quarta-feira, abril 14, 2010

Profiteroles de doce de leite

English version

Dulce de leche profiteroles / Profiteroles de doce de leite

Há um tempinho lhes contei que não via graça no Twitter. Bem, meus queridos, isso mudou – e a culpa é da minha amiga Tina Lopes. Ainda não twitto tanto, mas minha opinião é definitivamente outra agora. :)

Pelo Twitter, conversei com a Lu Betenson sobre uma vez em que tentei fazer um croquembouche usando uma receita do “Feast” e foi um desastre: os profiteroles ficaram no forno por séculos sem que crescessem ou dourassem. :S

Hora de tentar fazer profiteroles novamente e desta vez o resultado foi muito bom – receitinha daqui (adoro esse livro). Da próxima vez vou adicionar um tiquinho de extrato de baunilha para disfarçar o leve cheiro de ovo.

Dulce de leche profiteroles / Profiteroles de doce de leite

Profiteroles de doce de leite
do Modern Classics Book 2

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (240ml) de água
100g de manteiga sem sal
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 115g - de farinha de trigo
5 ovos
2 xícaras de doce de leite
300g chocolate amargo, derretido

Pré-aqueça o forno a 180°C*; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque a água e a manteiga numa panela média e leve ao fogo alto até ferver. Junte a farinha e bata com uma colher de pai até homogeneizar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo, até a mistura se desprender das laterais e do fundo da panela. Retire do fogo e transfira para a tigela grande da batedeira. Bata em velocidade alta e vá acrescentando os ovos, aos poucos, batendo até incorporar e obter uma massa homogênea. Coloque a massa num saco de confeitar com um bico de 12mm e forme círculos de 4cm nas assadeiras preparadas, deixando um espaço de 5cm entre um e outro. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que estufem bastante e dourem bem. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha e então, com cuidado, desgrude cada profiterole do papel. Com a ponta de uma faca afiada, faça um buraquinho pequeno na base de cada profiterole.
Coloque o doce de leite num saco de confeitar com um bico pequenino (usei um com pouco mais de 0,5cm). Insira o bico no buraquinho da base de cada profiterole e encha-o com o recheio. Reserve.
Com cuidado, mergulhe o topo de cada profiterole no chocolate derretido e reserve até firmar.

* os profiteroles que assei a 200°C ficaram mais bonitos, mais gostosos e cresceram mais

Rend: 35 unidades

27 comentários:

Lala disse...

uma dica: em receitas que levam muitos ovos, passe as gemas por uma peneira fina para retirar a película - são elas as responsáveis pelo "cheiro de ovo". O melhor é furar as gemas e deixá-las escorrendo na peneira. Não se deve raspar a peneira com colher, pois a película passa... Faço ambrosia assim e não tem cheiro de ovo mesmo! Espero que aproveitem a dica.
Patrícia, acompanho seu blog sempre, mas acho q é a 1a. vez q comento! Parabéns!

Thays disse...

JESUUUUUUUUS, eu amooooooooooooooooo isso!!!

Ricota disse...

essa dica da Lala é muito boa!

tatiane disse...

Conhecia essa receita batendo os ovos na panela, aí já viu a disposição para repetir as "carolinas". O marido adora esse doce, vou fazer desse jeito, com minha batedeira nova possante, rs.
Vi os comments sobre roubo de fotos, afe, qual a graça de fazer um blog de culinária sem produzir nenhum conteúdo? Cada uma...
beijo, querida

A arte em ser mulher disse...

Que delícia :)

Anônimo disse...

Ai q "nham nham"!!!!
Adoro profiteroles - até meu marido brinca na onda dos nomes estranhos q nossa filha vai ser Vodka e nosso filho Profiteroles hahhahahahahaha

Sobre o filme, eu fiquei empolgada na hora q vi o Aidan! Mas só elas pra tranformarem um passeio de camelo pelo deserto em algo digno de Giorgio Armani ou Versace ou Louis Vuitton.

Ah, última coisa: quero um descanso igual o seu! Ja procurei que nem louca pela net... alguma luz??

Bjocas

Kelly Konrath disse...

Parabéns, as fotos ficaram lindas e profiteroles é muitooooooooo bom!

Tina Lopes disse...

Arrá! Arrá! Arrá! Adoro ter você por lá, viu. =***
(nem posso ver essa receita sem, vc sabe, babar).

Samy disse...

:O Nunca comi! Eu quero! :D

Carmem Lucia Calvo disse...

Ai que delícia!!!!! Eu amo esses profiteroles!
Bjs

moranguita disse...

ai jesus que maravilhas sao estas?!
fabulosos
beijocas

Luciana Betenson disse...

Querida, adorei conhecer voce melhor pelo Twitter, um doce de pessoa mesmo, tao doce quanto as suas delicias aqui :-) Gosto muito das nossas conversas :-)Os profiterolis ficaram lindos, o Theo meu filho de 8 anos adora e vai babar com eles! E vambora, animo pro croquembuche!!

Levi Pereira disse...

Paty, nunca fiz profiterolis... vou ter q testar essa receita...
Deve ficar uma delíííííícia!!!

super bjOOOoo ")

D. e CM. disse...

Patricia mais uma vez lindo o blog e suas receitas entao...
Eu estou agora no Canada e a saudade da comida do Brasil e de cozinhar como no Brasil estao aumentando a cada dia que passa.
Aqui eh tudo na base do fogao e forno eletrico, o que tem sido um martirio pra mim, vc sabe me dizer se precisa pre-aquecer o forno e a mais ou menos que temperatura devo assa-los? estou numa briga constante com meu fogao aqui...ja tentei 2 receitas diferentes e nunca deu certo, e no brasil dava...

Parabens pelo blog

Danielle - direto do Canada

Carol Romagnolli disse...

Profiterolessssssssssss!!!

Pausa. Respira. Nao morde o computador!

Pat, meu docinho preferido mas que nunca tive coragem de me atrever a fazer. Vou tentar vencer o medinho.

Seu blog eh muito inspirador!!! Parabens.

Beijinho, carol

Quéroul disse...

ai, carolininhas...
eu gosto muito, tenho até vontade de fazer em casa. essa massa é usada pra bombas também?

beijão pra vc.
=**

Bia Szasz disse...

Nossa, ta difícil me segurara aqui, to quase mordendo o computador!! hmmm. Mas tenho uma dúvida, precisa temperar o chocolate? Tks

Sabrina Romano disse...

Nossa, Pat, o resultado ficou perfeito, heim?!? Massa sequinha e firme!!! Bjs

paula disse...

Eu também faço essa receita e é verdade, o cheiro de ovo fica bem acentuado, o que é uma pena : (
mas o resultado super compensa, né? Dá um orgulho de ver! E as suas ainda ficaram um primor.
Mas quando você estiver num dia mais preguiçoso, (meio chocolate and movie, sabe?) vou te dar um dica bem porca e deliciosa: pegue os profiteroles recheados com doce de leite e jogue num prato/tigela, e por cima deles, despeje o ganache de chocolate ainda quente e por cima uma bola de sorvete de creme! A combinação de texturas ,temperaturas e sabores é uma coisa de outro mundo...
Eu sei que é uma gordice sem fim, mas tem dias que isso é tudo o que a gente precisa!
hahaha beijos!

luhh disse...

Pat, morro de vontade de fazer um croquembuche, aquele tradicional mesmo, mas é enorme, né, nem rola de fazer só por fazer. Parecem ter ficado muito bons.

Olha só, outra coisa que tem me incomodado MUITO nesses dias: http://migre.me/wxgB

Tenho ficado louca tentando descobrir como é que se faz aquelas "ondinhas" e nada me ocorre... alguma idéia?

Unknown disse...

Pat, só agora vi a matéria da revista do Pão de Açúcar com vc, a Simone e a Laila! Parabéns, amiga! Adorei ver seu rosto de menina!
Adoro eclairs, mas nunca experimentei com doce de leite, deve ser uma delícia!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Lala, a sua dica é muito boa e faço geralmente faço isso, mas só quando a receita leva apenas as gemas, e não os ovos inteiros (como no caso dos profiteroles).
Obrigada por comentar, prazer em "conhecê-la"! :)

Thays, obrigada!

Ricota, é boa sim e eu a uso, mas quando a receita pede apenas as gemas.

Tati, nem me fale! A idéia de usar a batedeira é fantástica - e tá de brinquedo novo, danadinha? :)
Nem me fale daquilo, é gente desocupada, mesmo.
Beijão, darling!

Camila, obrigada!

Liv, hahaha, morri de rir com a história dos nomes dos filhos!
Aidan é Aidan, você tem razão. ;)
O descanso não é daqui, querida, ganhei de uma amiga, ela comprou em Londres.
xx

Kelly, muito obrigada pela visita!

Tina, e eu adoro você ainda mais por ter me "arrastado" pra lá. ;)

Samy, é fácil de fazer, querida!
xx

Carmen, obrigada pela visita!
Beijo!

Moranguita, que bom que gostou, obrigada!
Um beijo!

Lu, eu também adorei te conhecer melhor, adoro os nossos papos, querida!
E é isso aí, simbora pro croquembouche! ;)
Super beijo!

Levi, é fácil!
Beijo!

Danielle, tudo bem?
Eu realmente nunca usei forno elétrico, não tenho idéia das adaptações necessárias às receitas - dá uma procuradinha na Internet, acho que você vai encontrar alguma coisa, muita gente usa esse tipo de fogão por aí, não?
Beijo, obrigada pela visita e boa sorte!

Carol, é sério, querida? Aposto que você vai gostar, dá de 10 nas de padaria! :)
Super beijo e obrigada!

Quéroul, é a mesma massa, sim, só muda o formato. E dá pra fazer com recheio salgado também.
Beijão pra você, querida!

Bia, não precisa temperar o chocolate, não.
Boa sorte!

Sa, obrigada, querida! Agora acertei na receita.
Beijão!

Paula, querida, eu engordei só de imaginar essa orgia doce, mas fiquei com vontade de provar, confesso! :)
Vou tentar tirar um pouco do cheirinho de ovo da próxima vez, usando o extrato natural de baunilha que fiz (receita da Elise).
Beijão!

Luhh, é enorme, sim, mas eu vou fazer uma versão mais modestinha, porque senão quem vai comer tudo aquilo? :D
Eu vi a foto e agora somos duas curiosas! :)
Beijo!

Clarice, querida, eu sei que é você! :)
Acho que você iria agorar, amiga!
Beijão!

ameixa seca disse...

Nossa, quanta coisa boa publicada na minha ausência. Os profiteroles ficaram perfeitos. É coisa que eu nem me atrevo a fazer. Há uns anos tentei fazer massa de choux e fiquei arrependida, foi um stress e não ficou bom! Estes ficaram super lindos, caprichados :)

Rita disse...

Amei Pati, eu sempre quis fazer profiteroles mas nunca me animei. Adorei o recheio.

Salsa Verde disse...

Que lindos que ficaram e que aspecto fantástico!
Beijinhos,
Lia.

katia disse...

Patricia , ja fiz tantas receitas suas , hahahahaha , e essa vai ser mais uma , depois te conto .... ^>^

Valentina disse...

Amiga, aprendi que o segredo de tirar o cheiro de ovo é bater os ovos bem em qualquer receita. costumava passá-los por peneira e coisa e tal mas notei que muita gente bacana que conhecia e que faziam coisas fantásticas nao tinham este hábito. e desde que passei a ter este cuidado especial nunca mais senti cheiro de ovo forte. amo profiteroles. o meu guilty profiterole pleasure eh come-los com banana e uma calda quente de chocolate. é claro que raramente faço isso. mas quando faça...sai de baixo pois me acabo. ficaram lindos.