segunda-feira, agosto 22, 2011

Bolo de limão siciliano e gengibre - uma sessão de baking inspirada por The Cure

English version

Lemon ginger cake / Bolo de limão siciliano e gengibre

Há canções que amo desde criança cujas letras ainda não entendo completamente, mesmo depois de ter aprendido inglês – viva a Internet. :)

Semana passada passei boa parte do meu horário de almoço ouvindo algumas destas canções e acompanhando a letra online. “The Caterpillar”, uma das minhas favoritas – cujo clipe é bem bacana também – era quase um mistério completo para mim; ler que o Robert Smith canta “dust my lemon lies with powder pink and sweet” me lembrou de que havia séculos que eu não preparava um bolo de limão siciliano – então fiz um e adicionei gengibre cristalizado à massa (inspirada por uma receita da Martha).

Ótima canção, bolo idem. :D

Bolo de limão siciliano e gengibre
um nadinha adaptado do sempre delicioso Baking by Flavor

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2 ¾ xícaras (385g) de farinha de trigo
1/3 xícara (40g) de farinha para bolo*
½ colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
2 xícaras (400g) de açúcar refinado
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
4 ovos grandes
1 xícara menos 2 colheres (sopa) de buttermilk**
1/3 xícara cheia de gengibre cristalizado bem picadinho***

Calda:
½ xícara (120ml) de suco de limão siciliano
½ xícara (100g) de açúcar refinado

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga (ou use cooking spray) uma forma canelada, do tipo Bundt, de 25cm de diâmetro (com capacidade para 10 a 12 xícaras de massa).
Peneire a farinha de trigo, a farinha para bolo, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal em uma tigela média e reserve.
Bata a manteiga na tigela grande da batedeira, em velocidade média, por 3minutos. Junte o açúcar refinado em três adições, batendo por 1 minuto a cada adição. Junte a raspas de limão e o suco. Acrescente os ovos, um a um, batendo por 30 segundo depois de cada adição.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes peneirados em três adições, alternando com o buttermilk (em duas adições), começando e terminando com os ingredientes secos. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture o gengibre à massa. Transfira a massa para a forma preparada e, com jeitinho, sacuda a forma para que a massa assente. Alise a superfície da massa. Asse o bolo por 55 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe o bolo esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 5-8 minutos, e então, com cuidado, desenforme-o sobre a gradinha. Coloque um pedaço de papel manteiga sob a gradinha (para eventuais respingos de calda).
Prepare a calda enquanto o bolo esfria na forma: em uma tigela, misture o suco de limão e o açúcar – não use nada de cobre, ferro ou alumínio, pois tais materiais reagem em contato com o limão. Com o auxílio de um pincel macio, pincele todo o bolo com a calda, incluindo as laterais. Deixe esfriar completamente antes de fatiar – peneire açúcar de confeiteiro sobre o bolo antes de servir se desejar.
O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 3 dias.

* farinha para bolos caseira: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

** para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

*** se eu fizesse esse bolo novamente aumentaria a quantidade de gengibre cristalizado, pois adoro o ingrediente; ajuste a quantidade de acordo com o seu gosto

Rend.: 16 porções

19 comentários:

Luciana Betenson disse...

Que lindeza Pat :-) Acho que você devia investir nesta carreira de produtora de fotos de comida, você é muito boa!

Lua Limaverde disse...

Que bolo lindo, Pat! Acabei de postar "com gengibre" também, é tão bom, né? Dá um up em tudo! Eu também não me importava em não entender certas letras, isso só aumentava o mistério e o fascínio pelas canções que eu ouvia, acho que até hoje, rs. Beijos!

CRISTIANE LARA disse...

Oi Pat, tudo legal ? Sempre gostei do The Cure também (boa parte das canções) e esse bolo aí está divino. Limão e gengibre são ótimos, né ? Não pode faltar na cozinha nunca ! Beijocas

Teresa disse...

Oi Pat, Adoro seu site suas fotos, acho tudo lindo.
Vou sem duvida fazer este bolo de limão.
Vc teria uma receita de glacê ?aquela de açucar e agua ou açucar e suco.Não estou conceguindo chegar num ponto legal. Beijos e obrigada.

Meu Canto Na Cozinha disse...

Limao siciliano eh o meu preferido para bolos! Fica divino!!
Bjs
Paty

Shapalmas disse...

Hummmm que delicia...adoro bolo de limao...e essa foto esta linda e apetitosa...sao suas as fotos tambem?Maravilhosas...beijinhos

Raquel Alabaça disse...

Deve ficar super saboroso!

Bjs

moranguita disse...

nunca usei gengibre cristalizado mas nao ha como provar e ver
beijinhos

Gabi Butcher disse...

Adorei!!! E olha que a Lu Betenson tem razão!!! ;)

OLIVER CUPCAKES disse...

Como eu gostaria deste bolo no meu cafe da manha... Perfeito!!! Vou fazer...bjx

tatiane disse...

Pat, preciso experimentar algo com gengibre cristalizado. Outro dia comprei um potinho dele - pura influência sua! Achei tão bom que não sobrou muito para pensar em fazer uma receita com ele.
beijos, querida

Confraria dos Nobres disse...

Oi Patrícia, tem sorteio lá no blog.
Abraço
Lara

Verena disse...

Pat, amei a receita! Tenho lindos limões sicilianos aqui e gengibre cristalizado...vai rolar!
Um beijo grande!

Anônimo disse...

Oi Pat,
também adoro tudo o que é cítrico.
A receita do bolo foi direto pro meu caderninho...
Também amo Cure,Smiths,Duran Duran,Depeche Mode,Information Society,A-ha...e sinto muita falta dessa época!
Um grande beijo!

Julia disse...

Patricia,
vejo que você sempre faz isso e fiquei com uma curiosidade: qual o efeito dessa farinha para bolos batizada de maisena? Por que você faz essa "mistrura" ?
O bolo está tentador, acho que vou fazê-lo. ;-)
Abraços,
Julia

Patricia Scarpin disse...

Julia, porque nas receitas americanas é pedida a cake flour, que não temos aqui e que dá uma boa leveza a bolos e afins. Um jeito de substituí-la é usar essa mistura de farinha e maisena.
Espero que goste do bolo!
Beijo!

Filha+Mae na cozinha disse...

Cada vez que venho a este blog as fotos e os bolos estao cada vez mais bonitos e deliciosos.
Bjs Mariana R.

Mariana Noronha disse...

Eu já fiz essa receita algumas vezes...desde que a vi pela primeira vez fiquei doida para achar gengibre cristalizado...tive que trazer dos EUA, pois em Salvador não acho...
Enfim...amei e queria lhe agradecer!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mariana!
Que bom saber que o bolo deu certo e que a receita lhe agradou - beijo e obrigada por vir aqui me contar!