terça-feira, março 01, 2011

Financiers de ameixa

English version

Plum financiers / Financiers de ameixa

Meus financiers não ficaram iguais aos da RLB, mas me deixaram bastante orgulhosa: fazer camadas com todas aquelas fatias de ameixa não foi uma tarefa rápida, vou lhes dizer.

Eu queria que os bolinhos lembrassem flores – e assim, mais bonitos – mas não vou ser tão dura comigo desta vez: as três semanas infernais no trabalho acabaram e sobrevivi. Não sei como, mas sobrevivi. Mereço um pouco de bondade, nem que seja de mim mesma. :)

Financiers de ameixa
do Rose's Heavenly Cakes

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara + 1 colher (sopa) - 113g - de açúcar de confeiteiro
1/3 xícara + ½ colher (sopa) - 45g - de farinha para bolos*
1 pitada de sal
½ xícara (50g) de farinha de amêndoas (amêndoas moídas)
4 claras grandes (120g)
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e ainda morna
3-4 ameixas

Numa tigela grande, peneire juntos o açúcar de confeiteiro, a farinha e o sal. Junte a farinha de amêndoas e misture. Acrescente as claras e a baunilha e misture até obter uma massa homogênea. Adicione a manteiga e misture. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 6 horas.

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte generosamente com manteiga 6 forminhas de torta com 9,7cm de diâmetro.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e deixe-as em temperatura ambiente enquanto você prepara as ameixas.
Corte cada ameixa ao meio e remova os caroços. Coloque cada metade sobre uma tábua de corte, com o lado cortado virado para baixo, e corte fatias bem finas, colocando-as sobre papel toalha – se as fatias de ameixa estiverem muito firmes, passe-as rapidamente por água fervente e, em seguida, mergulhe-as em água gelada.
Começando pelas extremidades da forminha, mas sem cobrir a beiradinha de massa perto dela, sobreponha as fatias de ameixa em torno do perímetro para que o desenho lembre uma rosa. Coloque as fatias de forma que as extremidades inferiores das fatias de fruta afundem levemente na massa e os topos das fatias fiquem para fora. Comece com as fatias maiores e reserve as menores para formar o centro da flor.
Coloque as forminhas numa forma grande, de beiradas baixas, deixando pelo menos 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 25-30 minutos ou até que as extremidades dos financiers estejam bem dourados – a massa ao redor das fatias de ameixa vai estufar e estará firme ao toque. Deixe esfriar completamente nas forminhas sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado.

Os financiers podem ser guardados em um recipiente hermético por até 3 dias em temperatura ambiente ou 5 dias na geladeira.

* farinha para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

Rend.: 6 unidades – usei forminhas de 9cm de diâmetro de consegui 7 financiers

15 comentários:

Angela Escritora disse...

QUE COISA LINDA!!

Quéroul disse...

cruzes, mas tá uma fofura! do tipo 'nem vou comer e guardar pra sempre na minha mesinha'.

lindo.
e financiers, gente, VIDA PURA!

beijo e boa semana de menos chicote!

Samy disse...

Pat, e vc nem comentou sobre o Oscar, a Natalie ganhou! Quando estava assistindo e vi, lembrei de ti :)) hauhuahaha

Hoje não vou inventar nada de receita, mto trabalho, e compras do supermercado chegando no fim da tarde pra guardar :( Pelo menos amanhã ou quarta vou me esbaldar no shopping! ahahaah

Beijo!

Tamy disse...

Oi Patrícia, como vai?
Desculpe incomodá-la, mas uma amiga me disse que vc encontrou Ruibarbo em São Paulo. Você saberia me dizer se é possível comprá-los on-line para entrega em Brasília? Estou montando uma escola de culinária e gostaria de testar algumas receitas com ruibarbo para aulas futuras! Obrigada!

Beijos,

Tamy

Luciana Leal disse...

Oi Patricia, tudo bem?
Então, fico olhando as fotos que você posta e fico pensando nessas bebidinhas que parecem estar uma delícia!! É suco ou chá gelado? Vc tem receitinhas de chás?
Beijinho, Luciana

tatiane disse...

Acho tão bonitinho friands nesse formato - especialmente este no formato de rosa, imagino o trabalhão que deu pra montar!
Suas forminhas de torta têm o fundo removível? As minhas são dessas, tenho receio de colocar massa líquida e escorrer tudo pros lados...
beijos, querida!

.a que congemina disse...

Como todas as coisas que voocê fotografa, os financiers estão lindos e absolutamente apetitosos.

Você merece bondade e elogios de todo mundo!!


=***

Rita disse...

Minha nossinhoradoceu, que coisa mais lin-da.

aff.

bj
Rita

Susana Gomes disse...

Além de lindos, são perfeitos para aproveitar claras. :)
Levo a receita comigo e vou experimentar.

Levi Pereira disse...

ai Paty, estão tão bonitinhos... vontade de fazer quadro e ficar olhando...
bjo, tenha uma semana melhor!

moranguita disse...

optimos para as claras a mais e para me adoçar a boquinha:-)
beijinhos

Renata disse...

Pat, super charmosas. Agora veja, eu nunca fiz uma receita usando ameixas que.. Só sá tempo de comê-las purinhas mesmo!

Beijão!

Patricia Scarpin disse...

Angela, obrigada!

Quéroul, obrigada, querida!
Financiers são tudo, mesmo, não? Adoro todos os sabores. :)
Beijão!

Samy, eu ainda vou comentar - tô ainda meio p... da vida com alguns dos vencedores. :)
Beijo, querida!


Tamy, não é incômodo, não!
Comprei na Casa Santa Luzia, mas não sei se eles entregam, tem que dar uma ligadinha lá e perguntar.
Por nada!
Beijo!

Oi, Luciana! Aquele chá é o Lady Grey, apenas gelado. Não tenho receita de chá - mas eu gosto de tomar quente com leite e gelado com limão.
Beijo!

Tati, querida, eu tb gostei de usar estas forminhas para friands/financiers - as minhas têm o fundo removível e não vazaram (a massa vai pra geladeira um tempo, então não é tão líquida).
Beijo!

Mayra, querida, obrigada! Adoro te ver por aqui. ♥

Rita, querida, obrigada!
Beijão!

Gasparzinha, obrigada! Experimente, sim!

Levi, obrigada!
Beijo!

Moranguita, por isso é bom congelar as claras!
Obrigada!

Rê, eu tb mando ver quando tem ameixa em casa, viu? :)
Beijo, querida!

Dan disse...

Adoro os teus Financiers e teu Blog !

Beijinho

ameixa seca disse...

Pat, eu olho e vejo camélias vermelhas... muito lindos estes financiers :)