sexta-feira, abril 23, 2010

Friands de pistache e limão siciliano + uma novidade

English version

Lemon pistachio friands / Friands de pistache e limão siciliano

Tem novidade aqui hoje – e sei que vocês me perdoarão pelo pequeno momento egocêntrico. :)

Depois de receber emails e comentários com perguntas sobre o equipamento que uso para fotografar, se fiz algum curso, etc., resolvi adicionar uma página ao blog, contando um pouquinho sobre mim – e é claro que isso seria acompanhado por uma receita com limão siciliano. :)

Lemon pistachio friands / Friands de pistache e limão siciliano

Friands de pistache e limão siciliano
adaptados daqui

190g de manteiga sem sal
60g de farinha de trigo
200g de açúcar de confeiteiro + um pouquinho extra, para polvilhar
60g de amêndoas moídas (farinha de amêndoas)
60g de pistache sem sal, finamente moído
5 claras
raspas da casca de 2 limões sicilianos

Pré-aqueça o forno a 180°C. Derreta a manteiga e use um pouquinho para untar doze forminhas de friand. Polvilhe com farinha e retire o excesso.
Peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro numa tigela e adicione as amêndoas e o pistache moídos.
Coloque as claras numa tigelinha e bata-as ligeiramente com um garfo, até espumarem. Junte-as aos ingredientes secos, acrescente a manteiga e as raspas de limão e misture até incorporar. Encha 2/3 de cada forminha de friand com a massa e asse por 25-35 minutos ou até que dourem (faça o teste do palito). Retire do forno, aguarde 5 minutos e então os desenforme. Transfira para uma gradinha e deixe que esfriem completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Os friands podem ser guardados num recipiente hermético por 2-3 dias.

Rend.: 12 unidades – fiz metade da receita acima e consegui 9 friands, sendo 6 com as forminhas de estrela, com capacidade para 3 colheres (sopa) de massa cada + 3 com forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada

39 comentários:

Paulinha disse...

Ameeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiii saber um pouco mais de uma pessoa que eu admiro tanto, mesmo sem te conhecer pessoalmente, sinto um carinho muito grande por você Patrícia!!
E como já te escrevi antes, comecei a fazer bolos e doces profissionalmente, graças a seu blog, e todas as minhas dúvidas, que foram muitas, sempre foram respondidas com muita gentileza por você!!

Te agradeço infinitamente por fazer parte do meu dia a dia.
Beijos.

Tays Rocha disse...

Patrícia, achei seu blog por acaso e confesso que me encantei, tudo aqui é deliciosamente lindo, tudo tão suave e delicado. Amo baking, patisserie e tenho vontade de fazer essas receitas todas ;o) Estou te seguindo no Twitter também. Essa receita com limão siciliano deve ser maravilhosa... beijos e bom final de semana!

Maria Helena disse...

oi Patricia, eu adorei saber mais de vc... e haha, eu tenho 1,54m! :p

adorei a receita, estou fortemente influenciada e agora viciada em limão siciliano...rs

bjs

Yanna Clementino disse...

Olá Patricia
Que bom saber um pouco mais de vc. Eu sempre acompanho seus posts e acho suas fotos maravilhosas, sempre tive a curiosidade de saber como vc fazia. Talvez seja pedir muito, mas vou me arriscar, será que algum día vc podia mostar o passo a passo de como vc prepara tudo para as fotos. Gostaria muito de aprender! Amo essa tonalidade branca, clara que tem as suas fotos!
Um grande abraco,
Yanna

Fernanda disse...

Oi Pat, comento pouco para não ser tão repetitiva mas sempre estou aqui te visitando. Já te contei sobre o meu carinho por você e quero que saiba que você torna o meu dia muito mais doce. Você deu uma ligeira aumentada na minha conta do supermercado (o meu marido que te conte)!!!!
São tantas coisas deliciosas e tantas fotografias belas que me tornam ainda mais uma admiradora pelo seu trabalho.
Fiquei imensamente feliz de te conhecer um pouquinho mais, afinal você já faz parte da minha vida.
Um beijinho muito carinhoso e um ótimo fim de semana.

Fernanda.

Srta.T disse...

Pati, vc e a mais querida das food bloggers que eu conheco e uma das pessoas mais fofas de toda a internet. Seu "about me" e uma simpatia so, como vc.

E AMEI saber que voce tambem gosta de "Damages"!! "House" e hors-concours, nao tem como nao gostar... mas e a primeira vez que vejo alguem falando da minha serie de "adevogados" preferida. Acompanhou a terceira temporada?

Beijo imenso, Pat!

p* disse...

Adorei!! A receita com limão, também me delicio com sabores ácidos. E adorei ainda mais a fotografia (muito bonita) e o texto sobre ti! ;) Parabéns sempre e mais uma vez!
Bjinho *

Adri disse...

Se tem uma coisa que você não é mesmo é egocêntrica... Adorei saber um pouquinho mais sobre sua personalidade e outras curiosidades. Acho que já tou preparada para responder um quizz! hahahaha

Salsa Verde disse...

Olá Patricia,
Adorei ler sobre ti e adorei esta receita. Aliás, para mim, tudo o que leva limão ou qualquer tipo de citrinos é óptimo. O limão siciliano é tão bem mais diferente do comum dos limões...
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Unknown disse...

Amo de paixão o seu blog. Uma delícia! Também acho que a parte mais "importante" de uma refeição é a sobremesa (hi! hi! hi! Se o meu nutricionista ouvisse....). Continue.

Gina disse...

Patrícia,
Tenho várias receitas suas na lista de espera. Sou tendenciosa com os doces. Não é à toa que publiquei 3 vezes mais doces que salgados.
Tal como você, adoro fazer essas miniaturas em formatos diferentes. Parece que o docinho ganha um sabor especial.
Bom conhecê-la um pouco mais.
Bom final de semana!

Miss Docinho disse...

Adorei saber um pouquinha mais de vc.....Eu tbem desde de pequena adoro fazer doces....Aprendi muito com a minha avó que tinha uma mão de fada....nem acredito que vc nunca fez um cursinho de fotografia....suas fotos são divinas da até água na boca...bjs e Bom fim de semana...

Viviane Higashi disse...

Oi Patrícia!! A página sobre você ficou muito fofa!! Design e texto lindos!
Falando em coisas lindas..essas tuas forminhas de estrela são uma coisa!!! Eu quero!! ; )
Beijo.
Viviane

manjericota disse...

Pat,

Muito legal seu post para conhecermos sobre vc. Adorei as dicas das fotos tbém (acho suas fotos lindas mesmo!). Sobre a receita, nem preciso comentar, simplesmente assino os comentários acima.

Bjo gde, Dani

Tê Thomazini disse...

Pati, adorei este post. Sempre imaginei que você fosse super graduada nas artes culinárias e também fotográficas! Saber que você simplesmente ama o que faz, serve como inspiração para mim! Tentei fazer duas receitinhas de cookies suas, uma de coco com chocolate branco e outra de chocolate ao leite...a primeira ficou meia boca, mas queimou (meu fogão ainda é daquele azul cor do céu com asinha..rs) e a segunda, bem, ficou horrível...rsrs. Mas não vou desistir. Ahh, vou comprar uma telinha de isopor o quanto antes...
Obrigada por compartilhar tanta coisa legal conosco. Você realmente é muito querida! Beijão.

Téia disse...

Pat, como todas as queridas acima, adorei saber mais sobre você. A gente sempre fica curiosa para conhecer nossas amigas virtuais, principalmente as muito talentosas e simpáticas como você. Ah, te achei uma gata, hehehe. Um dia quando vier aqui em Bsb,espero podermos nos conhecer. Bjka.

Sabrina Romano disse...

Nossa, você ainda me mata com essas receitinhas de limão... Adorei saber um pouco mais sobre você, apesar de não precisar de muita coisa para saber que você é uma pessoa simples, súper acessível e muito, muito talentosa! Além de gata, é claro! Rs... Bjs

Ana disse...

Que lindos, amei o star shape, lindos demais!!!
Ana

Unknown disse...

Patrícia,

adorei saber mais sobre você e sobre como começou. Eu também comecei na cozinha bem cedo. Ainda tenho 19 anos, mas há pelo menos 5 já preparo jantares e comidinhas pra minha família.
Quando eu conheci seu blog, me encantei na hora, porque eu também AMO cítricos e sou louca por sobremesas. Ainda pretendo fazer cursos e me aperfeiçoar, mas enquanto a faculdade não acaba, é só hobby mesmo.

Obrigada pelo seu blog que deixa meu dia mais doce!

Beijos

Dani M. disse...

gente, de onde vc tira tantas forminhas nos formatos mais fofos? adoroooo!!

Carol Romagnolli disse...

Pat!!!!!!
Eh engracada essa relacao virtual que surge a partir dos blogs. A gente comeca a acompanhar determinado blog, admirar a habilidade daquela pessoinha, babar pelas receitas, se identificar com as palavras e pronto! Como um passe de magica, surge aquele carinho enorme por alguem que somente conhecemos no mundo virtual...
Que legal saber um pouco mais sobre vc, vc eh uma gata, menina!Beijinho, Carol

Marcia P. disse...

Patrícia, que bacana conhecer um pouco mais de vc. Acompanho seu blog há muito tempo e adoro toda a produção das suas receitas.
Só uma dúvida, o fundo cor de rosa ou azul das fotos, vc edita também pelo Picasa?
Caso afirmativo, é possível dar uma dica???
Abraços,
Márcia -Cascais/Portugal

Quéroul disse...

quantas estrelas lindas em um só lugar!

=***

Fafah disse...

Adorei saber de voce, pontos de identificação comigo/ adoro futebol
(e formula 1) tb amo o futebol de Messi, fotografia, limão siciliano, e todas as receitinhas que vc nos presenteia elegantemente!
bjs
(e alem de tudo isso, vc é muito bonita!)

tatiane disse...

Preciso voltar a fazer friands, as claras estão se acumulando de novo, este de limão muito me interessou :)
Aquele pratinho da foto eu "salvei", minha mãe ia jogar fora porque era velho e ela estava cansada das coisas anos 70, vê se pode, rs.
Vc é baixinha também, te passo por 4cm!
beijos, querida!

Dani disse...

Essas forminhas de estrela sao uma gracinha!

Isabela Tibo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabela Tibo disse...

Olá Patrícia! Que friands lindos! Só de acompanhar o blog, a gente acaba conhecendo um pouco a pessoa, mas só um pouquinho, né? Achei ótimo incluir a página "sobre mim"!
Bjs!

Levi Pereira disse...

Paty, adorei te conhecer... Mesmo sem conversar com vc, vc tem uma energia boa, pelo seu expressar e escrever!!!
Não precisa nem mencionar o quanto suas receitas são lindas e delicadas, como esses friands!!!
Super bjOooo e um ótimo final de semana!!!

Anônimo disse...

Paty vc é uma fofa! Amei sua página e não é nem um pouco egocêntrica! Concordo com Levi, vc tem uma energia ótima e que só atraem coisas boas pra vc e pra suas receitas! Amei esses friands! Vão entrar na minha lista!

Sabia q a primeira receita q fiz sua foi o risotto de alho poró? Assim q descobri seu blog! Só acrescentei vinho branco e fica bãaaaao. Fiz o de limão tb, mas agora vai ficar melhor pq tenho meu mega ralador! Descobri cítricos com vc! Mas não dispenso um chocolate, é de família...

Um bjoooo e boa semana!

Patricia Scarpin disse...

Paulinha, obrigada pelo carinho! Fico tão feliz por ter sido útil nessa sua nova fase profissional, é uma alegria imensa!
Beijo!

Tays, obrigada pela visita! Volte mais vezes!
Obrigada e uma ótima semana para você!
Beijoca!

Maria Helena, limão siciliano vicia mesmo. :)
Beijo!

Oi, Yanna! Na verdade, não tem muito passo a passo, não, eu apenas arrumo a comida sobre uma mesa, ajeito alguns detalhes (guardanapos, copinho de leite ao lado, talheres, etc.), e tiro as fotos. Coloco a mesa ao lado da porta de vidro da sacada da sala e do outro lado coloco a placa de isopor, para refletir a luz. Só isso. :)
Espero ter ajudado!
Um abraço e obrigada!

Fernanda, pois eu não iria te achar nada repetitiva, viu? :)
De qquer forma, obrigada por comentar, é sempre tão bom receber os comentários das leitoras!
Obrigada pelo carinho, fico feliz demais sabendo que o blog tem sido útil a tanta gente.
Beijo grande!

Tata, você é que é querida! Tão doce!
Gente, não tem como não gostar de "Damages", Glenn Close simplesmente maravilhosa, a Patty Hewes dela dá medo em qquer um. :)
A terceira não vi, estou esperando estrear no AXN.
Beijão, querida, e obrigada!

Paula, obrigada! A foto foi o marido quem tirou. :)
Beijo!

Adri, morri de rir contigo, querida!
Obrigada, super beijo!

Lia, o siciliano é mais suave, gosto muito.
Uma ótima semana, um beijo e obrigada!

Rute, obrigada!
Ah, a gente não conta pro nutricionista. ;)
Beiijoca!

Gina, também adoro comida pequenininha!
Que bom que gostou do post, obrigada!
Uma ótima semana para você!

Maristela, obrigada! Eu penso em fazer um curso no futuro. :)
Uma ótima semana pra você!

Viviane, que bom que gostou! Obrigada! :)
Beijoca!

Dani, que bom que gostou das dicas!
Beijo, querida!

Taynah, eu quero muito fazer alguns cursos, quando tiver um $$ sobrando. :)
Ah, talvez você esteja com problema no forno, que pena. :(
Vocês é que são queridas, me mimam muito! :)
Beijo grande e muito obrigada pelo carinho!

Téia, obrigada! :)
Quem sabe eu não visito Brasilia e a gente toma um café juntas? :)
Beijo, querida!

Sa, morri de rir contigo - obrigada pelos elogios, querida! Super massagem no ego. :)
Beijo!

Ana, as forminhas foram presentes da Tina. :)

Ju, sabia que é muito raro alguém jovem como você gostar de cozinhar?
Admiro muito!
Obrigada a você pelo carinho!
Beijão!

Dani, essas foram um presente! :)

Carol, realmente, você tem razão, a gente vai simpatizando com as pessoas sem conhecê-las pessoalmente. :)
Obrigada pelos elogios todos, ganhei o meu dia! :0
Beijo, querida!

Marcia, os fundos eu faço com cartolinha ou tecido, isso não dá pra fazer no Picasa.
Um abraço!

Quéroul, xoxooxoxoxoxoxo

Fafah, temos muito em comum, hein? :)
Beijo e obrigada!

Tati, você é gigante perto de mim, querida. :)
Beijo!

Dani, obrigada!

Isabela, que bom que gostou, fico feliz!
Um beijo e obrigada!

Levi, obrigada! Você é que é super generosa!
Beijoca e uma ótima semana para você!

Liv, querida! Obrigada pelo carinho, você é sempre tão doce!
Ah, aquele ralador é tudo, não?
Beijo grande e uma ótima semana!

Susana Gomes disse...

Gostei de conhecer um pouco mais de ti.
tb sou doida por Smiths! :)

Beijinhos e parabéns pelo blog, lindo.

Luciana Betenson disse...

Pat, momento egocentrico super justificado, eh muito bom conhecer melhor as pessoas que admiramos e de quem admiramos o trabalho ;-) Amei! E os friands tambem. Voce eh muito querida!

ameixa seca disse...

Patrícia, que bonito esse apanhado que fizeste acerca de ti para que te conheçam um bocadinho melhor. Adorei e, para ser perfeito, só um friand a acompanhar :)

Maria Pia disse...

Paty, adorei sua bio! rs
Só hoje que eu vi! E vi você também na revistinha Mais! Que chique!!!
Parabéns!
Beijo!

Deveria estar estudando disse...

Pat, você é doce como suas receitas.
Adorei saber um pouquinho sobre você. Coloca a ferramenta de seguidores, para podermos visualizar mais fácil suas atualizações.
bjks!!!!!

Valentina disse...

Pat, amo ver que estas forminhas continuam fazendo sucesso. Amei a página nova. Já fui xeretar. A foto esta ótimo e como voce broke down os parágrafos subject wise ficou muito bom. Bom, este post tem o meu doce favorito. Friand. whichever way it comes...

Ateliê de Doces disse...

Pat,como todos a chamam né,já me sinto íntima ehehe
Estou viciada em blogs,de culinária,andei passeando e encontrei o seu..MARAVILHOSO!!!!,me encantei.Parabéns.
Estou iniciando um e achando uma delícia essa interação de "mãos talentosas".
Encontrei o seu no blog The cookie shop,da querida Paula.
Agora virei sua fã de carteirinha também.
Tenha um doce dia.
Bjos
Rosana

Patricia Scarpin disse...

Gasparzinha, obrigada!
Smiths é tudo. :)
Beijo!

Lu, obrigada! Queridos são vocês!
xx

Ameixa, obrigada! Você é um doce.

Maria Pia, obrigada, querida!
xx

Mel, obrigada! Você é que é fofa!
Vou colocar, tô devendo!
Beijão!

Tina, sempre lembro de você quando faço friands, amiga.

Rosana, obrigada pela visita!