segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Sanduíches de sorbet de ameixa e cookies de melado

English version

Plum sorbet sandwiches with molasses cookies / Sanduíches de sorbet de ameixa com cookies de melado

Meus primeiros sanduíches de sorvete – e ficaram tão bons que deu vontade de repetir. :D

Apesar de os cookies terem escondido um pouquinho o sabor do sorbet – eu o combinaria com cookies de baunilha numa próxima vez – os sanduíches ficaram bem gostosos. :)

Falando em repetecos, estou torcendo para a Natalie Porman levar o Oscar este ano: não somente por sua fantástica performance em “Cisne Negro” mas também porque ela faz os discursos de agradecimento mais bacanas – sim, Natalie, não é nada legal ser um babaca; algumas pessoas que conheço deveriam lhe ouvir. :D

Sanduíches de sorbet de ameixa e cookies de melado
sorbet do Sunday Suppers at Lucques, cookies do Flour

- xícara medidora de 240ml

Sorbet:
450g de ameixas, bem maduras e suculentas
½ xícara (100g) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de mel
suco de ½ limão siciliano

Cookies:
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ¼ xícaras (220g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara de melado de cana
1 ovo
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de cravo moído
açúcar granulado para cobrir os cookies

Comece preparando o sorbet: corte as ameixas ao meio, remova os caroços e corte cada metade em quatro fatias. Misture as ameixas com o açúcar e o mel e reserve por 30 minutos. Transfira para o liquidificador e bata até obter um purê homogêneo – tentei o processador, mas a mistura ainda estava muito pedaçuda; tive que usar o liquidificador mesmo. Acrescente o suco de limão a gosto e misture.
Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora e então processe na sorveteira seguindo as instruções do fabricante.

Agora, os cookies: numa tigela média, misture a farinha, o bicarbonato, o gengibre, a canela, o sal e o cravo moído. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, misture a manteiga, o açúcar mascavo, o melado e o ovo em velocidade baixa por cerca de 10 segundos ou até combiná-los bem. Junte os ingredientes secos de uma vez e misture somente até incorporá-los totalmente. Transfira a massa para um recipiente hermético e leve à geladeira por pelos menos 3-4 horas ou de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga. Pegue porções de 1 colher (sopa) nivelada de massa e passe pelo açúcar granulado – se a massa estiver bem gelada você conseguirá fazer bolinhas antes de passar pelo açúcar.
Coloque nas formas preparadas deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 16-18 minutos ou até que os cookies rachem na superfície e estejam um nadinha firmes ao toque – os meus não craquelaram, por isso removi do forno quando douraram levemente na parte inferior. Deixe esfriar na assadeira, sobre uma gradinha, por 10 minutos, e então transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Rend.: cerca de 50 cookies

Montagem: coloque uma bola de sorbet – aprox. 2 ½ colheres (sopa) – no lado inferior de um dos cookies. Cubra com outro cookie (lado superior para cima), apertando levemente para fazer um sanduíche. Embrulhe em filme plástico e congele.

Rend.: cerca de 15 sanduíches – sobrarão cookies e eles podem ser guardados num recipiente hermético por até 5 dias

25 comentários:

Barida disse...

Patricia,
bem elegantes e originais as tuas sanduiches! da' logo vontade de dar uma dentadinha ;-) Beijo

São Ribeiro disse...

SANDUICHES DESSAS GOSTO EU.
FICARAM LINDAS.
BJS

Ana Rita Marreiros disse...

Lindas...E a foto está tão simples e tão elegante...

Parabéns pela tua técnica fotográfica, é mesmo deliciosa...

Bjinhos
Rita

Quéroul disse...

não tinha visto os agradecimentos do SAG - bem mais fofos do que aquele blabla nonsense do golden globe.
mas acho que eu tb torço pela Natalie Portman, mesmo sem ter visto seu filme ou qq outro. vamos ver, eu escolho candidatos no dia.

e fiquei CHOCADA de ouvir que se fala 'UÍnona' e não 'UAInona' Ryder. :o
paÇada!

lindo sorvete rosa, com bolachinhas fofas. mas acho que meus dentes não aguentam o friozinho do sanduichinho :(

=***

Karina Monteiro disse...

Sempre fico encantada com as suas receitas.

ameixa seca disse...

Sanduíches de sorbet só provei daquelas que existem à venda e não acho muita graça. Mas sorbet de ameixa com o toque do limão e do mel deve ser qualquer coisa de ir às nuvens e voltar :)

Unknown disse...

Hm, adorei a sugestão!

Natalie Portman provavelmente ganhará melhor atriz, pelo simples fato que é o principal filme com mulher protagonista do ano. Mas melhor filme acho difícil. Vi O Discurso do Rei e tô apaixonada, assista também!

Beijos!

Luzia disse...

Nossa, que lindo e inusitado :)
Ah se eu tivesse sorveteira...

beijos,
Luzia.

Grazi disse...

Concordo!! tinha acabado de postar no facebook sobre o filme e leio vc falando isso... fiquei extasiada com o enredo e com a Natalie. e só para que saiba não passo um dia sem passar na tua página, sempre achei desnecessário comentar entre tantos elogios que recebe, mas hoje nao me contive, tal qual o capricho e comprometimento de Natalie no filme, é o teu na cozinha. um grande beijo e que Deus te abençoe.

Lari/Jê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lari/Jê disse...

Que cores lindas... Parecem maravilhosos!!!

Cada dia me torno mais fã de suas receitas!

Karina disse...

Dá a mãozinha aqui... tô torcendo pela Natalie e espero que o calor diminua para eu ter coragem de ir para a cozinha nos próximos dias. Beijos

A Cozinha de HG disse...

Lindos biscoitos e, pra variar, linda foto!
Parabéns!
Bjos,
Heide

Cris disse...

Oi Patricia! tudo bem? Ficaram lindos e ótimos para um dia de calor como hoje... bjs

Monica Moura disse...

Mas q criatividade Patricia,vc deveria trabalhar no Fox Life!Parabens.:)

Sarah Abreu disse...

Ficaram lindos os sanduíches! Dignos de Oscar! ;o)
E, sim, concordo que a Natalie Portman deveria levar o Oscar por Cisne Negro. Assisti hoje e estou ainda processando! Quanta dor e quanta beleza!

Malu Allen disse...

Patricia,

Teu blog é lindo, as receitas são de dar água na boca e as fotos são fantásticas!

Vinha acompanhando, mas nunca tinha feito nenhuma das tuas receitas. Minha sobrinha (8) veio de férias e resolvi fazer com ela "panquecas americanas". Peguei uma receita sugerida por você e fizemos! Fácil, deliciosa e ela ficou mega feliz com sua primeira experiência culinária! Foi embora com a receitinha copiada e a promessa de fazer para a família em SP. Ainda vou fazer um post sobre isso lá no blog e colocar as fotinhos!

Ontem me empolguei e fiz o bolo de banana com especiarias! Ficou uma delícia, apesar de denso como você falou!

Obrigada por compartilhar essas delícias!

Um beijo grande,

Malu Allen
http://moderninhaultrapassada.blogspot.com/

Samy disse...

Pat que apetitoso!!!!!!!!
Nunca comi cookies de melado! Agora estou com desejo :P

Ainda nao assisti Black Swan, tentarei ver antes do Oscar e quem sabe torcer por ela também, acompanhei as outras premiações e ela realmente fez ótimos discursos :)

beijos, boa semana!!

Ana Paula disse...

Patrícia!
Parabéns por mais essa receita deliciosa. Tudo muito caprichado e lindo!
Bjs.

Saam! disse...

Depois de ver os sanduiches de cookie com sorvete do Chuck, no GNT, fiquei alucinada por eles, e agora os vejo por aqui, com sabores tão diferentes, isso deve ser um sinal de que terei que faze los tbm!! haha

beijo grandes

Renata disse...

Pat, esse sorbet de ameixa parece demais! Minha sorveteira já está no freezer para um caso de emergência como esse!

Beijão!

Kátia Aguiar disse...

Olá Patricia,
Tem tempo que não posto aqui, mas sempre passo pra ver o teu bom gosto em forma de delícias.
E hj passo concordando com sua opinião em relação a Natalie em Cisne Negro. Sai do cinema estupefata com o balé e com a atuação dela. O filme me deixou arrepiada.
Um bjo.
Kátia Aguiar.

tatiane disse...

O sorbet ficou com uma cor linda, parece framboesa!
Ah, encomendei o livro da Nigella, em algum momento de março deve chegar.
beijos, querida

Patricia Scarpin disse...

Barida, muito obrigada!
Beijo!

São33, obrigada!

Ana Rita, que bom que vc gostou, obrigada!
Um beijo!

Quéroul, eu gostei do blablabla do Golden Globes - adorei os dois discursos, na verdade. :)
Antes de provar eu achei que eles ficassem duros/super gelados, mas não, dá pra morder na boa. :)
Beijo!

Karen, muito obrigada!

Ameixa, nunca provei dos comprados - mas tenho certeza de que os caseiros são bem melhores. ;)
Obrigada, querida!

Cela, não podemos esquecer de que Anette Benning vem aí, tb - apesar de eu achar que ela não merece desta vez, o povo adora, né?
Beijo!

Luzia, obrigada! Eu adoro a minha sorveteira. :D
Beijo!

Grazi, pois saiba que eu fico pra lá de feliz com os comentários, viu? Escreva sempre! :D
Beijo e obrigada!

Lari/Jê, obrigada!

Ká, vamos torcer juntas, minha querida.
xx

Heide, muito obrigada!

Oi, Cris! Obrigada, querida!
Beijo!

Monica, muito obrigada! haha, eu acho aqueles programas do Fox Life super toscos, sabia? :D
Beijo!

Sarah, o filme é uma avalanche, não? Tb fiquei com mil coisas na cabeça dias depois de ter visto.
Beijo, querida!

Malu, muito obrigada! Que bom que vc gosta daqui!
Adorei a história das panquecas - que fofa a sua sobrinha! E fiquei feliz sabendo do bolo tb, obrigada por vir aqui me contar, viu?
Um beijo pra vc e um pra sua sobrinha!

Samy, querida, acho que vc iria adorar!
Torce por ela, torce por ela! :D
xx

Ana Paula, obrigada!
Beijo!

Saam, faz tempo que não vejo o Chuck, adoro!
Beijo!

Rê, o bacana é que a receita pede tão poucos ingredientes e o resultado é uma delícia.
Beijo, querida!

Kária, tudo bem? O filme é mesmo um banho da Natalie, ela está simplesmente perfeita. :)
Beijo e obrigada!

Tati, eba! Depois me conta tudo do livro? Beijo, querida!

marcel gussoni disse...

Patricia,
estou com o sanduíche de sorvete na minha "to do list" há um tempão. Acabei de ganhar mais um motivo pra fazer rapidinho ;)

bjs