segunda-feira, setembro 08, 2008

Macarons de blueberry (mirtilo)

English version

Blueberry macarons

Fazer macarons – que ato de coragem! E eu aqui achando que cortar 10cm de cabelo, como fiz há alguns meses, havia sido um grande feito. :)

Fiquei de olho nestas belezinhas cor-de-rosa por um tempão mas foi o tutorial maravilhoso da Helen que me convenceu a finalmente tentar preparar macarons. Eles podem não ter ficado lindos como os dela ou os do Mestre – que tive a sorte de provar – mas mesmo assim fiquei muito contente com o resultado. Tanto que pretendo tentar uma nova receita no próximo final de semana. :)

Receita adaptada daqui (casquinhas) e daqui (recheio).

Blueberry macarons

Macarons de blueberry (mirtilo)

50g de farinha de amêndoa
140g de açúcar de confeiteiro
2 claras grandes
1 colher (sopa) de açúcar refinado
corante alimentício violeta

Ganache de chocolate branco e blueberry:
¾ xícara de chocolate branco picado
¼ xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de geléia de blueberry – caso não encontre para comprar, tenho uma receita aqui

Comece pelos macarons: corte dois pedaços grandes de papel manteiga e, com um cortador de biscoitos redondinho de 4cm, faça círculos pelo papel deixando 3cm entre um e outro. Vire os papéis, deixando o lado marcado para baixo e forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com eles.
Peneire a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro juntos numa tigela grande. Na batedeira, bata as claras até que formem picos moles. Acrescente o açúcar refinado e bata até obter um merengue brilhante. Junte os ingredientes peneirados e gotinhas do corante – use um palito de dentes para retirar o corante do vidrinho - e misture delicadamente com uma espátula de borracha/silicone, de baixo para cima, até que fique com uma cor homogênea; a mistura vai reduzir de volume porque algumas bolhas de ar do merengue estourarão.
Transfira a mistura para um saco de confeitar descartável e corte 1cm da ponta. Preencha os círculos no papel manteiga com a mistura até obter 28-30 bolinhas. Deixe secar por 30 minutos – isso é um passo importante para que os macarons fiquem com a textura correta.

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Asse os macarons por 5 minutos, gire a forma completamente e asse por mais 4 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare o recheio: coloque o creme de leite numa panelinha e leve ao fogo médio-alto até aquecer bem. Retire do fogo, junte o chocolate e a geléia e misture vigorosamente até que o chocolate derreta e o ganache fique homogêneo e brilhante. Deixe esfriar até ficar firme o bastante para rechear os macarons – você pode usar uma colher ou um saco de confeitar.

Remova os macarons cuidadosamente do papel manteiga. Monte os macarons unindo duas metades com um pouco de ganache no centro. Repita até conseguir 14-15 no total.

Guarde os macarons num recipiente hermético por até 3 dias – mantive os meus na geladeira.

Rend.: cerca de 15 macarons

Blueberry macarons

37 comentários:

Baixo Mamãe disse...

Que coisa mais linda, Patrícia!!!!! Essa receita entrou para a minha to do list com prioridade!!! Eu sempre imagino uma mesa de doces cheia de macarons, cada um de uma cor diferente. Um luxo... Adorei!!!

Baixo Mamãe disse...

Que coisa mais linda, Patrícia!!!!! Essa receita entrou para a minha to do list com prioridade!!! Eu sempre imagino uma mesa de doces cheia de macarons, cada um de uma cor diferente. Um luxo... Adorei!!!

Roberta Rodrigues disse...

Pat, já vi algumas sagas do macarons, leia-se: Prato Fundo, Chocolatria, História Escrita a Mão, e sei que ainda vai chegar a minha vez.

Adorei as fotos, como sempre....

Beijos!!!

Valentina disse...

Pat, fabulosos. Desde nossas conversas j'a fiquei curiosissima . Absolutamente divinos. Agora s'o queria provar um!! Que pena que desta vez nao va da.Lindas fotos!

Unknown disse...

Oh, Lord! You made it! :O Eu quero, heheheh

Macarons podem ser uma pegadinha de mal gosto, parecem ser tãoooo fáceis, =x Me empresta suas skills? :D

Vou testar mais uma vez! Vamos ver se agora consigo, heheheh

Anônimo disse...

Oi minha querida,
Ahhh mas que coisa linda esses macarons... eu morro de vontade de tentar, mas até hoje também não tive coragem.. e vc explicando, parecem tão simples! Uma hora acabo tomando coragem!
Fiz esse fim de semana outra receitinha tua, as french toasts... fizeram tanto sucesso lá em casa q foram-se 2 pães de forma inteirinhos...
Um super beijo e uma excelente semana pra ti,

Mari

Agdah disse...

Menina, só se for no sabor por que esses da sua foto de hoje estão mais vistosos do que os do "guru" no Flickr.

Ah, quem é Tina???

Clumbsy Cookie disse...

Boa Patrícia! Ficaram lindos, a Helen é realmente uma inspiração, mas estiveste à altura!

Silvinha disse...

Pat, ficaram lindos!

Eu provei macarrons uma unica vez, do Paul's em Paris. Achei tão enjoativo e sem-graça, que nunca mais tive vontade de comer. Quem sabe na minha proxima viagem eu me aventure a provar um do Hermé!

Beijos

Fabrícia disse...

Patrícia mas que belezuras .... imagino a crac e eles derretendo na boca.
Bjs.

Silvia Arruda disse...

hahahaah

Adorei descrever cortar 10 cm de cabelo como um ato de coragem!! Seu como se sentiu... hahaa

Mas ainda concordo que fazer macarons é um grande feito!!

Laurinha disse...

Quando crescer quero bake igual a você!!!
Ficaram lindos! Parabéns!!!
e blueberry com choco branco, uma delícia!
...
(imaginando textura... sabor...)
...

Beijinhos

Glau disse...

Patrícia, que máximo! Parabéns! Nunca provei macarrons, acredita?

Bjos, Glau

laila radice disse...

ai Pat sou sua fã!!!!!!

e a cada post mais e mais... eu morro de medo de fazer macarrons... tenho emdo da frustração ao comer..q não fiquem maravilhosos como os q me recordo...

mas juro que um dia crio a coragem e embarco nessa saga!!!

bjs e parabens...eles ficaramlindos e interessantissimos!!

Cinara disse...

Paty, definitivamente, você é minha ídala! Estou "ensaiando" para fazer macarons há quase dois anos, e nunca tenho coragem... E nunca vi uma versão com blueberries, muito original! E gostoso, claro! ;o)
Beijos, amiga!

Cláudia disse...

Patrícia, corajosa mesmo, tanto no quesito cabelo, como nos macarons. Primeiro gostaria de experimentar, segundo levaria um tempo a ter coragem de fazê-los depois de ler tantas sagas.

bjs

Beatriz Belliard disse...

Estao lindinhos seus macarons !! bjs

Marizé disse...

Será que eu percebi bem?! Foi a primeira vez que você fez macarons?
Fantástico, dignos de uma talentosa cozinheira como você.

Adorei ver as suas tacinhas de degustação iguais ás minhas (http://tachosdensaio.blogspot.com/2008/09/choco-pralins.html)

Beijo

Anônimo disse...

Patrícia que lindos! Eu tbm ainda não provei, mas a cada receita que eu leio a minha curiosidade aumenta, mas fazer... suas explicações estão bem detalhadas, quem sabe me aventuro, rs! Fiz a panna cotta, elogiar será apenas um clichê né?
Beijos querida!

Akemi disse...

Patrícia, minha amiga, vc arrasou com estes macarons! Estão perfeitos com foot e lisinhos! De dar inveja até no Mestre PH! ;-)
Bjs

Sabrina disse...

Patrícia, que coisa mais linda!!! Arrasou mesmo... e vendo você falar parace ser tão fácil...
Lindos....
Beijos

Paladares da Isa disse...

Como eu adoro macarrons e já não como á tanto tempo.
Bjos

Patricia Scarpin disse...

Roberta, macarons são realmente muito lindos!
Obrigada!

Roberta, que bom que gostou, obrigada!
Beijo!

Tina, queria postá-los logo. :)
Obrigada, amiga!

Vitor Hugo, fui lá procurar os teus pra olhar e não encontrei! :(

Mari, ler o teu comentário me deu vontade de fazer a French toast de novo! Fico feliz por todos terem gostado, querida!
Beijoca!

Agdá, obrigada, querida.
Tina é a Valentina. :)

Rita, você me deixou muito contente com o seu comentário, obrigada!

Silvinha, sabe que passei pelo Paul's algumas vezes, mas acabei não entrando.
Os do Hermé são irresistíveis, recomendo muito!
Beijo!

Fabrícia, fizeram crac, sim. ;)
Beijo!

Si, e não é coragem, amiga? risos

Laurinha, imagina se não estou pensando em fazer um recheio com limão?? risos
Beijo, querida, e obrigada!

Glau, aqui não são comuns, então temos mais é que colocar a mão na massa! :)
Obrigada e um beijo!

Laila, tenho certeza de que quando você resolver fazê-los ficarão lindíssimos!
xx

Ci, manda ver aí na sua batedeira nova, querida. ;)
Beijo e obrigada!

Cláu, arme-se de farinha de amêndoas e vá em frente, amiga. :)
Beijo!

Bia, obrigada!
Beijos!

Marizé, foi a primeira vez, sim, querida!
Sabe que achei que as suas tacinhas fossem maiores? :)
Beijoca!

Andréa, que bom saber - e obrigada por votar na panna cotta lá no blog da Clarice, viu?
Beijão!

Clarice, querida, os teus é que são lindíssimos, preciso usar aquela receita!
Beijos!

Sabrina, são algumas etapas, nem liguei o rádio para não me distrair. risos
Beijos!

Isa, eu havia comido macarons há quase 1 ano. :)
Beijo!

Simone Izumi disse...

Cá estou eu, como sempre em último lugar!!rssss....
O que importa não é chegar em primeiro e sim, comentar né mesmo?:o)
Patrícia, os seus macarons estão perfeitíssimos com dome, foot e tudo que tem direito. Esse sabor de blueberry é inédito para mim, deve ter ficado o ó !Adorei!!!!!!
bjs!

Dani Bros disse...

os seus ficaram lindos!!! São muito chatos de fazer e tenho a maior vontade de faze-los novamente.
Bjks

Marcia Rosa disse...

Parabéns pelos macarons...perfeitos!!!ainda não me aventurei a fazer, mas vou me arriscar. O mais interessante do post foi esta sequência de fotos...fui lendo devagarzinho, saboreando cada foto e percebendo o zoom...na última quase ataquei o monitor! rsrsrs

Letrícia disse...

Que valente, você! E, pelas fotos, parecem ter ficado incríveis!

Beijos!

disse...

Ai, que coragem!!!!
Parabéns, eu AMO macarons.
Beijos!

Duda disse...

Se eu substituir o blueberry por framboesa, você acha que fica muito doce?

Parabéns pelo blog, pela receita, pelas fotos...

Patricia Scarpin disse...

Duda, acho que ficaria bom, também!
Obrigada a você pela visita!

Ingrid disse...

Oi Patricia, adorei os macarons que voce me mandou pela minha mãe!!! Além de deliciosos eles eram lindos. AH, eu vou te mandar a receita de um bolo de chocolate que eu fiz esse domingo!(não ponha muita calda porque senão derrama tudo. Obrigada! Beijos: INGRID :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ingrid!
Fiquei tão feliz com o teu comentário aqui, adorei!
Que bom que vc gostou dos macarons, oba!
A receita das casquinhas que usei não foi a deste post, viu? Foi a do post dos macarons de maracujá.
Ah, manda a receita, sim!
Beijo grande!

Cris disse...

Oi!
Não consegui encontrar a receita da French toast... Vc poderia me passar o link? Grata.

Talita disse...

Patricia, tentei fazer esta receita... que desastre! Deu tudo errado! Fiz exatamente como falou, com papel manteiga e em duas assadeiras ao mesmo tempo. Os que ficaram na assadeira de baixo não cresceram e queimaram. Os que ficaram na de cima, não queimaram mas também não cresceram. Ficaram com uma textura esquisitíssima e grudaram todinhos no papel, não consegui tirar nenhum. Uma pena, pois a massa estava tão bonita... o que pode ter acontecido? Tenho certeza que usei ingredientes fresquinhos e de ótima qualidade. :-( beijos.

Patricia Scarpin disse...

Talita, vc usa termômetro de forno?

Patricia Scarpin disse...

Outra coisa: você deve assar apenas uma fornada por vez. Nunca coloque duas assadeiras de macarons no forno de uma vez só.

Talita disse...

Obrigada, Patricia! Vou tentar mais uma vez. bjs