segunda-feira, novembro 23, 2009

Bolo de banana com cranberries

English version

Banana and dried cranberry tea cake / Bolo de banana com cranberries

Eu sei, eu sei... Outro post com banana em menos de um mês – paciência comigo e meu freezer lotado de bananas, por favor. :D

Esta receita vem de um livro que comprei há muitos meses mas ao qual só agora me rendi completamente – com um capítulo inteirinho só de receitas com bananas, vou usá-lo novamente logo, logo. :D

Banana and dried cranberry tea cake / Bolo de banana com cranberries

Bolo de banana com cranberries
do Baking by Flavor

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de noz moscada moída na hora
½ colher (chá) de canela em pó
¾ xícara (83g) de cranberries secas, picadas se estiverem muito graúdas
8 colheres (sopa) - 113g - de manteiga sem sal, amolecida
2 colheres (sopa) - 28g - de gordura vegetal hidrogenada, em temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar granulado
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 1/3 xícaras de bananas maduras e amassadas, misturadas a ¼ xícara de iogurte natural firme

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 22.5x12.5x7.5cm*.

Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a noz moscada e a canela numa tigela média. Em uma tigelinha, misture as cranberries com 1 colher (chá) dos ingredientes secos.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e a gordura vegetal em velocidade média por 2 minutos, até obter um creme. Junte o açúcar e bata por mais 2 minutos. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Adicione a baunilha. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone algumas vezes para assegurar que a massa fique homogênea.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos (em três adições) alternando com a mistura de banana e iogurte – você vai iniciar e terminar com os ingredientes secos. Junte as cranberries e misture com uma espátula de borracha/silicone.
Transfira a massa para a forma preparada, amontoando-a ligeiramente ao centro.
Asse por 55 minutos ou até que cresça, firme e doure – faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 5 minutos, e então desenforme sobre outra gradinha (vire-o para que o topo fique para cima), deixando esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro – deixe o sabor do bolo “apurar” por pelo menos 2 horas antes de fatiar e servir.
Guarde num pote hermético por até 5 dias.

* fiz metade da receita acima, usei uma forma de bolo inglês de 8x19x5cm e assei o bolo por 30 minutos

Rend.: cerca de 12 fatias

30 comentários:

manjericota disse...

Pati,

Eu vou amar, se vc fizer posts e mais posts com banana....não tem como não gostar dela, no bolo, frita, crepe, farofa..ai ai...é tanta coisa boa, q tem q fazer mesmo.

PS: Acredita q to empenhada em acertar receita de cupcake, ja fiz 2 receitas (nenhuma sua), um esparramou no meu forno todo..urghhhh, e a outro parece q ficou cru e muito gorduroso...Help me Please....!!!!

Bjão,
Dani

lola aronovich disse...

Pat querida, sobre banana é melhor eu nem comentar, pra não ser mal-educada. Mas sabe que hoje eu tentei fazer "Escondidinho"? Quer dizer, não exatamente. Eu não tinha carne de sol ou carne seca, então fiz com carne moída. E não tinha mandioca ou algo do gênero, então fiz com purê de batata em cima. E na hora de "esconder" a carne, o requeijão não deu nem pro gosto. Então coloquei uns pedaços de pão com queijo. Não ficou ruim. Quer dizer, não tem NADA a ver com escondidinho, mas até que tava bom. E aí, será que vc poderia colocar aqui uma receita de escondidinho só pra eu trocar todos os ingredientes? Abração!

P.S.: Ah, e sobre maionese ao invés de manteiga... Uma amiga sempre faz a massa da torta de frango com maionese, e fica ótima. Eu tentei algumas vezes e, sei lá... Ficou com gosto de maionese.

Cacá disse...

Ficou com uma cara tão apetitosa!!
Vou fazer!!! Adorei a receitinha!
Beijooo!

tatiane disse...

Receitas com banana são sempre bem-vindas, ainda mais com especiarias. Alguma sugestão para substituir cranberry? Cereja?
Vou fazer um estoque de bananas maduras em casa!
bjs

p* disse...

Olá!
Desta vez não é para comentar o post, apesar de eu gostar muito de banana!! ;)
É para dizer que fiz este bolo http://technicolorkitchen.blogspot.com/2008/08/bolo-chiffon-triplo-de-limo-siciliano.html e ficou uma delícia. Foi devorado! E elogiado mil vezes.
Postei aqui http://signedbypaulaminnemann.blogspot.com/2009/11/november-cake.html
Fiz umas pequenas alterações quando fui pôr a cobertura!
Hum... obrigada por partilhar estas receitas todas fantásticas e as fotografias lindas! :)

Anônimo disse...

Pat, você falou banana no freezer? sempre soube que bananas não "aceitam" geladeira... tem algum processo especial para conge-
lar bananas? obrigada. Glaucia

Dani disse...

Como fiquei tanto tempo sem conhecer seu blog? Estou linkando imediatamente!

Beijos

ameixa seca disse...

Tenho um bolo de limão com cranberries para publicar. Acho que vais gostar. Adorei esta sugestão com banana e iogurte... deve ficar delicioso :)

Marina Mott disse...

Por mim pode postar quantos bolos, doces, sorvetes de bana bem entender. Eu só vou anotando pq eu adoro!!!!

Samanta disse...

Ai que bolo mais lindo Patricia!
E eu louca por bolo de cenoura aqui babando.. ehehe

Ah entao, aqui no interior vai ser dificil eu achar fudge no supermercado! ahuaha (se é que no Brasil tb tem pra vender assim) .. nao sabia que lá eles apreciavam tanto, :) Parece uma delicia! Nunca comi..

Mas farei entao sem as nozes :D obrigada !!!! Beijos

Selma Rosa disse...

kaKAKakAKaAKak
bananas no freezer foi ótima!
aqui em casa não dura nem uma semana uma penca de bananas!

Roseiro.Pedro disse...

Parabens pela receita, com certeza irei testa-la nesse final de semana,
As fotos ficaram maravilhosas.

Caso algum dos leitores se interessem por gastronomia e boa comida, dêem uma visitada no meu blog
http://roseiroskitchen.blogspot.com/

Rita disse...

Querida, não se justifique ao publicar sabores repetidos. Quem frequenta seu blog cai de amores à primeira clicada e sai testando qualquer receita, até sopa de pedra.

Eu fiquei morrendo de vontade de fazer as barrinhas de ovomaltine do post anterior, mas ao ver que até vc teve dificuldade para removê-las sem quebrar tudo, desanimei. Você não imagina o dom que tenho para destruir todo e qualquer biscoito que tento fazer. Não sou boa na cozinha, insisto porque aprendi a gostar e tenho enorme prazer em cozinhar para minha família. But I really suck, you know. Mas nada se compara aos biscoitos: SEMPRE queimam ou grudam, ou queimam no fundo e ficam crus no topo, buaaaaa. O que há de errado na minha cozinha? Será o forno? hehehe vou culpar o forno...

Bom, para terminar este extenso monólogo, quero dizer que fiz as French toasts outra vez e meu marido pediu bis (e fiz uma segunda leva assim, seguidinho). E seu bolo de leite condensado é o favorito de nossas tardes de domingo. Bjs! Pronto, parei.

Rita disse...

Patricia, seu pedido de desculpas bonitinho por repetir receitas com banana gerou um post lá no Estrada.

Bjs e boa noite.
Rita

Dani disse...

Patrícia, descobri o seu blog há pouco tempo, e queria só deixar registrado que fiquei ENCANTADA com as suas fotos - além das receitas, óbvio. Muito obrigada por compartilhar comigo!

Lua Limaverde disse...

Ai, que delícia! Ficou lindo, parece ser super macio! :D

Marcia disse...

Oi, Patricia! O bolo está com uma cara ótima, parece bem macio. Aonde vc compra cranberries aqui no Brasil? Bjs

Renata disse...

Pat, que bom que você gostou do resultado dos cookies!

E esse bolo parece delicioso, mas nunca encontrei cranberries pra vender.. Vou continuar procurando!

PS: Coloquei a receida dos cookies em inglês e estou sabendo que você é muito querida in all languages!!!!! Super chic!

Fabiana disse...

Pat,
Seu bolo de banana está divino.
também adoro receitas com banana, o próximo vai ser uma que saiu no globo reportér com amaranto.
ainda não encontrei cranberries por aqui,mas para quem já achou blueberry por acaso, não custa tentar.
bjs

Simone Izumi disse...

Estou embasbacada com tanta coisa linda e deliciosa que tem saído de sua cozinha.:D
O meu tio também estoca bananas no freezer...hahahaah...todo dia ele bate no liquidificador e voilá...frozen de banana.
bisous,
si

Sabrina Romano disse...

Hu hu hu hu hu ha ha ha ha... Pat, banana é a fruta mais perfeita do mundo; é barata, tem o ano todo, vai bem quente, fria ou ao natural, doce ou salgada, e vem com uma casquinha protetora que é facilmente removida sem a necessidade de faca!

Me diga uma coisa, como você as congela? Bjs

Patricia Scarpin disse...

Dani, então prepare-se! :)
Morri de dó dos teus cupcakes, espero que dê certo da próxima vez!
Fiquei de olho no forno, tá?
Beijo!

Lola, eu sempre gargalho com os teus comentários - o teu escondidinho ficou parecido com uma shepherd's pie e o João iria adorar, pois é super carnívoro.
Ah, os bolinhos NÃO ficam com gosto de maionese. ;)

Cacá, obrigada!

Tati, acho que passas, já que você gosta. Cereja ao marasquino é ruim demais, amiga. :)
Beijão!

Paula, o seu bolo ficou lindo - obrigada por me contar que a receita deu certo!
Beijo!

Glaucia, isso mesmo - direto no freezer, com casca e tudo. :D

Dani, obrigada pela visita!

Ameixa, estou com água na boca com esse bolo!

Marina, então aguarde! :)

Samanta, fudge é gostoso, sim. :)
Beijo!

Selma, a sua família é grande? Lá em casa somos só dois, fica difícil consumir tudo. E dá certo congelar banana, sim.

Pedro, obrigada pela visita.

Rita, você é mesmo um doce. E morri de rir da "sopa de pedra"! :D
Eu fico tão feliz sabendo que você e a sua família estão gostando das receitas!
Super beijo!

Daniela, obrigada a você por visitar e comentar! Foi você que comentou nas panquecas de canela? Adorei saber!
Beijo!

Luna, fica bem úmido, amiga.

Marcia, estas eu trouxe de fora, mas no Santa Luzia e no Santa Maria tem.
Beijo!

Renata, ficaram lindos, menina! Eu amei!
Ah, e fiquei toda sem graça aqui com os elogios. ;)
xx

Fabiana, quem sabe você não encontra?
Beijão!

Si, querida, estou a todo vapor. :)
E o seu tio é um homem sábio. :D
Beijão!

Sabrina, morri de rir contigo - você está coberta de razão!
Coloco as bananas direto no freezer, com casca e tudo.
Beijo!

Dani disse...

Patrícia, fui eu mesmo! (o problema desse nome muito comum) Vou começar a assinar como Dani S., ok? Um beijo!

disse...

este bolinho deve ser adorovel!
pelo menos tem todo o aspecto de ser maravilhoso e delicioso!

Valentina disse...

banana..banana...comecaram a aparcer as cranberries frescas por aqui.vou copiar.

moranguita disse...

eu as vezes tambem m repito muito la no blog. tem dias e alturas nao e mesmo?
ficou muito bonito este bolo. mais uma receita qu venho roubar:-)
beijinhos

Rosana Midori disse...

Oi Patrícia
Adoro o seu blog! Quero fazer esse bolo esta semana.
Gostaria de saber onde posso adquirir esses cranberries secos aqui em São Paulo?
Bjs e obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Rosana, tudo bem?
No Empório Santa Maria e no Santa Luzia eu já vi várias vezes, mas é melhor dar uma telefonadinha antes de ir, viu?
Boa sorte, um beijo!

Rosana Midori disse...

Oi Patrícia!
Obrigada pela dica... achei na Casa Santa Luzia e já fiz... rsrs. Veja: http://patchworkaholika.blogspot.com/2010/02/fiz-este-porta-bolo-que-sera-o.html
Bjs!!!

Patricia Scarpin disse...

Rosana, adorei saber que você encontrou as cranberries! Obrigada por me contar!