Desperdício de comida não tem vez lá em casa e tenho certeza de que com vocês também não. Depois de preparar o sorbet de abacaxi com hortelã me sobraram várias folhinhas da planta – elas estavam tão perfumadas que comi várias enquanto as ia lavando. :)
As tais folhinhas acabaram virando sorvete – de menta com chocolate, pra melhorar ainda mais as coisas. Sempre tenho a sensação de que doces com sabor de menta têm gosto de pasta de dente, mas este sorvete, não – o sabor é bem suave e, para mim, uma delícia.
Sorvete de menta com chocolate
do The Perfect Scoop
- xícara medidora de 240ml
1 xícara (240ml) de leite integral
¾ xícara (150g) de açúcar
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
1 pitada de sal
2 xícaras (80g) de folhas de hortelã – deixe-as soltinhas na xícara na hora de medir
5 gemas grandes
140g de chocolate amargo, picadinho
Aqueça o leite, o açúcar, 1 xícara (240ml) do creme de leite e o sal numa panela pequena. Junte as folhas de hortelã e misture para mergulhá-las no líquido. Cubra, retire do fogo e deixe em infusão em temperatura ambiente por 1 hora.
Passe a mistura por uma peneira despejando-a numa panela pequena (o leite vai estar com um tom de esmeralda bonito*). Pressione bem as folhas para extrair o máximo de sabor possível e em seguida as descarte. Transfira a 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco restante para uma tigela grande e coloque uma peneira sobre ela.
Reaqueça a mistura de menta. Numa tigela média, bata as gemas com um fuê. Aos poucos derrame o líquido quente sobre as gemas, mexendo constantemente para que não cozinhem. Volte tudo para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone, raspando as laterais e o fundo da panela, até a mistura engrossar e cobrir as costas de uma colher. Passe este creme pela peneira, despejando-o dentro da tigela com o creme de leite. Misture e deixe esfriar colocando a tigela com o creme sobre uma outra cheia de água e cubos de gelo.
Leve à mistura à geladeira por 5-6 horas e então à sua sorveteira, seguindo as instruções do fabricante.
Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo constantemente, e o transfira para uma xícara medidora de vidro. Quando o sorvete terminar de gelar, despeje o chocolate em fio, diretamente para dentro da sorveteira e deixe a máquina funcionar por mais 30 segundos – o chocolate vai endurecer, formando os flocos. Transfira o sorvete para um pote hermético e deixe no freezer até firmar, pelo menos 4 horas.
* o leite ficou pálido demais, por isso acrescentei algumas gotinhas de corante alimentício verde
Rend.: cerca de 1 litro
13 comentários:
Hortelã e chocolate se casam bem. gostei desta combinação aqui amiga. Estou tentando preparar o meu freezer para poder colocar meus sorvetes lá. no momento nao tem espaco e a sorveteira esta parada.ai ai.Ai, estas orquideas sao lindas Pat.
Oi Pat! Hj é minha primeira visita e amei o sue blog, ele é literalmente delicioso. Já favoritei.
Adoro testar receitas e inventar as minhas próprias. Ainda estou um opuco insegura, pois comecei a cozinhar a apenas um ano que foi justamente quando me casei.Antes disso só ia na cozinha da casa da mamãe pra buscar o que ja estava pronto. Foi uma grata surpresa perceber que eu podia preparar várias coisas gostosas.
Um beijinho
é o sorvete preferido da minha irmã; já eu nunca consegui gostar muito não.
adoro hortelã/menta em chás; mas misturado com chocolate sempre me deu uma sensação esquisita. chocolate é pra ser 'quente', né, confortável, abraçativo.
aí cê junta com menta e fica aquela coisa meio gelada, meio pasta de dente que nem vc disse, e bem broxante.
:/
lindo ele tá. vou até mostrar pra minha irmã pra assanhar as 'bicha'
dela. :P
beijão!
Também sempre pensei na pasta dente sobre doces sabor menta, sem falar naquele verde alienígena que os sorvetes de menta têm. Outro dia meu pai comprou um sorvete assim, tentou convencer todo mundo a comer, mas não teve jeito, acho que nem ele gostou. Acho que vou fazer para ele!
beijos
Eu adoro sorvete de menta com pedacinhos de chocolate, e os q sao branquinhos sao os meus preferidos (pq as pessoas tem mania de colocar anelina verde e deixar o sorvete com cara de marciano hein??? o mania de tirar o natural da coisa ne?! rs!)
Gosto muito desse sorvete mas o marido nao curte, nem um pouco, entao eu acabo nao fazendo, mas quando tenho a chance de ir a uma sorveteria boa eu peco! (alias, faz um tempao q nao tomo desse sorvete...)
Bjs
Ana
Pat, tudo jóia ???
Que santa inspiração o seu marido te da, hein? Esta delirante essa versão de flocos com menta. Super chic....
Precisamos voltar as nossas sessões de descarrego, menina....hahaha...
Desculpe a falta de acentos!rss...
Super bjo da Si
Que delícia e que frescura!
Fiz o seu bolo chiffon de limão com morangos. Coloquei hoje a receita e as fotos. maravilha!!!!
Babette
oi Patrícia!Fiz uma indicação do seu blog no meu, qdo puder veja.bjos, adoro vir aqui!!!!!!!!!!
Que graça de sorvete, Paty.
Confesso que não sou fã de hortelã; não conseguiria come-los enquanto lavasse eles!! Mas esse sorvete dá água na boca!
Até outro dia, meu marido comprou uma pastilha (de menta :/) pra minha dor de garganta... E eu:
- "Depois de 10 anos juntos vc não sabe q eu não gosto de menta???"
Mas tive que tomar mesmo assim. Aff.
Queria aproveitar e tirar uma dúvida com você... me deparei com uma receita aqui num livro que pede "biscoitos digestivos de chocolate"... pra base da massa. Q diabos é isso? Enfim, se vc souber, agradecerei mto!!!
Beijos!
Pat, que delícia!!!! Deve ser muito interessante mesmo!
Um beijo!
HUmmmm...que delícia! Adoro sorvete!
Tina, quero ver os teus sorvetes logo, querida, sei que serão deliciosos e vou copiar vários. :)
Dani, obrigada pela visita, volte mais vezes!
É claro que você pode preparar, sim, várias coisas gostosas, é só querer e tentar.
Boa sorte! Um beijo!
Quéroul, eu nunca gostei mas me rendi a este sorvete justamente por causa do sabor - é totalmente diferente de tudo de menta/hortelã que tem por aí.
Mostra pra mana, sim!
Beijo, querida!
Tati, faz pra ele, aposto que ele vai gostar!
Super beijo!
Ana, você tem razão! E este sorvete fica tão suave, uma coisa.
Beijo!
Si, precisamos sim, me escreve!
Beijoca!
Babette, fui lá ver, ficou lindão!
Obrigada por me contar!
Dea, fui lá ver, muito obrigada!
Beijo!
Liv, querida, estes cookies seriam algo parecido com os nossos biscoitos Maria/maisena, mas não temos sabor chocolate. Você pode usar Maria/maisena e acrescentar um pouquinho de cacau em pó ao biscoito moído.
xoxo
Vê, é bem diferente!
Beijo!
Vovó Cristina, obrigada pela visita!
Que lindo seu cantinho... adorei as receitas... dê uma passadinha na minha cozinha... estou começando a montar, seja bem-vinda. http://saborecor1.blogspot.com/
Postar um comentário