quinta-feira, novembro 05, 2009

Rugelach de nozes, cranberry e canela

English version

Walnut, cranberry and cinnamon rugelach / Rugelach de nozes, cranberry e canela

Já lhes contei que posso ser uma porta de tão teimosa às vezes – e não estava brincando. :D

Os lindos biscoitinhos rugelach da Kate Zuckerman povoaram meus pensamentos por um bom tempo, mas eu nunca tinha todos os ingredientes em casa (bendito cream cheese). Finalmente comprei todos – num dia de 30°C. Sabia que estava muito calor e que a massa parecia delicada demais para tal temperatura, mas insisti em prepará-los mesmo assim.
Só posso dizer que os cookies ficaram deliciosos – um casal de amigos os adorou – mas não ficaram bonitinhos como os da Kate, porque não consegui enrolar a massa corretamente.
Vivendo e aprendendo – espero. :D

Walnut, cranberry and cinnamon rugelach / Rugelach de nozes, cranberry e canela

Rugelach de nozes, cranberry e canela
do The Sweet Life: Desserts from Chanterelle

Massa:
8 colheres (sopa) - 112g – de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
112g de cream cheese, em temperatura ambiente
1 xícara (140g) de farinha de trigo, mais um pouquinho extra para polvilhar
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar

Recheio:
1 xícara (110g) de nozes bem picadinhas
½ colher (chá) de canela em pó
½ xícara (55g) de cranberries secas, picadas se muito grandes – use passas caso não encontre as cranberries (a receita original pedia passas de corinto)
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 ovo, para pincelar a massa

Com a ajuda da batedeira, misture a manteiga e o cream cheese e bata em velocidade média até obter uma mistura leve, clara e que tenha dobrado de volume, 5-8 minutos. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos e bata até incorporar tudo. Aumente para a velocidade média e bata por mais 15 segundos.
Com uma espátula de borracha/silicone, transfira a massa para um pedaço de filme PVC. Embrulhe-a firmemente e pressione até que a massa fique com 2,5cm de espessura. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro.

Prepare o recheio: numa tigelinha, usando um garfo, misture as nozes, a canela, as cranberries e ¼ xícara (50g) do açúcar. Reserve.

Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo em um retângulo de aproximadamente 32x40cm. Com uma faquinha bem afiada ou cortador de pizza, divida a massa em dois retângulos menores, de 16x40cm cada. Faça com que os lados de 40cm dos retângulos estejam virados para você e remova qualquer excesso de farinha com um pincelzinho.
Numa tigelinha, bata o ovo levemente com um garfo. Pincele toda a superfície de ambos os retângulos de massa com o ovo batido e então cubra com o recheio, deixando uma faixa de cerca de 2,5cm de massa sem recheio (a faixa que estiver mais distante de você). Começando pela extremidade próxima a você, enrole a massa, como se fosse um rocambole, apertando bem o recheio dentro dela. Ao chegar à outra extremidade (sem recheio), pressione levemente para selar o rolinho e faça com que a emenda fique virada para baixo. Faça o mesmo com o outro retângulo de massa e então coloque delicadamente os dois rolinhos numa assadeira, cubra com filme PVC e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou até 1 hora; leve o ovo batido restante à geladeira, também. Os rolinhos de massa podem ser guardados em geladeira por até 24 horas e no freezer por 1 semana.

Pré-aqueça o forno a 180°C meia hora antes de assar os biscoitinhos. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga ou alumínio.
Retire os rolinhos de massa da geladeira e pincele-os com o ovo batido restante. Polvilhe generosamente com o ¼ xícara (50g) de açúcar reservado. Com uma faca bem afiada, corte fatias de aprox. 2,5cm – cada rolinho poderá render entre 16 e 18 cookies. Coloque os cookies nas assadeiras preparadas, deixando 2,5cm de distância entre um e outro*. Leve ao forno até que estufem e dourem bem, 15-18 minutos – os meus precisaram de 30 minutos.
Deixe esfriar nas formas por 15 minutos e então retire com cuidado.
Os cookies podem ser guardados por até 4 dias (bem embrulhados).

* a receita não especificava como os cookies deveriam ser colocados nas assadeira, então assei a primeira leva com o lado cortado para baixo (cookies deitadinhos) e a segunda com os cookies “em pé” (a emenda da massa virada para baixo) – na minha opinião, a segunda leva ficou mais bonitinha, mas alguns cookies tombaram na assadeira quando já estavam dentro do forno

Rend.: 32-36 cookies – consegui 33

20 comentários:

ameixa seca disse...

Não consegui ver os Rugelach da Kate mas, para mim, os teus estão super perfeitos. Eu iria fazer pior de certeza absoluta he he
Prefiro sempre cranberries em vez de passas :)

Andrea Dohashi disse...

Pat, eles ficaram lindos, e enchem os olhos, e a gula fala alto mais uma vez, rs!
E uma vozinha dentro de mim, diz repetidamente: você precisa experimentar!
Beijos

Cinthya Rachel disse...

hum esse é meu tipo de doce, que delicia! e qto ao desabafo eu assino embaixo!!!! me cansa só de pensar em ter que fingir praquele povo que compra vestidos de nao sei qtos mil so pra mostrar que pode. esse ano eu vou fugir tb. menos é mais!

Lau Verrengia disse...

Eu não sei como são os outros, mas os teus ficaram lindos e parecem deliciosos.
Adorei. :)
Que calor meu deus.

Beijinhos

Carolina Andrade disse...

Pati, que biscoito são esses? Nunca vi nada parecido, deve ser uma loucura heim!! Adorei. Beijão

Natércia Ramalho disse...

Deve ser uma autentica maravilha!!!um beijinho...

Smas disse...

Mais uma receita para eu experimentar daqui a uns tempos :)

Letrícia disse...

Ai, repito as palavras da Sandra: mais uma receita para eu experimentar daqui a uns tempos :-)

PS.: Hoje fiz o já famoso bolo de banana com caramelo para o café da manhã da firrrma. Foi um sucesso ;-)

Beijão!

tatiane disse...

Parecem deliciosos! Com a quantidade de cream cheese na massa, deu para entender porque a massa é delicada de trabalhar num dia quente.
bjs

Salsa Verde disse...

Parece ser delicioso!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Laura Andréa disse...

Moça,para com isso!Estão lindíssimos os seus,Se os dela são os que aparecem na primeira foto,os seus estão mais apetitosos mil vezes.Deve dar uma trabalheira danada,bom pra fazer no inverno,porque com esse calor horroroso que está fazendo aqui no Rio de Janeiro,nem vontade de comer a gente tem,imagina ficar perto do forno?
Seu bolo com chantily e doce de leite,virou mania aqui de casa.Fiz ano passado para o meu pai,e esse ano teve repeteco duas vezes mês passado(são 4 aniversários no mes de outubro)Só não consigo fazer aqueles desenhos lindos que vc fez.,com o chocolate,mas ficou delicioso!Brigada!

Valentina disse...

Pat, amei amei amei esta receita. tem tudo que gosto. e já me imagino comendo um acompanhado do meu chá enfumaçado.fotos lindas..tudo maravilhoso

Renata disse...

Que maravilha Pat! Mas pera lá, eles ficam durinhos como os cookies?! Parece um pão hungaro!

Beijinhos!

Camila disse...

A cara está ótima, parece um strudel. Onde vc encontrou cranberries?

Mari disse...

Pat querida, mais uma receitinha sua que preciso experimentar! Seus biscoitinhos estão lindíssimos, não deixam nada a dever para os da Kate!! Parecem ser espetaculares, deliciosos... :)
Bjo grande,

Mari

Patricia Scarpin disse...

Ameixa, a foto está num dos links que dei no post.
Eu adoro cranberries, também. :D

Andrea, acho que você iria gostar destes, querida!
Beijo!

Cinthya, me identifiquei horrores com o teu post. :S
Beijoca!

Lau, a foto dos cookies da Kate está num dos links que dei no post.
Que bom que gostou dos meus, obrigada, querida!
xx

Carol, estes são diferentes, né?
Beijo e obrigada!

Natércia, obrigada!

Smas, espero que você goste!

Lê, aquele bolo correu tantos blogs, eu fiquei super contente.
Beijo, querida!

Tati, super delicada, menina.
Beijo!

Lia, obrigada pela visita!

Laura, tudo bem? Adorei saber do bolo - que bom que todos gostaram! Obrigada por vir me contar.
Um beijo!

Tina, dá pra usar aquelas cranberries com canela, maravilhosas.

Renata, ficam durinhos, sim!

Camila, estas eu trouxe de viagem, mas no empório Santa Maria tem.

Mari, querida, você é muito doce, obrigada!
Beijão!

Anônimo disse...

Pat, eu sou igual a vc, quando encasqueto com uma receita... Outro dia mesmo fiz um biscoito de enrolar como rocambole que ficou HORRENDO por causa do calor...:( Ao contrários desses seus, que ficaram muito lindinhos!
bjs
Paula

Anônimo disse...

Ola Patricia ! Poderia me dizer onde comprou as cranberries ? Parabes pelo blog, as receitas sao muito boas e ainda tem versao em ingles !
Lucia

Patricia Scarpin disse...

Paula, teimosia é o nosso nome do meio, né, querida? :D
Beijoca!

Lucia, no Empório Santa Maria tem.

moranguita disse...

eu nao vi os da Kate mas adorei o resultado da tua cozinha.
bm bons acho qe dao um pouco de trabalhinho mas o aspecto final e bem bom.
beijocas