terça-feira, fevereiro 15, 2011

Crème brûlée de limão siciliano com framboesa

English version

Lemon raspberry crème brûlée / Crème brûlée de limão siciliano com framboesa

A querida Sabrina é a responsável por eu ter preparado esta sobremesa – ela me deixou um comentário em um dos posts perguntando de um crème brûlée de limão siciliano. Foi quando me toquei de que já tinha experimentado de laranja, mas não de limão. Que vergonha. ;)

Estes potinhos divinos foram devorados em pouquíssimo tempo (fiz metade da receita abaixo) – a adição de framboesas os tornou extra especiais.

Crème brûlée de limão siciliano com framboesa
adaptado do Luscious Lemon Desserts e do The Craft of Baking

- xícara medidora de 240ml

36 framboesas, frescas ou congeladas – usei congeladas
2 ¾ xícaras (660ml) de creme de leite fresco
¼ xícara de raspas de casca de limão siciliano
6 gemas grandes
1/3 xícara (67g) + 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de sal
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 160°C. Separe seis potinhos refratários com capacidade para 200ml cada e uma assadeira grande de beiradas altas. Ferva água para o banho-maria. Divida as framboesas de maneira uniforme entre os potinhos (6 cada).
Leve o creme de leite e as raspas de casca de limão siciliano ao fogo médio, em uma panela média, até ferver. Desligue o fogo, cubra e deixe em infusão por 10 minutos.
Numa tigela média, misture as gemas, 1/3 xícara do açúcar e o sal com um fuê. Acrescente ½ xícara do creme de leite quente, misturando sempre para evitar que os ovos cozinhem. Acrescente o restante do creme de leite, mexendo sempre. Junte o suco de limão.
Passe o creme por uma peneira fina, derramando-o para dentro de uma jarra grande. Remova qualquer espuma que possa se formar na superfície. Divida a misture entre os potinhos preparados, cobrindo as framboesas. Coloque os potinhos dentro da assadeira e esta dentro do forno. Derrame água fervente dentro da assadeira até que a água chegue à metade das laterais dos potinhos. Asse por 25-30 minutos ou até que o creme firme nas laterais dos potinhos e o centro ainda balance um pouquinho – cuidado para não assar demais. Com cuidado, retire a assadeira do forno e deixe os potinhos dentro dela por 10 minutos. Em seguida, retire-os da água com o auxílio de uma pinça ou espátula larga e deixe chegar à temperatura ambiente. Leve à geladeira, frouxamente cobertos, por pelo menos 3 horas ou por até 2 dias.
Divida as 3 colheres (sopa) restantes do açúcar entre os potinhos e caramelize usando um maçarico culinário.

Rend.: 6 porções

26 comentários:

Cool Chic Style Fashion disse...

Una splendida ricetta e foto ♥

Anônimo disse...

Nem nos conhecemos de verdade, mas não sei pq toda vez que eu vejo limão siciliano no mercada, eu me lembro de vc...rsrs Bjos, @Ju_Vales

Autora do Blog disse...

Muito apetitoso e guloso.
Gostei da sugestão.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Levi Pereira disse...

Paty, se faltava um brûlée para sua coleção, acho q não falta mais, realmente o limão siciliano era o q eu ainda não tinha visto!
deve ter hum coisa sem explicação! Agora, uma dúvida, pode omitir as framboesas????
bjo

Luciana Betenson disse...

Ai que delíciaaaa! Eu amei :-)

CUATRO ESPECIAS Por ELENA ZULUETA DE MADARIAGA disse...

He estado visitando tu blog y me parece muy bueno.
Nunca había entrado en él y ahora me doy cuenta de lo que me estaba perdiendo.
Yo soy gastrónoma profesional pero me encanta leer los blogs, ya que siempre aprendo mucho de todos vosotros.

CUATRO ESPECIAS

Simone disse...

A D O R E I!
E as framboesas devem dar mesmo um toque duvunal...
Já está na minha lista de receitas a fazer!
Beijos!

Andréa Potsch disse...

Adoro creme brule de limão, com framboesas deve ficar divino!
bjs

moranguita disse...

bum esta tao cremoso. eu n unca fiz crem brulee mas eu ia adorar de certeza.
beijihos

Richie disse...

Seus brulees são lindos sempre, Pat! De limão deve ficar delicioso!
Preciiiso comprar logo um maçarico pra fazer suas receitas!

bjo bjo

ameixa seca disse...

Encontrar aí pelo meio a framboesa casada com o limão deve dar muita vontade de suspirar :)

Saam! disse...

Necessito de um maçarico, sem dúvida!!! Onde achou o seu Pat?? Encontrei uns pela internet a preços absurdos =/

Ah Pat ontem fiz uma receita de brownies sua, aquele brownie de cacau, e você tem toda razão, quase que não dá tempo de tirar a foto, de tão rápido que sumiam, isso por que era para eu dar de presente ;s
Uma delícia, verdadeira perdição!
*-*

Beijos ;*

tatiane disse...

Que combinação fantástica! Vou guardar a receita pra quando tirar o escorpião do bolso e voltar a comprar limão siciliano!
beijão

Patricia Scarpin disse...

Stefania, grazie!

Ana, muito obrigada!

Ju Vales, que coisa boa! Eu fico feliz com a lembrança. Beijo!

A Autora..., obrigada!

Levi, tem vários outros que quero fazer, mas o de limão tinha que sair logo, né? :)
Pode omitir as framboesas, sim!
Beijo!

Lu, querida, obrigada!

Elena, muchas gracias!

Jour de Macaron, elas combinam lindamente com o limão.
Beijo e obrigada!

Andréa, fica bem gostoso, sim!
Obrigada, beijo!

Moranguita, acho que vc iria gostar, sim!

Richie, obrigada, querido! Um beijo!

Ameixa, a combinação é bem gostosa, viu?
Obrigada, querida!
xx

Saam, o meu foi presente, mas sei que quem me deu comprou na Spicy.
Que bom que vc gostou daqueles brownies, são os preferidos da minha irmã caçula.
Beijo!

Tati, querida, morri de rir com a história do escorpião - eu achei limões sicilianos a 5 reais, comprei um moooonte.
Beijão!

marmita disse...

Hmmm delicioso, adoro esse creme. O teu ficou com um aspecto fantastico.. parabéns! beijos

Renata disse...

Pat, tenho em casa alguns limões sicilianos.. Essa receita é tentadora demais, junta tudo o que é bom na vida!

Beijão!

Jussara disse...

Seu blog é fantástico,estava procurando uma receita de muffin e achei por sorte no google.Estou encantada!é você quem faz as fotos?Parecem fotos de livro de culinária inglesa,os detalhes na decoração das receitas são incríveis,com clima de casinha de bonecas,coisa de avó mesmo.Amei!Meus sinceros parabéns!
Jussara Bertolucci
http://primeiraviagemdonadecasa.blogspot.com/

Patricia Scarpin disse...

Oi, Jussara, muito obrigada! As fotos são minhas, sim.
Volte sempre!

Humberto disse...

Patricia, por que tantas receitas suas levam limao siciliano? sempre leio seu blog e essa é uma curiosidade antiga.

aqui eu casa tem um pe desse limao e quando eu fico babando pelos seus bolos tenho vontade de sacudir o limoeiro pra pegar uns limoes e tentar fazer a receita.

qualquer dia desses eu vou tentar fazer um de seus bolos (dos mais simples :) com limao siciliano e vou postar lá no Cafofo.

beijos
Humberto

filipa disse...

ola
ha ja algum tempo que sigo o seu blog e gosto bastante.
tenho vindo a reparar que faz mts receitas com limão siciliano e ja percebi que e uma fã, gostava de saber qual e a diferença para um limao normal? que aqui em portugal nunca vi nenhum desse tipo a venda.
obrigada

Bia Szasz disse...

Desde que conheci o TK meu gosto mudou muito, você me fez conhecer novos doces além do chocolate, rs..
É sério, minha próxima receita vai ser essa ou a trufa de maracujá! Ah, e fiquei me achando com um comentário seu no meu blog, adorei, hehehe, bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Humberto!
Eu sou viciada em cítricos, adoro, troco chocolate por limão ou laranja sem nem pensar. E o limão siciliano é mais aromático e menos ácido do que o verdinho. Acho mais saboroso. Eu é que fiquei morrendo de inveja do seu limoeiro! :D
Vou ficar feliz da vida se vc fizer um bolo do blog.
Beijo!

Filipa, em portugal vocês chamam o limão verdinho de lima - e ele é o mais comum aqui no Brasil.

Bia, que bom que vc gostou, um beijo!

Nat disse...

Oi! Descobri o seu blog ontem (COMO eu não tinha visto antes é que eu não me conformo), e fiquei horas babando, nas receitas e nas fotos. Gente, que blog bonito! :D
Corri comprar os ingredientes dessa, sou viciada em crème brûlée e a combinação do limão com framboesa parece ótima!

Só fiquei com dó de fazer nos meus ramequinzinhos pequenos e opacos... essa xícara é muito mais divertida! Só que eu procurei, procurei e não acho xícara refratária por aqui, pode? Você por acaso não se lembra da marca delas, né? Assim, quem sabe uma lojinha online não resolve meu problema... :)

Parabéns pelo blog, pelas fotos, por tudo! Ganhou uma fã. :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Nat! Seja muito bem-vinda!
As xícaras comprei no Extra, são bem simplezinhas, da Nadir Figueiredo.
Beijo!

Nat disse...

Oi Patrícia!
Obrigada pela tua resposta!! :D
Acabei envolvendo a família toda na obsessão pelas xícaras transparentes, e achei umas simplesinhas também num super daqui, nem reparei na marca, mas acho que são essa mesma... E deu certo! O crème brûlée foi um sucesso, todo mundo adorou o azedinho! Uma hora eu volto com as fotos, hehe. Ah, mas teve uma coisa: as framboesas boiaram. É! Talvez seja porque eu usei as frescas... Só uma desculpa pra fazer a receita de novo com as congeladas! :D

Patricia Scarpin disse...

Oi, Nat! Tudo bem?
Fiquei super feliz sabendo que você encontrou as xícaras!
Você mesma já matou a charada das framboesas flutuantes. Que bom que todos gostaram e obrigada por vir até aqui me contar!
Beijo!