sexta-feira, abril 30, 2010

Salada de batata e atum com molho de anchova

English version

Tuna and potato salad with anchovy dressing / Salada de batata e atum com molho de anchova

Apesar de ter sido publicado aqui que sou vegetariana, não é bem verdade – não como carne vermelha, mas adoro aves e amo peixe.

Esta saladinha é super simples, mas o molho a transforma em algo bem interessante. Se possível, use um atum de boa qualidade (importado, conservado em azeite), ou então o maravilhoso atum da Ana.

Salada de batata e atum com molho de anchova
da Donna Hay magazine

600g de batatas, lavadas e cortadas ao meio – não descasque e use um tipo de batata bom assar
1 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta do reino moída na hora
4 tomates italianos, fatiados
¾ xícara de folhas de manjericão
1 lata de atum (aprox. 425g) conservado em óleo ou azeite, escorrido

Molho de anchova:
3 filezinhos de anchova em conserva, picados
1/3 xícara de vinagre de vinho tinto – usei ¼ xícara de suco de limão siciliano
¼ xícara de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque as batatas numa assadeira, junte o azeite, o sal e a pimenta e misture bem. Asse por 45 minutos ou até que dourem.
Faça o molho: coloque a anchova, o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta numa tigelinha e misture bem para incorporar (a anchova vai derreter). Reserve.
Misture as batatas aos tomates, o manjericão e o atum. Regue com o molho e sirva.

Rend.: 4 porções

14 comentários:

ameixa seca disse...

Nunca provei anchova mas atum e batata eu sei que adoro :) Deve ficar uma salada óptima!

tatiane disse...

Atum e anchova são meus peixes preferidos! Acho que vou trocar o atum de latinha por um grelhado regado no shoyu.
Ainda bem que hoje é dia de mercado e seu post apareceu cedinho!
beijos, querida

Bárbara Lopes disse...

Oi Patricia. Acomponho seu blog já tem um tempo pelo reader do google e desde o último post as fotos e a postagem inteira não estão aparecendo mais. Aparece apenas um resumo. Queria saber se é algum problema ou são novas configurações mesmo.
Obrigada

Levi Pereira disse...

Que legal, Patrícia, essa receita parece ser super light!!!
Essa saladinha deve ser muuuuito saborasa e bem diferente, uma ótima opção para o meu cardápio de dias das Mães!!!
um forte abraço e bom fds!!!

Margu Bakery disse...

Olha eu to almoçando mas fiquei com água na boca.
Parece delicioso.
Bjs.

Unknown disse...

Hmm parece ótimo Patrícia ;9 Você é exatamente como eu. Também não como carne vermelha, adoro aves, mas jamais abro mão de um peixinho :D

Tati Marques disse...

Oi Patricia,
você já viu a Elle de Maio? Seu blog apareceu lá,
pagina 138!
Parabéns, você merece.

Bj,
Tati
Socorro...

Quéroul disse...

que prato bonito. eu sou doida por batatas, e são elas que eu quero morder AGORA!

=***

Rita disse...

Oi, querida, que saudades!
Dei um selinho pro seu blog, do Prêmio Dardos. Tá lá procê.

Beijocas!
Rita

Carol Romagnolli disse...

Oi Paty, que legal uma receitinha salgada pra variar!
Sabe que eu nao como carne nem aves, mas adoro e nao abro mao dos peixes e frutos do mar.
Eu costumava dizer que era vegetariana, mas meus amigos vegetarianos (de verdade) tiravam o maior sarro, e diziam que eu era "uma farsa". Pra evitar polemica, hj eu falo que sou fishetariana (problema resolvido, hehe...)
Adorei a sugestao da saladinha.
Bj e bom comeco de semana pra vc!!!

Valentina disse...

Eu sou apaixonada por atum. Compro sempre uma ótima marca espanhola. Desde a primeira vez em que a comprei nunca mais pude voltar ao atum sem sabor do supermercado. E acho que é tao gostoso numa saladinha.

Patricia Scarpin disse...

Ameixa, fica sim!

Tati, a sua idéia é ótima, querida.
Beijo!

Bárbara, tudo bem? Mudei o feed para evitar (pelo menos um pouco) o roubo de conteúdo do blog.

Levi, que bom que gostou, obrigada!

Cin, já mudei!
Beijo, querida!

Lola, obrigada!

Juliana, adoro peixe também, hum! :)
Obrigada!

Tati, eu sabia que iria sair, mas não tinha visto ainda. Obrigada por me contar!
xx

Quéroul, as batatas ficaram tão gostosas, comi várias antes de montar o prato. :)
Beijoca!

Rita, obrigada, querida!
Saudade de ti!
xx

Carol, é um saco esta coisa de ter que rotular tudo, não? Gostei da sua solução. :)
Beijo e obrigada!

Tina, esta salada é uma solução boa para dias mais corridos, né?

All We Need is Food disse...

Oi Patricia,
Fiz a sua receita hoje, mas por uma questão de "o que tenho na geladeira", fiz sem o manjericão e claro que não ficou a mesma coisa, mas mesmo assim ficou bom de-mais! Substitui o atum pela sardinha também.
Posso publicar a receita que fiz, citando que a fonte foi o seu blog?
Obrigada, bjs,
Leticia

Patricia Scarpin disse...

Oi, Leticia - claro que pode! Que bom que vc gostou da receita!
xx