segunda-feira, novembro 16, 2009

Sorvete de caramelo com flocos de chocolate

English version

Choc chip salted butter caramel ice cream / Sorvete de caramelo com flocos de chocolate

O post de hoje vai ser curtinho: quase decepei meu dedo do meio e está difícil digitar. :(

Só vou escrever isso: façam esse sorvete. Agora mesmo, se possível.

Choc chip salted butter caramel ice cream / Sorvete de caramelo com flocos de chocolate

Sorvete de caramelo com flocos de chocolate
do mago dos sorvetes

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (480ml) de leite integral
1½ xícaras (300g) de açúcar refinado
4 colheres (sopa) - 58g - de manteiga com sal
½ colher (chá) rasa de sal marinho ou flor de sal* - usei Maldon
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
5 gemas grandes
¾ colher (chá) de extrato de baunilha
140g de chocolate amargo, bem picadinho

Encha 1/3 de uma tigela grande com cubos de gelo e adicione cerca de 1 xícara de água para que o gelo flutue. Coloque sobre o gelo uma outra tigela de metal (que comporte pelo menos 2 litros) e despeje nela 1 xícara (240ml) do leite. Acomode uma peneira fina sobre a tigela menor usando as bordas como apoio.

Espalhe o açúcar numa panela média de maneira a formar uma camada homogênea. Leve ao fogo médio até que as beiradas comecem a derreter. Com o auxílio de uma espátula/colher que suporte altas temperaturas, vá misturando o açúcar já derretido com o restante, até que todo ele se dissolva (ou quase todo – não se preocupe se ficarem alguns carocinhos, pois se desmancharão numa outra etapa da receita).
Continue mexendo algumas vezes até o caramelo começar a soltar fumaça e o parecer que vai queimar (pelo cheiro). Não demora muito. Retire do fogo, adicione a manteiga e o sal, misture para derreter a manteiga, e aos poucos junte o creme de leite, misturando a cada adição – cuidado, pois ao acrescentar o creme de leite o caramelo vai borbulhar bastante; afaste o rosto.
O caramelo vai endurecer ligeiramente, por isso retorne a panela ao fogo baixo e vá mexendo até homogeneizar. Acrescente a xícara (240ml) de leite restante.

Numa tigela pequena, bata as gemas com um fuê. Vá despejando, aos poucos, uma parte do líquido quente sobre as gemas, mexendo sem parar. Volte tudo para a panela e cozinhe em fogo baixo, misturando sempre, raspando as laterais e o fundo da panela, até que o creme engrosse e pareça uma espécie de mingau – a temperatura do creme deve ser de 71 a 77°C e ele deve cobrir as costas da colher de pau. Não deixe ferver.
Despeje o creme na tigela com leite sobre o gelo, passando-o pela peneira. Junte a baunilha, misture, e então misture mais algumas vezes até esfriar completamente. Leve à geladeira por pelo menos 8 horas.
Prepare o sorvete na sorveteira, seguindo as instruções do fabricante.

Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo constantemente, e então o transfira para uma xícara/jarrinha medidora de vidro. Quando o sorvete terminar de gelar, despeje o chocolate em fio, diretamente para dentro da sorveteira e deixe a máquina funcionar por mais 30 segundos – o chocolate vai endurecer, formando os flocos. Transfira o sorvete para um pote hermético e deixe no freezer até firmar, pelo menos 4 horas.
Por causa do caramelo, este sorvete fica bem cremoso, mesmo depois de ficar no freezer (como dá para notar na foto do David). Para deixá-lo mais firme, aumente a temperatura do seu freezer ou congele o sorvete numa forma rasa.

*não use sal comum - o sabor é muito forte

Rend.: 1 litro generoso

29 comentários:

Bibi disse...

Nossa Patrícia :( Bom, cuide-se. Vou tentar fazer o sorvete assim que comprar uma sorveteira (está na minha lista desejos para esse Natal).

Beijinhos, obrigada pela receita e espero que seu dedo melhore logo.

Bibi

manjericota disse...

Esse calor merece sorvete mesmo! Não conhecia sorvete de caramelo, com chocolate ainda...affff...delícia!

No fim de semana eu fiz o tal do muffin, uma receita sua, ja postei a foto, e hj a noite vou postar o texto. Vou linkar vc no texto, pois fiz uma receita sua. Amanhã de uma passadinha no blog e veja como ficou. Só mudei uma coisa, não tinha avelã, ai fiz com nozes.

Bjs,
Dani

Marina Mott disse...

Que droga machucar o dedo!! Tomara que sare logo! Super boa idéia esse sorvete, parece booom!!! Vou fazer!

Mari disse...

Pat querida, espero que você se recupere do machucado no dedo rapidinho! Eu já fiz cortes bem feios no dedo também (e queimaduras, e tudo o que vc possa imaginar) e sei o qto é dolorido!
Esse sorvete está um absurdo de lindo! Agora que eu me acertei com a sorveteira, perdi o medo e me joguei de vez, com certeza vou fazer... risos.
As fotos estão, como sempre, magníficas e extremamente tentadoras - especialmente para uma formiga grávida que adora caramelo... :P
Ia fazer o de flocos no fim de semana, mas a Isa pediu tanto um sorvete de doce de leite, que acabei protelando. Mas vou fazer a base dele hoje, e boto na sorveteira amanhã... aí, te conto como ficou!!
Bjo grande,

Mari

Fernanda Trapp disse...

Nuóóóssa! Que coisa maravilhosa esse sorvete! Melhoras para o dedinho, tá? Beijos.

Cinthya Rachel disse...

tadinha! melhoras! agora qto ao sorvete: MEO DEOS!

ameixa seca disse...

Infelizmente, não dá para eu fazer. Faltam-me alguns ingredientes e a sorveteira he he
Mas adoraria provar, até porque adoro o sabor de caramelo :)

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Lindo sorvete Patrícia e melhoras para o seu dedinho mágico!!!,bjos.

Ana disse...

Ai que sorvete lindo, amei!! Adoro a combinacao salt + caramel ou salt + chocolate. Tem uma barra de chocolate com almonds e sea salt aqui q eh uma loucura de delicia, acho q vc iria gostar tbem Patricia!
Ouch, cuide do dedo ai, eu fiz uma dessas em Agosto e achei q ia ficar com a ponta do dedo quadrado, sorte q a ponta grudou de volta no devido lugar e nao ficou marca grande... nos e os desastres culinarios nao?!
Beijos e se cuida hein!
Ana

tatiane disse...

O sorvete parece aquelas balinhas de caramelo puxa-puxa, acho que deixaria bem cremoso, mesmo!
Melhoras para o dedo, cuide-se, querida!
bjs

Renata disse...

Pat, não consigo fazer caramelo de jeito nenhum! Não seu se são minhas panelas ou o que.. Mas seu sorvete.. Ô delícia! Hehehe!

Então, complementando o post do outro dia, o nome da banda da Zooey Deschanel é 'She & Him'. Escuta só, eu ameeeeeei cada pedacinho! Procura no youtube.. Quanto à trilha com Smiths, deixa chegar aqui em DVD que eu me acabo! Tb amo!

Beijinhos!

Tamy disse...

eu morro com esse blog!!!! nossa!!!
tanta coisa linda e gostosa e tudo feito com tanto capricho!!!! adorei!!!

Rita disse...

Oi, Patricia

Quem sabe tento esse sorvete um dia... quando eu comprar uma sorveteira.
Cuidado com as facas, menina.. Boa recuperação, viu?
bjs
Rita

Priscila Beneducci disse...

Amo sorvetes caseiros. Esse também me deixou com uma baita vontade. Beijao Pri

Unknown disse...

Passei para conhecer o seu blog, que delicia!
As suas melhoras

Letrícia disse...

Ô, Pat, melhoras pra você. Ouvi dizer que sorvete cura quase toda enfermidade ;-)

Beijos, querida.

Mirella disse...

Pat,
Espero q vc melhore rapidinho.
Te juro, cada vez que vejo uma receita de sorvete fico triste...desde o final do verão passado estou procurando uma sorveteira 220v e não acho. Fun Kitchen, Hamilton Beach, Cuisinarte...não acho nenhuma....snif snif...

Fabiana disse...

Patricia,
que sorvete delicioso!!!
Duas misturas maravilhosas:
doce de leite e flocos.
Fique com agua na boca!

espero que o seu dedinho fique bom logo.
bjs

Andrea Dohashi disse...

Sò posso dizer que estou babando na tela, rs!
Cuida do dedinho, você não pode ficar muito tempo longe da cozinha :)
Beijinhos

Valentina disse...

Pat querida, cuidado ai. parece ate que foi vc que comprou faca nova. menina, este sorvete é de delirar. so de ler o jeito de preparar já delirei.

Patricia Scarpin disse...

Bibi, vou torcer para o Papai Noel lhe trazer uma sorveteira. ;)
Obrigada a você pela preocupação, querida.
xx

Dani, os seus muffins estão lindos - que bom que gostou!
Beijo!

Marina, já estou melhor, obrigada!

Mari, eu tenho várias cicatrizes nas mãos e não queria ganhar outra. Mas já está sarando. Obrigada, querida!
O de flocos é o preferido do João, amiga.
Beijo!

Fernanda, obrigada!
Beijo!

Cinthya, morri de rir contigo. :D

Ameixa, não consigo mais ficar sem a minha sorveteira. :)
Este sorvete parece bala toffee. :D

Ana Paula, obrigada!
Beijo!

Ana, eu até achei que pudesse ter de tomar pontos, tamanho foi o estrago.
Cuidado você aí também, querida.
Beijo!

Tati, o gostinho dele é esse mesmo, de bala toffee!
Beijo e obrigada, dear!

Renata, é mesmo? Precisamos resolver isso! :D
Vou procurar no You Tube, sim - Obrigada pela dica!
xx

Tamy, obrigada!

Rita, o dedinho já está sarando - obrigada!
Beijo!

Priscila, sorvetes caseiros são maravilhosos, mesmo. :)
Obrigada!

Empresária, obrigada pela visita.

Lê, querida, já estou sarando. E o sorvete ajuda, sim. ;)
Beijão!

Mirella, que pena! Essa coisa de voltagem é uma chatice, mesmo.
Beijo!

Fabiana, o dedo está melhorando - obrigada!
Beijoca!

Andrea, querida, estou cuidado, pq não agüento ficar longe das panelas muito tempo. :)
Beijoca!

Tina, nem fale - se com as facas velhas já estou assim, melhor nem inventar de comprar outras... :D

Sabrina Romano disse...

Patrícia, ontem estava fazendo um tian súper caprichado para o jantar e resolvi que picaria 3 pimentões em cobinhos minúsculos, mas me empolguei e dei uma lapada na unha... Fiquei olhando e esperando para ver o sangue mas, por muita sorte, sobrou uma pequena camada de unha sobre a carne... Isso é o que dá usar faca ultra afiada... Bem, nem vou comentar esse sorvete, isso é muito injusto...

Anônimo disse...

Muito obrigada Patricia, seu blog e muuuito bom!

Beijo

moranguita disse...

patrcia as melhoras:-)

Lana disse...

Patrícia,

Já fiz esse sorvete (que diga-se de passagem, é delicioso!), mas tive dificuldade na hora de colocar o chocolate derretido, pois embora tenha feito em fio ele ficou com uns 'bloquinhos' e nao floquinhos, que é como eu queria...
Qdo vc verteu o chocolate fez em fiozinho bem fininho mesmo? A sorveteira tem que estar em movimento ou desligada?

Bjo.
Lana

Patricia Scarpin disse...

Lana, a sorveteira tem que estar ligada, e o chocolate tem que ser derramado em fio fininho.
Beijo!

kelly disse...

Patricia!
Sou nova no blog e estou amando cada receita sua!
Eu recentemente compei a batedeira e sorveteir da kitchen aid... e ra ser sincera nao sei como sobrevivi todos esses anos sem uma!
Ja fiz agumas receitas de sorvete suas e ficaram otimas!
Mas tenho duas duvidas:
- qual a sorveteira que tu usa?
- onde se compra o sal maldon e qual a diferenca do comum? e a flor de sal?
obrigada, bjs

Patricia Scarpin disse...

Kelly, tudo bem? Obrigada pela visita!
A minha sorveteira é Hamilton Beach (muito boa). E o sal Maldon é formado por floquinhos de sal, não é fininho como o sal comum. Na Casa Santa Luzia tem. A flor de sal é formada por grãozinhos de sal, tb não é fininha como o sal comum.
Beijo!

Solange Lemos disse...

Oi, Pat. Tudo bom? Volta e meia chego ao seu blog de receitas incríveis (mesmo 10 anos depois da sua postagem), e custei a crer que esta desbancou ou quase a de sorvete de crème brûlée. Que maravilha de sorvete, ainda mais para quem ama caramelo como eu! Obrigada por compartilhar!