segunda-feira, setembro 01, 2008

Tortinhas de avelã com cobertura fudge de caramelo

English version

Little hazelnut tartlets with caramel fudge icing

Bad hair days. Aqueles dias impiedosos e cruéis em que aos nos olharmos no espelho deparamos com alguém de alguma banda dos anos 80.
É possível ter um bad hair day culinário, não? Esta receita é um exemplo.

A massa transbordou em algumas forminhas e aquelas em que isso não ocorreu resultaram em tortinhas de aparência engraçada. Para me fazer sentir pior ainda, a cobertura não ficou firme como a da receita original – não deu para pegar às colheradas.

Antes de vocês começaram a pensar “por que raios ela vai postar isso?” ou de a minha amiga ficar brava comigo novamente, deixem-me dizer que as tortinhas ficaram deliciosas. Deliciosas! Compensaram todos os cabelos que arranquei enquanto elas estavam no forno. :)

Estou completamente viciada no site da Gourmet Traveller, por isso preparem-se para ver muitas outras receitas de lá por aqui.

Little hazelnut tartlets with caramel fudge icing

Tortinhas de avelã com cobertura fudge de caramelo
da Australian Gourmet Traveller

100g de manteiga gelada em cubos
1 fava de baunilha – corte-a com ao meio e raspe as sementinhas com as costas da faca
3 claras
180g de açúcar de confeiteiro peneirado
70g de avelãs moídas bem finamente
50g de farinha de trigo
raspas da casca de 1 laranja
crème fraîche, para servir

Cobertura de caramelo:
330g de açúcar mascavo claro
100ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de glucose de milho (Karo)
20g de manteiga em temperatura ambiente

Unte e enfarinhe 4 forminhas para torta de 12cm de diâmetro*; reserve.

Misture a manteiga e as sementes da baunilha numa panelinha e leve ao fogo médio-alto, mexendo sempre, até a manteiga derreter e cozinhar, ficando com um tom dourado escuro (4-5 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Na batedeira, bata as claras até formar picos moles e vá juntando o açúcar de confeiteiro aos poucos, sem parar de bater, até obter uma mistura espessa e brilhante. Acrescente as avelãs moídas, a farinha de trigo e as raspas de laranja, misturando delicadamente com uma espátula de borracha/silicone; adicione a manteiga fria e misture da mesma forma. Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse até que dourar (20-25 minutos). Deixe as tortinhas nas formas por 5 minutos e então desenforme-as numa gradinha. Deixe esfriar completamente.

Faça a cobertura de caramelo: misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio-alto até a manteiga derreter e o açúcar dissolver (2-3 minutos). Deixe ferver e cozinhe até a mistura chegar à temperatura de 114ºC (use um termômetro culinário). Despeje a mistura numa tigela resistente ao calor, junte 80ml de água e bata com a batedeira até conseguir uma cobertura bem sedosa e brilhante. Rapidamente, espalhe a cobertura às colheradas sobre as tortinhas e deixe firmar.
Sirva com crème fraîche – servi com chantilly.

* usei forminhas de 8,5cm de diâmetro e consegui 8 tortinhas

Rend.: 4 porções

21 comentários:

Silvinha disse...

Awww, Pat... avelãs são minhas ntus favoritas! Estas tortinhas devem realmente ser deliciosas!

Beijos e boa semana p/ vc!

Anônimo disse...

Deu água na boca, mas aqui em casa só eu gosto de avelã, você sabe se dá para congelar?
obrigada

Anônimo disse...

Sorry,
Esqueci de me apresentar meu nome é Angela e sempre acompanho as sua receitas.

bye

Anônimo disse...

Oi querida,
Morri de rir com teu post sobre os "bad hair days"... como meu cabelo é muito liso e fininho, nunca acordei como um guitarrista de banda de rock, mas sim como o Chitãozinho e Xororó no auge... sentiu o drama ne... kkkkk
Acho q vc está exigente demais consigo mesma.... as tortinhas ficaram lindíssimas!
Avelãs são tudo de bom... imagino mesmo o qto devem ter ficado gostosas... deu uma vontade... rs
Ah, vou fazer a polenta ainda esta semana (nao consegui no findi.. rs), aí te conto tudo sim!!
Super beijo e ótima semana

Mari

Paladares da Isa disse...

Não ficaram iguais á receita original, ficaram lindassimas!!!
e apósto que devem estar uma maravilha.
Beijos

BETO disse...

Que delicia essas tortinhas. Parabens.

Glau disse...

chorei de rir com o "bad hair days"... já tive muito os meus dias assim, mas nada como uma progressiva na cabeleira pra resolver o problema!

Nada de ser crítica demais.. suas tortinhas me deixaram com água na boca!

Bjos, Glau

Fabi disse...

Pat, quando li o título do post fiquei com água na boca! Sempre temos esses dias doidos na cozinha, e depois nos lembramos dando risada... O que importa é que ficaram gostosas!! Vou fazer com certeza! Bjos

laila radice disse...

devem ser mtooo gostosas mesmo Pat...

e fiquei encucada com essa cobertura...vou tentar pra ver se fica consistente!!bjs

Laurinha disse...

Pat!!! Devem ser deliciosas mesmo... com avelãs que adoro!
E este recheio, também me chamou a atenção!
O desenho formado pelo creme ficou lindo, geométrico...um charme total!
Beijinhos

Axly disse...

Ah, já que é assim você é uma tremenda fotógrafa!
Por que aqui pra mim, estão lindas^^
E já que você diz que ficou bom... eu acredito!
Mas quem sabe um dia fica mais ao teu gosto^^
Kisss!

Claudia Lima disse...

Parecem deliciosas!
Os meus pudins sempre ficam com cara de monstro, mas deliciosos. Fazer oque?
Bjs :)

Helena disse...

Lindo e deve ser delicioso!

Margarida disse...

Se todos os bad hair days terminassem assim era uma festa!! Adrei essas tortinhas e os ingredientes são os meus preferidos!
:)

Marizé disse...

Isso está tentador, aliás, como tudo o que por aqui aparece.

Já me aconteceu tanta vez arrancar cabelos enquanto a receita avança, e no final as coisas ficarem feias mas deliciosas, não é o caso aqui pois as tartelettes estão lindas.

Bj

Luciana Macêdo disse...

Novas formas para variar,nada tão certinho e por isso mesmo um charme. Este recheio combinado com as avelãs da massa...perfeitos.
Bjs!

Luciana Macêdo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrícia disse...

Você sempre arrasa....ficaram lindas.... adorei mesmo. Como posso ficar tanto tempo sem passar por aqui...isso não pode.... vou puxar minha orelha pois só perco coisa gostosa.
Bjcas.

Patricia Scarpin disse...

Silvinha, querida, você iria adorá-las, então!
Beijos!

Angela, não sei, infelizmente.
Você pode tentar fazê-las com outra nut, tipo amêndoa, que tal?

Mari, pois o seu cabelo foi o meu sonho de consumo a vida toda! risos
Beijo grande, querida!

Isa, obrigada!
Beijo!

Beto, obrigada!

Glau, nem me fale - não vivo sem o meu secador! :)
Beijo!

Fabi, e é tudo aprendizado, né?
Beijos!

Laila, me conta!
Beijos!

Laurinha, obrigada, minha querida!
Beijoca!

Axly, vou continuar me arriscando. :)
Beijos!

Magia, acontece, né? :)
Meu pai diz que é o gosto que importa. :)
Beijos!

Canela, obrigada!

Margarida, obrigada pela visita!

Marizé, nós realmente nos preocupamos, né?
Beijos e obrigada!

Luciana, obrigada!
Beijoca!

Fabrícia, tadinha da orelha, deixa ela. ;)
Beijos, querida!

Simone Izumi disse...

Ué...mas para mim, estão perfeitos, com recheio reluzente e chantilly fómfóm do jeito que gosto!
bjs

Valentina disse...

Estes dias em que tudo fall apart são o pavor de qualquer um. Mas por mais que tenhas tido um daqueles, o resultado final ainda foi bem positivo ao ver estas lindas tortas. Só de ver avelã já me animo.