quarta-feira, novembro 18, 2009

Cupcakes de chocolate e maionese com chantilly de framboesa

English version

Chocolate-mayonnaise cupcakes with raspberry cream / Cupcakes de chocolate e maionese com chantilly de framboesa

Alguns de vocês provavelmente já conhecem, mas para mim foi uma completa novidade: bolinhos feitos com maionese em vez de manteiga!

Andei curiosíssima para provar os cupcakes mas confesso que os mais de 600g de manteiga pedidos na cobertura me desanimaram um pouquinho... A solução foi substituir por algo, digamos, mais leve – sai a manteiga, entra o creme de leite fresco. :D

Os bolinhos ficaram ótimos e viajei no tempo enquanto assavam – o cheiro vindo do forno era o mesmo do bolo nega maluca que minha mãe fazia e que eu, feliz da vida, levava na lancheira. :)

Chocolate-mayonnaise cupcakes with raspberry cream / Cupcakes de chocolate e maionese com chantilly de framboesa

Cupcakes de chocolate e maionese com chantilly de framboesa
bolinhos do Sticky, Chewy, Messy, Gooey, cobertura do Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes

Cupcakes:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1/3 xícara + ½ colher (sopa) - 33g - de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara (200g) de açúcar refinado
1 ovo grande
½ xícara de maionese (não use light)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícaras (160ml) de água fervente

Chantilly de framboesa:
112g de framboesas congeladas
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco, bem gelado
¼ xícara (50g) de açúcar refinado
1 colher (chá) de água de rosas

Pré-aqueça o forno a 180°C – você vai assar o bolo no centro do forno. Forre doze forminhas para muffin com forminhas de papel*.

Numa tigela grande, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Em outra tigela, junte o açúcar e o ovo e bata, usando a batedeira em velocidade média-alta, até obter um creme claro, cerca de 2 minutos. Acrescente a maionese e a baunilha, batendo apenas até incorporar. Reduza para a velocidade média e adicione metade dos ingredientes secos, batendo apenas até incorporar. Desligue a batedeira e raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone/borracha. Acrescente metade da água fervente e bata em velocidade bem baixinha só até homogeneizar a massa, 5-10 segundos. Junte o restante dos ingredientes secos, batendo apenas até incorporar, 5-10 segundos. Ainda em veloc. baixa, junte a água restante – a massa não vai ficar espessa.
Divida a massa entre as forminhas preparadas, enchendo-as 2/3 de sua capacidade. Asse por 18-22 minutos ou até que um palito enfiado no centro de um bolinho saia limpo. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Prepare a cobertura: coloque as framboesas numa vasilha pequena e deixe-as descongelar completamente, reservando todo o suco que se soltar. Transfira para numa panelinha pequena - não use panela de alumínio, cobre ou ferro – com o caldinho que soltaram e leve ao fogo médio-baixo, amassando as frutinhas com uma colher grande, até que elas soltem todo o seu suco, 6-8 minutos. Deixe esfriar e então passe por uma peneira para remover as sementes. Junte o açúcar e a água de rosas e misture até dissolve o açúcar. Reserve.
Resfrie a tigela e os batedores da batedeira e então os use para bater o creme de leite em chantilly bem firme. Junte o purê de framboesa, misturando delicadamente, de cima para baixo, com uma espátula de borracha/silicone.

Quando os cupcakes estiverem completamente frios, cubra-os generosamente com o chantilly e sirva.

* usei forminhas com capacidade para 1/3 xícara (80ml)

Rend.: 12 unidades

Chocolate-mayonnaise cupcakes with raspberry cream / Cupcakes de chocolate e maionese com chantilly de framboesa

36 comentários:

Fabiana disse...

Patricia,
Que novidade é essa?
maionese no bolo?
bom, já usei ela no meu frango e no bife, mas em bolo????
Essa é nova!
mas se foi feito e aprovado por vc, vou fazer sim.
pelas fotos, parecem estar maravilhosas.
Elas estão brilhando.
adorei!
bjs

Ana Elisa Granziera disse...

Patrícia,
o único bolo com maionese que já fiz foi aquele do Sky High. E não é que fica muito bom? Boa pedida isso de não fazer o buttercream na cobertura. Outro dia me meti a fazer cupcakes do Magnolia Bakery. Foi tanta manteiga e tanto açúcar na cobertura, que no fim não consegui comer os bolinhos. Argh... dava dor de dente. :P

Bjos!

manjericota disse...

Seus cupcakes são de arrasar quarteirões hein! São perfeitos, moldados como se fossem biscuits.... Impossível não ser sua fã né!

Bj,
dani

Andrea Dohashi disse...

Nossa Pat, que diferente, como as migas eu sempre uso maionese em pratos salgados... mas nunca é tarde para inovar, e se você aprovou é porque a coisa é boa mesmo! rs
beijos

Andrea Dohashi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A União Faz a Vida disse...

Que ótima idéia. Adorei!

p* disse...

Que bonitos que são!

Talita disse...

E dá certo mesmo? Já vi uma receita de bolo de cenoura que leva maionese, mas não botei fé. Pensei que esse ingrediente ia na cobertura.
Creme de leite é melhor que manteiga!

Beijos

Anônimo disse...

Ficaram lindos! Nunca fiz bolo com maionese, dizem que deixa super úmido... E esse chantilly eu comeria às colheradas!
bj

Mari disse...

Pat querida, você é mesmo fantástica! Nunca tinha visto usar maionese em bolo, e agora estou com uma vontade incontrolável de experimentar esses cupcakes!
Eles ficaram fantásticos, e a cobertura, tão linda... excelente idéia trocar o buttercream (que é bastante enjoativo) por chantilly, tão levinho e gostoso... amei!!
Como está o dedo?
Bjo grande,

Mari

Luiza disse...

nao consegui imaginar maionese com chocolate, mas achei lindo o blog e as fotos, parabens

favoritei!!

Marina Mott disse...

Nunca usei maionese em bolos...fica bom mesmo?
Chantilly, e de framboesa!!!!!!!!!!!!
Delícia!!

Renata disse...

Aposto que ficou delicioso Pat! Pena que aqui em casa meu marido não pode ver maionese nem pintada de ouro, passa mal só de sentir o cheiro.. Mas deu spra ver que a massa ficou bem fofinha.. Delicinha!

Beijinhos!

Lelle disse...

Saudações de Estocolmo, eu aqui neste começo de inverno acabo abusando dos doces e AMO cupcakes. Tenho o mesmo problema seu com a manteiga, vou provar a sua receita este final de semana. Agora no lugar do seu chantilly eu acabo usando a famosa trindade (pelo menos para mim) que é a cream cheese, iogurte natural e açúcar de confeiteiro. A dosagem dos ingredientes vai ao gosto de cada um, é só brincar com eles para achar algom mais firme, ou mais doce.

lola aronovich disse...

Pat, vc já misturou chocolate com caramelo, com banana, e até com chocolate branco. E agora com maionese! Eu tô encarando como uma agressão pessoal.

Tati - Panelaterapia disse...

Ficaram lindos! Mas confesso que sou um tanto quanto resistente à maioneses e azeite em bolos...puro preconceito, pois já ouvi vários elogios!!!
Bjs

Rita disse...

Oi, Patrícia

Lindos cupcakes! Entrou na fila.
_ _ _

Pedir é feio, né?
Então vou fazer diferente, em forma de desejo.

ah-hã (limpando a garganta, faces coradas de vergonha):

Ah, se a Patrícia publicasse aqui uma receita de crepe... podia ser de banana, de morango... qualquer coisa que caísse bem com calda de chocolate... ah, se ela também colocasse a receita da calda... ah, seria tão bom... quem sabe.... aposto que as fotos ficariam lindas...

;-)
Ai, que vergonha.
Tchau!

p.s. Vasculhei o índice do TK em busca de crepes. Será que tem e não vi?

Rita disse...

É "entraram" na fila, pelamor! Foi mal, foi mal..

Tina Lopes disse...

Nossa, Pati, senti o cheirinho.

Evy disse...

Oi Patricia! A história de substituir manteiga por maionese já vem de longe na minha casa. Minha mãe aprendeu isso com uma senhora judia bem simpática, a Dona Edith, quando eu ainda era pequena. Aprendi a fazer meu primeiro bolo de chocolate fazendo a substituição, sabia? Pra mim, quando comecei a ler receitas (por volta dos 11 anos), foi novidade usar manteiga! Só rindo. Bj

tatiane disse...

Já vi usar maionese em pão de mel, num desses programas vespertinos, aí a apresentadora comeu um pedacinho só e saiu correndo, achei que era culpa da maionese, rs. Mas é bom deixar de lado certos preconceitos.
Fiquei com vontade desse chantilly!
bjs

Cláudia disse...

Já aderi ao azeite em bolos, fica excelente, mas maionese, com certeza, vai ser a receita que vou fazer da próxima vez! E só pela cor esta cobertura já valeu :-) !

bjs

Cacá disse...

Uau, Pat! Ficaram lindos, com uma cara muito apetitosa!!
Adorei!!
Beijocas!

p* disse...

Será que dá para fazer um bolo (tipo de aniversário/grande) em vez de cupcakes? :)

Helena disse...

Patrícia, acabei de tirar os bolinhos do forno e ficaram sensacionais!!!! Me confundi e usei maionese light e mesmo assim ficou maravilhoso, nossa, que bolo molhadinho!!!Obrigada pela receita.
No último domingo fiz cupcakes deliciosos de limão siciliano com cobertura de creamcheese e lembrei muito de ti, que é fã de cítricos, tenho que te mandar essa receita, é uma delícia!

Beijos

Unknown disse...

To super curiosa!! Vou ter que fazer!
Agora, Helena, eu também quero essa receitinha de cupcake de limão siciliano!!!! =)
Beijos.

Anônimo disse...

Olá Patrícia: visito regularmente (todo dia, ahah) e adoro suas receitas. Estou muito animada em comprar um sorveteira e andei pesquisando. O que vc acha da Sorveteira Elétrica Conthey D132809? Um bjo Cláudia

Fabiana disse...

Eita, que massa linda ficou!
Já tinha visto uma receita assim, fiquei doida p fazer!

Pode me tirar uma dúvida? Qual a forminha que vc usa para assar os cupcakes? São aquelas de empada mesmo, ou vc usa aquelas próprias de cupcakes?

Obrigada!

disse...

estes cupcakes têm optimo aspecto. mesmo divinais... assustei-me um pouco quando li maionese... mas eu confio... bem posso experimentar coisas novas não é...

Valentina disse...

Pat, com maionese ainda nao conhecia amiga. primeira vez adorei o tom rosa deste post.bjs

Patricia Scarpin disse...

Fabiana, os bolinhos ficam super úmidos com a maionese, fiquei surpresa também!
Beijoca!

Ana, aquele seu bolo ficou lindo e eu quero fazer também. Aliás, adoro aquele livro.
Beijo!

Dani, obrigada!
Beijão!

Andrea, eu fiquei curiosa justamente por ser algo inusitado.
Beijo, querida!

Talula, obrigada!

Paula, obrigada!

Talita, dá certo, sim!
Beijo!

Paula, ficaram super úmidos, sim. Pode confiar, querida. ;)
Beijão!

Mari, e o chantilly não fica muito doce, por causa do azedinho das framboesas. O dedo já está quase bom, obrigada, queridinha!
xx

Luiza, obrigada pela visita!

Marina, fica bom, sim!

Renata, tadinho do marido! :(
Beijo!

Lelle, obrigada pela visita! E espero que você goste dos cupcakes. Cobertura de cream cheese é muito boa, mas nunca fiz misturando iogurte - ótima idéia!

Lola, você é terrível. ;)

Tatiana, a textura fica ótima, pode confiar. ;)

Rita, hahaha, morri de rir do teu comentário, querida!
Eu tenho receita de crepe salgado aqui, mas de doce, não. Boa sugestão.
Beijão!

Tina, xoxo

Evy, que bacana! Pra mim foi super novidade - obrigada por me contar a sua experiência!
Beijo!

Tati, eu gargalhei contigo agora, imaginando a cena... Coitada da mulher que preparou os pães de mel. :S
Beijo!

Cláu, que bom que gostou da idéia, obrigada!

Cacá, obrigada, querida!
xoxo

Paula, eu não sei... Lá no blog da Ana Elisa (lacucinetta.com.br) tem um bolo de aniversário feito com maionese, dá uma olhadinha, ficou lindo!

Helena, que bacana ler o teu comentário - amei saber que fez a receita e que gostou dela!
E pode mandar a receita, sim.
Beijoca!

Pia, faça sim!
Beijo!

Cláudia, tudo bem? Não conheço esta marca, infelizmente... A minha é Hamilton Beach e é fantástica.

Fabiana, uso forminhas de cupcake, mesmo.

Jú, pode confiar. :D

Tina, ficam super úmidos, amiga.
xx

Luisa Alexandra disse...

Experimentei esta receita e fiquei fã.
São uns queques deliciosos!

Obrigado.

moranguita disse...

realmentet maionese no bolo nunca pensei ser possivel. mas bem que ficaram bonitos la isso e verdade.
~vou guardar esta receita.
beijinhos

Luciana disse...

Testei hoje e ficou sensacional. Obrigada por compartilhar a receita!

Patricia Scarpin disse...

Luciana, que notícia boa, menina! Adorei saber, obrigada a você por me contar!

Samara disse...

que coisa maravilhosa!!amei!!