quarta-feira, abril 21, 2010

Panquequinhas de banana

English version

Banana pancakes / Panquequinhas de banana

Amo feriados – quem não gosta? :)

Dias preguiçosos como hoje pedem um café da manhã caprichado, como estas panquequinhas – elas ficam uma delícia com frutas frescas, especialmente morangos. Um jeito bem gostoso de começar o dia. :)

Banana pancakes / Panquequinhas de banana

Panquequinhas de banana
do Simple Essentials Fruit

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
2/3 xícara (116g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
1 xícara (240ml) de buttermilk
2 ovos
4 bananas maduras, amassadas
1 ½ colheres (sopa) - 21g - de manteiga sem sal
½ xícara de xarope de bordo (maple syrup) ou mel, para servir

Coloque a farinha, o fermento em pó, o açúcar, o buttermilk, os ovos e as bananas numa tigela grande e misture até incorporar. Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo médio. Coloque um pouquinho da manteiga e derrame porções de 1/3 xícara (80ml) de massa, fritando até que bolhas apareçam na superfície. Vire as panquequinhas e cozinhe-as do outro lado por 1 minuto ou até que dourem. Repita com a massa restante.
Sirva as panquequinhas empilhadas, regadas com o xarope de bordo ou mel.

Rend.: 4 porções – fiz metade da receita acima, usei ¼ xícara (60ml) de massa por panqueca e consegui 12

22 comentários:

manjericota disse...

Ola Pat,

Uma ótima pedida para o feriado mesmo! Adoro aqueles cafés da manhã bem "incrementados".

Bjo gde, Dani :)

Babette disse...

que belas panquecas!...
tudo daqui é sublime!
Babette

Quéroul disse...

nunca comi essas panquequinhas gordinhas, americanas, né?
sempre aquele tipo crepe, fininho, cheeeio de geléia de morango, nham nham.

acho que vou tentar a sua, só pra dar uma variada.

bom feriado, bonita!
=**

moranguita disse...

sabiam tao bem amiga. mas se nao for ao fim de semana nao da. e tempo smpre contado
beijocas

* Jo * disse...

panquecas já são uma delícia por si só... e essas de banana me deixaram com uma gula!! =)

beijos!

Samy disse...

Eu nunca fiz panquecas, acredita Pat? Muita agua na boca !!

Te mandei email com as coisas ja! Beijo

A arte em ser mulher disse...

Hum Paty que delícia seu café heim feriado é tudo di bom =)

Edilia disse...

Delicioso café da manhã,quem não gosta!ótimas.
Edilia

Anônimo disse...

Lindas, maravilhosas e "cheirosas" - abriu meu apetite! Vou baking qq coisa right now!

Bjuus

tatiane disse...

Faz tanto tempo que não faço essas panquecas estufadinhas - nem aquelas fininhas eu faço. Ficaram tão lindinhas! Deu fome agora no final de noite, rs.
beijos, querida

Sabrina Romano disse...

Nossa mãe, de bananas, que tentação... Não resisto a nada com elas; sou uma verdadeira macaca! Bjs

Cinthya Rachel disse...

delícia! sempre faço de ricota, tb fica lindinha! e deliciosa!

Renata disse...

Pat, meus meninos aqui em casa vão amar! Não podem ver banana!!!!

Adorei a receita, simples e deliciosa!!!

Beijos!

Natália disse...

Eu fiz as panquecas e ficaram ótimas, eu só acrescentei uma colherzinha de café de extrato de baunilha.

Beijos

PS: Vou experimentar faze-las com maçã em pedacinhos.

Patricia Scarpin disse...

Dani, café da manhã incrementado é uma delícia, né?
Beijo!

Babette, muito obrigada!

Quéroul, eu adoro todas, fofinhas, fininhas... :)
Beijoca, querida!

Moranguita, tem que ser aos finais de semana ou feriados, mesmo, né?
Obrigada!

Joana, que bom que gostou! Obrigada!
Beijo!

Samy, linda, você vai gostar, aposto!
Beijão!

Camila, feriado é sempre ótimo. :)
Beijo e obrigada!

Edilia, obrigada!

Liv, bake, sim, e me conta depois?
Beijão!

Tati, agora quero fazer umas com ricota, receita do Bill Granger.
Beijo, queridinha!

Sa, eu sei! Você é fã, mesmo! :)
Beijo!

Cin, quero provar a de ricota, também, vi uma receita linda do Bill Granger.
Beijo!

Rê, faça pra eles e depois me conte, querida!
Beijo!

Natália, amei saber que a receita deu certo pra ti - obrigada por me contar! Adorei o toque de baunilha, também.
Beijo!

... Mona ... disse...

Patrícia, primeira vez que comento!!!!
Vivo fazendo suas receitinhas, e isso tem custado vááááários kilos a mais na balança lá de casa... mas vale a pena! rs
Estas panquequinhas ficaram divinas, eu não tinha açúcar mascavo, então pus canela em pó na massa - ficou perfeito!
Parabéns mesmo, pelo sucesso do blog, e muito obrigada pela sua ajuda, sempre!
Beijocas mil!

Sandreane disse...

Paty,pelo menos uma vez por mês faço panquecas para o café da manhã de sábado... E é aquela farra, afinal mariducho e filhote gostam muito :)
Mas nunca fiz com bananas, essa eu vou anotar para o próximo dia de panqueca:)
Beijocas!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mona!
Adorei saber que a receita deu certo pra você - e que idéia ótima acrescentar canela às panquequinhas!
Beijo e obrigada a você por vir me contar!

Sandreane, vou torcer para a família toda gostar!

Veggie disse...

Banaaaanaaaaa é o máááááááximoooo!!

Valentina disse...

Isto tem cara de breakfast de feriado. Hoje é feriado por aqui. e daqui a pouco já vou dar uma volta.talvez na volta coma uma panquequinha desta, com banana. Yum!!O buttermilk em massa de panqueca é perfeito.amo.

Maraisa disse...

Eu fiz!!!!!!!!
Deu super certo!!! Adorei, vou fazer mais vezes!!
Sempre estou aqui no seu blog, faço as receitas, mas nem sempre comento! Adoro o seu espaço!
Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Maraisa, que bom saber que a receita deu certo, adorei!
Bj!