sexta-feira, novembro 13, 2009

Travesseirinhos de passas ao rum

English version

Rum and raisin pillows / Travesseirinhos de passas ao rum

Há filmes que quero ver novamente tão logo terminam – são tão bons que dá vontade de ficar no cinema, esperando a próxima sessão, e a outra depois dela.
Isso não acontece muito, mas me senti assim sábado passado e provavelmente teria comprado outro ingresso para “500 dias com ela” se minha irmã não estivesse comigo. :)

Vou ser honesta com vocês: não gosto de passas. Mas estes biscoitinhos eram tão fofos que eu tinha de fazê-los – afinal de contas, são travesseirinhos. :)
Depois de prová-los senti vontade de fazer outras receitas com passas – imediatamente. E isso também não acontece muito. :D

Rum and raisin pillows / Travesseirinhos de passas ao rum

Travesseirinhos de passas ao rum
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

200g de manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara + ½ colher (sopa) - 73g - de açúcar refinado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo
½ xícara (120ml) de xarope de bordo (maple syrup)
3 ¼ xícaras (455g) de farinha de trigo com fermento

Recheio de passas ao rum:
1 1/3 xícaras (205g) de passas escuras
¼ xícara (60ml) de rum escuro – usei claro
1 colher (sopa) de açúcar refinado

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Prepare o recheio: coloque as passas, o rum e o açúcar numa tigela e misture. Reserve.

Junte a manteiga o açúcar e a baunilha na tigela da batedeira e bata por 8-10 minutos ou até obter um creme claro. Adicione os ovos e bata até misturar bem. Junte o xarope de bordo e a farinha e bata em velocidade baixa apenas até incorporar. Divida a massa em duas partes iguais, embrulhe bem em filme PVC e leve à geladeira por 1 hora.

Coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga enfarinhadas e abra com o rolo, formando um retângulo com 5mm de espessura. Corte dezoito retângulos menores, de 12x5cm cada. Coloque 2 colheres (chá) de recheio no centro de cada retângulo e dobre, fechando-os – cuidado para não “rasgar” a massa; achei melhor retirar o excesso de rum do recheio pois fiquei com recheio de o líquido amolecer demais a massa.
Repita o processo com os ingredientes restantes.
Coloque os travesseirinhos nas assadeiras preparadas e asse por 8-10 minutos ou até que dourem – os meus precisaram de 18 minutos.
Deixe esfriar nas formas.

Rend.: 18 unidades – fiz meia receita e ainda assim consegui 16

Rum and raisin pillows / Travesseirinhos de passas ao rum

23 comentários:

Anônimo disse...

É o que eu digo, as passas são incompreendidas pela sociedade moderna, né? :)
Esses biscoitinhos são fofos demais, e fiquei com vontade de fazê-los.
bjs
Paula

Sarah disse...

Pati, adorei essa receita!!! Tão diferente, quase nunca se vê biscoitinhos com passas ao rum.

Bjos

Marina Mott disse...

Amei essa receita!
Essa massa parece espetacularmente boa!

Eu vi uma vez um programa de TV (estes da GNT acho, não lembro) que mostrava Portugal e suas doceiras. Aí, dentre os maravilhosos doces, tinha um que se chamava: travesseiro de periquita (juro!!). Era com doce de ovos dentro. Acho que vou tentar fazer metade dos travesseiros tal qual os seus e a outra metade tal qual o de periquita. Depois eu conto o que virou!

Ana Elisa Granziera disse...

Patrícia, estou louca para ver esse filme. Adoro a Zooey Deschanel! Se eu fosse pequena, morena e de cabelo liso, ia querer ser que nem ela! Mas os deuses me fizeram grande, meio loira e de cabelo rebelde... então... :P Vou com certeza fazer esses travesseiros, pois sou justamente seu oposto: ADORO passas! Adorava aquelas passas recobertas de chocolate, quando criança! :)
Eita, eu nunca comento, mas quando comento, deixo um post inteiro! :D

Beijos!

Aqui na Cozinha disse...

Já eu, sempre adorei passas. gosto de passas com quase tudo. Da comida salgada a doce.Gosto de passa de banana, de caju, de maçã.
Bj
Patty Martins

Marina Mott disse...

Só prá ilustrar: http://www.cm-sintra.pt/AgendaCulturalArtigoNew.aspx?IDArtigo=871&IDMagazine=54
Neste link está a D. Leonor Cunha que faz os famosos (a receita é secreta) travesseiros de periquita. É em Sintra. E, sei lá, olhando a foto agora parece uma massa + ou - folhada...

Carol disse...

Pati!!!!
Fiquei tão feliz com o seu comentário no meu blog!! Obrigada pela visita!!!
Olha, pode apostar que a receita do pão de queijo é deliciosa e muito prática....
Agora oq são esses travesseirinhos?!?!?! que coisa mais fofa!! e deliciosa pelo visto!!
Acho que dá para fazer de damasco, também, né?!?!
bjos!!!!

ameixa seca disse...

Também não gosto de passas, será que me iria acontecer o mesmo que aconteceu contigo? Começar a querer fazer outras receitas com elas... seria muito bom :)

Tati - Panelaterapia disse...

Eu nunca sei se gosto mais das receitas ou das fotos! Uma obra de arte!!!

Sabrina Romano disse...

... passas...

manjericota disse...

Ola Pati,

Seu post ta dos deuses hein! Me diz uma coisa, pode me indicar um livro bom, mas muito bom mesmo (kkk) de doces, sobremesas??? Falam tanto do Pierre, vale a pena.?? Ah...ja comprei a forminha do muffin...rs, so falta fazer--

Bjus,
Dani

tatiane disse...

Eu gosto de passas, as claras eu gosto de comer pura mesmo, já as escuras uso como ingrediente. Mas uma vez experimentei xarope de bordo e não gostei muito :(
Estes travesseirinhos são irresistíveis!
bjs

Andrea Dohashi disse...

Eu gosto muito de passas, ainda mais, quando li que quando se está com fome, umas duas ou três, "enganam" o estômago!
E as uso tanto em pratos salgados, como em doces, então já viu, essa receita já está nos meus favoritos!
Beijocas!

Eduardo Luz disse...

Quer dizer que o filme influencia na receita?
Vou insistir : que fotos!!
Abs

Anônimo disse...

Se vc q nao gosta de passas gostou, imagine eu que adoro uvas passas...to ate com medo de fazer!rs;;;ficaram lindos!
MariT

Renata disse...

Pat, você já ouviu as músicas da banda da menina que faz esse filme?! É demais, aposto que você vai gostar!

E esses travesseirinhos tão lindos, imagina com recheio de goiabada! Hmm, delícia!

Beijinhos!

Fernanda Trapp disse...

Oi, Patrícia.

Tb não sou fã de passas, mas esses travesseirinhos trazem uma infinidade de possibilidades, né? Beijoca.

carladuc disse...

Que tentação! Eu adoro passas ao rum! :)

Beijos,

Patricia Scarpin disse...

Paula, eu achei esses biscoitinhos a sua cara. ;)
xx

Sarinha, você tem razão! Obrigada!
Beijoca!

Marina, a massa é boa, sim, mas difícil de manusear no calor.
Eu vi o link que você deixou, acho que a massa é bem diferente desta aqui.

Ana, pois pode usar quantas linhas quiser, adoro te ver por aqui, querida!
E a Zooey é fofa, mesmo - saí do cinema louca pra cortar uma franjona igual a dela (a idéia ainda persiste). ;)
Beijão!

Patty, talvez eu comece a gostar mais de passas. :D

Carol, imagina! Obrigada a você pelas doces palavras!
Adorei a idéia de usar damasco.
Beijoca!

Ameixa, será? Eu acho que sim. ;)

Tatiana, obrigada!

Sabrina, :D

Dani, eu tenho o livro dele há anos mas até hoje só fiz uma receita de lá. Dá uma olhada na minha lista de livros, talvez você se inspire.

Tati, sério, querida? Eu adoro xarope de bordo. ;)
Beijoca!

Andrea, eu já li isso sobre frutas secas, mas o problema é comer pouquinho, né? risos
Beijoca, querida!

Edu, os filmes influenciam a vida. :D
Obrigada!

Mari, você vai adorar, então!
Beijo!

Renata, eu amei a trilha sonora inteirinha do filme, tem Smiths! :D
Mas a banda é da Zooey Deschanel? Me conta mais!
Beijoca!

Fernanda, você tem razão, dá pra variar o recheio.
Beijo!

Carla, obrigada, querida!
Beijo!

Valentina disse...

Amiga,amo passas. E estes lindos travesseirinhos me fizeram sonhar.

grazi disse...

que maravilha!!!!

moranguita disse...

patricia que bons. eu por acaso adoro passas:-)

Adriana disse...

Alguém pode me explicar o que é xarope de bordo - do que é feito.
Agradeço