sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Cookies de aveia do Presidente Clinton

English version

President Clinton’s oatmeal cookies / Cookies de aveia do Presidente Clinton

Juro que não estou atrás de um emprego como garota propaganda de aveia, e também já decidira quais eram os meus cookies de aveia preferidos, mas me digam: vocês conseguiriam resistir a uma receita com uma reputação destas? :)

Estes cookies são tão gostosos que me arrependi de ter feito só metade da receita. O gosto do Sr. Clinton para cookies é bem superior ao seu gosto para... Ah, deixa pra lá. :D

President Clinton’s oatmeal cookies / Cookies de aveia do Presidente Clinton

Cookies de aveia do Presidente Clinton
do Desserts by the Yard

- xícara medidora de 240ml

Passas gorduchas:
1 ½ xícaras (232g) de passas claras
¾ xícara (180ml) de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de suco de laranja fresco
1 ½ colheres (sopa) de rum escuro
3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Cookies:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
198g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar granulado
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 ½ colheres (chá) de noz-moscada ralada na hora
¾ colher (chá) de canela em pó
2 ovos grandes, temperatura ambiente
3 xícaras (354g) de aveia em flocos
1 receita (1 ½ xícaras) de passas gorduchas

Comece preparando as passas gorduchas: misture as passas, o vinho, o suco de laranja, o rum e o açúcar numa panelinha de fundo grosso. Leve ao fogo médio até ferver, mexendo sempre. Abaixe o fogo e deixe ferver em fogo baixinho por 20 minutos.
Retire do fogo, cubra a panela com filme plástico e deixe esfriar completamente. Se não for usar as passas em seguida, transfira para um pote hermético e guarde na geladeira por até 2 semanas.

Agora, os cookies: pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga. Numa tigela, peneire a farinha e o bicarbonato juntos. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga em velocidade alta até obter um creme amarelo claro, cerca de 2 minutos. Raspe as laterais da tigela e os batedores com uma espátula de silicone. Junte o açúcar granulado, o açúcar mascavo, a noz-moscada e a canela. Bata até obter um creme e raspe novamente as laterais da tigela.
Junte os ovos, um a um, raspando a tigela a cada adição. Bata em velocidade baixa por 15-30 segundos ou até incorporar os ovos. Ainda em velocidade baixa, adicione os ingredientes peneirados, batendo até que a massa os absorva. Acrescente a aveia e as passas.
Coloque porções de 1 colher (sopa) nivelada de massa por cookie nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 10 minutos, gire a forma, e então asse por mais 5-8 minutos ou até que estejam bem dourados. Retire do forno e, com jeitinho, deslize o papel para fora da forma diretamente para a pia/bancada. Deixe esfriar completamente.
Os cookies podem ser guardados por até 3 dias num recipiente hermético em temperatura ambiente.

Rend.: 80 cookies pequenos (cerca de 5cm de diâmetro cada) – fiz metade da receita acima e me arrependi (os cookies estavam deliciosos!)

19 comentários:

Letrícia disse...

Ai, que lindões eles são! Tô com água na boca, preciso provar.

Beijos, Pat! Bom final de semana!

Sandra Peres disse...

Estava a procura de uma receita de cookies de aveia, essa parece perfeita.

Vou fazer a receita toda, pq a família é grande.

Bjos

Lari/Jê disse...

Parecem ótimos mesmo... Vou fazer essa receita, com certeza!

Bjus

Lari

Ana Rita Marreiros disse...

Essa vou levar...não pelo sr. Clinton , mas porque ando na busca de uma receita ideal de bolachas de aveia e pode ser que seja esta!

Bjinho
Rita

Mih Martins disse...

Com essa reputação tem que ser gostosos mesmo!
Seu blog é inspirador!
Obrigada

ameixa seca disse...

Entre um cookie e outro o Mr President lá trincava outras coisas he he

Angelica disse...

Nossa Patrícia é a terceira receita seguida que vai rum ! Wu estava ensaiado pra comprar um pelo jeito vou ter que comprar mesmo !!!

Neyara disse...

Pat, também fiz só meia receita(porque comi metade das passas gorduchas). Não te obedeci e, ao invés de usar uma colher de sopa, usei minha colher de sorvete e os pobres ficaram horrorosos: tudo esparramado, grudado, praticamente uma pizza! Mas que DELÍCIA!
Vou fazer de novo, prometendo obedecê-la, dessa vez. :)
Beijinhos pra você.

Monica Moura disse...

Oi querida Patricia,seus cookies parecem deliciosos!Esta semana eu experimentei fazer o Pao Alemão da Ana Maria Braga,vc viu este programa? Pois entao os paes sao "assados" em panela com leite,aconselho,sao deliciosos...
Beijos.

Cheiro Doce disse...

Parecem deliciosos!
Adorei conhecer o seu blog! Visitarei mais vezes!!!

Beijos
Ana

Levi Pereira disse...

Realmente esses cookies são bem sugestivos, quem não queria comer um cookie q o Sr. Clinton comeu??? Eu quero, claro! kkkk ;)

Cristal Ribeiro disse...

Patrícia,
peguei mania de fazer cookies de tanto visitar seu blog, sou fã!
Por coincidência, quinta eu fiz cookies de aveia (mas a receita com cranberries e chocolate branco, adaptada só com chocolate meio-amargo) pra levar pro pessoal do trabalho na sexta e todo mundo adorou!
Costumo fazer as receitas de cookies mais gordinhas, com mais chocolate hihihi, mas também adoro esses biscoitinhos com aveia ;)
Um beijo!

Talita disse...

Que vontade, Pat. Estou aqui salivando. Já copiei a receita e espero poder testar em breve.

Citei seu camarão com alho e limão no blog, espero que não se importe.

Beijos

Unknown disse...

Pat, visitando sempre seu blog, peguei o vício de fazer cookie. Este aí será o próximo, bj!

tatiane disse...

Pat, faz um tempão que não preparo cookies com aveia, gostei muito destes. Mas acho que comeria só as passas, parece tão boa esta mistura!
beijos

moranguita disse...

anadva mesmo a procura de receitas com aveia:-)
vai ja comigo sem duvida
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Lê, tomara que vc goste!
Beijo, querida, e obrigada!

Sandra, faça sim! Depois me conta?
Beijo!

Lari, obrigada!

Ana Rita, hahaha, depois me conta se gostou?
Beijo!

Mih, muito obrigada!

Ameixinha, hahahah, ele era fogo. :)

Angelica, eu adoro rum, pode esperar que virão muitas outras receitas com ele!

Neyara, querida, que pena que eles esparramaram! Além do tamanho das porções de massa, cuidado para não bater demais a manteiga e também com a temperatura do forno, ok?
Beijão!

Monica, eu não assisto ao programa da Ana Maria Braga, estou no trabalho no horário.

Ana, obrigada pela visita!

Levi, hahahaha, falou tudo! :)

Cristal, obrigada! Que bom que vc gosta de fazer cookies, eu tb adoro!
E que bom que a receita deu certo contigo! :)
Beijo e obrigada por vir me contar!

Tata, claro que não me importo, pelo contrário! Depois vou lá ver.
Beijo!

Mariana, que vício bom! :D
Fiquei feliz em saber. Beijo!

Tati, querida, eu tive que me segurar pra não devorar as passas, uma delícia, sim!
Beijo!

Moranguita, que bom que gostou, obrigada!

Clara disse...

Patricia fiz os cookies ontem (meia receitinha so) e assim que saíram do forno comi três numa sentada so! Deliciosos realmente! To na sala de espera do médico pensando que deveria ter trazido alguns aqui comigo!! Nao me canso de elogiar seu blog! Receitas ótimas, fotos impecáveis e blogueira mais do que linda e fofa! Parabens!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Clara! Que notícia boa! Adorei saber - obrigada por vir me contar!
Um beijo pra vc!