sexta-feira, abril 16, 2010

Cookies de aveia, xarope de bordo e cranberries

English version

Maple cranberry oatmeal cookies / Cookies de aveia, xarope de bordo e cranberries

Certos ingredientes ou comidinhas automaticamente me lembram certas pessoas – isso acontece com vocês também?

Toda vez que faço alguma coisa com xarope de bordo penso na Brilynn – ela não posta nada no bonito blog dela há um tempinho, mas agora posso segui-la no Twitter. Que bom. :)

Cookies de aveia, xarope de bordo e cranberries
do Big Fat Cookies

- xícara medidora de 240ml

1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (175g) de açúcar mascavo escuro – aperte-o na xícara na hora de medir
1/3 xícara (66g) de açúcar granulado
2 ovos grandes
½ xícara (120ml) de xarope de bordo (maple syrup)
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras (200g) de aveia em flocos
1 ½ xícaras (165g) de cranberries secas

Pré-aqueça o forno a 180°C – você vai usar o centro do forno para assar os cookies. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Peneire a farinha, o bicarbonato, o sal e a canela numa tigela média e reserva. Na tigela grande da batedeira, em velocidade média, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o granulado até incorporar bem e homogeneizar, cerca de 1 minuto. Desligue a batedeira e raspe as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone algumas vezes durante o preparo da massa. Em velocidade baixa, junte os ovos, o xarope de bordo e a baunilha e bata até incorporar, 1 minuto aproximadamente. Junte os ingredientes secos reservados e incorpore-os à mistura. Junte a aveia e as cranberries, misturando.
Com uma colher para sorvete ou uma xícara medidora com capacidade para ¼ xícara (60ml), separe porções de massa e coloque-as nas formas preparadas, deixando pelo menos 6cm de espaço entre uma e outra.
Asse uma forma de cada vez até que os topos dos cookies firmem e estes dourem levemente tanto no topo quanto na parte inferior, cerca de 18 minutos. Deixe os cookies esfriarem nas assadeiras por 5 minutos e então os remova com uma espátula de metal larga, transferindo-os para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Os cookies podem ser guardados num recipiente hermético em temperatura ambiente por até 4 dias.

13 comentários:

Babette disse...

Será que duram os 4 dias????
Babette

Anônimo disse...

descobri seu blog há pouco tempo e estou adorando! receitas bonitas e apetitosas. e como visitante nova posso ser abusada e dar uma sugestão? acho que seria legal se colocasse uma ou duas fotos das etapas mais difíceis do processo, como um passo-a-passo, sabe? porque as vezes só pela descrição, para quem está começando, não fica muito fácil entender o "como se faz".
mas parabéns pelo blog. está bem legal.
suelen

Eduardo Luz disse...

Eu já estou satisfeito em ver os doces prontos!! :)
Cada foto mais bacana do que a outra.
A do fudge é de cinema.
Não esquecendo que só de fava de baunilha tem mais de R$ 100. rs
Abs.

Letícia disse...

esses biscoitos ficam com o gosto do maple beeem pronunciado?! ou soooh lah no fundinho?! (adoro maple, e se ficar no fundinho quero colocar mais!) :)

Cinthya Rachel disse...

hum... q delicia, e eu to bem numa semaninha cranberry, me acabo com o suco, rs mas nunca achei as frutinhas pra comprar. vou dar uma olhada na parte dos congelados

Angelica disse...

Pat

Tudo bem ? Uma perguntinha, mesmo deixano os meus cookies na gradinha eles sempre ficam murchos, nunca ficam crocantes. Onde eu erro ?

Beijos
Angelica

Ricota disse...

Essa receita é um sonho, Patrícia! Cookies e maple juntos... minha visão de paraíso! heheheheheh...
pena que seja tão difícil de encontrar certos ingredientes aqui no rj (maple é raro, mas cranberries eu nunca vi!)...
Alguém sabe onde posso achar?

beijos
Ricota

Dani disse...

Nossa eu adoro maple syrup. Vc pede pra alguem trazer ou compra por aqui mesmo? Da ultima vez que vi tava mais de 30 reais um vidrinho...

Nereime disse...

Pat , meus filhos amam cookies eu ainda preciso me aperfeiçoar neles.Esta receita está super bem equilibrada com aveia, já é mais uma para minha lista imensa de receitas de cookies que desejo aprender.
Como sempre, linda fotografia!
beijos

Patricia Scarpin disse...

Babette, os meus acabaram antes disso. :)

Suelen, tudo bem? Agradeço a sua sugestão, mas não tenho tempo de tirar tantas fotos assim, infelizmente.
Obrigada pela visita!

Edu, obrigada!
Morri de rir contigo e o comentário sobre a baunilha. :)
Um abraço!

Letícia, dá pra perceber, sim, o sabor, mas não fica enjoativo - se colocar mais a massa pode ficar muito mole, cuidado, ok?

Cinthya, querida, essas aqui são secas, no Santa Luzia e no Santa Maria você encontra.
Beijo!

Angelica, tempo de forno, provavelmente. Mas em muitas receitas os cookies ficam crocantes nas extremidades e macios no centro, ok?
Beijo!

Ricota, obrigada! Aqui em São Paulo tem no Empório Santa Maria e na Casa Santa Luzia. No Rio, não sei lhe dizer...
Beijo!

Dani, esse eu trouxe de fora, mas no Empório Santa Maria e na Casa Santa Luzia também há pra vender. É caro mesmo, infelizmente.

Nereime, aveia é ótima pra saúde, né?
Muito obrigada, super beijo!

Salsa Verde disse...

Adoro todos os ingredientes!
Beijinhos,
Lia.

moranguita disse...

so tenho pena de nbao encontrar o maple. tenho qu procurar mais intensivamente
estao lindos
beijinhos

Valentina disse...

Em resposta à tua pergunta, com certeza. we are a little piece of the people who left a mark in our lives. Adoro cookies de aveias. bom, amo aveias e em cookies a guilt nao é tao grande. Amei as cranberries. and having said that i have a bag of the cranberries and cinamon to send you. oops..