segunda-feira, setembro 15, 2008

Bolo de suspiro e limão siciliano

English version

Lemon meringue cake

A divertida, querida e doce Susan está comemorando seu primeiro blogiversário com uma festona!
Para participar, trago uma sobremesa levinha (não no sentido calórico, claro), refrescante e azedinha, que lembra uma pavlova. Espero que ela goste!

Suspiros são “coisinhas muito danadas” – como diria o Jamie – por isso é importantíssimo manter a temperatura do forno correta e estável. Um termômetro de forno é praticamente imprescindível aqui.

Ainda dá tempo de ir à festa da Susan - ela aceitará posts até a meia-noite de hoje no horário dela (1 da manhã no de Brasília); detalhes aqui. Ah, falei que ela está dando um montão de presentes? ;)

Lemon meringue cake

Bolo de suspiro e limão siciliano
adaptada daqui

- xícara medidora de 240ml

Base de suspiro:
4 claras
¾ xícara (150g) de açúcar
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano

Recheio:
1 ovo
¼ xícara (50g) de açúcar
3 ½ colheres (sopa) de suco de limão siciliano espremido na hora
½ colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
1 colher (sopa) de amido de milho
1/3 xícara (80ml) de água
¾ xícaras (180ml) de creme de leite fresco bem gelado
1 ½ colheres (sopa) de açúcar

Decoração:
½ xícara de chocolate branco em lascas – use um descascador de legumes para cortá-las

Pré-aqueça o forno a 120ºC.
Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Bata as claras na batedeira até espumarem. Aos poucos, junte o açúcar. Continue a bater até obter um merengue espesso e brilhante, que forma picos duros quando os batedores são levantados. Adicione o suco de limão e bata.
Desenhe um círculo de 25cm de diâmetro no papel da assadeira e vire-o. Espalhe o merengue dentro do círculo, deixando as beiradas levemente mais altas do que o centro, cerca de 5cm – o formato deve lembrar uma base de torta.
Asse por 1 hora e meia a 2, até que o suspiro doure e fique sequinho por fora – se a temperatura do forno começar a aumentar, abra-o só um pouquinho e mantenha-o assim usando uma colher de pau como calço para a porta. Assim que a temperatura voltar ao normal, feche o forno. Desligue o forno e deixe o suspiro esfriar lá dentro por 4 horas.
Faça o recheio: numa panela de fundo grosso, misture o ovo, o açúcar o suco e as raspas de limão. Numa tigelinha, dissolva o amido de milho na água e em seguida junte-os aos ingredientes na panela. Leve ao fogo médio, mexendo até ferver e engrossar ligeiramente. Retire do fogo e transfira para uma tigela de vidro (caso empelote, passe por uma peneira). Cubra com filme PVC colocando-o diretamente sobre a mistura, para evitar a formação de uma película, deixe esfriar e leve à geladeira.
Quando for montar a sobremesa, retire a mistura de limão da geladeira e “desfaça-a” com um garfo ou batedor de metal, formando um creme.
Na batedeira, bata o creme de leite até começar a ficar espesso, acrescente o açúcar e bata até obter um chantilly firme. Junte a mistura de limão ao chantilly e misture delicadamente com uma espátula de borracha/silicone.
Coloque o recheio dentro do suspiro, espalhando de maneira uniforme. Polvilhe com as raspas de chocolate branco.

Rend.: 8 porções

Lemon meringue cake

24 comentários:

Glau disse...

Que sobremesa mais linda! Parabéns pelo trabalho. Realmente digno de uma festona!

Bjos, Glau

Tina Lopes disse...

Pati, e eu passei a semana desejando (e ainda estou) um pedaço de torta de limão do tempo que eu tinha panificadora. Daí me vem vc com essa versão reloaded. E esse prato branco, que coisa mais linda. Agora vou sonhar com um pedaço desses. Bjk

Laurinha disse...

Adoro suas toalhinhas de pois, super fofas!
Esta sobremesa, aiai, apague a luz para eu experimentar, pls?!!
:DD
Beijinhos

Silvinha disse...

Aha, citricos de volta em alto estilo! Ficou lindo, e amei seu prato de bolo!

Beijo e boa semana p/ vc!

Anônimo disse...

Oi querida, obrigada pela dica das gotinhas de chocolate... moro no Itaim Bibi, a Barra Doce fica pertinho...vou dar um pulinho lá assim q possível... =D
Mas que maravilha esta torta... um sonho! A apresentação (como sempre), um primor... Minha filha é apaixonada por cítricos (ama torta de limão), mas como te falei, nunca fiz nada com limão siciliano... estou doente para experimentar.. rss.. assim q encontrar, vou comprar de baciada!
Super beijo pra ti,

Mari

laila radice disse...

humm aposto q ela adorará esse presentaço!! linda sobremesa! bjs

Simone Izumi disse...

ai que delícia!
eu nunca tive a felicidade de comer pavlova na minha vida!!:o(
Vou torcer para vc ganhar o premio da Susan...aliás, que beleza de premios, hein???uow...

Simone Izumi disse...

ai que delícia!
eu nunca tive a felicidade de comer pavlova na minha vida!!:o(
Vou torcer para vc ganhar o premio da Susan...aliás, que beleza de premios, hein???uow...

Claudia Lima disse...

Ficou lindo!
Bjs :)

Valentina disse...

Amiga, pois apaguei ontem a noite. fui ver mais um seriado do B & S para depois cozinhar , e só acordei as 3 da manha. Agora que foi bom acordar e vir aqui olhar mais fotos deste sobremesa, ah isso foi.ficou show realmente. será sucesso total nesta festa. vai brilha. quisera eu puder pegar um pedacinho.

Veggie disse...

pois é, depois que postei fiquei pensando: é pra ir com roupa de baixo? de sunga? ou vai ser como foi com vc? i guess i'll just find out no sábado, hoho. e ganhar carro é o fim. dê um tapa no seu irmão por mim.

Anônimo disse...

Patrícia que lindo, gosto muito de receitas com suspiros,certa vez comi um que o recheio era de suspiro e morangos,humm... mas até hoje não obtive a receita, mas essa aí, não vai me escapar, rs!
Beijos.

Fabi disse...

Minha nossa, que sobremesa linda. Eu que adoro os azedinhos... Ai, ai, ai... Bjos!

Lolla disse...

gente, e eu louca por um bolo, aqui... mas achei esse muito difícil de fazer (ou eu que sou muito burra, o que é mais provável), então vai ter que rolar é um basiquinho mesmo pro café da tarde... oh well.

Goreti disse...

menina , esse seu blog é irresistível...cada vez que passo por aqui me surpreendo com suas delícias, e me encantam suas fotos.

Beijos!!!

Paladares da Isa disse...

D E L I C I O S O!!!!!
Adorei é a minha cara e boca (risos)
Bjos

Baixo Mamãe disse...

Patrícia,
que lindo!!!!! Uma obra de arte!! Esse final de semana eu fiz sua receita de bolo úmido de amêndoas e siciliano... e fui direto para o paraíso!!!!
Estamos numa fase tão Siciliano, né?...
;-)

Axly disse...

Isso deve ficar booooom que só!
Kisss^^

Patricia Scarpin disse...

Glau, obrigada!
Beijoca!

Tina, será que você já tinha me contado da padaria? Fiquei tentando lembrar, querida.
Beijo pra ti e outro pra Ninoca.

Laurinha, sou doida por polka dots, amiga! :)
Beijo!

Silvinha, e eu consigo ficar sem os cítricos? :)
Beijo, amiga!

Mari, há muitas outras coisinhas interessantes na Barra Doce, você vai adorar, tenho certeza!
E se mora no Itaim Bibi (pertinho de onde trabalho) vai encontrar o limão siciliano e outras mil frutas e legumes gostosos no hortifruti Natural da Terra, na Rua João Cachoeira! Dá um pulinho lá, garanto que vai amar!
Beijoca!

Laila, obrigada!

Simone, eu tinha tentado fazer uma pavlova quando comecei o blog, mas o meu forno na época não estava bem regulado e foi um desastre. Só fui tentar de novo agora!
E obrigada pela torcida, querida!
Beijão!

Magia, obrigada!
xx

Tina, você e a sua loucura por B&S parece a minha por "Sex and the City". risos
Que bom que gostou, querida, obrigada.

Ivan, morri de rir contigo. E o meu irmão já ganhou televisão, também. FDP.

Andréa, você pode colocar morangos aqui em vez do chocolate branco - eu até pensei nisso, mas não queria nada "roubando" o brilho do limão. :)
Beijos!

Fabi, também adoro!
Beijos!

Lolla, faça um pound cake basiquinho mesmo, é tão gostoso!

Goreti, obrigada!
Beijo!

Isa, obrigada (ri contigo)!

Roberta, que bom, adorei saber que gostou! Obrigada por me contar.

Axly, ficou sim! :)
Beijo!

Anônimo disse...

Patrícia,acabei de ler no blog da Clarice, que a sua receita foi a vencedora!
Parabéns! adorei você ter ganho, é uma delícia a receita, e isso só prova o qto criativa você é!
Super beijo.

Anônimo disse...

Você faz estes doces ficaram tão bonitos que dá mais vontade de fazer. Ainda mais, tendo um monte de limões sicilianos em casa. Parabéns pelas fotos !

Cris disse...

Eu não resisto a uma torta de limão Patricia, ainda mais com suspiros...dá vontade de morder a tela... beijinhos

Odete disse...

Nossa, essa linda sobremesa me fez suspirar querendo. Delicia!

Patricia vim dar os parabens por ter a receita vencedora do centenario Nipo/Bras.

Beijo

Akemi disse...

Patricia, estou encantada com seu cake stand, é lindo! Este bolo ficou um luxo sobre ele e tenho certeza de que sua amiga deve ter adorado sua homenagem!