sexta-feira, abril 09, 2010

Mousse de chocolate com especiarias

English version

Spiced chocolate mousse / Mousse de chocolate com especiarias

Vocês se lembram da minha amiga Neusa? Há algumas semanas ela me disse que havia procurado por uma receita de mousse de chocolate aqui no blog mas não encontrou. Daí me toquei de que em quase quatro anos de blog nunca publiquei mousse de chocolate. Que vergonha.

É hora de corrigir isso, com um toque de canela e noz moscada para deixar a sobremesa ainda mais especial. Quem quiser uma mousse de chocolate tradicional só precisa omitir as especiarias.

Spiced chocolate mousse / Mousse de chocolate com especiarias

Mousse de chocolate com especiarias
adaptada da Australian Gourmet Traveller

180g de chocolate amargo (70% de cacau), picado
3 ovos, em temperatura ambiente, claras e gemas separadas
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
¼ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de noz moscada moída na hora
225m de creme de leite fresco, batido até formar picos suaves

Coloque o chocolate em uma tigela refratária e derreta-o em banho-maria. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente as gemas e mexa – a mistura vai ficar espessa. Junte as especiarias e misture. Acrescente o creme de leite e misture delicadamente, de baixo para cima, com o auxílio de uma espátula de borracha/silicone.
Na tigela grande da batedeira, bata as claras em neve até que formem picos suaves. Junte o açúcar e bata para incorporar. Misture as claras delicadamente ao creme de chocolate, novamente misturando de baixo para cima com a espátula – a mousse deve ficar homogênea tanto na textura quanto na cor.
Transfira para seis potinhos ou copinhos com capacidade para ½ xícara (120ml) cada e leve à geladeira por 3 horas ou até firmar.

Rend.: 6 porções

23 comentários:

moranguita disse...

esta mousse esta tao boa.
adoro mosse e ao tempo que ja nao faço.
bom fim de semana

Sam disse...

Amo mousse, eu faço a da receita do Curtis Stone, e fica muito boa! Deixo os ovos batendo BEM e ela fica toda furadinha e cremosa, uma delicia!!!!!! :) Meu namo adora! *-*

Bom finde Pat!! Beijo

Rita disse...

Que lindas fotos Pati! Não é engraçado como a gente faz tantas receitas complicadas e acaba esquecendo das mais triviais....Que pena que vc não ganhou, quem sabe ano qu evem? Tens meu voto de novo!

Anônimo disse...

Adoro mousse de chocolate!
E não sabia q era tão ridiculamente fácil de fazer!
Peguei a minha receita no blog de um livro de sobremesas francesas.
E ficou huuuuum, maravilhoso.
Vou fazer outra receita de lá esse fim de semana. Pra irmã!
Bjus

Quéroul disse...

no fim das contas, mousse é tão fácil de fazer, né?
eu nunca nem tentei, sempre achei complicadííííssimo. e como mousse é da minha trindade divina (em nome da empadinha, do camafeu e da mousse, amém), sempre deixei pra quem manjava.
mas neeem te conto um segredo: domingo passado eu enfrentei um Everest! usei a batedeira sozinha. SOZINHA! :o
e fiz meu merengue lindão!

ou seja, tô quase lá pra fazer a minha mousse sozinha também. :)

=***
boa sexta, que tá um pouco mais quentinha.

Cinthya Rachel disse...

delícia! eu faço quase igual, só que na emergencia uso creme de leite de caixinha (logico q o fresco é mil vezes melhor) e sempre ponho um calice ce bebidinha, conhaque, porto, o que estiver a mão. coloco em xícaras de chá, fica tão lindo. delícia!

Unknown disse...

Querida Pat,obrigada pela receita de mousse editada a meu pedido. A apresentação está linda e você é um talento. Maravilhosa.BJS Neusa

tatiane disse...

Mousse com creme de leite fresco é daquelas coisas que não dá certo comigo, acabo usando o de caixinha, que não é a mesma coisa. Acho que o creme de leite fica gelado demais, o chocolate quente demais, junta tudo e mata a textura. Diferente do que estou vendo na sua foto, parece tão firme.
Aah! Quase esqueço, fiz os potinhos de maracujá, que delícia, marido e eu adoramos, até a gata gostou!
beijos, querida!

Paloma disse...

Essa receita é bem parecida com a da minha mãe! A diferença, além das especiarias, é o creme de leite fresco, que aqui em Salvador não é tão fácil de achar.
Adoro seu blog! Inspirador...

Carol Romagnolli disse...

Hummmm, mousse de cho-co-la-te!!!
Pat, me fala uma coisa, se eu substituir o choc meio amargo pelo choc ao leite, da pra manter as proporcoes dos demais ingredientes, ou precisa fazer alguma adaptacao?
Beijo, bom findi!!!
Carol

Levi Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarah Abreu disse...

Feito, provado e aprovadíssimo! O marido e os amigos amaram! Mais uma vez obrigada por sua generosidade em dividir tanta gostosura! Bom final de semana!

Richie disse...

Pat, sou super fã de mousses como esse, que seguem a receita tradicional, e não aqueles reduzidos que vai só leite condensado, creme de leite e gelatina sem sabor.
Com esses condimentos ele deve ficar todo especial!

bjim

PS: o fudge ficou enlouquecedor!

Levi Pereira disse...

Paty, amoOOOo mousse [ maracujá, morango, limão ] mas, a de chocolate é simplesmente irresistível [palavras de um chocolátra assumido]... Eu adicionaria na receita, pimenta jamaica, daria um sabor especial e por incrível que pareça não arde... Daria um gostinho de quero + ")!
Tudo de bom nesse final de semana...
grande bjOoO!!! ;*

Confeito Design - Criações Açucaradas disse...

Um selinho de presente!
http://confeitodesign.blogspot.com/2010/04/nosso-primeiro-selo.html

Carolina disse...

Muito bom!!!! Nunca tinha me arriscado a fazer mousse de chocolate, mas as fotos são inspiradoras.. Muito obrigada por compartilhar essas maravilhas conosco.

argas disse...

Deve ser tão boa esta mousse! bjinhos

Bárbara disse...

Boa noite,Patricia, posso te dizer que estou encantadissima com seu blog e na minha opinião é um dos melhores que já visitei, e olha que são muitos.Visual impecável, limpissimo, as fotos lindissimas, fazem com que a gente sinta até o gosto...quem dera, né...Parabéns
Também possuo um blog que se chama http://aromadoce.blogspot.com, é simples, mas é feito com muito carinho e gostaria de saber se eu poderia publicar algumas receitas e fotos com seus devidos creditos, é lógico e com muito prazer, pois suas receitas são ótimas e as suas fotos são lindíssimas, mesmo que eu faça suas receitinhas e tire as minhas próprias fotos, elas não ficariam boas, pois ainda não tenho maquina digital,apenas um bom celular, mas a iluminação e o foco não ficam boas, e não seria justo por sua receita com uma imagem ruim. Espero anciosissima por sua resposta,agradeço desde já o meu email é babi1615@gmail.com.Bjs.Bárbara

Patricia Scarpin disse...

Moranguita, obrigada!
Uma ótima semana para você.

Sam, o Curtis Stone tem receitas ótimas, mesmo!
Beijoca, querida!

Rita, obrigada pela torcida! E realmente a gente às vezes esquece das receitinhas triviais e são tão boas, né?
Beijo!

Liv, é fácil, sim! E usar um chocolate de boa qualidade é imprescindível, pois são pouquíssimos ingredientes, o sabor do chocolate é que vai dar as cartas na sobremesa.
Beijoca!

Quéroul, é fácil de fazer, sim!
E gente, tô boba com a sua evolução nas comidinhas, eu sei que você e a sua batedeira vão se entender e se tornar almas gêmeas, como eu e a minha. :)
xoxo

Cinthya, adorei a idéia de colocar Porto. :)
Beijoca!

Neusa, você é que é muito querida, fiquei tão feliz por você ter gostado!
Super beijo!

Tati, é mesmo, querida? O meu ficou firme e aerado, mas eu esperei a mistura de chocolate esfriar, até mesmo porque não queria que o calor cozinhasse as gemas.
Ah, amei saber dos potinhos de maracujá! :)
xx

Paloma, que pena essa história do creme, né?
Obrigada pela visita!

Carol, vai ficar mole demais - e você vai ter que tirar o açúcar, também.
Beijo!

Sarah, amei saber - obrigada a você por vir me contar!
Beijo grande e tenha uma ótima semana!

Richie, esse é bem aerado, a textura é uma delícia!
Que bom que gostou do fudge - adorei saber!
Super beijo!

Levi, a receita original pedia pimenta da jamaica, eu também adoro, mas optei por uma versão com especiarias mais fáceis de se encontrar.
Beijo!

Confeito Design, obrigada!

Argas, obrigada!

Babi, tudo bem? Obrigada pela visita. Você pode, sim, usar as receitas desde que mencione a fonte, mas as fotos não gostaria que usasse, não.

Renata disse...

Patrícia esse post ficou perfeito, e na minha opinião são as fotos mais charmosas que você já publicou. Beijos

Anônimo disse...

Pat,

Indiquei seu blog como dica num blog de casamentos (o blog da Constance Zahn, conhece?). Ela amou!
Vc merece todo sucesso do mundo, o que é essa mousse? E essas fotos, pls!

Beijo,

Andreza

Patricia Scarpin disse...

Rê, que bom que gostou das fotos, querida! Obrigada!

Andreza, não conheço, vou lá conhecer - obrigada pela indicação, querida!
Beijoca!

ELIANE TAVEIRA disse...

Oi Patricia!

Que delicia de musse...
Muito fofo seu blog, ameiiii.
Vou seguir agora!
Bjinhos,
Eliane

Blog receitaserecipestop.blogspot.com