quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Gelatina de ameixa e canela

English version

Plum and cinnamon jellies / Gelatina de ameixa e canela

Gelatina de ameixa – esta sobremesa me soou incomum; foi o que achei quando li, há um tempão, que o Sean Penn iria interpretar um gay. No final das contas ele foi perfeito para o papel num filme excelente – e eu nem sou fã do Gus Van Sant.

Quanto às gelatinas, comi 3 das 4 porções – achei que vocês deveriam saber. :)

Gelatina de ameixa e canela
do Kitchen: The Best of the Best

- xícara medidora de 240ml

6 ameixas grandes, sem os caroços e cortadas em 4 partes
1 xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 218g - de açúcar refinado
1 pau de canela, partido ao meio
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
750ml de água
suco de 1-2 laranjas
6 folhas de gelatina sem sabor e incolor
chantilly, para servir

Coloque as ameixas, a canela, as sementes e a fava de baunilha e água numa panela. Leve ao fogo até ferver e então abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Retire do fogo e passe por uma peneira fina diretamente para dentro de uma jarra medidora. Junte suco de laranja o suficiente para conseguir 600ml de líquido*.
Mergulhe as folhas de gelatina em uma tigela com água fria por 10-15 minutos ou até que a gelatina amoleça bem. Volte a calda de ameixa ao fogo baixo até amorná-la. Esprema a gelatina com as mãos até tirar todo o excesso de água e junte à calda de ameixa morna, mexendo até dissolver bem. Divida a mistura entre 4 potinhos com capacidade para 150ml cada e leve à geladeira por 3 horas ou de um dia para o outro. Sirva com o chantilly.

* consegui 600ml de líquido sem precisar adicionar suco de laranja

Rend.: 4 porções

24 comentários:

Marmita disse...

Não te coondeno por teres comido 3, pois têm um aspecto brutal! Gostava de ter provado eu tb :)

beijocas

Ana Rita Marreiros disse...

Já que sobrou uma, posso come-la?
Ficou deliciosamente bonita essa tacinha...

bjinho
Rita

Quéroul disse...

ah, meu pior amigo (ou melhor inimigo) Van Sant. eu só perdôo tudo que ele fez por causa de Paranoid Park... mas Milk eu gosto bastante. me fez até ficar amiga do James Franco, olha só...

agora, ameixas. eu amo. mas tô com um azar daqueles; comprei umas liiiiiiiiiiindas outro dia, e elas tão azedas pra caramba! :/

beijobeijobeijo

Flora. disse...

Patrícia! Você adivinhou meus pensamentos.
Gosto de comer gelatina de café da manhã, mas acho muito meia boca aquelas de fruta que a gente compra no mercado. Parece tang.
Tava mesmo querendo fazer uma receita com fruta de verdade, veio bem a calhar.

Beijos!

Ricota disse...

Nunca imaginei que pudesse transformar gelatina em algo tão bonito... e parece tão bom!
Eu quero o último potinho! rs

Cantinho da Jana!!! disse...

Confesso que fiquei bem intrigada com esta receita....quero testar...
Alias tem vaaaaaaarias receitas que quero testar daqui...rrs

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Karina disse...

Confesso que não gosto muito de gelatina. Faço mais por causa da filhota, que não pode ficar sem.

Rita disse...

Espero não demorar tanto tempo para tentar fazer essa gelatina quanto estou demorando para ver o filme...

Bj
Rita

Raquel Alabaça disse...

Que boa, tem um aspecto lindo e saboroso.

Beijinhos

Cinha disse...

Ando tentada a fazer gelatina desta forma (entenda-se sem ser de pacotinho)!
Ainda esta semana vium programa do Jamie Oliver em que ele fazia uma de tangerina... fiquei tentada em experimentar!
Beijinhos grandes.

tatiane disse...

Não como gelatina de caixinha porque me dá a maior dor de estômago, preciso fazer uma versão dessas com frutas pra ter certeza que o problema é o excesso de porcarias nas gelatinas prontas. Achei super diferente a combinação, Pat.
beijão

Levi Pereira disse...

Nossa, gelatina de ameixa, se eu não tivesse comido ameixa, acharia a coisa mais estranha da minha vida e q vc estaria meio desparafuzada - rsrsrsrs, mas deve ser bem gostosa, como as frutas.
:*

Levi Pereira disse...

Nossa, gelatina de ameixa, se eu não tivesse comido ameixa, acharia a coisa mais estranha da minha vida e q vc estaria meio desparafuzada - rsrsrsrs, mas deve ser bem gostosa, como as frutas.
:*

ameixa seca disse...

Ameixa e canela... até sonho aqui deste lado :)

Lari/Jê disse...

Humm...
Parece deliciosa essa gelatina =D

Patricia Scarpin disse...

Marmita, que bom que vc gostou, obrigada!
Beijo!

Ana Rita, pode sim. ;)
Beijo e obrigada!

Quéroul, eu me surpreendi com James Franco, tb. Tamo juntas, querida. :)
Ameixa azeda é boa pra fazer bolo e clafoutis!
xx

Flora, olhaí! A Ana Elisa (La Cucinetta) tem uma receita de gelatnia de tangerina no blog e tenho certeza de que vc vai amar.
Beijo!

Ricota, que bom que vc gostou! E pode ficar com o último potinho. ;)

Jana, que bom! Testa, sim!

Karina, eu detesto gelatina de caixinha. Mas amo gelatina feita de fruta de verdade - são dois mundos completamente diferentes.

Rita, vamos lá! Vc vai gostar dos dois, tenho certeza. ;)
Beijo, querida!

Rachel, obrigada!

Cinha, essa do Jamie é mesmo linda, né?
Beijo e obrigada!

Tati, a de caixinha é ruim, mesmo. Essa aqui acho que não te faria mal, não, querida.
Beijão!

Levi, haha, aposto que vc vai gostar!
Beijo!

Ameixa, tua cara mesmo essa sobremesa, né, querida?
xx

Lari/Jê, obrigada!

Unknown disse...

Que cor! Me deu até água na boca. Rs.
E essas ameixas também estão lindas. Nunca consigo comprar ameixa que presta por aqui.
Parabéns!

Unknown disse...

A propósito! Achei o máximo a sua idéia de transformar a calda do clafoutis, que vc já havia dito que era de outro mundo, nesta gelatina.
Parabéns "traveiz"!Rs...

Angela Escritora disse...

Será que com ameixa seca dá certo?
http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Thiago, que pena... Tomara que vc encontre ameixas boas por aí!

Angela, eu não arriscaria.

May disse...

Pati, eu quero fazer essa receita mas tenho uma dúvida. Quanto de água eu devo colocar na panela com as ameixas? Obrigada! Beijo

Patricia Scarpin disse...

May, querida, já corrigi! Obrigada pelo toque!
xx

Misamane disse...

Muito, muito boa essa receita, eu fiz e ficou divina, e tirei a canela e usei só 5 pequenas ameixas.
Mas edite esse post: fale que vem junto com ele um doce de ameixa divino! Aquela ameixa que tira do caldo fica muito boa, melhor que a própria gelatina!

Patricia Scarpin disse...

Misamane, que notícia boa, menina! Adorei saber! Pois é, aquela ameixa fica uma delícia, né? Boa com arroz doce... ;)
Beijo!