sexta-feira, abril 02, 2010

Cookies de chocolate amargo e cerejas secas

English version

Cherry chocolate chippers / Cookies de chocolate amargo e cerejas secas

Sempre acho triste uma revista deixar de ser publicada – penso em todas as pessoas que podem não ter mais emprego e isso me parte o coração...

Esta receita vem do site da Gourmet – é uma pena a revista não existir mais, mas pelo menos há um conteúdo online muito bom para matar a saudade.

Cherry chocolate chippers / Cookies de chocolate amargo e cerejas secas

Cookies de chocolate amargo e cerejas secas
daqui

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (100g) de açúcar granulado
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
336g de chocolate amargo (70% de cacau) picadinho
1 xícara (145g) de cerejas secas

Pré-aqueça o forno a 190°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Misture a farinha, o fermento em pó, a canela e o sal numa tigelinha. Na tigela grande da batedeira bata a manteiga, o açúcar granulado e o mascavo até incorporar. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos, misturando até incorporar; em seguida, junte o chocolate e as cerejas secas e incorpore-os à massa com o auxílio de uma colher de pau.

Coloque porções de 1 colher (sopa) nivelada de massa nas assadeiras preparadas, deixando 4cm de distância entre uma e outra. Asse uma forma por vez até que os cookies dourem nas extremidades, 12 a 15 minutos. Deixe esfriar nas assadeiras por 2 minutos e então transfira para uma gradinha, deixando esfriar completamente.

Rend.: 5 dúzias – fiz metade da receita acima e consegui 28 cookies

13 comentários:

Quéroul disse...

seus cookies ficam sempre tão bonitos!
eu tô sempre querendo desistir de fazê-los, porque nunca ficam como eu espero... mas são tão bons mesmo assim!

boom fim de semana, querida.
=**

Levi Pereira disse...

Que delícia de cookeis!!! Eu amo fazer em casa, para acompanhar um bom chocolate quente, é tudo de bom!!!!
bjOoOo
bom final de semana e uma ótima páscoa com direito a muuuuuuuuuuuuito chocolate!!!!

Ps.: Paty, aguardo retorno do seu email!

Rosália disse...

Ô, Patricia você não quer vir um dia aqui em casa cozinhar pra mim, não? lol j/k

Cláudia Lima disse...

Ui...que delicia. E rende bem, né? Gostei desse detalhe!
Estou voltando ao mundo blogueiro depois de um tempo afastada. Espero poder contar com tua presença no meu espaço, tá?
Beijoka e Feliz Páscoa!

Unknown disse...

Dificilmente eu comento em um blog... mas toda vez que entro aqui e vejo suas receitas, sempre me parecem que foram preparadas com um carinho e atenção enormes, e sempre vem acompanhadas das fotos muito lindas e bem tiradas.. nem cozinho muito mas visito só pelo prazer de olhar as fotos das receitas =P

Pérola disse...

Querida,
Amo a delicadeza de suas imagens! Sempre tão clean, tão cuidadas!
Dá vontade de fazer a receita.
Se não rolar um livro de receitas, DEVERIA DEFINITIVAMENTE rolar um livro de imagens/fotos.
São lindas!!!!
Beijo grande!

Anônimo disse...

Oi Paty!
HAPPY EASTER PRA VC!!!

Amei esses cookies, um charme! E amei sua toalha, uma graça, bem fofa!!

concordo com a Pérola, deveria publicar um livro com as fotos!!!
As suas são as melhores! Um dia eu chego lá! hehehehe

Fiz um brownie menina... nem te conto! Posto amanhã se der no blog. Agora é bom q a irmã tá aqui e a gente cozinha para os outros!!

Beijocas

Valentina disse...

O fechamento da Gourmet foi um choque para mim. Adora a revista que sempre trazia ótimas matérias, tinha um layout bem legal. Guardo as que assinei com muito carinho. Amo cerejas secas e estes cookies devem ter ficado com um ótimo sabor por caua do açúcar mascavo claro.Adoreio

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, querida, obrigada!
A gente pode trocar figurinha e tentar descobrir o porquê de os teus cookies não darem certo, viu?
Beijoca!

Levi, obrigada!
Eu te respondi, você não recebeu?

Rosália, morri de rir contigo! :)

Cláudia, me manda o teu link? Vou te visitar.
Um beijo!

Mel, obrigada por comentar, fico contente!
Beijo e espero que volte mais vezes!

Pérola, muito obrigada!
Um beijo!

Liv, você é querida! :)
Aposto que você está se divertindo muito com a irmã!
Beijoca!

Tina, cerejas secas são mesmo uma delícia, não? E guarde mesmo as tuas revistas, são um tesouro, amiga.

Ju Guedes disse...

quase caí pra trás quando vi que você tinha comentado sobre as minhas tortinhas de cebola!

sou louca pelo seu site e já preparei tantas receitas deliciosas daqui que me senti honrada pela visita no meu blog, hehe :)

continue preparando comidinhas deliciosas e lindas!

beijos

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, querida, obrigada!
A gente pode trocar figurinha e tentar descobrir o porquê de os teus cookies não darem certo, viu?
Beijoca!

Levi, obrigada!
Eu te respondi, você não recebeu?

Rosália, morri de rir contigo! :)

Cláudia, me manda o teu link? Vou te visitar.
Um beijo!

Mel, obrigada por comentar, fico contente!
Beijo e espero que volte mais vezes!

Pérola, muito obrigada!
Um beijo!

Liv, você é querida! :)
Aposto que você está se divertindo muito com a irmã!
Beijoca!

Tina, cerejas secas são mesmo uma delícia, não? E guarde mesmo as tuas revistas, são um tesouro, amiga.

Ju, tuas tortinhas ficaram lindas!
Beijo e obrigada por fazer as receitas, adorei saber!

Anônimo disse...

Pati,
Esses cookies são os MELHORES do mundo!
Nem sei mais quantas mil receitas eu testei e esse foi o primeiro que realmente ficou com textura de cookie!
Eu deixei de lado a canela e as cerejas secas, não tinha em casa, mas ficaram mto bons mesmo assim!
Super obrigada pela receita

Patricia Scarpin disse...

Nina, querida, que boa notícia! Que bom que a receita funcionou contigo - obrigada por me contar, adorei saber!
Beijoca!