domingo, fevereiro 13, 2011

Trufas de chocolate branco e maracujá

English version

White chocolate passion fruit truffles / Trufas de chocolate branco e maracujá

Vocês podem até achar que estou numa fase maracujá, mas o que realmente aconteceu foi que me empolguei, comprei um montão de maracujá e por isso precisei usar todas as frutas. :)

Estas trufinhas são macias, gostosas e o azedinho do maracujá equilibra perfeitamente o doce do chocolate branco. Vocês podem seguir a receita da Candace e banhar as trufas em chocolate, mas eu não fui corajosa o suficiente para tentar isso num dia de 32°C. :)

Trufas de chocolate branco e maracujá
receita daqui; vontade de fazer trufa veio do Baked: New Frontiers in Baking

- xícara medidora de 240ml
560g de chocolate branco de boa qualidade, bem picadinho
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
¾ xícara (180ml) de polpa de maracujá – eu mantive as sementes
açúcar de confeiteiro, peneirado, para cobrir as trufas

Coloque o chocolate em uma tigela grande. Aqueça o creme de leite e a polpa de maracujá em pequenos recipientes, separadamente, até que comecem a ferver – aquecê-los separadamente vai evitar que a polpa da fruta talhe o creme de leite.
Despeje o creme de leite quente e metade da polpa de maracujá sobre o chocolate. Espere 1 minuto e então misture delicadamente com uma espátula de silicone. Quando a mistura estiver homogênea e cremosa, adicione a polpa de fruta restante, misturando bem. Leve à geladeira por algumas horas até firmar.
Com o auxílio de uma cookie scoop ou colherinha, separe porções de aproximadamente 2,5cm e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Se a mistura amolecer demais volte à geladeira para firmar. Com jeitinho e rapidamente, forme bolinhas com as porções de trufa. Leve novamente à geladeira para firmar e passe-as pelo açúcar de confeiteiro. Mantenha na geladeira.

Rend.: cerca de 100 trufas – fiz metade da receita acima, usei 1 ½ colheres (chá) cheias de ganache por trufa e consegui 30

29 comentários:

Quéroul disse...

ai, que fofinho.
eu não sou muito chegada em trufas, mas acho que de maracujá deve ser uma delícia.

que fofinha a sementinha aparecendo naquela ali, ó...

=***

A Cozinha de HG disse...

Que apetitoso! Parece brigadeiro de leite ninho, que eu adoro!
Bjos,
Heide

Rita disse...

Não sou fã de chocolate branco, mas sou fissurada em maracujá. Acho que adoraria essas delicinhas...

Linda foto, ;-)

Bj,
Rita

Samy disse...

Eu AMO maracujá, vai pros meus favorites também! :) beijos Pat

Autora do Blog disse...

Muito apetitosas.
Ficaram lindas.

Dny disse...

Amo chocolate branco..imagine com maracujá que delicia! A fruta deve tirar aquele adocicado forte do chocolate branco..

bjoo

tatiane disse...

Pat, comprei o chocolate branco da Callebaut, que diferença pra derreter, sem falar no sabor!
Adorei as trufinhas, vou esperar temperaturas mais amenas para usar chocolate.
beijos!

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAA minhas tão sonhadas trufas de maracujá! Delícia! Qtos maracujás precisam pra dar 3/4 de xícara? Vou comprar amanhã!
Beijos

Saam! disse...

Delicinhas de trufas hein, com esse calor comer essas trufas bem geladinhas seria uma bela sobremesa de domingo!
Lindas, como sempre!


Beijos!

Belos e Malvados disse...

Chocolate com maracujá sempre é uma boa combinação. Particularmente prefiro doces passados no açucar cristal. Cria uma crosta deliciosa de um dia para o outro. O problema é sobrar.

Anônimo disse...

ola queria saber o que e uma cookie scoop ??? daria para mostara uma foto e com ela que vc modelou a trufa??? obrigada debbie

Ana Paula disse...

Patricia, que refrescante! Embora não seja fã de chocolate branco, sei que o maracujá fez toda a diferença nessas delícias!
Bjs.

Lari/Jê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lari/Jê disse...

Deu água na boca essa receita.
Sou chocólatra assumida e amo maracujá. Essa receita parece perfeita pra mim =D

Larissa

Cantinho da Jana!!! disse...

Tenho verdadeira paixão por trufas e com maracujá então..aafffff de babar..rs

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Jonas Marquezini disse...

Patricia, tenho que confessar que adoro chocolate, mas que tenho bastante medo dele, estou (quase) acertando um curso com a Simone Izume, pra ver se minha relação com o chocolate melhora!!!
Bjos

Carol disse...

huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm...
PARECE SENSACIONAL!!!!!!!!

Adorei

Nat disse...

Nossa Patrícia, eu AMO tudo q leva maracujá!

Fiquei felicíssima q vc postou esta receitinha, ainda mais de trufas!
Muito obrigada, eu devo fazê-la dentro de pouco tempo!!! ;D

Aliás, faço um apelo aqui: que vc faça mais receitas com maracujá!

O curd de maracujá da outra receita postada, vou fazê-lo tb qq dia desses. Ganhei do meu namorado de natal um livro da Nigella (aliás, ele me disse q escreveu pra vc pedindo sua opinião! obrigada por ter dado uma mãozinha, adorei o livro!!! ^^), q tem uma receita de curd, e fiz e deu tão errado! Ficou extremamente azedo, e qdo comparei com a sua, realmente, tinha mto menos maracujá...

Bom, um grande beijo e continua postando essas suas receitinhas maravilhosas!!

Anônimo disse...

Delícia!!! Estou ansiosa para recuperar minha cozinha (estou em casa de outros) de volta e comer bem, fazer arte e ser feliz.

ameixa seca disse...

É impossível resistir aos maracujás, eu também me empolgaria assim :)

ameixa seca disse...

É impossível resistir aos maracujás, eu também me empolgaria assim :) Ficam umas lindas pérolas!

Levi Pereira disse...

que receita mais linda, amo chocolate, amo maracujá, os dois juntos fica um unidos venceremos que não tá no gibi.... Essa massinha de trufa branca, encheu minha cabeça de ideias, além do maracujá, claro, imagina trufas de coco, limão (huuuuum), morango, cerejas, etc, etc, etc...
bjo grande

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, eu gosto de algumas trufas - com bom chocolate e um saborzinho pra dar um tchan. :)
Beijo, querida!

Heide, obrigada!

Rita, querida, quem me ajudou a escolher qual foto publicar tem um super bom gosto. ;)
xx

Samy, obrigada, querida!
Beijo!

A Autora..., obrigada!

Dny, é isso mesmo, os sabores combinam direitinho!
Obrigada!

Tati, é outra coisa, né? Também adoro e só tenho usado esse chocolate (o amargo, tb).
Beijo, querida!

Liv, depende do maracujá, se estiver grande ou pequeno. Só medindo mesmo.

Saam, obrigada!
Beijo!

Belos..., eu gosto de usar o açúcar granulado em docinhos (tipo o beijinho), mas aqui achei que ele ficaria grosseiro demais.

Debbie, procure no google.

Ana Paula, faz diferença, sim!
Beijo e obrigada!

Lari/Jê, que bom que gostou!

Jana, eu tb adoro! :)

Jonas, acho que temperar o chocolate requer um certo traquejo, mas vc não precisa disso para fazer trufas.
Boa sorte!

Carol, obrigada!

Nat, eu tb adoro maracujá - se você procurar no índice de receitas vai encontrar várias receitas com a fruta, vc vai gostar!
O problema com a receita da Nigella é que ela pede maracujá por unidade e o maracujá que eles têm lá é diferente do nosso, menos azedo e bem pequenino. Se colocarmos 11 maracujás dos nossos vai ficar mesmo azedo, tem que adaptar. Por isso fiz a curd da Donna Hay, que usa medidas em xícaras/ml, bem melhor!
Beijo e boa sorte!

Alena, eu sei como é, nada melhor do que a casa e a cozinha da gente. ;)

Ameixinha, querida, obrigada!
xx

Levi, com limão siciliano eu já fiz, fica uma delícia!
Beijo!

Leleca disse...

Eu adoro chocolate branco e adoro maracujá. E o mais legal: parece muito fácil de fazer, hahahahaha!

Essa eu vou tentar aqui, com certeza! ;)

@ngel disse...

Uma pergunta: não precisa derreter o chocolate antes de misturar com o creme de leite e maracujá fervidos?

Patricia Scarpin disse...

Lê, acho que vc vai adorar, querida!
Beijão!

Angel, não precisa, não. O calor dos líquidos vai derreter o chocolate - por isso ele tem que ser picadinho.

Ana disse...

Nossa, q lindas, parece daquelas q derrete na boca, amei!
Ana

Meire disse...

Oi, Patrícia! Sei que esse pst é mais antiguinho... eu já acompanho o seu blog faz um tempão e você já me ajudou a dazer várias receitas e acredite salgadas..rs

Mas quero aproveitar para te perguntar aonde vc encontrou essas caixinhas tão simpáticas para produzir as fotos.

Abracos,
Meire

Patricia Scarpin disse...

Oi, Meire!
Eu baixei da Internet - deste site aqui, ó: http://eatdrinkchic.com/