segunda-feira, abril 19, 2010

Madeleines com gotas de chocolate

English version

Choc chip madeleines / Madeleines com gotas de chocolate

Obrigada a todos pelas opiniões sobre os tamanhos das fotos – fiquei surpresa com a quantidade de comentários aqui! Foi muito bom conhecer algumas de vocês, que comentaram pela primeira vez! :)

Houve gente que gostou das fotos maiores – inclusive eu – mas a maioria preferiu o tamanho menor (sim, eu contei os votos). :)

Vou tentar contentar a todos nós com este tamanho – nem tão grande, nem tão pequeno – e espero que gostem, também.

Choc chip madeleines / Madeleines com gotas de chocolate

Madeleines com gotas de chocolate
adaptadas das madeleines tradicionais da Dorie

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (94g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (100g) de açúcar refinado
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
6 colheres (sopa) - 84g - de manteiga sem sal, derretida e fria
75g de chocolate amargo (70% cacau), picadinho

Misture a farinha, o fermento e o sal numa tigelinha e reserve.
Usando a batedeira, bata o açúcar e os ovos juntos em velocidade médio-baixa até obter um creme claro, espesso e fofo, 2-3 minutos. Junte a baunilha e bata. Com o auxílio de uma espátula de borracha/silicone, incorpore os ingredientes secos delicadamente, misturando de baixo para cima, e faça o mesmo com a manteiga e os pedacinhos de chocolate. Cubra a massa com um pedaço de filme PVC colocando-o diretamente em contato com a superfície da mistura. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou por até 2 dias – esse tempo de refrigeração vai ajudar a formar os “calombinhos” característicos das madeleines (se preferir, coloque a massa nas assadeiras preparadas, cubra e leve à geladeira, e depois leve diretamente ao forno).

Pré-aqueça o forno a 200°C – você vai usar o centro do forno para assar as madeleines. Unte com manteiga uma forma de madeleines com 12 cavidades, ou uma forma de mini madeleines com 36 cavidades, polvilhe com farinha e retire o excesso; se for usar formas antiaderentes, apenas unte com óleo ou cooking spray. Se for usar forminhas de silicone não é preciso prepará-las. Coloque as formas de madeleine dentro de uma assadeira de beiradas baixas.
Transfira a massa às colheradas para as forminhas, enchendo cada cavidade até quase o topo – não se preocupe em espalhar a massa, o calor do forno se encarregará disso. Asse as madeleines por 11 a 13 minutos e as mini madeleines por 8 a 10 minutos, ou até que dourem e cresçam. Retire do forno e imediatamente as remova das assadeiras, gentilmente, transferindo para uma gradinha e deixando esfriar.
Se sobrar massa, esfrie e prepare corretamente as assadeiras antes de assar mais madeleines.

Rend.: 12 madeleines grandes ou 36 mini madeleines; consegui 20 madeleines de tamanho regular - as das fotos, forminhas com capacidade para 1 colher (sopa) de massa, + 9 usando a forma em formato de vieira - forminhas com capacidade para 2 colheres (sopa) de massa

28 comentários:

Samy disse...

Bom dia Pat!
Ontem eu finalmente terminei de assistir "Shutter Island" .. achei o filme muito bom !!!! Bem eletrizante!!! E aproveitei pra assustar meu namorado na metade que eu ja tinha visto.. haahuahuahuahahahahuahahah

Beijo!

Anônimo disse...

Oi Patricia, tudo bem?

Ontem fiz sua receita de profiteroles, mas não deu certo. A massa ficou mole feito água. No mesmo dia pesquisei e achei a receita do David Lebovitz, onde ele pede 85g de manteiga e 4 ovos para uma xícara de água e uma xícara de farinha de trigo. Fiz assim e deu certo. Só queria confirmar com vc se a sua receita leva mesmo 100g de manteiga e 5 ovos... usei ovos pequenos até, mas a massa tava impossível de ser usada!
Um beijo,

Mônica.

Cinha disse...

Adorei a receita(como sempre) vou fazer ainda esta semana!
Beijinhos grandes.

Maria disse...

Tá tudo lindo!! As madeleines e as fotos!

Levi Pereira disse...

Patrícia, tem com fazer as madeleines sem forma??? Pq eu ainda não tenho =/! Se tiver como, com certeza irei fazer!
super bjOOOO.

Quéroul disse...

eu nunca mais comi madeleines depois de uma overdose delas durante um trabalho de campo.
meu amigo até traumatizou.
é que era o que mandavam pra gente de lanche... e não tinha outra possibilidade a não ser comê-las.
meio que ficamos, como dizer, horrorizados com madeleines?

aí sempre que eu vejo, lembro desse amigo falando mal e acabo 'incorporando'... mas quem sabe um dia eu volto a experimentar, não?
=***

boa segunda, querida!

A arte em ser mulher disse...

Que delícia nunca comi madeleines imagino que sejam bem fofinhas com a textura de um bolinho de chuva.
Um beijo tenha uma ótima semana.

valeria disse...

Oi Patricia. Conheci seu blog a algumas semanas e já virei fã. Fiz várias receitas e todas ficaram ótimas. Gostaria de saber se é possível fazer as madeleines sem as formas próprias, pois moro no interior de MG e não as acho para comprar. Parabéns pelo seu trabalho. É lindo. Beijos, Valéria

Bibi disse...

Awww, eu gosto mais das grandes :( Mas tendo fotos para mim já está bem bom. Eu fico tão trsiet quando eu compro on-line algum livro de culinária que disseram que é bom, e daí chega o livro sem foto alguma dentro. É o fim para mim!

Ok, chega de reclamar, vou salvar essa receitinha de madeleines, porque faz quase dois meses que não faço nenhuma ;)

Beijinhos e obrigada pela receita :)

Adri disse...

CARACA, eu AMO madeleines!!!

Akemi disse...

Patricia, adoro madeleines e esta sua versão está pra lá de provocativa! Ainda não usei minhas forminhas aqui e vc está me dando uma boa razão para tirar a poeira delas!
Sobre as fotos, AMEI elas estarem maiores, ainda mais fotos lindas como as suas! Aliás, por favor, conte-nos como fazer isso no blogger!

Beijos e uma linda semana!

tatiane disse...

Sempre me pergunto se vale a pena investir em forminhas de madeleines, e quando vejo alguma que você faz fico com coceirinha pra comprar, rs. Ah, aquelas de bundt cake estão esgotadas na Barra Doce, mas obrigada pela dica, vou ficar de olho se voltam!
Gostei do tamanho das fotos ;)
beijo grande!

Carol L. disse...

ooooi, fiz um post sobre seu blog!
Adorei ele e pensei em divulgar um pouco (:
Se quiser dar uma olhadinha:

http://www.medeixablogar.blogspot.com

Beijos

Juliana RM. disse...

Receita linda Patricia!
Já comentei algumas vezes aqui, sempre pedindo dicas...e os bolos recheados lindos e divinos q vc faz? alguma receita a vista? ou de repente algo especial para o dia das mães? (bolo ou torta doce). Fico sempre ansiosa por novos posts e aprendi mto lendo seu blog! Está sempre de parabéns!
Beijos e boa semana

Carolina Andrade disse...

Pati, pequenas ou grandes, suas fotos são sempre lindas, tudo muito tentador!! Ãcho madeleines um luxo só, digno de rainha!! Um beijão

Anônimo disse...

A foto ficou magnífica! Estou super numa fase azul hahahahah tipo Picasso...

Ah, ganhei minha forma de cupcakes ontem com um livro espetacular!!!

Começarei semana q vem hahahaha

Bjus

Salsa Verde disse...

Adoro madalenas e estas, com chocolate, devem ser fantásticas!
Beijinhos,
Lia.

Unknown disse...

Seu blog é o must!!! Tem um selinho carinhoso para você lá no meu...passa lá para pegar!!!Bjo,
Larissa.

www.confrariadastrufas.blogspot.com

Unknown disse...

Patricia Scarpin,
somos de uma empresa de pesquisa de mercado e gostariamos de convidá la à participar de um estudo para a Danone sobre redes sociais,como poder[iamos entrar em contato com você?
Meu email:solange@retratarecrutamento.com.br

ameixa seca disse...

Devem ser uma delícia :)

moranguita disse...

que boas. nao tenho essas ormas tenho qu comprar tambem:.-)
acozinha ainda e pobre:-)
beijocas

Sabrina Romano disse...

Nossa, ficaram lindas; fotos e madeleines! Noutro dia me lembrei da sua postagem de queijo coalho com pignoli e testei, mas com meia cura... Realmente muito bom! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Samy, querida, que bom que gostou do filme! :)
Beijo!

Monica, nunca testei a receita do Lebovitz, receitas são assim mesmo, algumas funcionam e outras não. Eu tive problemas com a receita da Nigella e teve gente que conseguiu fazer. A receita é aquela mesma, você usou uma balança para pesar os ingredientes?
Que bom saber que a receita dele deu certo - gosto bastante das receitas dele, principalmente as de sorvete.

Cinha, obrigada!

Maria, obrigada, querida!

Levi, não tem como fazer sem forma, não. :(

Quéroul, morri de rir com a história da overdose de madeleines. :)
Quem sabe você não muda de idéia no futuro?
Beijão!

Camila, a textura é de bolo, só que pequenino (bolinho de chuva é mais denso).
Obrigada, uma ótima semana para você, também!

Valeria, obrigada pela visita! Não dá pra fazer madeleines sem as forminhas, não, mas acho que a Barra Doce entrega aí por Sedex:
www.barradoce.com.br
Beijo!

Bibi, livro de receita sem foto é realmente decepcionante, concordo contigo!
Beijo, querida!

Adri, eu também! :)

Clarice, querida! Que bom que gostou!
Eu uso o Flickr para subir as fotos e então coloco um link de lá no post, daí posso controlar o tamanho!

Tati, as minhas primeiras forminhas de madeleines foram um presente da Clarice (comentário antes do seu), mas depois encontrei umas baratinhas para comprar na Barra Doce, são soltas e de alumínio.
Beijo, queida!

Carol, vou lá ver!

Juliana, obrigada!
Fico tão feliz com esse feedback, que bom que o blog está sendo útil pra você!
Os bolos recheados estão sumidos, mesmo, você tem razão - preciso "consertar" isso. :)
Beijo!

Carol, muito obrigada!
Beijo!

Liv, azul é a minha cor favorita!
Adorei os teus presentes!
Beijo!

Lia, obrigada!

Larissa, obrigada!

Ameixa, ficaram gostosas, sim - obrigada, querida!

Moranguita, aos pouquinhos você vai equipando a cozinha, é assim mesmo. :)

Sabrina, obrigada! E que notícia boa a da receita com queijo, obrigada por me contar!
Beijoca!

leila disse...

Patricia, olhar essas madeleines fizeram me lembrar que ha tempos nao faco essas danadas. teu blog esta muito bonito.
beijinhos

Valentina disse...

Adoro madeleines. comprei até umas forminhas individuais. Amei estes pedacinhos de chocolate dentro. Estas pesquisas como as da foto fazem os leitores mais invisiveis vierem a tona. É gostoso.Que bom que voce tenha tido um ótimo retorno.

Patricia Scarpin disse...

Leila, obrigada!

Tina, é mesmo, tanta gente nova que eu não conhecia.

Carla Nogueira Kuramochi disse...

Patricia, fiz ontem a sua receita de madeleines e amei. Ficam tão macias.

Bjs

Carla

Patricia Scarpin disse...

Carla, que notícia boa! Obrigada por me contar - beijo!