segunda-feira, novembro 30, 2009

Friands de baunilha, amêndoa e framboesa

English version

Almond, vanilla and raspberry friands / Friands de baunilha, amêndoa e framboesa

E a saga das claras continua: o que fazer com todas as claras restantes da minha insana produção de sorvetes? Até fiz uma leva de suspiros sábado, mas eles foram pra lata do lixo. Ainda bem que o livrinho lindo da Julie Le Clerc estava por perto – estes friands são deliciosos.

Falando em sagas, não entendo todo o ódio a “Lua Nova” – claro, não é nenhum “Touro Indomável”, mas isso não significa que seja ruim. Não li os livros mas adorei os filmes, apesar do irritante complexo de inferioridade da Bella. Sem contar que o Taylor Lautner é muito lindinho. :)

Almond, vanilla and raspberry friands / Friands de baunilha, amêndoa e framboesa

Friands de baunilha, amêndoa e framboesa
do Little Cafe Cakes

- xícara medidora de 240ml

175g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 xícara (100g) de farinha de amêndoas (amêndoas moídas)
6 claras, levemente batidas com um garfo
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
½ xícara (70g) de farinha de trigo, peneirada
1 xícara (105g) de framboesas, frescas ou congeladas – usei congeladas

Pré-aqueça o forno a 190°C; unte generosamente com manteiga dez forminhas de muffin ou mini forminhas de bolo.
Coloque a manteiga, a farinha de amêndoas, as claras, a baunilha, o açúcar de confeiteiro e a farinha numa tigela grande e misture apenas até incorporar.
Transfira a massa para as forminhas preparadas, enchendo-as até um pouquinho mais da metade. Coloque 3-4 framboesas sobre cada friand. Asse por 25 minutos ou até dourar – faça o teste do palito.
Deixe nas forminhas por 5 minutos e então inverta sobre uma gradinha.

Rend.: 10 friands – fiz meia receita, usei forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada e consegui 7 unidades

18 comentários:

Vanessa Valadares disse...

Ficaram lindos....passa lá no meu blog pra vc ver meus bolinhos que desastre (quem sabe pode me ajudar). Amei a "saga" crepúsculo, prefiro os livros ao filme.
Beijokas

manjericota disse...

Pati,

Eu comprei Crepusculo (q gostei muito) e Lua Nova, mas li somente o primeiro. Não vi nenhum dos filmes ainda. Hj vou ver o 2010. Esses dias tava matutando aqui, qual a diferença do muffin para o cupcake??? E agora mais este friand - acho q este nao vai o fermento neh (qto nome pra bolinho)?????? Eu adoro bolinho com esse aspecto meio úmido.

Bjoca,
Dani

ameixa seca disse...

Tenho claras congeladas. Fazer friands é sempre uma boa solução. As framboesas ficaram lindas no meio da massa :)

Andrea Dohashi disse...

Final de tarde, no trabalho, com mil coisas pra fazer....mas dando uma olhadinha básica por aqui, levei até um susto, pois quando abri sua página, minha barriga "roncou" e bem alto...vergonha, rs!
Beijos

Marina Mott disse...

Olá!!
Que idéia super bem vinda!! (tenho 20 claras na geladeira!! haja macarons, né? Vou de friands! Obrigada!!!

Gina disse...

Patrícia, também me sobram muitas claras e gostei dessa forma de aproveitamento.
Ficaram paracendo carinhas...
Boa semana!

Camila disse...

Também não entendo por que raios as pessoas estão com tanto ódio dessa saga. Ok achar bobinho, ok nao querer ler nem assistir nada, mas as pessoas falam com ódio. Acho um exagero tãão desnecessário...

Perguntinha: qual é a diferença de friand para muffin? Ou cupcake?

Beijo!

dri disse...

Tem uma frase do Kurt Vonnegut que gosto muito e se aplica a esse ódio pelo Twilight “I have long felt that any reviewer who expresses rage and loathing for a novel {creative expression} is preposterous. He or she is like a person who has put on full armor and attacked a hot fudge sundae or a banana split.”
Vamos comer nossos sorvetes rindo e com prazer e não com ódio, né?

P.S. Estou de casa nova, seja bem vinda se lhe apetecer frequentá-la.

Simone Izumi disse...

Dear Pat,

Essas suas fotos são um sonho...estão fantásticas e fazem os meus olhos brilharem.
Esses seus bolinhos são um
sonho...como os de padaria!ahhaha...que dá vontade de abocanhar de uma só vez!Nham.
bjs
si

Mirella disse...

Pat,

Fotos MARAVILHOSAS, acredito que os bolinhos estejam iguais. Vc sempre se supera.

Poderia fazer um pedido off topic?? Sorvete de Coco...

Beijos e ótima terça.

tatiane disse...

Pati, vc é uma querida! Suas receitas têm me ajudado a dar fim nas claras. Hoje fiz os bolinhos de banana, como as xícaras não preenchem o pré-requisito, coloquei tudo num refratário. Ficou uma delícia!
Nunca fiz friands, com certeza farei este!
Ah, a Liberdade é um passeio bem legal, pena que sempre lotado...
bjs

BlogPortobello disse...

Nooossa fiquei com água na boca!
acho que vou pedir pra minha vozinha fazer um pra mim, pq eu só tenho habilidade pra comer..hehe
visita o nosso blog e confere as novidades lá, ok?
te esperamos
bjs :)

Renata disse...

Que delícia Pat! Até congelei umas frutas vermelhas que sobraram da minha torta, estou pensando seriamente em fazer esses friands.. Até porque, assim como a sua, a minha sorveteira não para um dia sequer.

Patricia Scarpin disse...

Vanessa, me conta mais dos bolinhos, senão fica difícil descobrir o que houve.

Dani, todo mundo que conheço que gostou dos livros adorou os filmes, talvez você goste também!
Muffin é um quick bread (pão feito com fermento em pó) e cupcake é um bolinho (tem sempre algum tipo de cobertura). Friands são feitos com claras e levam sempre algum tipo de nuts moídas.
Beijo!

Ameixa, que bom que gostou, querida, obrigada!

Andrea, hahaha, morri de rir contigo! :)
Beijo!

Marina, espero que goste!

Gina, ficaram mesmo - nem tinha reparado, acredita?
Uma ótima semana para você também!

Chu, dá uma olhadinha na resposta que dei pra Dani, lá em cima.
Beijo!

Dri, amei o teu comentário - realmente, não gostar é uma coisa, e detonar assim... Além do mais, muita gente fala mal sem sequer ter lido ou visto nada, acho exagerado.
Vou espiar a tua casa nova, querida, é claro!
xx

Si, hahaha, sonhos de todos os tipos, né, queridinha!
Beijoca e obrigada!

Mirella, cá entre nós, eu ando com sorvete de coco na cabeça desde o meu aniversário, quando provei o sorvete de coco da Morena Leite... Hum!
Beijo!

Tati, querida é você! Adorei saber da sobremesa de banana!
Beijoca!

Blog Portobello, obrigada pela visita.

Renata, ainda tenho que fazer mais receitas com claras - espero que goste dos friands!
Beijo!

Isabela Tibo disse...

Lindos! Adorei!
Beijos!

Eliane disse...

Oi Patricia ,adoro seu blog,sempre passo por aqui pra me inspirar rsrs.Também adoro ler e assistir filmes,ja li todos os livros da saga Crepusculo e assisti aos filmes,apesar de não ser mais adolescente,gostei de tudo rsrs
Estou sempre experimentando novas receitas mas nada fica assim tão lindo...bjus

monica disse...

Nossa Patricia esta sua receita veio a calhar,pois a minha produção insana é por Panetones e os meus so levam as gemas...Entao vou ja ja pra cozinha fazer estas delicias pro lanche da tarde!Beijos e muito obrigado.

Valentina disse...

Amiga, vc sabe que estes sao meus favoritos,n e?! entao amei. alem de tudo a apresentacao ficou lindissima. as usual.