quarta-feira, março 30, 2011

Brownies clássicos da Alice Medrich

English version

Classic unsweetened chocolate brownies / Brownies clássicos da Alice Medrich

Minha irmã tem um montão de amigos e isso me deixa muito feliz – eu jamais desejaria a ela a adolescência solitária que tive; algumas das amigas sabem que eu tenho um blog de comida e uma ou outra me lêem vez em quando.

Um tempinho atrás dei carona para a Jessica e uma das amigas dela para algum lugar (não me lembro agora) – a menina entrou no carro, minha irmã nos apresentou e ela disse, na lata: “eu adoraria comer um brownie agora”. :D

Quando elas voltaram das férias escolares, fiz estes brownies e disse pra minha irmã levar alguns especialmente para a Nicole – adoro gente direta que não faz rodeios. :D

Brownies clássicos da Alice Medrich
da maravilhosa bíblia do chocolate Bittersweet: Recipes and Tales from a Life in Chocolate

- xícara medidora de 240ml

112g de chocolate 99% cacau (unsweetened chocolate)*
½ xícara (113g) de manteiga sem sal
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar refinado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de sal
2 ovos gelados
½ xícara (70g) de farinha de trigo

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel.
Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela refratária e leve ao banho-maria, mexendo freqüentemente até derreter o chocolate. Retire a tigela do fogo e junte o açúcar, a baunilha e o sal. Acrescente os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Junte a farinha e bata com uma espátula de silicone até a massa ficar brilhante e homogênea, 1-2 minutos. Transfira para a forma preparada e alise a superfície.
Asse por cerca de 20 minutos ou até que a superfície do brownie pareça seca mas um palito enfiado no centro ainda saia molhadinho de massa.
Encha uma assadeira grande, de beiradas altas, com cubos de gelo e dois dedos de água. Assim que retirar os brownies do forno mergulhe a forma na água gelada – cuidado para não espirrar água nos brownies.
Deixe esfriar completamente, remova da forma com o auxílio das alças de papel alumínio e corte em quadradinhos.

*é possível encontrar esse tipo de chocolate aqui; caso não encontre, substitua por chocolate com 70% de cacau da seguinte maneira: 180g de chocolate, 7 colheres (sopa) - 98g - de manteiga sem sal e 1 xícara (200g) de açúcar refinado; não mergulhe a assadeira na água gelada

Rend.: 16 unidades

29 comentários:

Lari/Jê disse...

É o segundo blog que q publica brownie hoje... E eu fiz um brownie no final de semana que não deu mto certo... Acho que isso é um sinal pra eu tentar outra receita no próximo final de semana...

Pra variar, saio daqui com água na boca...

Beijos
Lari

CASA DA ARTE disse...

ummm.. parece tão cremoso!

Quéroul disse...

ah, mas o que vc acha que eu te falaria assim que te visse? 'eu adoraria comer um brownie... não! um financier... não! um bolinho de limão siciliano... não! uma pavlova... não! TUDOS DOCE DO TK AGORAA!'.

que sorte tem Nicole, ai ai.
beijo...

Marcia Gullo Tiberio disse...

eu adoro Brownie, um tempo atras fiz uma receita que peguei no site panelinha, pra microondas, ficou otimo, mas perdi a receita.
Inté.

Marcia Gullo
www.blogdagullo.blogspot.com

Letrícia disse...

Pat, hoje mesmo eu me lembrei um montão de você. Fiz aquele bolo de maçã caramelado. Ficou lindo, cheiroso e deve estar uma delícia (ainda não provei porque fiz para uma festinha no trabalho daqui a pouco, mas tenho certeza de que deve estar perfeito, como tudo que você posta).

tenho visto esse brownie em tantos lugares diferentes... deve ser um sinal. E se passou no seu crivo, deve ser ótimo.

Beijão!

Sabrina Romano disse...

Adoraria comer uma torta de limão agora!!! He he he... Bjs

Paty disse...

eu amo brownie... e estava até pensando em procurar uma receita, cortar em pedações, embrulhar em papel manteiga e acomodar nas marmitinhas para presentear na páscoa...
acho tão charmoso...
ah, então se eu usar o chocolate 70% não preciso então fazer o final da receita, que é mergulhar no gelo???
bjks

Letrícia disse...

Oi! eu de novo. Só para contar que fizemos a festinha e que foi lindo. O bolo fez muito sucesso, foi disputado até a última migalha.

Beijos!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Vou experimentar, deve ser muito bom.
Lylia

Manderley de GuindillayCanela disse...

Hummm me encantan los brownies, te han quedado genial!!

Saludos

Geisa Mariana disse...

Adorei seu blog...ja to seguindo e virei aqui mais vezes!!! Muita coisa boa...esse brownie vai ser a pedida do fim de semana

Fábrica de Biscoitos disse...

Parabéns pelo seu Blog. Ele é muito gostoso de se ler!!!

A Cozinha de HG disse...

Oi Pati!
Pra variar, uma receita de dar água na boca! Adoro teu blog! Já postei várias receitas que peguei daqui. Tudo dá certo e tudo fica delicioso! Obrigada por compartilhar essas gostosuras com a gente!
Beijos,
Heide

Samy disse...

Mas que menina esperta hein?! ahuhauahhau

Só restou uma dúvida: pra que serve esse treco do gelo? e o papel alumínio ao inves do manteiga?

beijoss!

CRISTIANE LARA disse...

Paty,
Tudo bem ?
Que Brownie delicioso e lindo ! Adoraria comê-lo agora ...rs Assim que puder vou fazê-lo. For sure ! rs Beijocas

Sara Ramos disse...

uau que aspecto divino. beijinhos

Lili Ravag disse...

Nossa, que delícia... Faz tempo que não como brownie!
Já adicionei à lista de receitas pro futuro próximo.
Parabéns pelo blog! Estou me iniciando nesse mundo dos blogs culinários, e o seu é uma grande inspiração.

Ana Luiza Zocrato disse...

Claro que já te falaram isso mil vezes mas....: Seu blog é demais!
Que delícia de blog, e que fotos maravilhosas!
Eu adorei!

Paulinha disse...

Pat, em primeiro lugar, acho que a Nicole está totalmente certa, se eu te encontrasse faria a mesma coisa rsrsssrss.
Agora, gostaria de saber a marca desse chocolate, entrei no site, mas fiquei confusa com tantas opções.
Beijinhos e parabéns pelas receitas maravilhosas!!!

Fernanda disse...

Seu blog é simplesmente incrível! Parabéns! Gosto muito de cozinhar e especialmente de desfrutar de uma boa comida.
Tenho o lema de só comer comida bonita ;)
Seu blog é de encher os olhos, já copiei diversas receitas e estou louca para testar.
Descobri uma chatíssima intolerância à lactose e fiquei muito feliz ao ver que suas receitas não levam leite e usam chocolate amargo, que estão autorizados aos intolerantes.
Assim, gostaria de uma dica sua: meu aniversário é no próximo dia 14 e quero fazer uma torta de chocolate amargo com morango, mas estou em dúvida sobre qual receita usar. Alguma sugestão?
obrigada.

Cristina Lunardeli disse...

Amo brownies!se fosse amiga da sua irmã faria a mesma coisa!!rs
seu blog é delicioso!!

bj...Cristina.

Levi Pereira disse...

ai preciso de brownies, tanto tempo q não como uma delícia dessas, tenho q quebrar esse jejum rapidamente... esses ficaram lindões!
beijo!

ameixa seca disse...

Adoraria comer um brownie agora ;) Estou à tua espera deste lado do atlântico já que tens esse poder de concretizar a vontade das pessoas directas he he

Ronize Bumba disse...

Que abuso.. eu aqui me controlando como nunca para nao comer essa iguaria e vc coloca assim, como uma foto assim tao linda!
Deve estar apetitoso... Vc fez minhas lombrigas ficarem oriçadas aqui !

beijos

PS: ai que vontade que dá! Amei

Renata disse...

Pat, eu tb adoro quando meus amigos me pedem receitas que estão no blog.. É sinal de que estamos sendo lidas - e apreciadas!
Seu brownie parece maravilhoso, achei super curioso o esquema de mergulhar a assadeira na água fria!

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Lari, obrigada!
Tenta outra vez, brownies geralmente são fáceis de fazer.

Casa da Arte, obrigada!

Quéroul, hahahaha, morri de rir agora! :D
xx

Marcia, de microondas nunca fiz.

Lê, querida, fiquei tão feliz de vc ter feito o bolo pra festa! Que honra! :D
Beijão!

Sá, hahahaha!
xx

Paty, é uma boa idéia! É isso mesmo - se usar o 70% faça as alterações na manteiga e no açúcar e não mergulhe na água gelada. Espere esfriar para cortar.

Lê, que notícia ótima! Obrigada por me contar, querida!
xoxo

Lylia, experimenta, sim!

Manderley, muchas gracias!

Geisa, muito obrigada!

Fábrica de Biscoitos, obrigada!

Heide, que bom saber disso, obrigada a você por me contar!
Beijão!

Samy, hahaha!
Para brownies eu sempre uso papel alumínio (ele conduz melhor o calor do que o papel manteiga). O gelo eu não sei pq a autora pede, mas fiz mesmo assim.
Beijo!

Cris, faça sim!
Beijo!

No Conforto..., obrigada!

Lili, boa sorte!

Ana Luiza, muito obrigada!

Paulinha, hahaha!
O chocolate tem na loja física, não sei se tem na loja virtual.

Fernanda, obrigada! Gostei do seu lema. :)
Nunca fiz torta de chocolate, não tenho nenhuma receita para te indicar. Dá uma procurada no Google.

Cristina, obrigada!

Levi, faça sim, vc vai amar!
Beijo!

Ameixinha, hahahaha!
Qualquer dia eu apareço aí, hein? :)

Sra Mercury, obrigada pela visita!

Rê, é mesmo muito bom, né? Beijo, querida!

Paty disse...

Patricia,
vc é muito atenciosa...
obrigada por responder nossas dúvidas...
acho muito chato qdo a pessoa se propoe a fazer um blog, posta assuntos, fazemos um comentário com dúvidas ou sei lá o que mais e a pessoa nem tcham...
vc é uma pessoa q irradia simpatia através do monitor
acho que sempre, o que a humanidade precisa e quer é um pouquinho de atenção; com certeza isso faz a diferença na vida e dia a dia
bjks
sou sua fã

Samy disse...

Ahhh eu que fui monguinha e só percebi depois do papel alumínio, não sei onde tirei o manteiga hauhauhah
E o gelo eu fiquei curiosa :P ahuahuah


beijos, obrigada Pat!

Patricia Scarpin disse...

Paty, obrigada! Vc é muito gentil. Eu gosto muito dessa troca entre os leitores, é bem bacana, o problema é que tem gente que abusa, sabe? Gente preguiçosa que pergunta tudo, não custa nada usar o Google de vez em quando, não émesmo?
Mas quando posso ajudo, sim.
Beijo e obrigada pelo carinho!