sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Galettes de figo

English version

Fig galettes / Galettes de figo

Que semana difícil – sei que odiar o trabalho não é um sentimento saudável nem positivo, mas é como me sinto; minha paciência foi testada tantas vezes nos últimos cinco dias que me sinto uma heroína. :)

O que me conforta é que em algumas horas estarei em casa, no meu sofá, com um livro de receitas no colo, escolhendo algo para preparar amanhã – acho que vou usar este livro maravilhoso novamente.

Galettes de figo
inspiradas na Elise, receita da massa do Bon Appetit Desserts

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) - 84g - de manteiga sem sal, bem gelada e picada
2 colheres (sopa) - ou mais - de água gelada
creme de leite fresco, para pincelar

Recheio:
2 colheres (sopa) de geléia de damasco
4 figos (cerca de300g), cortados ao meio, cada metade cortada em 3-4 fatias (dependendo do tamanho das frutas)
1 colher (sopa) de açúcar demerara

Prepare a massa: coloque a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga no processador de alimentos e processe até obter uma farofa grossa. Com o processador ligado, vá adicionando a água aos poucos, até que uma massa se forme. Divida ao meio, forme um disco com cada metade, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas ou de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 200°C; forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Abra um dos discos de massa com o rolo, colocando-a entre duas folhas de papel manteiga levemente polvilhadas com farinha, até obter um círculo de aproximadamente 25cm. Com cuidado, transfira para a assadeira preparada (ou abra as duas porções de massa sobre o mesmo pedaço de papel manteiga e transfira-o para uma assadeira – eu acho mais fácil).
Espalhe 1 colher (sopa) da geléia sobre o centro do círculo, deixando uma margem de 4cm. Arrume metade dos figos sobre a geléia e salpique com metade do açúcar demerara. Com jeitinho, dobre as extremidades da massa sobre o recheio. Repita com os ingredientes restantes. Pincele as extremidades das galettes com o creme de leite.
Asse por 30-35 minutos ou até que a massa doure e o recheio borbulhe – não se preocupe se um pouco da geléia vazar das tortinhas enquanto elas estiverem no forno: o papel manteiga vai facilitar a limpeza das formas. ;)

Rend.: 4 porções (modestas)

12 comentários:

Quéroul disse...

que massinha sedutora, nham.

faz um bom tempo que eu não como figos... minha nonna que gostava muito.

linda tortica, quero uma! :)
beijones

(aaai, que eu assisti cisne negro e quero fazer balé de novo, aloka)

Luciana Betenson disse...

Ai Pat... esta semana você está matando a pau!! A minha cara esta torta com uma das minhas frutas favoritas :-)

Babette disse...

Esta Galette está linda. Poética até, a imagem da massa a abraçar esses figos suculentos...
Beijo
Babette

Teddy disse...

Deu água na boca só de olhar! haha
Amei o blog, já estou seguindo e adoraria se seguisse o meu tambem:
http://www.enteddyada.com
Beijos

Angela Escritora disse...

Vou fazer assim que meus figos amadurecerem!!

ameixa seca disse...

Mais um livro que desconhecia e que foi parar à minha wish list :) Adoro figos mas aqui só mesmo no final do Verão!

Simone disse...

hum amo figos! E esta tora está tentadora!
O livro também foi parar na minha wish list... ;)
Parabéns! Adoro seu blog!
Beijos
Simone
www.jourdemacaron.blogspot.com

Levi Pereira disse...

Paty, fiz o "famoso" bolo de claras (do post anterior), depois de ler tantos comentários falando do tal, não resisti e foi eu pra cozinha, engraçado q acabei de colocar no forno disse pra minha mãe: __ foi o bolo mais rápido q já fiz, e realmente foi... No quesito, sabor é uma delícia, fiz uma caldinha de morangos para acompanhar, achei a textura um pouco parecida com a frinds, talvez seja pela quantidade de claras utilizada, mas uma delícia... valeu a pena
Agora já figos, dependendo eu viro a boca, prefiro em calda, cristalizado ou em salada, nunca comi em recheio de torta... mas a receita tá linda como sempre.
bjo e obrigado por mais receitinha!!!

tatiane disse...

Que linda ficou a galette! Esses dias vi o Bill Granger fazendo um bolo de figos com avelãs, logo lembrei dessa tortinha que vc fez.
beijão

Jonas Marquezini disse...

Patricia e Levi...tenho muita vontade de fazer um bolo e claras, mas sempre que vou prepara algo acabo esquecendo dele =/ mas em breve sai!!!
Pat, adorei a massa, mas vou mudra o recheio, tem um "Q" com figo que não rola... frutas vermelhas vão ser escolhidas eu acho =DDD
Linda receita (como sempre né Pat =D)
Bjos

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, eu amo figo e fazia tempo que não comia também!

Lu, obrigada, querida! Eu também sou fã de figo. :)
xx

Babette, muito obrigada! Adorei o seu jeito de ver a torta.
Beijo!

Teddy, obrigada pela visita.

Angela, depois me conta?

Ameixa, esse livro é uma coisa de louco, enooorme, cheio de receitas ótimas, recomendo!

Simone, obrigada pela visita!

Levi, que bom que o bolo deu certo! Olha só que notícia boa! Obrigada por vir aqui me contar!
Quanto à torta, esta massinha é ótima, dá pra usar com outras frutas.
Beijo!

Tati, querida, obrigada! Eu adoro o Bill, faz tempo que não vejo o programa dele...
Beijo!

Jonas, pode usar outras frutas, sim!
Beijo e obrigada!

moranguita disse...

esato tao fofainhas. so e pena nao haver agora figos frescos adorei.
beijinhos