segunda-feira, novembro 09, 2009

Bolinhos com banana assados em xícaras

English version

Teacup banana pudding / Bolinhos com banana assados em xícaras

Com esse calor todo, as frutas amadurecem em pouquíssimo tempo – eu e o João amamos banana mas mesmo consumindo a fruta diariamente fica difícil dar conta de um cacho em 2-3 dias.

Estes bolinhos assados em xícaras estavam lindinhos na revista – não resisto à combinação de banana e caramelo – e foram um jeito ótimo de usar as claras que haviam sobrado do sorvete.

Teacup banana pudding / Bolinhos com banana assados em xícaras

Bolinhos com banana assados em xícaras
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

1 ½ colheres (sopa) - 21g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (175g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (60m) de água*
2 bananas, finamente fatiadas no sentido do comprimento
½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de farinha de trigo
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de açúcar de confeiteiro
¼ colher (chá) de fermento em pó
¾ xícara (75g) de farinha de amêndoas (amêndoas moídas)
3 claras
1 colher (chá) de extrato de baunilha
5 ½ colheres (sopa) - 77g - de manteiga sem sal, derretida e fria

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte bem com manteiga quatro xícaras que possam ir ao forno e que tenham capacidade para 240ml cada.
Junte a manteiga (21g), o açúcar mascavo e a água numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe por 3-4 minutos ou até obter uma caldinha. Reserve.
Coloque as fatias de banana no fundo e laterais das xícaras preparadas. Despeje metade do caramelo sobre as bananas, coloque as xícaras numa assadeira e reserve.
Peneire a farinha, o açúcar de confeiteiro e o fermento numa tigela média e junte a farinha de amêndoas. Acrescente as claras, a baunilha e amanteiga derretida e misture para incorporar. Transfira a massa para as xícaras e asse por 20 minutos ou até que dourem e estejam assadinhos por dentro (faça o teste do palito).
Inverta os bolinhos sobre pratinhos de sobremesa e sirva com o caramelo restante.

* da próxima vez, usarei creme de leite fresco ao invés de água para fazer o caramelo – com água, ficou ralo e escuro demais

Rend.: 4 porções

29 comentários:

Valentina disse...

Ai amiga,que lindos. E de banana...tambem quero.please have mercy..

Rita disse...

Oi, Patricia

Tentarei esta receita assim que conseguir encontrar farinha de amêndoas para comprar aqui em Floripa! Até já encomendei em uma loja de produtos "alternativos", porque nos supermercados daqui os funcionários me olham e falam "o quê?" :-/

Como sempre, suas fotos arrasam!

Bjs...
Rita

Drika disse...

Olá! Faz tempo que visito esse blog.Mas só agora estou como seguidora. Então, vou poder acompanhar melhor as novidades daqui. Parabéns pelo blog. :)
Caso queira me visitar sou do www.drikacuriosa.blogspot.com

Bjs!

Mari disse...

Pat, esses bolinhos ficaram um mimo.. que coisa mais linda e tão delicada!! Aposto que também ficaram deliciosos, pois banana e caramelo é uma dupla maravilhosa mesmo!!
Hoje vou fazer uma receitinha tua, de sorvete (já reinaugurei minha sorveteira)... depois posto no blog e te aviso!
Grande beijo,

Mari

Sarah disse...

Pati, que isso?!!? Hummmmmm..tô babando aqui no teclado!hehe

Vi sua foto e comentário sobre o filme Julie e Julia na revista Criativa, que linda vc!!!! Parabens !!!

Tô doidinha pra ver logo o filme tb....

Bjos

A União Faz a Vida disse...

Fiz o teu sorvete de limão ontem, ficou ótimo!
:)

Anônimo disse...

Pat
Ficou muito fofo este seu bolinho desenformado...eu adoro bolo de banana!
Mari T

carladuc disse...

Hmm, adoro doces com banana! Estes bolinhos estão muito fofos. Acho que vou prepará-los nos meus ramequins. :)

Beijo,

Odete disse...

Banana e caramelo eh mistura irresistivel! Assados na xicara ficram charmosos ;>)

ameixa seca disse...

Mesmo com o caramelo mais escuro ficaram bem bonitinhos e, imagino que muito saborosos :)

tatiane disse...

Pati, ficou tão lindinho moldado na xícara. Outro dia falei pro marido que tinha medo de colocar a xícara no forno, aí ele me respondeu que a xícara fora feita num forno. Fiquei com cara de tacho! Seus bolinhos me lembraram este diálogo super inteligente...
bjs

Sabrina Romano disse...

Puxa, ontem mesmo estava pensando no que fazer com as claras que estavam na geladeira...

Paulinha disse...

Patricia, aqui vai uma dica para as suas bananas durarem mais tempo, assim que comprar, corte uma a uma na ponta, aqui em casa, mesmo com o calorzão, elas duram uma semana.
Parabéns pela receita, linda como sempre.
beijos

Carolina Andrade disse...

O pior é que farinha de amendoas só muito longe da minha casa. Maravilhoso. Beijão

Fabiana disse...

Patricia,
Como sempre nos presenteando com receitas de dar agua na boca.
Ficou um charme dentro e fora da xícara.
bjs

Lau Verrengia disse...

Pat, eu achei tão fofo! Ficaram lindos teus bolinhos.
Parecem deliciosos também.

Amo banana, caramelo então.. é quase um vício. rs
Os dois juntos ficam perfeitos, estou querendo fazer um bolo de bananas e os teus bolinhos são uma ótima opção.

Beijos!

Anônimo disse...

Oi Paty,

Esta receita deve ser deliciosa mesmo, além de ser uma charme servir na xícara! Eu também sou viciada em banana com caramelo. Deve ficar boa também com chocolate, heim!!!
Ontem, estava dando uma olhada no Rainhas do Lar e elas publicaram uma notícia que tem uma foto sua, sobre o filme Julie & Julia. Te achei linda! Você devia colocar uma foto sua aqui no blog.

Beijos e 'bóra' prá cozinha!
Paula

Letrícia disse...

Que ideia mais charmosa, Pat! E certamente é deliciosa :-)

Ah, também vi sua foto na matéria da revista Criativa! Arrasou!

Beijos!

Clumbsy Cookie disse...

Estes bolinhos são uma ternura Patrícia! Já agora uma dica, podes congelar bananas (sem a casca) se estiverem a ficar muito maduras e depois usar em receitas

Cupcakeria disse...

Nossa que delícia.
Mostrei essa receita para um amigo e ele falou: "Mas é um cupcake roots!" hehehe.

Adoro usar açúcar mascavo, o gostinho que ele deixa quando carameliza é ótimo.

E vc tem razão, usar creme de leite deixa o caramelo mais bonito. Prova disso é essa maravilhosa receita que vc já fez: http://technicolorkitchen.blogspot.com/2009/03/bolo-de-maca-com-casquinha-de-caramelo.html
Que inclusive é presença constante no café da manhã aqui de casa.

Anônimo disse...

Pat
Sou eu de novo, vi uma foto sua no blog das rainhas a respeito do filme. Q fofa que vc é!!!! Deu vontade de tomar cha com bolinho, podemo um dia? Diga sim diga sim...rs
Mari T

Carol disse...

Ola!!!! Aqui em casa as bananas viraram tortas pq tem sempre um monte de gente passando por aqui para beliscar oq tem na geladeira!!!
Adorei a ideia!!!

ahhh. tem selinho pra vc no meu blog!
Bjos

Fernanda disse...

Oi pati, suas receitas estao me encantando cada vez mais..
acredita que até sonhei com esse bolinho?
estava louca no mercado procurando uma xicara de 240 ml e que possam ir ao forno. acho que isso é um sinal que preciso faze-los

beijos

Patricia Scarpin disse...

Tina, eu sei que você adora baking com banana! :D
Estes bolinhos são a tua cara.

Rita, você pode moer as amêndoas em casa usando um processador de alimentos.
Obrigada!

Drika, obrigada pelo comentário.

Mari, a textura deles é bem interessante também, por causa do uso de claras. Gostei bastante.
Depois quero saber do sorvete, querida!
xx

Sarinha, que bom que você gostou, querida! Obrigada!
Beijo!

Talula, que bom saber - obrigada por me contar!

Mari T, bolo de banana é sempre bom, né?
Obrigada!

Carla, prepare, sim! Espero que goste.
Beijo!

Odete, obrigada!

Ameixa, ficaram super fofinhos.
Obrigada!

Tati, morri de rir dessa história. :D
Beijoca!

Sabrina, espero que goste!

Paulinha, adorei a dica, obrigada!

Carol, você pode moer as amêndoas no processador.

Fabiana, obrigada!

Lau, depois me conta se fizer? Vou adorar saber a sua opinião.
Beijo!

Paula, chocolate e banana também combinam lindamente! Ótima idéia!
E obrigada pelo elogio - fiquei até sem graça, viu? ;)
Beijoca!

Lê, obrigada, querida!
xx

Rita, eu já congelei com casca, mas sem casca, nunca! Obrigada pela dica!

Cupcakeria, morri de rir do cupcake roots. :D
Obrigada!

Mari T, vamos sim! Vamos combinar.
Obrigada pelo carinho!

Carol, eu adoro torta de banana - deu vontade agora!
Obrigada!

Fernanda, estas minhas são da Schmidt, e já usei as danadinhas no forno várias vezes, sem problema nenhum. Se você tiver xícaras menores do que 240ml, é só dividir melhor a massa, você vai obter mais bolinhos.
Boa sorte, querida!

Valeria disse...

Patricia querida ,amo todas as suas receitas em especial com bananas .Nossa....já fiz aquele doce de banana que é servido com sorvete e rcentemente postei os seus pãezinhos de banana que fez um sucesso lá no meu cantinho!Adorei !!
E é claro que esta já vai logo ser testada com certeza!!Obrigada!!
BJs
Valéria
Papos de Anjo

mibeleza disse...

Olá, vou reforçar uma dica dada acima... eu tinha lido em algum lugar que não lembro, testei, e em seguida a Ana Maria comentou... moro em Maceió (mega calor) e quando tiro as bananas do cacho (eu corto com a tesoura) elas duram mais de uma semana. Faz o teste! Beijos...

Patricia Scarpin disse...

Priscila, eu tentei a técnica de cortar as bananas mas não deu certo, não... :(

disse...

a ideia das bananas em doces causa-me calafrios... mas neste caso tenho lá bananas muito maduras e tenhopena de as deitar fora...
vou levar a receita... porque gostei da ideia da caneca... vamos ver...

moranguita disse...

patrícia que bonito que ficou. eu ca acho que mesmo o caramelo escuro esta bom na mesma.
beijinhos