quarta-feira, setembro 10, 2008

Salada de queijo coalho com molho de homus e torradinhas de pão pita

English version

Cheese salad with hummus dressing and pitta crisps

O João não come queijo coalho (bobo, eu sei), por isso havia sobrado meio pacote de queijo depois deste prato. Com todos os doces e cookies que ando preparando ultimamente, precisava comer algo leve e fresco, como uma salada. Vamos evitar o desperdício de comida e o aumento da cintura! :)

Adaptei um nadinha a receita, apenas acrescentando mais sabor ao molho e omitindo as cebolas. É um prato fácil, simples e absurdo de rápido. Espero que gostem tanto quanto eu.

Cheese salad with hummus dressing and pitta crisps

Salada de queijo coalho com molho de homus e torradinhas de pão pita

2 pães do tipo pita integrais
2 tomates em pedaços graúdos – usei tomate cereja
½ pepino em rodelas/pedaços graúdos
azeite de oliva extra virgem
suco de 1 limão, dividido
250g de queijo coalho ou halloumi picado
orégano seco
2 colheres (sopa) de homus (receita aqui)
75ml de iogurte natural
sal e pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Para fazer as torradinhas, separe os pães tipo pita em duas metades e corte-as em triângulos. Asse por 5-10 minutos ou até que estejam crocantes. Reserve.

Para a salada: junte os tomates e o pepino com 1 colher (sopa) de azeite e metade do suco de limão.
Polvilhe o queijo coalho com orégano e grelhe até dourar.
Misture o homus e o iogurte numa tigelinha, acrescente um pouquinho do suco de limão restante + um pouquinho de azeite a gosto, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e misture bem, formando um molhinho.

Misture o queijo com os legumes reservados, regue com o molho e sirva com os pãezinhos tostados.

Rend.: 2 porções

19 comentários:

Leo Gonçalves disse...

Patricia, onde vocês compram coalho de qualidade aqui em Sampa? Como a gente é do Ceará, sempre achamos que o queijo daqui derrete mais do que frita, sem ficar com aquela casquinha crocante. O nosso lá é mais seco, chega a ranger nos dentes quando comido cru, o que é muito bom. Os seus, das duas receitas, parecem ótimos. Grande abraco.

Anônimo disse...

Oi minha querida,
Ah, vou ter que fazer essa salada! Evitar o aumento dos centímetros na silhueta (na minha, eles aumentam nos quadris... grrrr) vai ser muito providencial.. rsrsrs... Eu nunca tinha comido queijo coalho até fazer aquela sua receitinha... =D
E como todo mundo em casa amou, nada melhor do que uma receita levinha e gostosa como esta q vc postou hoje.
Obrigada por mais essa delícia.
Super beijo

Mari

Silvinha disse...

Que saladinha diferente e pratica, Pat!

Beijo!

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Patricia...espétáculo esta salada...simples e sofisticada ao mesmo tempo...amei.
Beijos

Axly disse...

Ai que vontade de cair matando nessa tua salada!
Super completa...
Kisss^^

Laurinha disse...

Gosto demais de queijo (e de frutas) na salada, fica realmente um prato completo!
Sua sugestão é ótima!
Beijinhos

Glau disse...

Que delícia.. meu gatinho iria amar este prato!

Bjos, Glau

Tina Lopes disse...

Menina, faz tempo que eu não comento e por isso eu tenho uns coments atrasados que vão aqui mesmo. 1) vou fazer os cookies pra levar pra escola da Nina na sexta, que é "dia do lanchinho comunitário" e ela vai ajudar, claro; 2) só comi macarons uma vez na vida, brinde de um lançamento imobiliário chique daqui, e fiquei doente pra comer de novo; nem vou dizer a vontade que passei com os teus; 3) não sei o que nem como é o tal queijo coalho, acredita? tem gosto de leite azedo? porque se tiver, tô fora - eu não tomo leite nem como nada que tenha gosto de. Mas a salada ficou linda. Que mais? ah que saudade das conversas paralelas.

Flavinha disse...

Adorei! Salada com queijo e humus! Amei a combinação!

Vou anotar!

Beijos.

Veggie disse...

por falar em musica, de onde vc baixa as suas? estou com dó de por o emule no laptop novo, mas o bittorrent é só pra álbuns inteiros, né? como vc faz?

Cláudia disse...

Paty, saladinha dez! To nessa de afinar a silhoueta também, com o verão chegando... Só que comeria uns 3 pratinhos desta salada, o que vou fazer? Amo muito tudo isso! (já ouvi algo parecido ;P )!?

bjinhos

Mónica Pinto disse...

Simplesmente delicioso!
Beijinhos

Leila disse...

heheheh, Estou com essa receita para postar. saiu na olive do mes passado e eu gostei muito. usei pitta bread sem gluten e também nao usei a cebola. mas, tu já viu a quantidade de calorias? afe maria...hehehe

Ana disse...

Ai ai ai Patricia, que salada mais linda e saborosa a sua, amei!!!
Queijo de coalho eh tao gostoso (bobo mesmo esse Joao, hein?!! rs!).
Adorei sua ideia, o molho de homus.... adoro homus!
Gostei muito mesmo, vou fazer!!
Beijos!
Ana

Marula disse...

Deliciosa, adorei!

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Leo, compro no Pão de Açúcar, sei que já usei o da marca Quatá mas não me lembro das outras.
O que usei rangia, sim, nos dentes, mas não vou saber dizer se é igual ao do Nordeste pois infelizmente nunca provei! :)
Um abraço!

Mari, vou querer saber a sua opinião depois, querida, por favor!
Beijos!

Silvinha, é bem rapidinha, amiga!
Beijos!

Fer, que bom que gostou, obrigada!
Beijos!

Axly, bem completinha, sim, com queijo e pão, né?
Beijo!

Laurinha, eu também adoro, amiga!
Beijoca!

Glau, faça pra ele. ;)
Beijos!

Tina, depois me conta como ficaram os cookies, querida.
O queijo não tem gosto de azedo, não, pode ficar tranqüila. Ele é bem gostosinho e range nos dentes ao ser mordido.
Também fiquei com saudadona das nossas conversas paralelas. ;)
xx

Flavinha, obrigada!
Beijos!

Ivan, Lime Wire. :)

Cláu, nem me fale... Ainda bem que não gosto de praia. risos
Beijos!

Monica, obrigada!
Beijo!

Leila, não vi, não, prefiro ficar in denial, amiga. risos
Beijos!

Ana, espero que goste, querida!
Beijo grande!

Marula, obrigada pela visita!
Beijo!

Dani Bros disse...

Fantástica essa salada!!
bjks

Marcia Rosa disse...

Patricia, vc é das minhas...adoro saladas incrementadas, queijos, e uma torradinha para acompanhar...se não fosse pelas minhas meninas (12 e 4 anos)meu jantar seria sempre isso.Adorei a composição, molho, etc...Ah, tbém já provei vários queijos coalho em SP, mas de acordo com amigos nordestinos o melhor mesmo é vendido na Casa do Norte no Brás, não tenho o endereço em mãos no momento mas posso providenciar.

Valentina disse...

Dei uma lidinha no comentário do Beto sobre queijo coalho, e a textura que ele descreve é bem a do haloumi mesmo. Quando falo na substituição é pensando na textura descrita pois é a que conheço crescendo e comendo os queijos da minha terra.Voltando à tua salada, que delícia amiga. fiquei bem curiosa para experimentar o pepino com o molho humusm.