quarta-feira, agosto 24, 2011

Muffins de mirtilo com cobertura de doughnut e Indiana Jones

English version

Blueberry muffins with doughnut topping / Muffins de mirtilo com cobertura de doughnut

Apesar de ter sido responsável por trazer Ralph pra minha vida eu não gosto do Steven Spielberg como diretor; acho que a maioria dos filmes dele tem um toque piegas que não me agrada. Entretanto, adoro a trilogia Indiana Jones, cada um dos filmes, sendo o primeiro o meu favorito.

Vocês devem estar pensando, “por que será que ela está falando de Indiana Jones?” – bem, depois de vários muffins de mirtilos desastrosos – alguns muito pesados, outros com gosto de nada – a receita absolutamente perfeita da Flo Braker se tornou o meu Santo Graal dos muffins de mirtilo. :D

Muffins de mirtilo com cobertura de doughnut
do ótimo e delicioso Baking for All Occasions

- xícara medidora de 240ml

Muffins:
1 ¾ xícaras + 1 colher (sopa) - 255g - de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (180ml) de buttermilk*
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 89g - de manteiga sem sal, derretida e ainda morna
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de raspas de casca de limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras (225g) de mirtilos frescos

Cobertura de doughnut:
½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 ½ colheres (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, derretida

Pré-aqueça o forno a 190°C; unte com manteiga e enfarinhe uma forma para muffins com 12 cavidades.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato e o sal. Em uma tigela média, misture bem com um garfo ou fuê o buttermilk, a manteiga, os ovos, as raspas de limão e a baunilha. Junte esta mistura aos ingredientes secos e misture levemente com um garfo – não misture em excesso nem bata a massa ou os seus muffins ficarão duros; massa de muffin não é lisa e homogênea como massa de bolo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture levemente os mirtilos à massa.
Divida a massa entre as cavidades da forma preparada enchendo-as até ¾ de sua capacidade. Asse até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos e então os desenforme com jeitinho, transferindo-os para a gradinha.
Prepare a cobertura: em uma tigelinha, misture bem o açúcar e a canela. Com os muffins ainda mornos mergulhe o topo de cada um deles na manteiga derretida e em seguida no açúcar com canela. Volte os muffins para a gradinha.
Sirva morninhos ou em temperatura ambiente.

* para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 12 unidades – fiz metade da receita acima, usei forminhas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e consegui 8 muffins

13 comentários:

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Patrícia!

Como é lindo o seu blog! Sou apaixonada pela sua delicadeza expressada através das fotos! Posso ficar horas e horas passeando pelas receitas e não me canso!
Sempre passo por aqui, mas até agora eu não deixado nenhum recadinho... E hoje me inspirei: aqui estou!
Obrigada por compartilhar toda a sua dedicação à culinária!
Parabéns!!!

Tenha um ótimo dia!
Abraços,
Cintya Maria

Lua Limaverde disse...

Essa eu tenho que testar! :D

Ana Rita Marreiros disse...

Simplesmente perfeitos!!

Bjoka
Rita

Simone disse...

Também sou muito fã dos Indiana Jones! E mirtilos...
Esse vai para minha "to do list"!
Beijos

Janaine disse...

Oi,
Simplismente apetitoso! Acredito que você está conseguindo tranmitir todo sabor atraves da imagem. Estou encantada com o mundo dos blogs de culinária. Isto está me incentivandoa a aprimorar meus pouquissimos conhecimentos.
Parabéns pelo lindo blog!

Marcia Gullo Tiberio disse...

Quanto ao Indiana, sou fã de carteirinha, quer dizer de album...
Do primeiro filme tive até album de figurinhas... pena que esta perdido...
Bejus

Marcia Gullo
www.blogdagullo.blogspot.com
www.pecadosdagullo.blogspot.com

Mariana D. Zamprogna disse...

Patrícia!
Sempre acompanho suas receitas e tenho vontade de testá-las todas!
Percebi que você sempre cita livros da Amazon.com e queria saber se você comprá-los pela internet - afinal, os preços são ótimos e também têm inúmeros utensílios para confeitaria...
Um abraço,
Mariana.

Meu Canto Na Cozinha disse...

Ola
Se essa receita vc elegeu como a preferida, vou testar com certeza
Bjs
Paty

Gourmet e Gourmand disse...

Seus muffins ganham desparado para a trilogia do Jonnes :)
Um abraço

Dricka disse...

gosto muito de indiana jones tambem, mas pirei mesmo nessa cobertura dos muffins, acho que ficaria linda em qualquer bolo fofinho tambem.
Bjs

Myla disse...

Preciso ir um dia ao hortifruti só pra comprar mirtilos e fazer suas receitas hmmm
Adorei a sua gradinha, de onde é? :)

Patricia Scarpin disse...

Mariana, compro livros na Amazon, sim. Agora eles também liberaram entrega de outras coisas, mas os impostos e o frete deixam tudo muito caro. Os livros valem muito a pena, viu?

Myla, a gradinha é de Londres.

tatiane disse...

Pat, essa cobertura sobre os muffins me assanhou aqui!
Ah, eu notei que meus muffins ficam melhores - mais saborosos - com mirtilos frescos, mesmo quando estão azedinhos.
beijão