sábado, março 05, 2011

Amanteigados de rum

English version

Buttered rum meltaways / Amanteigados de rum

Uma das leitoras do blog - oi, Angelica! – me deixou um comentário sobre o número de receitas com rum por aqui – hoje tem mais uma!

Eu não bebo rum, porém adoro bake com a bebida – e se vocês provarem estes biscoitinhos vão se juntar a mim. :)

Adaptei um nadinha a receita do blog da Lizzie, que por sua vez a pegou em um livro que estou doida para comprar.

Amanteigados de rum
do Martha Stewart's Cookies

- xícara medidora de 240ml

1 ¾ xícaras + 2 colheres (sopa) - 265g - de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de noz-moscada ralada na hora
¼ colher (chá) de cravo moído
¼ colher (chá) de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
¼ xícara (60ml) de rum escuro
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Misture a farinha, o amido de milho, as especiarias e o sal numa tigela. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, junte a manteiga e 2/3 xícara (93g) do açúcar de confeiteiro. Bata em velocidade média até obter um creme. Acrescente o rum e a baunilha e bata. Reduza para a velocidade baixa e, aos poucos, acrescente os ingredientes secos.
Divida a massa em duas partes iguais. Coloque cada metade sobre um pedaço grande de papel manteiga e forme um rolinho. Dobre o papel e use uma régua para apertar a massa, conseguindo assim um rolinho de cerca de 3cm de diâmetro – como a Martha faz aqui. Embrulhe bem a massa no papel e leve ao freezer por 1 hora (a massa pode ser congelada por até 1 mês).
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Desembrulhe um dos tronquinhos de massa (deixe o outro no freezer enquanto isso). Corte fatias de 6mm de espessura e arrume-os nas formas preparadas, deixando 2,5cm de distância entre um e outro. Asse até que comecem a dourar, cerca de 15 minutos. Transfira os cookies para uma gradinha e deixe que esfriem por 10 minutos. Coloque o açúcar de confeiteiro restante numa tigelinha e passe por ele os cookies ainda mornos. Guarde os biscoitinhos em um recipiente hermético por até 4 dias.

Rend.: cerca de 4 dúzias – fiz metade da receita acima e consegui exatamente 2 dúzias

23 comentários:

Clara disse...

Mais uma receita que sou obrigada a fazer!! Parecem deliciosos! E tem una garrafa de rum na dispensa então primeiro foram os deliciosos cookies, logo menos serão esses!! Pat será que o rum claro faz diferença?? Parabéns pelas lindas fotos e pelo blog!!

Jaqueline disse...

Que delíciiiiiia isso ! Parecem muito apetitosos mesmo e ainda com um toque de rum hmmm ameiii !

http://amordobrado.blogspot.com

Gina disse...

As bebidas realmente conferem um sabor especial. Tenho algumas bebidas em casa usadas somente para receitas, como vodka, rum, cachaça, saquê e licor.
Gosto de usar esses rolinhos de massa para biscoitos com limão.
Sabe quando a gente lê a receita e sabe fica bom? Só de ver o tanto de especiarias que leva nesse biscoito, só pode ser delicioso.
Bom feriado!

Monalihsa Cávallaro disse...

Me deu água na boca! Eu não bebo, mas tb adoro toque de bebida nas receitas. E não posso deixar de comentar a sua linda foto, como sempre muito caprichosa e delicada, dá gosto de ver! =) Adorei! Bjos e bom carnaval!

Adda Ritzel disse...

Oi, Patricia!

Já havia entrado em seu blog para pegar uma receita, mas não tinha parado para captar a essência disso que vc faz. Enfim, tempo!
Vi seu perfil e algumas receitas (como essa maravilhosa) e apaixonei!
Amo fazer biscoitos e compactuo da mesma ideia que a sobremesa é o prato principal (apesar de não podê-la apreciar ultimamente). Parabéns pelo amor depositado aqui - nós vemos!

Bj.
Adda
artistadeplantao.blogspot.com

tatiane disse...

Pat, também uso o rum somente nas receitas - não sou fã de destilados de modo geral. Ah, esses biscoitinhos ficaram na minha lista por tanto tempo, até me esqueci deles. Tenho certeza que vai gostar muito do livro!
beijos

Sérgio Gomes disse...

Acabei de descobrir este blog pelo blog "Vai uma fatia", e gostei tanto que já me tornei seguidor.

Se quiser visite a minha cozinha:

ttp://enfermeiro-na-cozinha.blogspot.com

Belos e Malvados disse...

Eles parecem deliciosos mesmo. Deu até vontade de fazer a receita.

Sabrina Romano disse...

iuhuuu.. E olha que eu havia reclamado da falta da cachaça na gelatina... ;)

Angelica disse...

Oi Patrícia !

Fiquei feliz de você ter comentado meu comentário ! rsrsrs
Comprei um rum, fiz as últimas receitas com ele e não me arrependi ! Ficaram todos maravilhosos !

Grande beijo

Angelica

Barida disse...

Ola Patricia :)
eu tenho esse livro da Martha Stewart, e de facto e' uma MARAVILHA, da' vontade de correr pra cozinha e fazer tudinho :)) de babar mesmo! Tb por la vi essas cookies com rum, e as suas ficaram lindas, tao lindas como as da Martha :) beijo!

Anônimo disse...

Pat, eu AMO essa receita! Um dos meus cookies preferidos desse livro, impossível comer um só.

ameixa seca disse...

Não tenho rum em casa, nem escura nem clara, mas terei que arranjar porque tenho visto muitos bolos e biscoitos feitos com ele e fico curiosa :)

Ana Rita Marreiros disse...

Bolachinhas óptimas para o lanche!!!

Bjoka
Rita

moranguita disse...

eu rum nunca provei mas olha os bolinhso que voce faz com ele eu tenho a certeza que nao ha um que eu nao goste!!
estao lindos.
beijinhos

Karina disse...

Uma bolachinha desta é tudo de que preciso neste momento...

Telma Cristina disse...

Oi Paty! Vivo na cidade de Cochabamba-Bolivia, desde aqui acompanho o seu blog....desde menina tenho a mania de colecionar receitas....qualquer dia destes vou fazer estes cokies...beijos...TELMA

São Ribeiro disse...

FICOU PERFEITOS...ADOREI.
BJS

Among Spices and Recipes disse...

Seu Blog é LINDO! Parabéns! :) Beijos, beijos

grazi disse...

que receita maravilhosa!!!

sempre tento receber o seu newwsletter e nunca consigo finalizar , será pq????

Unknown disse...

Acabei de fazer esses biscoitinhos, ficaram divinos!

Obrigada, eu adorei, aliás como todos os outros biscoitinhos que voce faz aqui!

Um abraço,
Boa noite!

Patricia Scarpin disse...

Clara, acho que dá pra usar o claro, sim! Que bom que vc gostou, obrigada!

Jaqueline, obrigada!

Gina, que bom que vc gostou da receita, espero que lhe agrade!
Obrigada, beijo!

Monalisa, obrigada!
Beijo!

Adda, que bom que vc gostou daqui, obrigada! Volte sempre!
Beijo!

Tati, querida, pra beber prefiro cerveja e vinho. :)
Vc precisa fazer estes biscoitinhos!
Beijo!

Sérgio, muito obrigada pela visita!

Belos..., obrigada!

Sá, hahahaha, morri de rir contigo!
xoxo

Angelica, tá vendo? Não esqueci do teu comentário! :D
Que bom que vc gostou das receitas! Um beijão!

Barida, vou comprar logo o livrinho, obrigada pela opinião!
Beijo!

Paula, são irresistíveis mesmo! Amei as especiarias combinadas ao rum!
xx

Ameixinha, corre lá pra comprar uma garrafa. ;)

Ana Tira, obrigada!
Beijo!

Moranguita, obrigada!

Karina, ;)

Telma, seja muito bem-vinda! Que bom que está gostando do blog, obrigada!
Beijo!

São33, obrigada!

Among..., obrigada!

Grazi, é mesmo? O que será que acontece? :(

Renata, que bom que a receita deu certo pra vc, obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!

Mônica Concas disse...

Estou fazendo 🤗