sexta-feira, setembro 05, 2008

Cookies de chocolate meio amargo com aveia

English version

Dark chocolate oatmeal cookies

Consumir fibras e grãos é importantíssimo para uma boa saúde – não tenho problema com isso, porque os adoro, mas sei que muita gente não suporta, especialmente as crianças. E o meu marido. :S

Uma alternativa é trapacear com os pequenos e incluir aveia em bolos e biscoitos – já fiz isso com as sobrinhas, mas sem muito sucesso.
É como o “talento” do Brad Pitt – só se torna suportável com estes cavalheiros que tanto adoro.

Por isso, para aqueles que não gostam de aveia recomendo estes cookies. Eles são deliciosos e acabarão num minuto – aveia e tudo. :)

Dark chocolate oatmeal cookies

Cookies de chocolate meio amargo com aveia
ligeiramente adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar
1 colher (chá) de baunilha
4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
1 xícara de gotas ou pedaços de chocolate meio amargo

Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Misture a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal numa tigela média. Na batedeira e usando uma tigela grande, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e a baunilha e bata para misturar. Acrescente os ingredientes peneirados e bata até formar grumos grandes. Desligue a batedeira e misture a aveia usando uma espátula de borracha/silicone – força, pois a massa é bem firme. Adicione as gotas/pedaços de chocolate e amasse levemente para homogeneizar.

Com as palmas das mãos umedecidas, faça bolas com 1 colher (sopa) generosa de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas, deixando 5cm entre uma e outra. Achate cada bolinha até formar um disco de cerca de 5cm de diâmetro.
Asse até que o centro de cada cookie esteja firme e o topo rache, cerca de 14 minutos – os meus precisaram de 16. Deixe esfriar nas formas.

Rend.: aprox. 2 dúzias

Dark chocolate oatmeal cookies

27 comentários:

Marizé disse...

Eu faço parte do grupo que adora aveia, mas não posso negar que combinada com o chocolate e em forma de bolachas fica irresistivel.

Bj e bom fim de semana

Mónica Pinto disse...

Também gosto bastante de cereais e esta é uma boa forma de os comer. As bolachas estão lindas!

Beijinhos e bom fim de semana.

Elvira disse...

Sempre passo por este cantinho com muito agrado. É tudo sempre tão bonito e perfeito que nem sei mais o que dizer... :-)

Beijos.

Pitadasdilu disse...

Essa receita é muito boa para meu filho que apesar de não ser mais pequeno(tá na fase da "aborrecência"), não gosta de nada...
Bjos, LÚ.

Isabel Salvador disse...

que lindos cookies amiga,podias mandar uns poucos para mim,mesmo por mail :o)

jinhos

Isabel Salvador disse...

que lindos cookies amiga,podias mandar uns poucos para mim,mesmo por mail :o)

jinhos

Anônimo disse...

Querida, nem preciso dizer q ficaram maravilhosos os teus cookies... essa apresentação está perfeita (como sempre)! Adoro aveia, e combinada em cookies, com chocolate.. hummmmmmmmmmmmmmmm...
Ontem fiz mais uma receitinha tua, a do queijinho coalho na crosta de pignolis e manjericão... menina, duas embalagens do queijinho não bastaram para nós 3 (filha, marido e eu)... que delícia!!!
E na frigideira nova, deu super certo.. rsrs
Esse fim de semana vou fazer um reload da polenta.. assim, além de gostosa, fica bonita também.
Um ótimo findi pra ti... super beijo, e mais uma vez, obrigada pelos teus ensinamentos tão preciosos e gostosos!

Mari

Clumbsy Cookie disse...

Eu sou como tu, adoro tudo o que tenha grãos. Gosto muito de aveia! tenho a certeza que estes biscoitos serão um sucesso para os amantes e não tão amantes da aveia!

Fabrícia disse...

Tb adoro aveia.... rainha dos cookies...meus parabéns .... que lindos.
Bjs.

Paladares da Isa disse...

Adorei estas bolachinhas!!
Bjos

Silvinha disse...

Ah, Pat, esses cookies estão saudaveis demais! :D

Fazia tempo que você não usava chocolate, hein?

Beijos e bom final de semana!

Laurinha disse...

Eu adoro aveia... sempre acrescento um tantinho à granola no café da manhã... bolachinhas de aveia, hummm bom demais!

Agora estes cookies, adorei! E ficaram tão lindos... (chover no molhado, né não!) :D

Beijinhos

Claudia Lima disse...

Eu adoro aveia, como todos os dias! É engraçado, mas muitas pessoas não gostam mesmo.
Os cookies ficaram muito apetitosos!
Estou numa fase de só fazer cookies caseiros e é sempre bom encontrar uma nova receita.
Bjs :)

Anônimo disse...

Oi Patricia, acabei de tirar os meus cookies do forno e ficaram ótimos...uma delícia!!! Saíram do papel manteiga facílimos...uma beleza!
Obrigada pelas dicas e por me inspirar!
Um beijão.

laila radice disse...

como eu amo aveia faria com mto gosto esses cookies!!bjs

Lua Limaverde disse...

Adoro aveia, e com chocolate, então! :D

Valentina disse...

Sou louca por aveia. e em cookies acho que alem da goodness da uma textura bacana.

Dani Bros disse...

Patrícia que apresentação mais linda e esses Cookies devem ter ficado deliciosos!
Tudo que envolve cereais e fibras adoro muita coisa.
Adorei sua sugestão!
Bjks

Dani Bros disse...

Patrícia que apresentação mais linda e esses Cookies devem ter ficado deliciosos!
Tudo que envolve cereais e fibras adoro muita coisa.
Adorei sua sugestão!
Bjks

Patricia Scarpin disse...

Marizé, que bom que gostou, amiga.
Beijoca!

Monica, obrigada!
Beijos!

Elvira, você é um doce, obrigada!
Beijão!

Luciana, aborrecentes são fogo - minha irmã caçula está numa idade terrível, também... ;)
Beijos!

Belinha, pena que não dá, senão mandaria!

Mari, amei saber que gostou da receita com queijo coalho!
Obrigada a você por vir aqui me contar os resultados das receitas!
Beijos!

Rita, tem uma salada onde almoço de vez em quando com trigo sarraceno e lentilhas que é muito gostosa! Você iria adorar, amiga.

Fabrícia, obrigada!
Beijos!

Isa, obrigada!
xx

Silvinha, querida, você tem razão! É a minha mania de limão, amiga. :)
Beijoca!

Laurinha, fiquei com vontade de comer granola! :)
Beijoca!

Magia, é muito bom consumi-la diariamente, não?
E cookies caseiros dão de 10 a 0 nos industrializados. :)
Beijoca!

Carla, amei saber! Obrigada a você por vir aqui me contar!
Beijo grande!

Laila, também adoro, amiga.
Beijos!

Luna, você disse tudo! :)

Tina, você tem razão, amiga.

Donna Dani, se você os fizer, me conta?
Beijo!

Sabrina disse...

Eu adoro cookies, principalmente de chocolate...Esses parecem divinos.
Beijos

Letrícia disse...

Adorei! Adorei! Adorei!
(ahn, eu já disse que adorei? ;-))

Para ouvir Elvira disse...

Eu fiz os cookies, só que num tamanho monstro-gigante-colossal :9
Eles ficaram muito gostosos, mas acho que dava pra ter um pouquinho mais de aveia. Anyway, minha família amou! Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Laura, que bom que vc gostou da receita, obrigada por vir aqui me contar!

Anônimo disse...

Oi patricia, eu fiz os seus cookies e ficaram M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S! Todo mundo aqui em casa amou! Invés da manteiga posso usar margarina? Beijos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo - não! Margarina, não. Nunca troque manteiga por margarina.

Unknown disse...

Oiee, estou chegando agora no seu blog e amando, mas queria uma receita simples de cookie de chocolate, por enquanto farei esse de aveia, depois posto no insta. Bjkas!