

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de metal de 20x30cm. Forre-a com papel alumínio, deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”. Unte o papel alumínio com manteiga.
Comece preparando a base: coloque a farinha, o açúcar de confeiteiro e o sal no processador de alimentos e pulse para combiná-los e remover quaisquer carocinhos. Junte a manteiga e processe até conseguir uma farofa grossa, que forme uma massa ao ser pressionada com as pontas dos dedos. Transfira a mistura para a forma preparada e pressione-a por toda a base da forma. Asse por 20 minutos ou até que a base comece a dourar.
Prepare a cobertura: derreta e manteiga e reserve. Coloque os ovos, o açúcar refinado e a farinha de amêndoas no processador de alimentos e processe até obter uma mistura homogênea. Em uma frigideira seca, toste as amêndoas em lâminas até que dourem levemente. Reserve.
Assim que a base estiver pronta, retire-a do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Espalhe a geléia sobre a base. Ligue o processador e, com o motor ligado, vá despejando a manteiga derretida sobre a massa, processando até combinar. Despeje esta mistura sobre a camada de geléia e cubra com as amêndoas tostadas. Asse por 35-40 minutos ou até que a cobertura esteja dourada (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha. Corte em barrinhas para servir – as barrinhas são melhores quando servidas ainda mornas, mas também são deliciosas em temperatura ambiente.

Rend.: 16 unidades

11 comentários:

Richie disse...

Adoro Bakewell, Pat! Suas barrinhas ficaram lindas! bjo

Lua Limaverde disse...

Pat, essa semana postei receita do Feast também, gosto muito, acho um livro especial! Ficaram lindas as barrinhas! ;D Bjs!

Gourmet e Gourmand disse...

Erasue! Impossível não ser fan. Eu também adorooooooo!!!!
Suas barrinhas me cairiam bem agora, pois tô com uma vontade de comer algo doce. Devem ter ficado uma delícia mesmo :)
Um abraço

Aniele Pádua disse...

Que delícia Pat!
Cada vez que chego aqui me surpreendo com tantas receitas gostosas!
Essa vou experimentar com certeza! Sempre tenho geléia na geladeira e eu adoro amêndoas!
Obrigada por dividir suas delícias conosco!
Bjo, bjo!
Ani.
www.aninteriores.blogspot.com

Maria Clara disse...

Adoro tanto os textos "adicionais" às receitas, Paty, vc não imagina o quanto!!!
Parabéns! Por tudo. Sempre.
bjinhus

Eva disse...

Pronto. Sabe o que vc me fez? Agora vou ter que fazer barrinhas essa semana. E provavelmente vou acordar cantarolando "Little Respect" amanhã, rsrs...

Sabrina Romano disse...

Nossa, você sabe que arrasou nessa, não?!? Além das barrinhas estarem irresistíveis, a foto ficou extremamente artística; as xícaras, o tom do chá, a iluminação... Ah, mulher, sou muito sua fã! bjs ;)

Elisa disse...

Oi Pat!

Já falei outras vezes que AMO suas fotos! E repito: amo suas fotos! rsrsrs... Desculpe perguntar, mas qual máquina vc utiliza?

beijo
elisa

Myla disse...

Também adoro as produções das fotos, lindas!!!

Patricia Scarpin disse...

Elisa, uso uma Nikon D40, lente 18-55mm.
Beijo!

Luciana Leal disse...

Oi Patricia!
Essas barrinhas estão com cara de estarem deliciosas!! Estou pensando em fazer e dar de presente pra uma amiga, vc acha que fica legal colocar em saquinhos transparente com uma fita colorida? Bjs