quinta-feira, março 24, 2011

Frozen yogurt de limão siciliano e gengibre e o começo do outono

English version

Lemon ginger frozen yogurt / Frozen yogurt de limão siciliano e gengibre

O outono chegou e os dias aqui em São Paulo andam cinzentos – o sol aparece por alguns momentos, mas nuvens gorduchas e pesadas parecem bem mais fortes e tomam contam do céu.

Não estou me queixando – amo dias frios – mas este frozen yogurt certamente lembra os últimos dias de verão: refrescante, azedinho, delicioso.

Frozen yogurt de limão siciliano e gengibre
um nadinha adaptado do fantástico Bon Appetit Desserts

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (180ml) de água
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
¼ xícara de glucose de milho (usei Karo)
2 colheres (chá) de gengibre fresco, descascado e finamente ralado
1 xícara (260g) de iogurte natural integral
1 xícara (240ml) de buttermilk*
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
2 colheres (chá) de raspas de casca de limão siciliano

Coloque a água, o açúcar, a glucose de milho e o gengibre em uma panela pequena, de fundo grosso, e leve ao fogo, mexendo para dissolver o açúcar, até começar a ferver. Retire do fogo e coe para uma tigela média. Leve à geladeira até gelar bem.
Acrescente o iogurte, o buttermilk, o suco e as raspas de limão à calda de gengibre e misture bem. Processe na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Sirva em seguida ou congele em pote hermético por até 3 semanas.

* para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão numa xícara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 6 porções

19 comentários:

Anônimo disse...

Deve estar delicioso so pela foto ja fiquei com agua na boca.
Pena que nao tenho sorveteira, sera que da para fazer sem?

Parabens pelo blog

Danielle Fonseca

Andréa disse...

Olá, Patrícia.
Parabéns pelo blog! Adoro suas receitas e fotografias!
Eu nunca fiz sorvete em casa e queria uma opinião sua... Tenho uma batedeira Kitchen Aid e estou cogitando comprar o acessório para sorvete (pá + tigela com parede dupla e camada de gel entre elas) em vez de uma sorveteira. O que você acha mais vantajoso? Que equipamento você usa?
Um abraço,
Andréa.

Ana Rita Marreiros disse...

Bem adorei esse gelado.Por aqui começa a apetecer um geladinho á tardinha....

Bjokas
Rita

Cinthya Rachel disse...

acabei de cortar um limão siciliano pra fazer confit com a casca, ohhh cheiro bom!

Richie disse...

Estou feliz que o outono chegou!
Nunca fiz sorvete, gelatto, sorbet, frozen yogurt nem nada. Acho que vou ter que esperar o proximo verao pra tentar, né?rs

Adorei a combinação limão + gengibre!

bjo Pat!

Samy disse...

Conheço essa foto :P ahahah
Amanhã envio a prévia no seu email Pat!

beijoss

Sabrina Romano disse...

Nooooossa... E olha que tem limão siciliano orgânico rodando no mercado!
Ah, mas se eu te disser que o sr. Ebraim não suporta frozen yogurt vc acredita?! Pois é, "sorvete é sorvete, e não pode ser nem tão gorduroso, nem tão doce, e nunca deve ter gosto de iogurte"... Um amor, não?!?

Quéroul disse...

pra tomar até com gripe, que cura tudo!
:)

=**

Lari/Jê disse...

Mais uma receita maravilhosa no meu blog preferido =D
De dar água na boca!!!

Beijos
Lari

Anônimo disse...

Meu último frozen foi por acaso. Não achei pera packham para fazer o crumble, mas a vontade me fez fazer com as willians mesmo. Resultado: juntou muita água, não virou crumble, mas sim uma compota deliciosa que comi com iogurte natural. Daí, para virar frozen (a compota+iogurte+creme de leite) foi um pulinho. Lindo de ver (os pontinhos da baunilha no creme branco aveludado) e delicioso de comer...
E já que tenho limão siciliano e gengibre, acho que a sorveteira não vai parar nem no outono. Pelo menos não vai ser por falta de inspiração ;)

Patrícia

Anderson disse...

Parece delicioso, mas deixa eu tirar uma dúvida: ele ficou bem cremoso ou é meio "gelinho", raspadinha? Eu tenho sorveteira (da cuisinart) e meus sorvetes ficam sempre excelentes, mas meus frozens, embora use sempre leite integral, NUNCA FICAM CREMOSOS. O que me frustra muito. Tem alguma dica ? Abraço

Levi Pereira disse...

senti o fresquinho desse frozen aqui, delícia hein...
fiz novamente seus cookies de aveia, chocolate e banana, são irresistíveis!

Renata disse...

Pat, acabei de postar ontem uma receita do seu sorbet de ameixa.. Esse tá na fila, eu aaaaaaaaamo frozen yogurt de limão!

Beijo!

Samy disse...

Pat, o preview já tá no seu email!
beijos

ameixa seca disse...

Acabei de saborear duas bolas do sorvete limãozudo da Fezoca, e este frozen yogurt já apetece :)

tatiane disse...

Limão com gengibre me lembra chá, que me lembra dias frios :S
E este frozen ficou uma lindeza!
beijão

Patricia Scarpin disse...

Danielle, obrigada pela visita!No blog da Cinara vc vai encontrar um post sobre fazer sorvete sem sorveteira:
http://cinarasplace.blogspot.com/
Boa sorte!

Andréa, obrigada!
Eu tenho uma Kitchen Aid tb mas achei o acessório para sorvete caro demais - por isso optei pela sorveteira da Hamilton Beach.

Ana Rita, obrigada! Que bom que vc gostou!
Beijo!

Cin, delícia!

Richie, eu adoro o outono! :D
Não espera o verão, não, faz agora. :)
Beijo!

Samy, hahaha, beijo!

Sá, eu acredito - sou PhD em marido enjoado, querida... ;)
xoxo

Quéroul, verdade! :D
xoxo

Lari, obrigada!

Patrícia, que bom que vc contornou o problema com a receita! E descobriu algo delicioso! Obrigada por dividir a idéia comigo! :)
Um beijo!

Anderson, pra ficar bem cremoso o sorvete tem que ter base de creme inglês, as gemas são responsáveis pela cremosidade.

Levi, que boa notícia!
Beijo!

Rê, fui lá ver, ficou lindo!
Beijo!

Samy, vou ver! Beijo, querida!

Ameixinha, eu já fiz aquele sorvete, é maravilhoso mesmo!

Tati, obrigada, querida!
Beijo!

De disse...

Obrigada pela receita, e pelo carinho em disponibiliza-la em PDF.

Beta Tiossi disse...

Amei esse frozen, cada dia mais me convenço que eu preciso muito de uma sorveteira!
bjs