quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Pudim de pão com gotas de chocolate

English version

Chocolate chip bread pudding / Pudim de pão com gotas de chocolate

Minha irmã me fez assistir ao horroroso “Caça às Bruxas” – tenho de dizer que agüentar o Nicolas Cage por 1 hora e meia é uma baita prova de amor. :)
Quando o filme acabou e o nome do Dominic Sena apareceu na tela tudo fez sentido para mim – não há meio de um filme bom sair de um diretor ruim.

Por outro lado, sempre espero ótimas receitas da Nigella – e este pudim de pão não é exceção. Entretanto, tenho um conselho para vocês: só façam esta receita quando houver mais gente em casa. :)

Pudim de pão com gotas de chocolate
do Nigella Kitchen

- xícara medidora de 240ml

250g de pão amanhecido, em cubinhos de 2,5cm (aprox. 5 ½ xícaras de cubos)
½ xícara (92g) de gotas de chocolate amargo
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
2 colheres (sopa) de rum escuro
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
2 xícaras (480ml) de leite integral
4 colheres (chá) de açúcar demerara

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma ou pirex redondo de 24cm de diâmetro. Coloque nela os cubinhos de pão. Distribua entre eles as gotinhas de chocolate.
Numa tigela, bata os ovos, o açúcar mascavo, o rum, o creme de leite e o leite. Despeje esta mistura sobre o pão e reserve por 20 minutos para que o pão absorva o líquido. Salpique com o açúcar demerara a coloque o pirex dentro de uma assadeira. Asse por 40-50 minutos ou até que doure e firme.

* capacidade para aprox. 6 xícaras (1,5l)

Rend: 4-6 porções

23 comentários:

Samy disse...

Ahh eu quero ver esse filme :P e o do Hopkings novo tb :)..
Nunca gostei do Nicolas Cage, sem ter visto os filmes dele, depois acabei vendo uns e aprovei o moço, tambem descobri que ele é o best do meu amado Johnny, dai melhorou tudo :P hauhauah

Estou aqui com uma pizza de 'rap 10' no forno! almoço quick e atrasado, to azul de fome!!!!!

Amei a foto, a fita de setim com bolinhas ficou UM CHARME! amo fitas fofas! :)

Beijos pat!

beijo

Barida disse...

Querida Patricia,
nunca vi esse filme mas agora fiquei curiosa :P ficou uma maravilha o seu pudim de pao :) Beijo

Ana Rita Marreiros disse...

Esse pudim já foi provado e aprovado aqui em casa...Sou fan da Nigella e quando posso faço uma receitinha dela.Saem sempre bem...

Bjokas
Rita

German disse...

I love it!

http://kitchenvoyage.blogspot.com/

Saam! disse...

Ah Pat, desanimei com o filme, haha, vou amanhã a noite assistir com o meu namorado.. espero gostar!
Mas quanto ao pudim, fiz no sábado para o pessoal daqui de casa, e todo mundo ficou com um gostinho de quero mais! Achei uma delícia!!

Beijos

Ah, muito obrigada pelo carinho em comentar em meu blog. De fato, o brownie de cacau é perfeito! Sua irmã tem razão em adora los! Virei mais uma adepta dele, haha

Beijos!s

Marisa Duarte disse...

Adoro pudim de pão! Está muito bonito super tentador!

Ana Elisa Granziera disse...

Yeap... também odeio o Nicolas Cage (principalmente agora que ele tinge o cabelo implantado dele – cara, envelheça com dignidade; cultive sua careca e seus cabelos brancos) e também adorei esse pudim de pão quando fiz. :D Gordice pura. Comi sozinha.
bjs

Renata disse...

nunca gostei do Nicolas Cage, mas piorou MUITO depois de assistir the wicker man! PEOR filme da face da terra! Se bem com um pudim desse do lado, assistiria wicker man de novo, fácil fácil ;)

ah pat, e quanto ao curd de abacaxi, faça com e sem limão, depois me conta qual foi seu preferido ;D

Sabrina Romano disse...

Humm... Perfeito para ser feito no sítio, nesse final de semana; tem cara de ser irresistível! Bjs, lindona!

ameixa seca disse...

Tenho a Nigella em boa conta, em comparação com o Jamie Oliver, ela surpreende-me sempre pela positiva :)

Catarina Collins disse...

Patrícia,
Ficou com um aspecto muito guloso...
De certeza que e' uma delicia : )
Se leva chocolate só pode ser bom.
Beijinhos

Petit´s Cupcakes disse...

Hummmyyy delicia!!!

Renata disse...

Pat, também nunca erro quando vou de Nigella. E esse pudinzinho.. Ai que delícia essa hora da manhã! :D

Beijão, querida!

Levi Pereira disse...

super diferente esse pudim de pão... gostei da ideia de acrescentar chocolate, já q os convencionais não tem...
bjo grande

Quéroul disse...

e eu que tô quase indo ver o do Hopkins??? Nicolas Cage, de tempos em tempos, fica camarada meu. mas sempre que penso nele, a primeira coisa que me vem à cabeça é 'bleargh'.

meio que que nem pudim de pão. desculpe, mas a ideia de pão molhado me dá muita aflição.
não comi, não gostei. :/

tatiane disse...

Pat, esse pudim tem tanta cara de inverno, de comer enrolada no cobertor. É bem provável que o livro da Nigella vai chegar mesmo depois que o verão acabar :(
Ah... o Nicolas Cage tem aquela cara de quem tomou muito remédio pra dormir, não gosto não.
beijos!

Ana Duarte disse...

Patricia! td bem?
como assim eu nao conhecia seu blog antes??? andei dando uma olhada nas receitas e vou tentar fazer...hehehe tentar né
BJOS, virei seguidora!

Andreia Braga disse...

Olá Patricia... primeira vez qestou escrevendo no seu blog, mas ja entrava aqui antes, e adoro seu cantinho, vc tem mãos de fadas!

Ja sou sua seguidora...

Bjs

Andreia Braga

http://geadocesegostosuras.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Samy, aaaaai! O filme é ruim demais, baby, fuja! :D
Que bom que vc gostou, querida, obrigada!
Beijão!

Barida, o filme é tão ruim... Mas o pudim é uma delícia. :D
Beijo e obrigada!

Ana Rita, eu também adoro a Nigella!
Beijo!

German, thank you for stopping by!

Saam, gosto é algo bem pessoal, né? A minha irmã adorou o filme. :D
O pudim é um sucesso! Que bom que vcs aí gostaram!
Beijo!

Isa, eu tb adoro! Obrigada!

Ana, eu reduzi a receita porque acabei comendo sozinha. De uma vez. Gordice, sim! :D
O cabelo dele piora a cada filme, é uma coisa impressionante. Parece aposta. haha
Beijo, querida!

Rê, esse aí eu nem vi, fiquei com medo do trailer. hahaha
Hum, quero muito fazer aquela curd!
Beijo, querida!

Sá, acho que vc vai gostar, querida!
Beijão!

Ameixa, eu gosto do Jamie também, mas prefiro a Nigella.

Catarina, obrigada!

Marcinha, obrigada!

Rê, ela é ótima, não?
Beijo!

Levi, você vai gostar, tenho certeza!
Beijo!

Quéroul, vc não sabe o que tá perdendo, querida. Acredite. :)
xx

Tati, eu comi o troço quente, num dia de calor, suaaaando. Mas valeu a pena. :)
Como diz a minha amiga @liliantrigo, ele é seqüelado. hahaha
Beijo, querida!

Ana, seja bem-vinda! Volte sempre!
Beijo!

Andreia, que bom que vc comentou, assim pude "conhecê-la"!
Obrigada, um beijo!

moranguita disse...

patricia nunca fiz pudim de pao
mas este esta tentadora-me simples.
acho que e desta que eu vou fazer:-)
beijinhos

Anônimo disse...

Vou tentar sua receita, parece-me deliciosa,mas vou substituir o chocolate escuro por um chocolate branco...Vc ja esperimentou um pudim de pao que servem no cafe da Nordstrom?Ate agora estou fascinada com o gosto...E tenho certeza, tinha chocolate branco ali!
Sobremesas de Nigella sempre me rendem bons momentos e doces elogios, receitas do seu blog tbm!
Camilla

Anônimo disse...

*experimentou!haha
DEsculpe-me pela falta de acentua'ca~ao, mas meu teclado esta de mau comigo!
Camilla

Anônimo 1 disse...

Deve ser incrível! Grata por compartilhar🙏