domingo, fevereiro 27, 2011

Panquequinhas de trigo sarraceno

English version

Mini buckwheat pancakes / Panquequinhas de trigo sarraceno

Tem gente que diverte comprando roupa, sapato, DVD... Eu saio do sério comprando ingredientes para as minhas receitas. :)

Depois de comprar este livro lindo fiquei doida e saí comprando vários tipos de farinhas diferentes: trigo sarraceno, cevada, centeio... O tempo passou e ainda não as usei como deveria ter feito. Nada bom, D. Patricia. Nada bom.

Farinha de trigo sarraceno implorando para ser usada + receita do Bill Granger + minha obsessão por comidinhas pequetitas = estas panquecas. :)

Panquequinhas de trigo sarraceno
do bills open kitchen

- xícara medidora de 240ml

1 xícara + 2 ½ colheres (sopa) - 165g - de farinha de trigo sarraceno
6 colheres (sopa) - 60g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de açúcar refinado
1 pitada de sal
4 ovos, claras e gemas separadas
2 xícaras (480ml) de buttermilk*
manteiga para untar a frigideira
para servir: iogurte, xarope de bordo (maple syrup), mel, frutas frescas ou geléia

Pré-aqueça o forno 120°C. Coloque a farinha de trigo sarraceno, a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal numa tigela grande e misture. Em outra tigelinha, misture bem as gemas e o buttermilk. Despeje os líquidos sobre os ingredientes secos e misture levemente – é normal a massa ter alguns carocinhos, portanto não misture demais. Em outra tigela bem limpa e seca, bata as claras até obter picos suaves. Em seguida, misture-as à massa, gentilmente, com uma espátula de silicone.
Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo médio e unte-a levemente com manteiga. Para cada panquequinha, coloque 1 colher (sopa) de massa** na frigideira e cozinhe por 30-40 segundos ou até que bolhas apareçam na superfície da panqueca. Vire as panquecas e cozinhe-as por mais 20-30 segundos do outro lado. Transfira para um prato ou tigela refratária e mantenha-as aquecidas no forno enquanto você prepara as panquecas restantes.
Sirva com o que mais lhe agradar.

* para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão numa xícara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

** para panquecas maiores, use ¼ xícara de massa por unidade

Rend.: 4 porções

15 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Gostei muito dessas panquecas ...e as fotos estão como sempre divinas!!

Bjokas
Rita

Clara disse...

Pati pra variar as fotos sao um escândalo de lindas!! Acho q deve ter um erro na receita: vc pede para pre aquecer o forno!!
Marquei os ingredientes dos cookies do Clinton, e Olga nao sou fã de passas e nem de aveia mas vc falou tão bem que me animei pra mudar de opinião!! Farei amanha!!
Parabens pelo lindo blog! Amo!!

German disse...

A great idea for change for the boring toast with mermalade.

http://kitchenvoyage.blogspot.com/

Saam! disse...

Lindas panquequinhas!! Tenho dessa também,é só sobrar uma graninha a mais que já saio pesquisando tudo que quero, e acabo com coisas no armário que nem lembro para o que era.

Beijos Pat
Parabéns

tatiane disse...

Trigo sarraceno é uma das opções de farinha sem glúten, insisto tanto pra minha mãe experimentar, só que ela é tão conservadora com comida!
Ah, ficar olhando essas panquequinhas domingo de manhã, em jejum, é um misto de fome com preguiça!
beijão

Nereime disse...

Oi Pat, coisa boa ficar por aqui lendo seus posts...me inspiram.Eu tambem compro mais presentinhos para o blog do que para mim...e isso me faz feliz.Por indicação médica preciso incluir certos alimentos na minha dieta, estas panquequinhas já estão no topo da lista!!!
bjs

Vanilla Gastronomia disse...

Olá Patrícia, adoro seu blog e queria fazer um elogio à ele, às fotos, e ao seu ânimo em escrever todos os dias mesmo em meio a tanta correria... queria eu ter esse ânimo de postar diariamente.
Um abraço
Eveline

Bruna Vicente disse...

Adorei tudo por aqui!!

Nesse domingo chuvoso me deu uma vontade cozinhar, e encontrei esse blog maravilhoso!!

Parabéns!!

Tentarei fazer muitas receitas ;)

Abraços

Bruna

Sabrina Romano disse...

ficaram de desenho, heim?!?

May disse...

As panquecas estão lindas! Deu até vontade de comprar essa farinha, só pra fazer igual. :)
Beijo!

Meu Canto Na Cozinha disse...

Nossa que delicia!!
Encontrei seu blog e ja estou apaixonada.... adoro cozinhar!!
O que voce serviu junto com a panqueca?? Parece maravilhoso tbm, tem a eceitinha pra gente??
Parabens!!! e obrigada : )

Renata disse...

Lindas as suas panquecas, devem ter ficado ótimas! E Pati, onde você achou a farinha de cevada? Tô querendo testar uma receita do good to the grain que leva essa farinha! :*

Valentina disse...

Pat, acho que são paulo é um mundo a parte no Brasil.apanhei quando estive em Brasília para conseguir comprar todos os ingredientes que gosto. amo farinha sarracena. dou sorte pois aonde moro tem uma lojinha que vende muitas farinhas diferentes. ótima escolha de receita.

Quéroul disse...

nham nhaaaam.
adoro panquequinhas, adoro de trigo sarraceno, oh minhas galettes queridas.

nhaaaam.
;)

Patricia Scarpin disse...

Ana Rita, obrigada!

Clara, não é erro, não - termine de ler a receita, o forno servirá para manter as panquecas aquecidas!
Obrigada a vc pela visita!

German, thank you!

Saam, sofremos do mesmo mal. :)

Tati, querida, é mesmo? Eu não sabia que era gluten free!
Que bom que gostou, querida. Beijo!

Nê, que bom que vc gosta daqui, fico feliz!
Beijo!

Eveline, muito obrigada! Eu tento postar dia sim, dia não. :)
Beijo!

Bruna, muito obrigadga pela visita!

Sá, gostou, querida?
xx

May, a farinha é bem saudável!

I Love Cupcake, obrigada pela visita! Servi geléia de pêssego (a receita vc vai encontrar no índice).

Rê, eu comprei no Santa Luzia!
Beijo, querida!

Tina, mesmo aqui ainda não encontramos tudo. :(
Beijo, querida!

Quéroul, ;)
xx