sexta-feira, março 18, 2011

Financiers de limão siciliano

English version

Lemon financiers / Financiers de limão siciliano

Há bastante tempo me dei conta de uma coisa: eu cozinho quando estou feliz e cozinho quando estou triste.

Se algo me perturba, ou se alguém me decepciona, vou pra cozinha – ou sinto uma vontade imensa de fazê-lo. Se estou contente com alguma coisa, ou se alguém de quem gosto merece um agradinho, cozinho, também. :)

Estes financiers foram preparados num dia bem feliz: eu iria encontrar quatro mulheres lindas, queridas e fantásticas, e que tenho orgulho de chamar de amigas. Por isso, fiz um docinho – e tinha de ser de limão, é claro. ;)

Financiers de limão siciliano
adaptados do Little Cafe Cakes

- xícara medidora de 240ml

175g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 xícara (100g) de farinha de amêndoas (amêndoas moídas)
6 claras, levemente batidas com um garfo
raspas da casca de 2 limões sicilianos
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
½ xícara (70g) de farinha de trigo, peneirada

Pré-aqueça o forno a 190°C; unte generosamente com manteiga 12 forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada.
Coloque a manteiga, a farinha de amêndoas, as claras, as raspas e o suco de limão, o açúcar de confeiteiro e a farinha numa tigela grande e misture apenas até incorporar.
Transfira a massa para as forminhas preparadas, enchendo-as até um pouquinho mais da metade. Asse por 25 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem – faça o teste do palito.
Deixe nas forminhas por 5 minutos e então desenforme sobre uma gradinha para que esfriem completamente.

Rend.: 12 unidades

25 comentários:

Karla Maria disse...

Acho financiers tão elegante, simples e delicado ao mesmo tempo.
Esses ficaram um encanto, Pat.
Ah, fermento biológico seco comprado pra fazer o divino pão de canela do post anterior.
Bj

Tati Marques disse...

ai ai ai quero muito ser sua amiga também ! :)

que venham muitas receitas de felicidade.

aliás não sei o que aconteceu mas seus twitters estão fazendo falta.

bjs,

Anna disse...

Também tenho este sentimento quando cozinho, mas acho que o momento sozinha, mas fazendo algo, é que acalma e nos faz refletir, tanto para alegria, quanto pra tristeza.
Estão lindos estes financiers!
Parabéns!

May disse...

A foto dos financiers esté linda. A receita é uma delícia, tenho vontade de cozinhar tudo o que vc mostra aqui. Beijo

Ana Rita Marreiros disse...

Também sou assim...E acho que sou daquelas pessoas que demonstra que ama alguem pela comida...fazendo aquilo que o outro gosta,ou uma surpresa doçinha!!!!

Esse financiers estão no ponto e lindos, lindos...

Bjokas
Rita

Anônimo disse...

A tarde foi deliciosa, assim como os financiers - eu estava esperando ansiosa pela receita. Realizei o sonho de provar um doce feito por você!
Fora a honra de presenciar o primeiro encontro entre a Lilian e um financier.

Dri Dauzacker disse...

Que apetitoso esse seu financier! Adorei! Bjim

.a que congemina disse...

Sabe que eu tenho a mesma relação com a cozinha? Cozinho porque estou satisfeita com alguma coisa, ou pra me confortar e tirar a cabeça de algo que me entristeça ou incomode. Se não cozinhar nada, é porque o problema é dos grandes!

Vou chover no molhado e dizer que além de a receita parecer impecável, a foto é de uma delicadeza linda.
;***

Quéroul disse...

a perfeição! o bolinho mais delicioso do mundo, no sabor mais lindo.

e eles tão um luxo só, e eu tô invejando o grande encontro e as moçoilas que puderam experimentar uma de suas obras!!!

beeeijo

Receitas para a Felicidade disse...

Uma delicia só, adorei e anotei a receita, obrigado por partilhares esses momentos felizes e gulosos.

Beijinhos!!

Lilian disse...

Me apaixonei pelo Financier mas, como todo francês ordinário, o canalha nunca ligou nem mandou uma carta de amor. Humpf! Tem nada não, já tô de olho numa outra gostosura...

Nem devia estar aqui porque não sei nem ferver água. Vim só pra dizer que adorei o post e tô com saudade!

Beijo!

tatiane disse...

Pat, seus finaciers ficam sempre com uma cor tão bonita! Você usa forminhas de metal?
Sabe que não consigo cozinhar quando estou triste, parece que o azedume "passa" para a comida, e sempre sai alguma coisa errada. Já cozinhar feliz e para presentear é o melhor dos casos, sempre!
beijos, querida

Richie disse...

Eu sempre vejo financiers lindo aqui, preciso tomar vergonha na cara e fazer pra provar!rs

Cozinhar para mim é um prazer nos momentos felizes e uma terapia nos mais tristes.

bjo, Pat!

Beta Tiossi disse...

Que lindos, mais uma receitinha para minha lista!

Quando não estou bem não cozinho, porque fica uma cacá!

Beijos e Bom fds!

Isabel Botter disse...

Oi Patricia, o que são exatamente financiers? Parecem muffins, é a mesma coisa?

A Cozinha de HG disse...

Mais um financier de dar água na boca!
Beijos,
Heide

Andreia Braga disse...

Otima receita! Devem ter ficados deliciosos, ja que leva limão..hehehe

Bjs

Andreia Braga

Elaine disse...

Suas receitas são sempre requintadas e com uma apresentação memoravel, vc é fonte de inspiração.

Quando estou para baixo eu fujo da cozinha, pois devoro tudo que aparece pela frente!!!

Bjos

GraceSnows disse...

Olá Patrícia,
adoro espreitar o seu blog e sempre que nos traga uma receita com limão, eu fico com um sorriso enorme. Porque também sou fã de limão. Acho que dá sempre aquele toque espececial nas sobremesas e bolos.
Bjos e bom fim de semana

Levi Pereira disse...

esse encontro deve ter sido mais doce, do que o próprio doce... cozinhar é uma solução nos momentos de tristeza e empolgante na alegria!
lindo fds!
beijo!

ameixa seca disse...

É terapêutico e, no final, sempre podemos afogar a tristeza ou multiplicar a felicidade :)

moranguita disse...

tenho uam duvida: as claras nao sao batidas em castelo? estao tao bonitos.
ia bem agora um com o meu cha antes de dormir
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Karla, muito obrigada! Depois me conta do pão?
Beijo!

Tati, querida, obrigada! Pessoas do trabalho começaram a controlar o que eu escrevo lá. Por isso deletei tudo e criei um novo.
Beijo!

Anna, obrigada! Acho que vc tem razão - e se concentrar na receita em vez de nos problemas ajuda! :D
Beijo!

May, que bom que vc gostou, obrigada!
xx

Ana Rita, surpresa doce é sempre boa! :D
Obrigada, um beijo!

Paula, eu te digo a mesma coisa! Sonho provar os docinhos da Cookie Shop, querida! ♥

Dri, obrigada!

Mayra, minha querida, é isso mesmo! Quando não há pique para cozinhar o troço é sério, mesmo.
Beijão!

Quéroul, financier é VIDA! :)
Qualquer hora a gente vai se encontrar tb, queridinha.
xx

Paula, obrigada a você!

Li, querida! Amei te ver aqui! ♥
Saudade enorme de vc!
xx

Tati, obrigada, querida! Eu uso forminhas de silicone!
Beijo!

Richie, vc vai adorar, tenho certeza!
Beijo, querido!

Beta, espero que vc goste da receita!
Beijo e uma ótima semana para vc!

Isabel, não - financiers são bolinhos feitos de clara de ovo, manteiga derretida e amêndoa (ou alguma outra nut) moída. No Google você pode encontrar mais informações.

Heide, obrigada!

Andreia, também adoro limão! :D

Wind, muito obrigada! Hahaha, eu tb tendo a comer mais quando estou triste.
Beijo!

Grade, limão é bom demais, não? Beijo e obrigada!

Levi, obrigada, querido!
Beijo!

Ameixa, concordo contigo, querida. :)

Moranguita, não são batidas, não.

Unknown disse...

Receita testada e aprovadíssima!! Gostoso como tudo o que já testei do seu Blog, Patricia.
O Financier ficou perfeito com um expresso!!
Obrigada por compartilhas suas doçuras! Espero ansiosamente cada novo post. :-)

Patricia Scarpin disse...

Julia, que notícia boa! Fiquei tão feliz sabendo que vc gostou da receita - obrigada por vir me contar!
Beijo!