quarta-feira, novembro 25, 2009

Brigadeiro de especiarias

English version

Spiced brigadeiros / Brigadeiros de especiarias

Quando era pequena não achava o menor sentido ao ouvir os adultos dizendo que “o tempo voa” – sinto que só comprei essa idéia depois dos 20. Agora falta apenas um ano para a minha irmãzinha ir para a faculdade... Vocês entenderam. :D

As festas de final de ano estão próximas – apesar de às vezes parecer que o Natal foi mês passado – e a minha árvore já está montada; hora de começar a pensar na comida.

Para mim, especiarias têm tudo a ver com Natal e achei que elas combinariam lindamente com um docinho bem brasileiro – fiquei felicíssima com o resultado, especialmente depois dos meus brigadeiros achatados. :)

Usei a ótima receita da Paula, trocando o chocolate por canela, cravo e noz moscada.

Spiced brigadeiros / Brigadeiros de especiarias

Brigadeiro de especiarias

- xícara medidora de 240ml

1 lata de leite condensado
1/3 xícara (80ml) de creme de leite fresco
½ colher (sopa) cheia de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal + um pouquinho extra para untar
1/8 colher (chá) de noz moscada moída na hora
1/8 colher (chá) de cravo em pó
½ colher (chá) de canela em pó
açúcar granulado, para cobrir os docinhos

Unte um prato fundo grande com manteiga e reserve.
Misture o leite condensado, o creme de leite, a farinha, 1 colher (sopa) de manteiga, a noz moscada, o cravo e a canela numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até que engrosse e solte do fundo da panela – cerca de 15 minutos. Transfira para o prato preparado, deixe esfriar completamente e então leve à geladeira para que fique mais fácil de enrolar.
Faça bolinhas com a massa, passe-as pelo açúcar granulado e coloque em forminhas de papel.

Rend. 32 unidades

Spiced brigadeiros / Brigadeiros de especiarias

37 comentários:

Anônimo disse...

Tá vendo, tava aqui na porta esperando seu blog "abrir" pra ver a receita dos brigadeirinhos e descobrir qual o sabor vc tinha escolhido... Eu também adoro especiarias no natal, a casa fica com um cheirinho tão bom! Amei a idéia e obrigada pelo link!
Um beijão
Paula

Andrea Dohashi disse...

Meu sonho de consumo nesse exato momento, seria sentar e comer todos brigadeiros deste prato!
ô delícia!
Tem algum jeito de mandar via e-mail? rs
Beijos

Carolina Fádel Viana Magalhães disse...

Patrícia,
a sensação para mim do "tempo voa" também só aconteceu de uns tempos pra cá. Este ano meu "irmãozinho" casou e a irmã está prestes a entrar para a faculdade. Às vezes assusta! Ainda acho super estranho falar: "a esposa do meu irmão"...
Amei os brigadeiros! Super diferentes. Eu faço uns com capuccino também que ficam show!!!

Beijo.

Tati - Panelaterapia disse...

Eu preciso desse docinho para ser feliz!!!
Incrível!

Marina Mott disse...

Que idéia ótima!!! Posso imitar???

Pensa só: a minha filha caçula está terminando o primeiro ano de faculdade; e eu (45 anitos) nem sei bem o que quero ser quando crescer! É mole? O tempo vôa mesmo!!

Vanisa disse...

Ontem fiz seus cupcakes de chocolate branco com cobertura de morango, que achei num post seu de agosto.
Só posso dizer que são divinos.
Muito obrigada de repartir essas preciosidades conosco.
Beijos da sua mais nova fã.

Lolla disse...

Já montou a árvore? Estou esperando o começo de Dezembro, não vi nenhuma luzinha natalina por aqui ainda e nem tive coragem de pendurar minha guirlanda na janela...

Tô babando nas suas fotos, cada vez mais lindas. Tá usando que câmera? e nem vou comentar desse brigadeiro. e SEM chocolate! foi feito pra mim. parece super simples, vou testar no weekend (único dia em que eu me libero do chá com picles, haha).

Tamy disse...

hmmmm que gostoso!!!! como sempre né??? e as fotos arrasando tbm!!! aiai!!!

Sabrina Romano disse...

Faço coro, tb preciso de um desses!!! Patrícia, depois da ode que fiz às bananas e aos macacos, fui obrigada a postar umas fotos fofinhas que tirei após um sorvete de bananas; dê uma olhada: http://menuatrois.blogspot.com
Bjs

tatiane disse...

Estou ensaiando para fazer seu brigadeiro de lavanda, agora aparece esse com canela (estou numa fase canela). Mas infelizmente terão que esperar porque neste fim de semana vou fazer os brigadeiros para os 90 anos da avó do marido.
Qdo vejo meu sobrinho quase do meu tamanho, eu vejo que o tempo voa mesmo!
beijos

Bruna disse...

Parecem deliciosos, vou testar :))
beijo

manjericota disse...

Pati, vc acabou de me dar uma idéia! Imagine estas especiarias em um muffin?????....hummmmmmmmm...ja to sentindo o cheirinho daqui, delicioso!

Bjoca,
Dani

ameixa seca disse...

Super natalícios, essas especiarias deixam mesmo um cheiro de Natal no ar :)
Sabes que eu odiava brigadeiro? Comi uma única vez numa pastelaria aqui da cidade. Fiquei com gosto de água da torneira na boca he he Nunca mais provei nem queria fazer. Há umas semanas resolvi dar uma chance e fiz. Ficaram deliciosos :)
Estes teus dão uns presentes maravilhosos, devem ser muito bons!

Dani disse...

Isso deve ser divino de bom!

Ana Elisa Granziera disse...

Patrícia,
nunca teria pensado em transformar os brigadeiros desse jeito! Devem ter ficado ótimos! Quanto ao presente do Papai Noel, depois de muito ponderar, vou comprar um processador da Walita/Philips mesmo, c/ capacidade p/ umas 8 xic.. O da Cuisinart não se encontra em lugar nenhum (acho que porque lançaram um modelo novo e descontinuaram o resto). Acho que prefiro pagar mais barato, e se quebrar tem assistência e garantia, do que gastar os tubos num tchananans sem garantia, porque que eu saiba a Cuisinart não tem representação por aqui.
Bjs!

Bibi disse...

Hum... eles parecem tão gostosinhos! Mas eu acho que ainda colocaria um pouquinho de cacau em pó, só para dar uma corzinha e gostinho de chocolate :D

Falando em comidinhas de natal, você já deu uma olhada no livro da Nigella de Natal? O meu chegou uns dias atrás. Amei! É fantástico! Está cheio de receitinhas deliciosas para todos os gostos, dicas de sobras, drinks, brunch de natal, e mais :) Só faltaram algumas receitinhas com arroz, mas eu vivo bem com batata no lugar de arroz.

Beijinhos e obrigada pela receitinha!

Bigode de chocolade disse...

Pelo menos, com uma receita dessas, nao dá para dizer que brigadeiro é sempre a mesma coisa. Vai aí a combinacao de especiarias que uso na época de natal para "natalizar" biscoitos e bolos. É a mistura holandesa para Spekulatius: 26 g de canela, 7 g de noz moscada, 7 g de cravo, 6 g de gengibre em pó, 3 g de cardamomo, 2 g de pimenta do reino. Vale a pena.

Cinthya Rachel disse...

perfeito como sempre! adoro especiarias e deve ter ficado uma delícia! vc sabe que um tempãoa trás comi uma torta finlandesa cheia de especiarias, nozes, uma delícia e nunca mais achei, nem receita parecida. vi seu brigadeiro e lembrei de tudo isso, rs.

grazi disse...

deve ser muito bom!!!

Claudia Lima disse...

Eu nunca gostei de brigadeiros brancos ou branquinhos, mas com a presença das especiarias devem ficar com um paladar mais sofistificado e diferenciado.
Ótima sugestão para um Natal branco!
Bjs :)

Unknown disse...

O seu blog e uma maravilha, as fotos sao super giras parecem saidas de uma revista conceituada e as receitas, essas, cada uma melhor que a outra. O seu blog e mesmo 5 ***** Voltarei ca mais vezes sem duvida.

Adorei estes brigadeiros, ficaram lindos e devem ser muito bons.

Bjs

Aqui na Cozinha disse...

Menina que boa idéia.
Beijos
Patty Martins

monica disse...

Querida Patricia,duas perguntinhas:Estes brigadeiros podem ser feito da maneira tradicional?E com chocolate vc aconselha???Beijos querida e parabens pelas delicias.

Dani disse...

Nossa, estão com uma cara ótima - e olha que eu sou conservadora quanto aos meus brigadeiros, o máximo que eu admitia até agora é trocar achocolado por ovomaltine...
Mas que raminho lindo que é este? Tão natalino! Deu até vontade de começar a pensar em tirar minhas guirlandas do armário ;)

Viviane Higashi disse...

Oi Patrícia!!! Uma grande coincidência este post já que semana passada eu, que nuuuuunca tinha ouvido falar de brigadeiro com "tempero" provei uns na casa da minha sogrinha. Achei um espetáculo!!! Só que na receita dela vai o tradicional chocolate em pó + as especiarias...fica pretinho e delicioso!
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Paula, querida, desculpe se te deixei curiosa! :D
Beijo e obrigada a você pela receita!

Andrea, hahah, morri de rir contigo! Se eu pudesse, mandava todos pra você!

Carol Fádel, então você entende bem como me sinto! :D
Adorei a idéia de brigadeiro de capuccino.
Beijo!

Tatiana, são fáceis de fazer, viu?
Obrigada!

Marina, pode sim! :D

Vanisa, que bom saber que os cupcakes deram certo - obrigada por me contar!
Um beijo!

Lolla, montei a árvore e pendurei o Papai Noel na porta. :D
Estou usando a Nikon D40 desde o início de junho, com a lente que veio nela mesmo (18-55mm).
Espero que goste dos docinhos, querida!
Beijo!

Tamy, obrigada!

Sabrina, eu preciso provar o seu sorvete de banana com chocolate, coisa linda!
Beijo!

Tati, estes aqui são mais gostosos do que os de lavanda, acho que devem furar a sua fila de receitas. :D
Beijão!

Bruna, obrigada pela visita!

Dani, a Ana Elisa tem uma receita deliciosa de muffins de especiarias, dá uma olhadinha lá você vai gostar!

Ameixa, esse brigadeiro que você comeu não era brigadeiro de verdade, aposto. :)
Ainda bem que você resolver mudar de idéia! :D
Beijo!

Dani, obrigada!

Ana, ficaram gostosos, sim - acho que você iria gostar!
Nós e a saga do processador - ainda bem que pude contar com as suas dicas.
Beijo!

Bibi, eu não quis usar o cacau porque queria mesmo a cor mais clarinha, mas tenho certeza de que ficariam ótimos também.
A Valentina já me falou muito sobre esse livro da Nigella, eu não tenho e ainda não folheei, mas os episódios de Natal dela são lindos, eu amo!
Beijo e obrigada a você!

Bigode de chocolate, obrigada pela dica.

Cinthya, essa torta parece ótima! Adoro especiarias.
Beijo!

Grazi, obrigada!

Claudia, esses aqui têm um "punch" sabe? São clarinhos mas não são fraquinhos. :D
Beijo!

Cacahuete, obrigada pela visita! Que bom que gostou do blog!
Beijo!

Patty, obrigada!

Monica, lá no link da receita que usei como base está a versão com chocolate, dá uma olhadinha, você vai gostar.
Beijo!

Daniela, eu preciso provar essa versão com Ovomaltine, deu água na boca!
Eu adoro esse raminho, mas não sei o nome dele. :D

Viviane, esses brigadeiros devem ter ficado deliciosos, mesmo!
Beijo!

Valentina disse...

Bom, voce viu que enlouqueci quando vc me falou desta receita aquele dia no email.vou faze-la para trazer pro trabalho na 3a. vou para irlanda e volto na segunda dai tenho tempo.show show.

Anônimo disse...

Fica mais gostoso do que o de chocolate, na minha opinião. Adorei!

carladuc disse...

Nossa, que idéia boa! Adoro especiarias e nunca me ocorreu usar no brigadeiro! Estou curiosíssima pra experimentar!

Obrigada pela receita! :)

Beijo,

Unknown disse...

Olá a todas! Muito boa a receita.
Perguntinha: ficaria bom substituir o açúcar para enrolar por coco ralado?

Patricia Scarpin disse...

Karen,
Acho que sim! Eu, pessoalmente, adoro coco... :)

Bárbara Lopes disse...

Desde que vi esta sua receita fiquei louca para testar, mas fui enrolando, enrolando...
mas hoje finalmente fiz! e ainda vou presentear alguns amigos! adorei!
adoro especiarias e o doce fica uma delícia! =]
Obrigada pela dica!

Patricia Scarpin disse...

Bárbara, tudo bem?
Que bom saber que a receita funcionou - espero que tos amigos gostem!
Beijo e obrigada a você por vir me contar!

carladuc disse...

Oi Paty,

To passando por aqui só pra contar que fiz esse brigadeiro ontem e ficou muito bom! :)

Tks,

Beijo,

Patricia Scarpin disse...

Oi, querida!
Que bom saber - obrigada por vir me contar!

xx

Renata disse...

Hmmmm, fiz ontem e ficou maravilhoso! Acrescentei mel e um tiquinho de cardamomo, adorei a receita!
Bjs
Re

Patricia Scarpin disse...

Renata, amei a sua versão da receita, vou provar!
Um beijo!