sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Bolo de cenoura veneziano

English version

Venetian carrot cake / Bolo de cenoura veneziano

Não sou daquelas que acham que alguém tem que amar tudo em seu país só pelo fato de ter nascido nele – não, definitivamente não é o meu estilo. Há muitas e muitas coisas no Brazil das quais não gosto, centenas de coisas que precisam mudar.

Dito isso, tenho de ser honesta com vocês: o bolo de cenoura veneziano da Nigella é bom, mas o nosso bolo de cenoura ganha de lavada. ;)

Venetian carrot cake / Bolo de cenoura veneziano

Bolo de cenoura veneziano
um nadinha adaptado do Nigella Kitchen

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
½ xícara (77g) de passas claras
¼ xícara (60ml) de rum
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
½ xícara (120ml) de azeite de oliva comum (não use extra-virgem), e um tiquinho extra para untar a forma
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos
2 ½ xícaras (250g) de farinha de amêndoas (amêndoas finamente moídas)
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
2 cenouras médias, passadas pelo ralador grosso (cerca de 2 xícaras)
raspas da casca e o suco de ½ limão siciliano
3 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas

Creme perfumado de canela:
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre o fundo de uma forma desmontável de 23cm de diâmetro com papel manteiga e então unte o papel e as laterais da forma com azeite.
Coloque as passas e o rum numa panelinha e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 3 minutos. Deixe esfriar completamente.
Numa tigela grande e com o auxílio de um fuê, misture o açúcar e a ½ xícara de azeite até que fiquem cremosos. Adicione a baunilha e os ovos e misture. Acrescente a farinha de amêndoas, a noz-moscada, as cenouras, as passas (e o rum que estiver nelas) e misture com uma espátula de silicone. Por fim incorpore as raspas e o suco de limão.
Transfira a mistura para a forma preparada e alise a superfície – a massa parecerá rasa dentro da forma. Espalhe as amêndoas sobre a massa eleve ao forno até que cresça levemente e doure, 30-40 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe sobre uma gradinha por 10 minutos. Remova as laterais da forma e deixe esfriar completamente. Transfira para um prato de servir.
Coloque o creme de leite, o açúcar e a canela numa tigela e bata até obter picos suaves. Sirva o bolo com o creme.

Rend.: 8-10 porções – fiz 2/3 da receita acima e usei uma forma redonda de 20cm de fundo removível

18 comentários:

Ana Elisa Granziera disse...

Não tem jeito, né? Também já experimentei vários bolos de cenoura europeus e americanos, e eles não têm nada a ver com o nosso. Tem que desencanar de comparar. Tem que preparar o bolo de cenoura sabendo no que você está se metendo. Mais ou menos como ver um filme do James Bond. Tem que ir no espírito da coisa. ;)
Mas ficou mais bonito do que o que ela preparou no video, hein? :D

Bjs!

Ana Rita Marreiros disse...

Ficou uma lindeza e deve ser guloso, mesmo sendo veneziano!rsrs
Bjinho
Rita

Luciana Betenson disse...

Apesar do que você disse, Pat, eu fiquei morta de vontade de comer este bolo!!

Barida disse...

Ola Patricia,
eu nunca experimentei o bolo de cenoura da Nigella embora tambem tenha o livro aqui em casa, mas justica seja feita o teu ficou com um aspecto bem mais apetitoso! e essa amendoinha por cima... hum, chama mesmo por mim ;-) Beijo e bom fim de semana

Karina disse...

Oi Pat, o bolo ficou lindo e pode até ser gostoso. Mas não troco o nosso brasileirinho por nada. Beijos

Ana disse...

Haha, gostei muito do q vc escreveu no comeco do post. Por mais q eu experimente diferentes tipos de bolo de cenoura, o brasileirinho q eu faco com a receita da minha avo eh sem duvida o mais gostoso. Nenhum outro eh tao gostoso quando o nosso bolo de cenoura fofinho e com cobertura de chocolate.
Aqui em casa todo mundo concorda - sempre q eu faco um bolo de cenoura diferente eles pedem p/ eu fazer "o bolo de cenoura do Brasil"!
Ana

Quéroul disse...

adoro é esse 'z' bem sutilmente irônico. :P

amo bolo de cenoura do 'nosso', mas esse seu aí tá uma coisa pecaminosa!

=*

Dani disse...

Lindo!! Eu acho particularmente lindos os bolos enfeitados com amendoas laminadas..rsrs
Mas imagino que o nosso seja melhor mesmo..com aquela baita calda de chocolate por cima entao..hmmm

Bjinsss

Belos e Malvados disse...

Aqui na Bahia não se tem muito o hábito de usar azeite de oliva em pratos doces, mas não deixa de ser uma proposta de sabor interessante.

Yse disse...

Que lindo!!! Amei só fazia o bolo de cenoura solado com cobertura de chocolate!
Esse vai ser o meu próximo! Amei

Levi Pereira disse...

O "nosso" é muuuito bom, mais esse tá P-E-R-F-E-I-T-O, uma cara ótima, parece ser bem úmido e macio.
bjãO, querida!

Lari/Jê disse...

O bolo tá lindo! Mas tenho que concordar com você, não há bolo de cenoura melhor do que o nosso, com calda de chocolate então... fica imbatível!!!!

Renata disse...

Pat, pode ser que não tenha ficado tão delicioso, mas certamente eu comeria um inteirinho dele! Está lindo com as cenourinhas dentro!

Beijão querida!

tatiane disse...

Pat, estou super de olho neste livro, só falta o marido decidir as compras dele pra fazer a encomenda. É bom mesmo o livro?
O bolo parece ótimo.
beijos!

Patricia Scarpin disse...

Ana, eu até abstraio dessas coisas, mas nesse caso a diferença foi super gritante... :D
Obrigada! Beijo!

Ana Rita, obrigada!
Beijo!

Lu, corre lá fazer, querida. :)
xx

Barida, obrigada! Esse livro dela é bem bom, não?
Beijo!

Karina, o nosso é bom demais, né? ;)
Beijo, querida!

Ana, haha, tá vendo, a gente concorda. :D
Beijo, querida!

Quéroul, eu fiquei com vontade de fazer o nosso agora. :D
Beijo, querida!

Dani, obrigada! Aquela caldinha de chocolate é mesmo uma coisa, né? :D
Beijo e obrigada!

Belos..., o bolo ficou bem úmido, viu? As amêndoas moídas e o azeite são os responsáveis.

Yse, obrigada!

Levi, ficou bem úmido sim!
Beijo!

Lari/Jê, obrigada!

Rê, querida, quase não reconheci o teu avatar novo - lindona!
Beijo e obrigada!

Tati, eu tô amando o livro, recomendo muito! Vc já viu os programas? Tem muita coisa no you tube, vale a pena assistir.
Beijo, querida!

moranguita disse...

patricia bem de aspecto eu deria que e uam maravilha mesmo:-)
mas claro que todos temos gostos diferentes e ainda bem:-)
vou levar a reciat na mesma para ca testar
beijocas

Leila disse...

Oi Pat, vc conhece uma receita de bolo de cenoura do Ottolenghi com um montao de especiarias e cobertura de cream cheese, limao, manteiga e acucar de confeiteiro? E de comer rezando, todos aqui em casa adoram, bju

Patricia Scarpin disse...

Leila, conheço sim. É o bolo de cenoura comum nos EUA, também.
xx