sexta-feira, novembro 27, 2009

Salada de macarrão oriental com frango teriyaki

English version

Teriyaki chicken noodle salad / Salada de macarrão oriental com frango teriyaki

Ter uma irmã bem mais jovem é uma delícia, mas também traz um forte senso de responsabilidade.
Um dia, quando ela tinha 3 aninhos, estávamos no McDonald’s – o horror, o horror – porque ela queria um hambúrguer. Enquanto eu pedia a comida, ela virou pro atendente e disse que queria o seu sanduíche “sem calne!” :) Eu havia parado de comer carne vermelha mas nem imaginava que ela soubesse disso – até aquele dia, nunca havia me passado pela cabeça que eu pudesse influenciar outras pessoas. É por isso que me esforço ao máximo para ser um bom exemplo para ela.

Devo confessar que nunca me interessara por comida oriental – por pura ignorância – mas isso mudou depois de passar um tempo com a minha querida amiga Valentina; nós comemos tanta coisa gostosa que voltei para casa decidida a acrescentar um toque asiático à minha comida. Esta salada foi a minha primeira tentativa – uma maravilhosa influência sua, Tina. :)

Teriyaki chicken noodle salad / Salada de macarrão oriental com frango teriyaki

Salada de macarrão oriental com frango teriyaki
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

1/3 xícara (80ml) de molho de soja
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo
½ xícara (120ml) de vinho branco seco
6 filés de coxa de frango – usei peito
270g de macarrão oriental, cozido e escorrido
2 pepinos japoneses, em fatias finas
2 cebolinhas, em fatias – use a parte branca também
1 xícara de folhas de coentro
¼ xícara (60ml) de vinagre de arroz
sal

Coloque o molho de soja, o açúcar mascavo e o vinho numa tigela não-metálica e misture para dissolver o açúcar. Acrescente o frango, virando para cobrir todos os lados.*
Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Coloque o frango na frigideira, reservando a marinada, e cozinhe por 1-2 minutos de cada lado. Acrescente a marinada à panela e cozinhe por mais 3-4 minutos ou até que o frango esteja cozido por dentro e caramelizado por fora – adicione um pouquinho de água se necessário. Fatie o frango e reserve.
Coloque o macarrão, o pepino, a cebolinha, o coentro, o vinagre e o sal numa tigela e misture bem. Divida a salada em pratos ou tigelas e cubra com as fatias de frango para servir.

* recomendo marinar o frango por mais tempo – 30 minutos, mais ou menos – para que fique mais saboroso

Rend.: 4 porções

18 comentários:

Valentina disse...

ah amiga, te converti.oba!!! agora vamos planejar aquela viagem para a Tailandia e nos acabamos. menina, que show de salada.e as fotos estao um horror de lindas.blimey!!

Unknown disse...

Nossa, eu comentei ainda agora no blog da Ana Elisa (La Cucinetta) sobre uma salada japonesa de macarrão (harusame). Eu acho que essa salada combina com o verão, dias quentes (é refrescante)

Enfim, eu gosto muito do seu blog :D Está entre os "10 mais mais" que eu visito.

Abraços

Junji

Fernanda disse...

Patricia!!!
Eu adoro o seu blog!!!
Esta entre os meus top 3!!! Rss
Vc esta sempre atualizando, suas receitas sao deliciosas (ja fiz varias) e suas fotos divinas e inspiradoras!
PARABENS!!
Voce eh uma inspiracao para mim!!
Beijosss

manjericota disse...

Aiii q fomeeeeee! Trampo pesado aqui, abro esse blog e olhe o q vejo!!!! Assim vc me mata!!! Bjoca
Dani

disse...

Gosto muito de comida chinesa e japonesa, mas não tem jeito de gostar de frango teriaki.

Bjo

ameixa seca disse...

Adoro comida oriental, especialmente se tiver um toque agridoce :)
Vê só... influencias uns e és influenciada por outros :)

Delírios Gourmet disse...

Patrícia! Adoro comida oriental!!!!! A sua ficou lindíssima! Bjs!

Tati - Panelaterapia disse...

Adoro comida oriental! Principalmente os pratos leves e frescos como esse!!!
Ficou maravilhoso!!!
Bjs

tatiane disse...

Pati, que coincidência! Acabei de almoçar gyoza que trouxe ontem dos mercadinhos da Liberdade, rs. Sou fã de comida oriental, acho que porque não tem muito sal...

Carolina Andrade disse...

Pati, que prato delicioso, é do meu gosto, adoro comida oriental. Beijão

Marina Mott disse...

Que excelente receita! Combina totalmente com esse calor!!

Fernanda Trapp disse...

hum...esse caramelizado deve ficar uma delícia!

Julie disse...

Hum! Pratos salgados! Meus preferidos! Já salvei e se bobear faço amanhã mesmo... tenho uns filés de peito dando bobeira aqui.

Veggie disse...

receita salgada, uuhúúúú!!

Fabiana disse...

Patricia,
A foto ficou tão linda, que está me dando agua na boca.
eu sou suspeita para falar de comida oriental, porque sempre comi desde pequena.
Mas o seu prato é diferente, uma mistura deliciosa.
Adorei
bjs

Rita disse...

Oi Pati

Sua salada ficou linda. Vc sabe, eu achava que brasileiro comia bastante comida oriental, ate ir pro Canada e descobrir que "comida oriental" muito mais do que o nosso chinezinho...Aqui em casa ja aprend a fazer de tudo, thai, viet, japones, etc. Que bom que vc se converteu!!!!!

Patricia Scarpin disse...

Tina, você me converteu, mesmo! Quero logo provar outras receitinhas.
Beijo!

Junji, fico feliz sabendo que está gostando do blog, obrigada por comentar!

Fernanda, obrigada!
Adorei saber que as receitas deram certo!
Beijoca!

Dani, hahahah, morri de rir contigo!
Beijão!

Má, sério? Que pena...

Ameixa, você tem razão, querida - é assim a vida, né?
Beijo!

Grazy, obrigada!

Tatiana, esse aqui é leve, mesmo!
Obrigada!

Tati, acredita que nunca andei pela Liberdade? Vergonha, né?
Beijo!

Carol, obrigada!
Beijo!

Marina, combina, sim! Obrigada!

Fernanda, fica mesmo! :D
Obrigada!

Julie, espero que goste!

Ivan, sabia que você ia gostar. :)

Fabiana, eu estou aprendendo e quero provar mil outras receitinhas. :)
Obrigada, beijoca!

Rita, foi o que vi junto com a Valentina, tantos sabores de vários lugares diferentes...
Que bom que gostou, obrigada!
Beijo!

moranguita disse...

patrícia eu também adoro estes temperos. dão um gosto a comida totalmente diferente.
uma bela salada.
boa semana
beijinhos